Tannöd

Tannöd Andrea Maria Schenkel

Resenhas - Tannöd

Gonçalez_ 25/05/2021

Sai da ressaca literária
É um livro bemmm curtinho e realmente nd demais, porém achei bem interessante, prendeu mt minha atenção e me ajudou ai com a ressaca literária. Eu gostei bastante que ficou alternando o que aconteceu com vários depoimentos dos moradores do vilarejo. No final a história até me surpreendeu! Acho que eu li no momento certo! Recomendo

Kate Dias 30/12/2022

Detestável
Não gosto de criticar negativamente os livros porque sei que o autor teve todo um trabalho para escrever, mas esse livro terminei na força do ódio!

Uma escrita muito estranha, cada capítulo era narrado por uma pessoa diferente e certas coisas não faziam muito sentido. Havia contradição nas narrações do próprio personagem e uma confusão dos acontecimentos.

Não me agradou em momento algum e achei o plot fraco, história sem surpresas, reviravoltas e sentido.

Jojo Cristine 02/10/2020

Eu amei a forma que o livro foi escrito, misturando "entrevistas" com um pouco dos personagens, mas no meio do livro eu já tinha minha opinião de quem era o assassino, pra chegar no final e falar eu sabia. Esperava muito mais

Lindinhasue 25/02/2020

Que família é essa, senhor?!
Tannöd é um livro intrigante, que vai contar a história do assassinato de uma família inteira localizada em uma fazenda, que fica na cidade de Tannöd.
O livro traz a história sob a perspectiva dos vizinhos que moram no entorno da propriedade.
Dizer mais que isso me obrigaria a ligar o botão de "Contém Spoiler". Se eu posso dizer algo, é leiam Tannöd. Vocês vão adorar. E digo ainda mais: leiam literatura alemã contemporânea! Vocês vão se surpreender. ??

Patricia 10/07/2012

Decepcionante
A história não é ruim. Digna de um filme de suspense/drama que você recomendaria dizendo "nossa, é muito bom, final surpreendente". Isso se você não for muito exigente com supresas na verdade.
O maior problema que vejo é a narrativa. Primeiro o estilo de escrita (pode ser que parte seja culpa da tradução) é monótono. É tão óbvio que o objetivo da autora é criar um áurea bucólica com um quê de suspense que ao ler se traduz em "bla, bla, bla".
Em segundo é algo realmente irritante. Uma ridicula tentativa de caracterização dos personagens que prestam os testemunhos, como uma senhora de 86 anos que fica a toda hora reafirmando que tem problema nas pernas, ou um mecânico medroso que toda hora justifica porquê não queria ficar na fazenda. Tudo exagerado e caricato.
Sinceramente me sinto até ofendida por essa escrita que trata o leitor como um burro que precisa de tudo esmiuçado para entender.

Renata 17/07/2020

Me surpreendi
É um suspense bem empolgante, não imaginava que fosse me prender tanto. Além disso, o livro é muito curtinho, em pouco tempo dá pra ler todo. Recomendo para quem gosta de leituras assim.

Danzoc 30/11/2011

Interessante, mas poderia ser melhor
Não sou muito crítico no geral. O livro é interessante, os capítulos são escritos e organizados como relatos, com a linguagem e trejeitos de diversas pessoas. Isso torna uma experiência diferente, mas nada muito inovador. O mistério do livro se desenvolve lenta e gradualmente, como um jogo lento de quebra-cabeças de poucas peças. Perto do final, você já praticamente sabe quem é o culpado. Minha surpresa foi talvez o motivo, mas ainda assim, não supriu a expectativa que eu tinha.

Provavelmente a experiência do livro se assemelhe à de ser um investigador na vida real, de um caso "simples". Sem correrias, sem tiroteios, apenas testemunhos relativamente distantes e pistas quase frias. Aos fãs de eventos dramáticos e fortes esse livro não é recomendado. Mas o suspense em alguns capítulos é muito bom. Uma amiga que pegou meu livro emprestado teve medo de continuar lendo, mas eventualmente terminou e gostou, talvez mais que eu.

