Anjo Mecânico

Anjo Mecânico Cassandra Clare

Resenhas - Anjo Mecânico

Blog MVL - Nina 14/05/2012

Cassandra Clare pegou uma ideia ousada, a de construir um enredo para jovens dentro de um romance histórico, e não só foi bem sucedida como superou suas próprias limitações.

Em 2009 eu conheci o trabalho da autora americana Cassandra Clare. Li a série Instrumentos Mortais com a voracidade de uma leitora que estava órfã após o termino da saga Crepúsculo. Eu não poderia imaginar que estaria descobrindo uma das autoras mais talentosas dos últimos anos. A saga da humana Clary e os caçadores de Sombra é original, recheada de diálogos espirituosos e um romance proibido sedutor. A série é composta por cinco livros até o momento, os três primeiros já publicados no Brasil pelo selo Galera da editora Record. Quando a autora revelou que lançaria uma nova série que se passaria dentro do mesmo universo fantástico e que o cenário histórico seria a Londres da era vitoriana, eu simplesmente delirei. Cassandra Clare não faz nada pela metade, o que quer dizer que se ela iria ambientar sua estória na Inglaterra, ela faria isso com uma qualidade superior. E eu estava correta. A trilogia As Peças Infernais é, em todos os aspectos que importam uma leitura emocionante, capaz de despertar emoções fortes e um interesse genuíno do leitor por seus personagens.

Anjo Mecânico é o primeiro volume da trilogia e narra a chegada de Tessa Gray, uma americana órfã e de origem pobre à Inglaterra, onde embarca em uma aventura para salvar a vida do irmão e acaba descobrindo um universo sombrio e perigoso, onde os seus poderes recém-descobertos valem ouro. Tessa é uma personagem admirável pela persistência. Ela é altruísta e extremamente unida ao irmão, por quem se sente responsável. Tessa é firme. Aguenta e passa por cima. Essa é uma característica que eu admiro. Gosto do tipo de pessoa que ela representa. Introspectiva, entretanto com uma mente afiada. Muito observadora sagaz e amante dos livros. Como não gostar de Tessa?

Em seu caminho estão Will e Jem, dois caçadores das sombras determinados a ajudá-la. Jem é metade oriental, toca violino, é contemplativo e bem humorado. Embora ele tenha seus próprios demônios para derrotar, é uma pessoa muito confiável e sensata. Um observador cuidadoso dos seres humanos e suas motivações, ele é o melhor amigo de Will. Arrogante, enganador, e lindo. Esse é o Will. Algumas pessoas caem no erro de compará-lo à Jace, da série Os Instrumentos Mortais, mas é um equívoco que os mais perceptivos não vão cometer. Will é misterioso e fechado de uma forma que Jace jamais foi. O leitor começa e termina a leitura sem realmente conhecer o personagem. E pode ter certeza que ele prefere assim. Jem é delicado, calmo, mas tão determinado e feroz quanto Will. A amizade de ambos é uma das qualidades da obra, ninguém escreve laços emocionais como Cassandra Clare. E aqui também me refiro ao relacionamento dos dois com Tessa. E sim, em Anjo mecânico o terreno está sendo fertilmente preparado para um triângulo amoroso, e no próprio livro a protagonista leitora ávida se refere à obra de Charles Dickens, "Um Conto de duas Cidades", como um de seus livros favoritos. Quem já leu sabe que o clássico narra um triângulo amoroso difícil, doloroso e trágico. Tenho a impressão de que estamos indo pelo mesmo caminho em As Peças Infernais e, já tendo lido a continuação Clockwork Prince (Príncipe mecânico) posso afirmar sem spoilers que o nó da situação vivenciada pelos três personagens apenas se complica na sequência. Já que estamos falando de dois melhores amigos apaixonados pela mesma mulher.

