Esfinge

Uma viagem ao Egito | Siga a @aleituracria no Instagram
Livro: Esfinge
Autor: Robin Cook
Páginas: 308 | +14 anos

Esfinge, mesmo que ironicamente não tenha nenhuma menção à Esfinge no livro, é uma verdadeira viagem pelo mundo egípcio e seus diversos encantos. As páginas são recheadas de passagens verídicas sobre a historiografia egípcia, e ler sobre as ruas e monumentos atiça a imaginação de qualquer um que, ao imaginar todo o cenário, se vê junto à protagonista do livro.

Erica Baron é egiptóloga, e pela primeira vez, mesmo desafiando a vontade do namorado Richard e de sua mãe, faz uma viagem sozinha para o país, na ânsia de colocar em prática tudo o que aprendeu e poder fazer estudos in loco. Mesmo ao chegar ao Egito, Erica é simplesmente assediada por vários homens locais, e para fugir dos assédios, encontra uma loja com artefatos - falsificados - e faz amizade com o dono da loja, Abdul Hamdi. Pela primeira vez em horas, ela se sente segura ao lado de um homem que não passa dos limites, e a nova amizade até mesmo faz com que ele mostre a ela uma estátua verdadeira de Seti I, o que a deixa em estado de admiração e choque.

Mas, nos instantes seguintes, uma tragédia inicia uma série de perigos para Erica, pois o simpático dono da loja é assassinado e a estátua é roubada. Assustada com essa situação, ela se esconde na loja, até que Yvon de Margeu, um colecionador rico e francês, surge. Após uma breve conversa, Erica expõe os últimos acontecimentos e constrói um laço de "amizade" com o francês, que por sua vez, se vê também encantado por ela. Presenciar a morte do comerciante, e a estátua verdadeira, coloca Erica em uma trama incrivelmente perigosa, na qual vários personagens matariam apenas por uma informação sobre a peça em questão. O autor expõe e faz críticas ao mercado negro recorrente no Egito, relacionado às peças que deveriam ser preservadas e destinadas a museus.

Outro personagem que ganha destaque no livro é o chefe do Departamento de Antiguidades, Ahmed Khazzan, que também se mostra encantado com Erica, ao mesmo tempo que nutre sentimentos negativos por Yvon de Margeu. O livro apresenta vários estereótipos ruins da figura feminina; todos a sexualizam, além do autor ter uma imagem machista de certos aspectos dela. Ao mesmo tempo, da metade para as páginas finais, a personagem ganha mais confiança e se mostra extremamente corajosa e inteligente, e compreende que todos a queriam por sua aparência e não por sua inteligência. É um livro
muito bem escrito, descritivo, e encanta o leitor com cada passagem sobre o Egito e suas riquezas.

Siqueira 09/09/2023

Boa leitura, gostei da história dos personagens, os mistérios do Egito são maravilhosos, apaixonante.

Gabriela 29/05/2023

Só não vi a esfinge
Quando eu terminei o livro, me dei conta que não vi a esfinge do título, não entendi o motivo de ser esse nome. Se é só por que a história se dá no Egito.
Mas gostei do prólogo, como ele iniciou a escrita do livro. Adoro essas coisas, histórias, lendas, filosofias e tudo mais, sobre o Egito e sempre tive muita vontade de visitar, mas lendo o livro, eu meio que desisti. Faz sentido a ambientação que ele descreve do Egito.
A história é de uma egipitologa que vai até lá a princípio para trabalho e realizar esse sonho, e por lá em seu primeiro dia de contato com as antiguidades ela presencia uma situação que muda completamente o curso da viagem. Ela confia nas pessoas que conhece e se mete em várias encrencas, igual criança, sabe. E só no final percebeu que ela não sabia mesmo ler as pessoas.
No final, o autor joga tudo pro alto e não convence. Piscou, acabou.
Fim.

Renata 01/05/2023

Leitura fácil e rápida. Uma viagem pelos tesouros do Egito tornam o livro bem agradável. Não achei o final fantástico, mas me surpreendeu. É um bom passatempo...

Raine5 30/01/2023

Simplesmente amei
Tudo nesse livro foi fantástico, eu amo histórias sobre o Egito e esse livro não foi um caso único onde eu não gostei. A história é muito envolvente e cheia de surpresas a cada página que virei, foi um livro onde senti muita emoção, e o final foi surpreendente, nunca imaginaria ligação alguma com certos personagens, mas não tinha como pedir um final diferente.
O que eu gostei foi o detalhe dos 10.000 dólares que o autor trás na última página, dei muita risada, achei bacana.

Esse livro vai ser um dos meus queridinhos por um longo tempo.

Francisco 15/12/2022

Esfinge: intrigas, espionagem, tesouros faraônicos...
Erica Baron é uma recém-formada egiptologa americana de Boston, que durante uma viagem ao Egito conhece o proprietário de uma loja de antiguidades no Cairo e dono de uma rara estátua do faraó Seth I. Por tal artefato, o seu proprietário é brutalmente assassinado e Erica se vê envolvida em uma rede de intrigas, espionagem e violência do mercado negro de antiguidades.