Paulascrap 22/11/2017

Uma trama interessante e mal desenvolvida!...
Não conhecia a obra e a sinopse me chamou atenção e me convenceu a comprar a proposta da autora realmente é boa mas ficou só nisso. Uma Fazenda isolada, num período pós guerra, cidade pequena, uma família inteira é assassinada baseando-se nesse crime o mistério da trama. Essa família escondia diversos segredos do passado e tinha uma péssima sociabilidade com todos os habitantes do vilarejo. O assassino poderia ser qualquer um e o motivo totalmente desconhecido. A narrativa é toda desmembrada em capítulos com depoimentos de testemunhas, moradores da cidade, você lê a história por curiosidade para saber o motivo do crime e durante a leitura vai conhecendo um pouco dos integrantes dessa estranha família, mas quando chega nele dá a impressão de que a autora estava com preguiça de terminar a trama, encaixa um assassino conveniente, sem maiores explicações para ter matado todos mas somente um membro da família, muito menos motivo para matar a pobre da empregada recém contratada e portanto ficou de qualquer jeito o final no último capitulo, sem qualquer surpresa. Enfim, se você não tem o hábito para ler suspense ou romance policial pode considerar um bom passatempo de leitura. sem maiores expectativas no conteúdo.

Xandy Xandy 22/11/2017

Chacina terrível em um pequeno vilarejo alemão
A história começa com a notícia de uma terrível chacina, ocorrida numa fazenda distante localizada no vilarejo de Tannöd, pertencente à cidade de Einhausen, Alemanha. Ali, o fazendeiro Hermann Danner, sua esposa, Theresia, Barbara Spangler, a filha única do casal, Marianne e Josef, que eram filhos de Bárbara e Maria Meiler, a criada da família, foram mortos a golpes de picareta, demonstrando assim uma extrema crueldade.

O patriarca Hermann Danner era um agricultor que costumava usar imigrantes expatriados da Polônia para pagar-lhes uma verdadeira miséria; além disso, o velho Danner, como todos o conheciam, era um verdadeiro tirano dentro de casa – muitos na cidade desconfiavam que ele mantinha relações incestuosas com a filha, chegando até a comentarem que Marianne seria produto desta relação pecaminosa–; Theresia, apesar de ser extremamente carola, aceitava passivamente o comportamento doentio do marido; Bárbara, que vinha sendo obrigada a dormir com o pai desde os 12 anos, tornou-se uma mulher insensível, que fazia uso de todo o seu charme para enfeitiçar os homens, só para fazer com eles o que ela bem entendesse, já Marianne, a filha mais velha de Bárbara era uma verdadeira mentirosa patológica, que vivia inventando que tinha um pai muito rico e que um dia ele iria levá-la para morar com ele, nos Estados Unidos.

O resto, só visitando o Lendo Muito!

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/11/22/tannod-andrea-maria-schenkel/

Geovanimim 26/07/2018

Interessante, mas podia ser um pouco melhor
O tipo de historia é interessante, como se cada personagem constasse sua visão da história, no que esta vai se revelando pouco a pouco. O fim não foi tão surpreendente quanto esperado. Mas foi bom.

Recomendo pelo tipo de narrativa interessante e diferente, e pelo suspense.

Celi Gomes 15/03/2020

Este livro estava na minha lista de desejado há anos e fiquei decepcionada. Isso costuma acontecer quando coloco muita expectativa na leitura. O início é confuso e de repente parece corrido, como se fosse um resumo... O final até não foi ruim, mas mesmo assim não melhora o livro todo.

Emilly1172 27/05/2022

Vale a experiência!
De modo geral o livro é bem fluido e a diagramação é lima, a forma que ele é escrito trás uma certa estranheza no começo, mas depois a gente acostuma.
O romance conta a história de uma fazenda, ou melhor, de uma família e as histórias dessa família no ponto d vita das pessoas que o conheciam e dos componentes da mesma.
No começo não parece nada demais, mas no decorrer d história muitas reflexões são geradas, fora que a escrita é incrível.
Não dá pra falar muito mais, seria spoiler fácil, mas vale muito a pena a leitura.

Júlia 01/10/2022

Decepcionante
Reli esse livro esse ano pra ver se eu conseguia gostar ao menos um pouquinho dele, mas realmente não me desceu muito. O final e a revelação do assassino são muito óbvios desde o começo, então não surpreende em nada