O cenário nos transporta para uma Londres de "Jack, o estripador". Nevoeiros, sobretudos e chapéus longos. O posicionamento histórico nos mostra um dos grandes conflitos das mulheres caçadoras de sombras na época. Charlotte, a personagem responsável pelo instituto de Londres, luta contra o preconceito de outros caçadores e tenta ao máximo se destacar. Ao mesmo tempo conhecemos Jessamine, uma caçadora que ignora seus deveres e deseja apenas se casar e ser uma dama da sociedade. Ambas as personagens mostram dois lados da balança e o questionamento, ser ou não uma guerreira, e as complicações que ambas as posições atraem. Alguns personagens conhecidos dos leitores fazem aparições especiais na trama, como Magnus Bane, o bruxo bissexual que usa purpurina até nas ceroulas, e a família Lightwood.

A ação, que é marca registrada de Cassandra Clare, também se faz protagonista na estória. A cada capítulo novas revelações são feitas e os leitores acompanham ávidos os acontecimentos. Personagens de apoio fascinantes, diálogos inteligentes e divertidos, um romance arrebatador e uma protagonista carismática, que não tem medo de falar o que pensa e fazer as perguntas certas. Os anos de trabalho certamente elaboraram sua habilidade narrativa e o resultado é um livro que oferece o melhor que o gênero tem a oferecer. Se você quer conhecer personagens encantadores, uma trama comovente e ainda descobrir um pouco mais sobre o passado dos caçadores de sombras e seus inimigos, a série As Peças Infernais certamente é indicada.

BRILHANTE!

Aproveitem e depois voltem para me contar, não tenho dúvidas de que vão amar o livro tanto quanto eu.
O que estão esperando?
Lara 26/07/2012minha estante
Já li todos os livros da série dos Instrumentos Mortais lançados aqui no Brasil, me apaixonei completamente pela história e devorei os livros. Confesso que quando vi o resumo Anjo Mecânico não me interessei, achei que poderia ser repetitivo...mas depois de ler sua resenha vi como estava enganada e fiquei super ansiosa para ler! Tive que comentar, adorei a resenha, me inspirou...com certeza vou comprar meu exemplar. :)

Any 07/08/2012minha estante
Eu sinceramente esperava mais do livro! Achei a leitura meio cansativa, porem quem salvava os momentos tedioso era Will, que personagem bem construido adorei. Lá pro final parece que a coisa engrenou e eu comecei a gostar pra valer, mas de uma forma geral gostei do livro e recomendo, porem não é dos meus favoritos.

Nane 15/08/2012minha estante
Achei a resenha brilhante. Apesar de não achar o livro muito bom, pois já li outros 3 da autora, acredito que esse serviu apenas para nos preparar para os próximos que serão cercados de emoção. Acabei ontem de ler Anjo Mecânico e hoje mesmo já começo Príncipe Mecânico.

Mi Monteiro 31/12/2012minha estante
Tá na mão...:D

Vanessa 29/01/2013minha estante
Lendo XD

Luciana 26/11/2013minha estante
Estou na metade da leitura desse livro, e sou apaixonada pela série Instrumentos Mortais, porém, O Anjo Mecânico ainda está faltando alguma coisa. Talvez melhore pro final, ou no segundo volume. Acho que sua resenha é melhor do que o livro...rs..

Eva 17/03/2021minha estante
Amei

Rita 27/11/2021minha estante
achei o 1 muito bom,mas o 2 é pur ladainha e o 3 é quase insuportável de romancd

Ellen 30/12/2022minha estante
Só de pensar em ler um triângulo amoroso eu sofro

Piuzinho0 01/02/2023minha estante
Como faz pra mim ler livros no aplicativo

Nattely.Georgia 12/12/2023minha estante
Essa foi a resenha mais interessante que eu já li na vida

labbacchio 04/01/2022

It is better to know the truth
Ok, gostaria de destacar, de início, que esse foi um dos livros mais cansativos que já li na vida ? não que eu tenha lido tantos, mas, entre os que li, não sei se consigo pensar em um mais cansativo.

Sinceramente, não achei Anjo Mecânico um livro ruim ? nem de longe, na verdade. A ideologia do livro é interessante e original, os personagens são envolventes, o plot é simplesmente impecável e o desenvolvimento não é ruim. A única coisa que dificultou minha leitura foi a escrita. Não estou querendo dizer que a escrita seja, de fato, ruim, mas não me prendia de forma alguma. Gostaria de dizer que em algum momento a escrita realmente me prendeu, mas seria mentira. Sendo bem honesta, se eu consegui acabar o livro foi por causa dos personagens e da história, porque se fosse pela escrita eu abandonava.

