As Melhores Histórias das Mil e uma Noites

As Melhores Histórias das Mil e uma Noites Carlos Heitor Cony

Resenhas - As Melhores Histórias das Mil e uma Noites

Jess 28/01/2022

Traz as mais conhecidas histórias entre as Mil e Uma Noites: Aladin, Ali Baba e os quarenta ladrões, Sinbad, e também o Califa de Bagdá, que se trata mais de três histórias dentro de uma. Curtíssimo e fácil de ler. Gosto muito das ilustrações no início de cada capítulo.

felipe.demattos.94 12/07/2022

Abra-te Sésamo
Incrível como acreditamos em nossa memória, e esquecemos que ela não é infalível. Particularmente conhecia todas as histórias, mas nenhuma é como eu me lembrava que era, ou por só ter tido acesso a adaptações, ou por ter esquecido pequenos detalhes que deixam as histórias tão ricas.
Vale a leitura.

Jeane 14/02/2009

Eu já conhecia a maioria dos personagens, apenas por filmes, mas não tinha lido as histórias.Foi bem legal conhecer em detalhes as aventuras de Sindbá, Ali Babá e Aladim. O livro ainda trás histórias do Califa de Bagdá, personagem que eu não conhecia.

Vanessa 21/02/2014

Realmente são as melhores histórias...
Esse livro aborda histórias que desenvolvem a imaginação do leitor. Um livro que te leva para ilhas, florestas, cavernas, tesouros, mares, paraísos, palácios... Cheio de história e detalhes para contar, histórias extraordinárias que talvez você já tenha visto, mas não do jeito encantador como elas são.

Aladim e a lâmpada maravilhosa - historia excepcional, de um jeito que eu não conhecia; de um garoto cheio de sonhos e que não desiste de seus objetivos assim tão fácil, em busca do amor.
Sindbá, o Marujo - um conto que cresce a imaginação; uma história de um homem em busca da felicidade e das riquezas da vida, não importa o quanto de aventuras e dificuldades ele tenha que passar.
O califa de Bagdá - essa é uma história que te ensina, que mostra como o homem tem ganância de riquezas e objetos materiais, e que isso nem sempre é tudo na vida. Mostra que o exagero de objetos materiais nem sempre traz a felicidade, mas sim a infelicidade. Além disso, a história do Califá de Bagdá, aborda que o homem pode ser feliz com pouco, e que com esse pouco pode fazer uma vida cheia de riquezas, mas além de tudo com grande humildade.
Ali babá e os quarenta ladrões - grandes mistérios e suspense. História que aborda o que o homem é capaz de fazer pelo dinheiro, pelas riquezas, oferecendo até a sua dignidade, sua família.

As histórias das mil e uma noites, é antiga, mas é isso que mostra, o quanto o homem sempre fora ganancioso pelas riquezas. Ganancioso em busca do ouro e do amor.

LUNII 26/05/2023

Gostei muito de ler essas histórias. A do Alladin e do Ali Babá são as mais legais.
Gostei bastante também do homem que vira cachorro. É divertido.

MeliVick 14/05/2014

Não gostei..
Bom ele não prendeu a minha atenção, o autor não se expressa quando fala sobre as historias.
Não criticando mas acho que tinha que ter um pouco mais de "sal".

Hemy Gomes 07/02/2016

Eu mudaria o título para As Piores Histórias das Mil e uma Noites
As Melhores (ou Piores?) Histórias das Mil e uma Noites reúnem 4 histórias vindas do oriente (mais especificamente da Arábia): Aladim, Ali Babá e os 40 ladrões, Sindbá e do Califa de Bagdá na versão original.
Não terei muito o que dizer nessa resenha porque não consegui passar das primeiras 20 páginas de cada uma das histórias. A escrita do autor é muito “formal”, detalhista e longa, o que não me agradou e me deixou extremamente entediada ao ponto de abandonar. Mas pelo que me contaram, alguns detalhes que não tinham nos filmes da Disney foram até interessantes de saber. O livro acabou ficando com minha mãe, que ao contrário de mim, adorou.

Não recomendo. Melhor ler um resumo ou ver os filmes da Disney.