À medida que enfrenta os perigos em território egípcio, Erica descobre um papiro oriundo do saqueado túmulo do faraó Tutancamon, descoberto há cerca de cinquenta anos dos acontecimentos da história. O papiro permaneceu escondido pela família de um dos envolvidos na descoberta do túmulo de Tutancamon.

O autor unifica suspense, ação e egiptologia em uma história intrincada e solidamente construída. Tal aspecto contribui para uma leitura rápida e cativante. Contudo, por volta de 60 °/○ da história, os acontecimentos perdem um pouco de ritmo e a narrativa torna-se um tanto entediante, o que resulta em um desfecho rápido e abrupto, com algumas coisas em aberto. Porém, para quem busca um suspense e adora egiptologia, recomendo sem hesitação alguma.

Marcello.Markss 09/04/2022

Topp
Sou fanático por histórias com o Egito, e principalmente com a história desse país. Esse livro simplesmente surpreende e muito, ainda mais por ser uma história que se passa na década passada, uma época isenta de muitas tecnologias.
A história é incrível, surpreendente e nos prende até o final a história. Super recomendo.

daniel.vasco.716 24/04/2021

Aquele imenso tesouro justificava tudo! Matar? ou morrer! Erica Baron, bela e corajosa pesquisadora americana e sua descoberta ocasional de uma estatueta de valor incalculável: chave de um enigma que repousa, há milênios, sob as pirâmides do Egito. Erica envolve-se numa cadeia de intrigas, corrupção e morte em que paira, ameaçadora a antiga maldição dos faraós. Conseguirá escapar dos seus perseguidores? Que tesouro encontrará sob o túmulo de Tutancâmon?

Renatinha 17/07/2020

A egiptóloga Erica Baron vai pela primeira vez ao Egito colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade, porém, diversos fatos estranhos começam a acontecer e a levam para um mundo obscuro e perigoso.
Com uma narrativa ágil o livro nos leva a um passeio pelo Egito e seus monumentos.Também mostra que em uma época em que as mulheres não tinham voz, a protagonista desafia a todos e faz o que quer.
Alguns momentos têm um pouco de exagero nas ações, mas a leitura vale muito.
Quanto ao final, talvez eu não fizesse o mesmo que Erica... afinal, o Egito ainda é recheado de mistérios.

Anna Bonniee 24/06/2020

Tão bom quanto os outros
Ainda que esse livro não tenha nada relacionado à medicina como os demais, foi uma leitura prazerosa, emocionante e surpreendente.

Como fã do autor posso dizer que ele nunca me decepcionou.

E se você ama histórias relacionadas ao Egito como eu, então é mais um motivo para ler.
Tiny. 26/10/2021minha estante
Brigada por avisar que não tem relação com a medicina anjo ?

kmile_repossi 23/05/2020

Deixando de lado as partes de triângulo amoroso (ou será um quadrado já que tem 3 caras gostando dela?), esse é um livro maravilhoso de se ler! Ainda mais se você se sente fascinado pelo Antigo Egito como eu.
Logo no início já fiquei curiosa sobre como a situação iria se desenrolar e o autor conseguiu me satisfazer com a história e me fazer apegar aos personagens.
A protagonista é forte e decidida, e não espera nenhum príncipe para salvá-la, o que me fez gostar bastante dela.
Gostei bastante da escrita de Robin Cook e pretendo ler outros livros dele.

Scariot 08/07/2019

Livro mais fraco de Robin Cook em minha opinião
Cook é um dos meus autores favoritos. O jeito com que ele mantém o suspense e a tensão, fazendo o leitor duvidar de cada personagem em seus thrillers médicos é de uma genialidade ímpar. Seus personagens também são ótimos, Cérebro e Coma estão ai para provar o que digo.
Esfinge foi seu primeiro livro em que a história não tem como base o meio médico (tem um personagem que é médico, mas ele não é importante na trama).
A obra acompanha Erica, uma egiptologa que viaja ao Egito para realizar um trabalho. Ela acaba sendo testemunha de um assassinato e se envolve a uma trama envolvendo estátuas do faraó Seti I e várias pessoas em que não são de nenhuma boa índole.
Essa é a obra mais fraca que li do autor, nessa história o autor não consegue manter seu estilo de carregar o suspense e os personagens não têm o mesmo carisma das outras obras, acredito que o fato dela não se passar em ambientes médicos que ocasionaram isso.
O livro vale mais para quem é fã do Egito Antigo, é realmente uma boa viagem, mas quem procurava uma história cheia de suspense como as de costume, digo que irá se decepcionar igual a mim.
Mas isso não tira ele da minha lista de autores favoritos.

Bethe 04/02/2018

Este livro é o único do Robin Cook que eu me arrependi de comprar. Nada a ver com as histórias que costuma escrever. Tedioso é fraco. Qualquer outro livro dele, e tenho todos, é maravilhoso.

cris 11/05/2017

amei