Para organizar melhor minhas críticas, vou colocar tudo em pontos ? todos são críticas, então não pretendo separar pontos negativos de positivos.

Primeiro ponto: desenvolvimento razoável. Não se pode dizer que o livro teve um desenvolver incrível, mas nada repentino e sem sentido aconteceu, então também não se pode dizer que o desenvolvimento foi ruim. Por ser um livro introdutório, demorou bastante para algo relevante acontecer ? o que acabou contribuindo com a parte de ser cansativo, é claro ?, então não teve muita coisa para desenvolver além dos personagens e das relações entre eles ? e eu diria que tiveram um desenvolvimento razoavelmente bom, mas nada muito "uau".

Segundo ponto: personagens envolventes. Mesmo não tendo lá aquele desenvolvimento incrível, os personagens são extremamente envolventes por conta de suas personalidades únicas. Cada um têm traços marcantes que, de certa forma, fazem você apegar-se aos mesmos ? ou ter certo ódio, em alguns casos.

Terceiro ponto: ideologia original. O livro pode, de fato, não ser aquela leitura rápida e fluida que faz você querer continuar apenas por prender sua atenção, mas sua ideologia é tão interessante e original que, ao menos no meu caso, o faz ter vontade de continuar lendo. Pra falar a verdade, umas 3 amigas já me pediram para resumir o livro, e eu simplesmente não consigo. É algo tão original que nem sei como resumir.

Quarto ponto: plot twist impecável. Cara, acho que nunca vi um plot tão bom. Por ser uma pessoa meio desconfiada [lê-se: paranoica], sempre acabo ao menos pensando na possibilidade de tal coisa ser a reviravolta, mas nesse livro nem sequer isso aconteceu. No máximo cheguei a pensar na possibilidade de parte do plot acontecer, mas a ideia dele por inteiro nem sequer havia se passado pela minha cabeça. E não, não foi algo sem sentido ou aleatório; foi imprevisível e totalmente plausível ? na verdade, fez tudo ter ainda mais sentido. Juro, simplesmente perfeito.

Quinto ponto: críticas sociais razoáveis. Sempre gosto de falar sobre as críticas sociais que observo enquanto leio, mas, sendo bem sincera, não reparei em muita coisa nesse livro. Eu diria que vi certa alusão à submissão feminina e à desigualdade, mas nada tão "uau". Esse ponto não chegou a comprometer minha nota em grande escala, mas, por ser uma grande amante de críticas sociais, diria que pesou um pouquinho ? só um pouquinho, juro.

Sexto ? e último, pode relaxar ? ponto: escrita cansativa. Já comentei sobre isso no primeiro parágrafo, mas esse ponto realmente pesou bastante na minha nota, então acho importante citá-lo. Cara, sério, eu nem sei dizer se já li algo mais cansativo que isso, mas provavelmente não. Não vou mentir, ler Anjo mecânico me cansou tanto que em alguns momentos eu quase abandonei. O livro me prendeu tão pouco que até mexer em meu próprio cabelo parecia mais interessante em certas partes ? e nem é meme, se eu começasse a fazer qualquer mínimo movimento minha mente automaticamente focava naquilo, porque parecia mais fácil que focar no livro.

Sobre recomendação, olha, não sei o que dizer ainda. A história e os personagens são, de fato, muito bons, mas se nos próximos livros a leitura continuar sendo tão cansativa assim, não sei se vale a pena. Sendo bem honesta, espero que não seja assim, porque essa ideologia tem realmente muito potencial. Queria poder dizer mais sobre essa questão da recomendação, mas por agora é só isso.
Ju 04/01/2022minha estante
continua, vale a pena

Tauany4 06/01/2022minha estante
Acabou de descrever exatamente o que achei do livro..