Nota 1 de 5

JB.12 06/05/2021

Abre-te, sésamo!
É interessante ler essas histórias que para muitos são apresentadas durante a infância, todavia bastante modificadas. O próprio caso do Aladdin serve de exemplo, já que foi modificado para padrões da Disney.
Esse livro reúne 4 grandes e conhecidas histórias das mil e uma noites. A leitura é fácil e envolvente. As aventuras são interessantes, e revelam um apreço especial, do ser oriental pela riqueza.
O místico está presente, seja na fé em um Deus, mas também em fenômenos anormais, como as palavras mágicas, a feitiçaria...
Voltando ao ponto da modificação da mídia sobre essas histórias. É muito visível que, essa alteração se dá pelos costumes da época que não seriam bem aceitos no mundo atual. A construção da princesa em Aladdin, sendo uma pessoa independente e empoderada, vai em contramão com os costumes da época, os quais esse livro é fiel. É uma obra bem escrita e que vale a pena ler.

Henricas14 10/06/2023

"Abra-te, Sésamo!"
Uma coletânea de quatro contos das mil e uma noite, trazendo ensinamentos ainda atuais,como humildade, esperança e justiça, e misturando com uma dose de misticismo e mistério. Uma leitura bem fácil e divertida de se ler!
Meu ranking das histórias:
1°Aladim e a lâmpada maravilhosa
2°O Califa de Bagdá
3°Ali Babá e os quarenta ladrões
4°Sindbá, o marujo

Lili 26/04/2017

Não gostei
As histórias são famosas e é interessante conhece-las melhor, digo, como ir além da fama entre os estúdios de desenho animado. Eu conhecia "Sindbá, o Marujo", apenas de ouvir falar, é foi legal conhecer a história de verdade, mas achei a história bem chatinha e repetitiva.
Talvez não seja o tipo de narrativa que e agrade, portanto uma opinião não reflete o que outras pessoas podem achar do livro. Cada um de nós se identifica mais com um ou outro estilo literário.

Lucas F. F. Souza 22/08/2018

Mil e uma noites e mais alguns segundos.
O livro trás um escrita bem formal e original da que foi escrita no oriente, este livro conseguiu me prender e me fascinar, ainda me fez ficar segundos refletindo sobre a história que terminava de ler.
Por mais que se passe por contos com elementos mitológicos e fantasiosos, consegue muito bem manter nossa mente no realismo. A história vem a se tornar repetitiva a certo ponto, contudo ainda se torna agradável a leitura, apenas impossibilita de ser devorado em algumas horas.

vulgofael 13/08/2023

Nhe
Li porque era bagulho de escola. demorei mais do que o normal pra ler porque ele não prende, é uma leitura bem complicada pra quem não consegue prestar atenção, mas é consiravelmente rápida. ele é meio esse emoji aqui: ? porquê eu tinha colocado mais esperanças, mas não é ruim, só não é bom. acho que tá no meio do que é bom e ruim

Evelize Volpi 06/06/2021

Quem nunca teve curiosidade, fascínio pelas 1001 noites. As histórias estão a altura do título.
Nesse texto de Cony, está maravilhosa.
Vale a leitura!

Lucy 11/04/2022

Uma noite das arábias (tal qual no filme do Scooby-Doo)
Meio que todo mundo conhece pelo menos uma estória dessa coleção (se assim posso chamar), por isso não é uma coisa que precisa de apresentação. Por isso, vou mais me focar na adaptação em si.

As estórias clássicas aqui, foram adaptadas por Carlos Heitor Cony. Infelizmente não tem nada na edição que indique como isso foi feito, em quais das versões Heitor Cony se baseou, ou se foi de forma livre. Em todo o caso, o texto é mais elaborado, ainda que curto. Mais diálogos e o desenrolar da narrativa é um pouco melhor desenvolvida. Também é um pouco mais explícita, mas não muito, porque isso ainda é uma adaptação Family Friendly. Interessante como aqui, ele optou por não mencionar a figura da Sherazade, e toda a situação inicial, de como ela foi obrigada pelas circunstâncias a contar essas narrativas ao sultão.