O Uivar

O Uivar Thiago Pined

Resenhas - O Uivar

Literatura 28/01/2013

Cão que ladra não morde...
Olá, Queridos! Tudo bom com vocês?

Bom, vamos ao que interessa...

Hoje eu trago para vocês a resenha de O Circulo Noturno – O Uivar (175 paginas). Uma coisa importante de ressaltar antes de começar a resenha é que o livro que veio para as minhas mãos, é uma publicação independente. Agora, no entanto, este livro foi publicado pela Baraúna, portanto muitas das coisas que irei ressaltar aqui podem ter sido modificadas.

Mas como eu só posso falar do que eu vi, e não daquilo que eu suponho, vou dar minha opinião a partir daquilo que tenho em mãos.

O livro conta a história do Bruno, um adolescente do interior de Minas Gerais, que é despachado para o Rio de Janeiro pela sua família porque eles acham que o garoto ficou louco. E porque eles não achariam isso? Bruno saiu correndo contando pra Deus e o mundo que tinha visto um lobisomem atacar um senhor e depois esse lobisomem se transformou em um dos seus amigos. Quem não o acharia meio mole das ideias?

Enfim, Bruno vai pro Rio, pra ficar na casa da sua tia super-chique e super-rica. Para Bruno essa é a chance de um novo começo, nova casa, novas pessoas, nova escola, novas roupas, novo tudo. O único problema é que na nova escola estão acontecendo fatos no mínimo inusitados, adolescentes desaparecem no meio da noite, voltam para casa depois de um ou dois dias, e então se juntam ao Circulo Noturno, que são os garotos populares da escola.

Aparentemente Bruno estava sendo perseguido pelo Uivo do Lobo, porque mesmo no Rio ele estava ouvindo. Bruno arma um grande esquema para descobrir tudo o que está acontecendo e… A história acaba.

Veja resenha completa no site:

Gabi 30/01/2012

Bruno mora em uma fazenda com seus pais no estado de Minas Gerais, um adolescente de 16 anos que tinha uma vida normal e corriqueira, tinha amigos, estudava em casa e ajudava os pais com os afazeres da fazenda. Mas sua vida fugiu da normalidade depois que contou aos outros que viu um lobo enorme atacar uma pessoa, ninguém acreditou nele, passando a ser visto como um maluco pelas pessoas de sua cidade e por seus pais, Bruno foi mandado ao Rio de Janeiro para morar com sua tia Cecily e ser tratado com um psiquiatra.

Porém, mesmo no Rio de Janeiro, Bruno continua a ser perseguido pelas lembranças daquela noite assustadora em que vira o lobo, uivos estranhos ele ainda pode ouvir e sonhos confusos que o deixa ainda mais perturbado.

Ele terá que se adaptar a nova cidade, fazer amigos e aprender a ser mais descolado e moderno, mas isto não será difícil, aliás, quem não se encanta com o Rio de Janeiro? Com a ajuda de sua nova amiga Jane, ele ficará a parte de tudo o que rola na nova escola.

Seu grande desafio será descobrir qual o segredo do Círculo Noturno, um grupo de adolescentes sinistros e misteriosos, que têm duas coisas em comum: o fato de todos eles terem desaparecido e reaparecido como se nada tivesse acontecido, e fato de todos eles terem cabelos castanhos.

Eu gostei da história, só achei muito misteriosa. Faltou explicar melhor alguns fatos, dar mais detalhes para que o leitor possa entender melhor como tudo começou. Mas acredito que nos próximos livros os segredos irão se revelar.

A narrativa ainda é muito imatura (e as vezes repetitiva), provavelmente por ser o primeiro livro do autor, mas o enredo sobrenatural (que eu adoro) desenvolveu o interesse pela leitura que foi maior que os probleminhas desta primeira edição.
Thiago Pined 05/02/2012minha estante
Valeu pelas dicas! Que bom que gostou do livro, fico feliz.

Thiago Pined