Debora.Mello 05/02/2021

Demorou mais terminei...
Confesso que a história no começo não estava tão atrativa assim, talvez por isso tenha demorado mais que o normal pra terminar o livro. Não sei de quem fiquei com mais ranço no começo se das atitudes da Tessa ou da Jessamine. Que essas duas me tiraram do sério. Mais o bom é que do meio pro final do livro a história tomou rumo e ficou muito interessante.

Juh 22/02/2021

Uma trilogia muito queridinha (?????)
O que mais me chamou a atenção aqui é o grande desenvolvimento de personagens, além do conflito de Tessa saber se ela é humana ou não, e o que isso significa. E a importância/ participação dos submundanos é muito maior do que em Instrumentos Mortais, onde eles são tratados o tempo todo como cidadãos de segunda classe (com algumas exceções, como Magnus). Embora o final deste livro seja de partir o coração e me faça querer dar um soco na cara de um certo alguém, ele também nos faz estar na pele de Tessa e com isso, perceber que a jornada da moça não será nada fácil.

Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

Leo Oliveira 27/01/2021

Eu amo essa trilogia e ler "Clockwork Angel" pela segunda vez me trouxe lembranças incríveis, mas também me abriu os olhos para pontos importantes. O que mais me surpreendeu foi ver que tudo que acontece no último livro, foi plantado no primeiro. Ansioso para reler a sequência!

Pam 30/10/2022

Retornando ao universo dos Shadowhunters
Gostei muito de todo o enredo, e acredito que essa trilogia seja realmente muito melhor que toda a saga dos instrumentos mortais, embora ela continue tendo um espaço bem especial no coração da Pâmella de 8 anos atrás.
Ainda assim, acredito que se eu tivesse lido a trilogia muito mais nova, possivelmente estaria totalmente imersa ao enredo e com certeza gostaria muito mais, assim como aconteceu anos atrás. Porém, me senti feliz por voltar a esse universo que eu tanto amei.

Camys Meneghini 19/06/2021

Nossa, como tinham coisas desse livro que eu não lembrava...
Em Anjo Mecânico a autora escreve sobre alguns (muitos) anos antes de Instrumentos Mortais, aqui é possível ver muitos antepassados dos personagens e também ver alguns personagens imortais que já conhecíamos.
Eu amo o quanto esse livro é bem escrito, o quanto a autora vai nos surpreendendo pelo meio do caminho e como ela escreve personagens tão reais.
Will é meu amor todinho, um dos meus personagens favoritos desse universo.
O livro é uma viagem do começo ao fim, maravilhoso para quem já é fã ou para quem chegou agora.
Cleide 20/06/2021minha estante
Amei essa trilogia também ??

Camys Meneghini 20/06/2021minha estante
Eu amo Instrumentos Mortais, mas Peças Infernais é sem explicação.

Cleide 21/06/2021minha estante
Verdade ??

gisely 24/02/2022

"Sempre se deve ter cuidado com os livros, e com o que está dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar."
Enredo. A ideologia das Peças Infernais é muito superior a dos Instrumentos Mortais ? pelo menos, a primeira trilogia, que foi até onde li. Não é novidade pra ninguém que amo o Universo da Cassie e admiro o mundo das Sombras, mas eu nunca posso deixar de citar o quanto é incrível.

Escrita. Não vou mentir, o começo é exaustivo e a leitura só prende em 35% do livro. Apesar disso, a escrita da Clare é muito fluída, de verdade. E a história intriga bastante.

Desenvolvimento. Por ser o primeiro volume é muito introdutório, então, acontecimentos relevantes mesmo só no final do livro. Entretanto, ele contém muita ação, não é um livro parado.

Personagens. Todos têm meu coração ? tenho até compaixão pela vaca da Jessie. Não posso dizer que foram trabalhados ? ainda não ?, mas são todos muito envolventes por terem personalidades e características extremamente homogêneas.

Vilão. Particularmente, acho o Magistrado mais elevado se comparado ao Valentim (vilão de TMI), ele é mais ardiloso e com um posicionamento mais plausível.

Plot Twist. Ele, de fato, é impactante. Eu garanto isso. Todavia, na primeira vez em que li, não sei o que me ocorreu, achei previsível. Compreendi muito antes o que estava rolando, então a reviravolta em si, não foi tão chocante. Contudo, é bem individual, e no geral, ela surpreende a todos.

Creio que não tenha do que reclamar, só críticas construtivas mesmo. A trilogia fica melhor a cada livro. E é minha favorita, por favor, leiam!

????,?
mwnuzitta 02/03/2022minha estante
eu SEMPRE me pergunto como suas resenhas tem títulos "enormes" sendo q o skoob tem limite dissoKKKKKK

gisely 02/03/2022minha estante
KKKKKKK normal, todo mundoo. É pq cê tem q fazer pelo pc, lá n tem limite?

mwnuzitta 03/03/2022minha estante
aaaaaa agr faz sentido!!!! KAKAKA

AlanVinicius 21/12/2023

Eu gostei bastante desse primeiro livro da trilogia. A Cassandra conseguiu explorar ainda mais esse universo de uma forma maravilhosa e com uma narrativa boa, onde mesmo o livro sendo introdutório tem um suspense que deixa a história fluida e me prendeu do começo ao fim.
A Tessa é uma protagonista muito interessante, mesmo me irritando em alguns momentos, sinto que ela é determinada e ainda vai me surpreender.
O Jem me conquistou completamente e espero que nada de ruim aconteça com ele.
Sendo bem sincero não consegui me apegar muito ao Will, preguiça dessa narrativa do cara traumatizado ou com algum problema mental e trata todo mundo mal como se fosse justificável.

Enfim é um ótimo livro e tem um final satisfeito que me deixou ansioso para ler o próximo.
Aliás meu protegido Magnus Bane tem um papel importante na trilogia. ?
Nôra 21/12/2023minha estante
Também amo, só preciso terminar o último kkkkkkkkkk o universo da Cassandra é uma eterna pirâmide kkkkkkkkkk

Lara.Bia 19/07/2020

Minha primeira experiência com Cassandra Clare
Acho que entendi o motivo de ela ter tantos fãs! A escritora elabora muito bem os novos personagens, apesar de ser apenas o primeiro livro da série, e a estória prende bastante a atenção. Alguns dos personagens realmente surpreendem, tanto em suas histórias quanto em suas atitudes.
Dudys3000 19/07/2020minha estante
Oii desculpa te incomodar! Tô aqui para te apresentar uma oportunidade única :)
Estou procurando pessoas que tenham interesse de participar de uma grande troca de livros.
Voce? pode estar em qualquer lugar do mundo. Tudo que voce? precisa fazer e? comprar seu livro preferido (so? um) e enviar para um estranho (eu vou te enviar o enderec?o pelo inbox). Voce? vai receber no ma?ximo 36 livros de volta pra voce?, pra ficar.
Eles sa?o os livros preferidos pessoas do mundo todo!
Se voce? tem interesse em fazer parte me manda uma mensagem para o meu instagram @eduardaazenha e eu vou te mandar os detalhes :)

Bia Lara 31/12/2021

Eu tinha preguiça de começar Cassandra Clare porque sabia que ia querer ler todos os livros dela. Hoje me arrependo de não ter começado antes. Amei a escrita e por mais que os capítulos sejam grandes, as páginas flui e você nem percebe. Me apaixonei pela Tessa e Jem nesse livro. O Will me irritava em alguns partes, mas dá para perceber que ele esconde muita coisa por baixo da casca. Ainda não sei com quem shippo a Tessa e isso é um grande feito da Cassie, pois já no primeiro tenho um favorito quando tem triângulo amoroso.
Rxquel 31/12/2021minha estante
Nossa queria tanto ter amado esses personagens eu só consegui foi pegar ranço de alguns

Quais?

Kat 31/12/2021minha estante
Por isso eu considero um dos melhores triângulos amorosos que existe. Ela soube escrever muito bem isso. Sou igual a você que sempre tem o preferido, quando a autora já sabe com quem a mocinha vai ficar, ela costuma trabalhar mais ele do que o outro cara do triângulo. Mas a Cassandra, conseguiu fazer com que eu me apaixonasse pelos dois e conseguiu fazer um desfecho muito bom para esse triângulo.

Kat 31/12/2021minha estante
@Rxquel fez uma resenha dizendo era era o pior triângulo amoroso que leu.kkkkkk e eu aqui empolgada. Amei

Bia Lara 31/12/2021minha estante
Kkkkkkk eu já terminei a trilogia, mas tô escrevendo as resenhas no q eu pensava na época que li. Realmente é o melhor triângulo que já li. Eu considero o pior quando precisa matar um cara do triângulo pra mulher ficar com o outro e isso ja aconteceu em um livro.

Rxquel 31/12/2021minha estante
Se fosse trisal seria melhor

Kat 31/12/2021minha estante
@Bia, eu odeio mais quando fazem um dos caras tomarem atitudes idiotas para que paremos de gostar dele e comecemos a gostar do que a escritoras escolheu para mocinha. Estraga um personagem em nome do romance.aff

Bia Lara 31/12/2021minha estante
@kat isso que me mata, odeio triângulo por causa desses tipos de coisa, mas a Cassie me fez o gostar do que ela fez

Flavia_Lo 10/09/2023

Nunca li nada da Cassandra, mas que belo presente.
Esse primeiro livro da trilogia Peças Infernais é muito introdutório, conforme a protagonista vai aprendendo mais sobre os Caçadores de Sombras e o submundo, ela acaba explicando tudo para o leitor.

Por conta disso, essa primeira parte vem para mostrar o que está acontecendo e apresentar os personagens, que por sinal, são a parte forte da história.

É estranho dizer isso sobre um livro de fantasia, mas aqui o universo acaba ficando em segundo plano, o que realmente chama atenção é as brechas na construção de personagens, para que eles possam ser desenvolvidos e melhor trabalhados nos próximos livros.

Como pode um livro com poucos acontecimentos importantes me prender tanto? Magia da Cassandra, só pode. Queria muito ter lido quando adolecente, acho que eu amaria mais e teria outra opinião sobre algumas coisas.
CarolCazzolli 11/09/2023minha estante
Sim, tive a sorte de ler na adolescência e sem dúvidas foi bem melhor. Essa trilogia, na minha opinião, foi melhor do que a saga principal.

Flavia_Lo 11/09/2023minha estante
Aí Carol, essa trilogia é uma delícia de ler, né? Que experiência

CarolCazzolli 11/09/2023minha estante
Uma delicinha mesmo, eu amo. Estou até pensando em ler denovo mais pra frente, só pra ver se eu mudei de opinião. Acho que tem uns 10 ou 12 anos que li.

Flavia_Lo 11/09/2023minha estante
Acho que vale a pena a releitura, essa trilogia envelheceu muito bem kkkkkk

bibia 27/12/2020

bom mas não uau
Vou começar falando que tinha muita expectativa pra esse livro/saga e não me surpreendi entende? Eu gostei muito da história e dos personagens mas não foi nada que eu realmente lesse e falasse "uau meu favorito!!!"
Meu personagem favorito até agora é o Jem, sinceramente não gosto muito do Will (esperava BEM mais dele) e da Tessa achei ela um amor, mas acho que nos próximos livros vai ter um desenvolvimento melhor dos personagens. Além disso eu amei muito o "grupinho" lá deles, achei muito fofo.
Agora a melhor parte, foi o plot twist que eu juro que não esperava e cai feito um patinho!!

Evellyn 10/12/2020

Anjo Mecânico
"Uma ou outra vez Também é cortês arremessar o dado, Mas na Casa da Vergonha, jamais ganha Aquele que joga com o Pecado."

Simplesmente viciante, foi maravilhoso esse início de trilogia, já até sei que vou gostar mais do que "Os Instrumentos Mortais", recomendo muito que se aventurem nesse mundo das Sombras, não irão se arrepender.
Ana Luiza 11/12/2020minha estante
Já quero ler!

Evellyn 12/12/2020minha estante
leia, é realmente muito bom

Priscila 23/01/2021

História boa, porém poderia ter sido melhor
Para quem leu os instrumentos mortais esse livro deixa a desejar, gostei da Tessa que é a frente de sua época, porém deixaram o Jem que é um excelente personagem muito "abandonado", espero que nos próximos eles trabalhem melhor todos os personagens