Sob as Cinzas do Tempo

Sob as Cinzas do Tempo Carlos Baccelli

Resenhas - Sob as Cinzas do Tempo

Carla.Parreira 31/10/2023

Sob as cinzas do tempo
O livro relata através do espírito do Dr. Inácio Ferreira, diretor clínico do Sanatório Espírita de Uberaba, vários processos patológicos tratados por ele próprio, os quais se revestiam de um componente espiritual de grande complexidade. No principal relato, que narra o difícil processo pelo qual passam todos os envolvidos no processo de reencarne de um infame inquisidor, Tomás de Torquemada, os protagonistas se vêem às voltas com momentos de grande provação e emotividade. Responsável pela tortura e pela morte na fogueira de centenas de ?hereges? na idade média, Torquemada, no plano espiritual, constrói uma sociedade de cegos servidores, resistindo obstinadamente à necessidade, imposta pela sua consciência, de resgatar suas infâmias através da reencarnação. Sendo obsessor do jovem Paulinho, filho de um casal de sitiantes da localidade conhecida como Capão da Onça, nos ermos de Minas Gerais, faz com que este, por conta de seus acessos psicóticos, venha a ser acolhido no Sanatório comandado pelo irreverente Dr. Inácio.
Profundamente devotado a seus pacientes e à Doutrina, o médico acaba por se afeiçoar ao jovem, que mostra um caráter afável e humilde, e, juntamente com a médium Dona Modesta e seu braço direito, o enfermeiro-chefe Manoel Roberto, luta para que se restabeleça a sua saúde psíquica e espiritual, ao mesmo tempo em que o espírito do ex-inquisidor, desgastado pelos séculos de resistência inútil à ordem Divina, venha a iniciar sua trajetória expiativa, dolorosa, mas necessária. Para que isso seja possível, o médico enfrentará a oposição da própria mãe do obsidiado, Dona Maria das Dores, católica fanática e desequilibrada, alvo da perseguição do espírito rebelado, que a identifica como sua cúmplice e também traidora, nos tempos da barbárie ocorrida na idade média. Contará, entretanto, com o apoio de expoentes do espiritismo no triângulo mineiro, como o querido médium Chico Xavier e Odilon Fernandes, eminente ativista da causa espírita. Mentores espirituais do porte de Bezerra de Menezes e Bittencourt Sampaio também se unem à saga relatada pelo Dr. Inácio. Paulinho e sua namorada Mariana acolhem o espírito do ex-inquisidor como filho. Sua relação com Dona Querubina, uma mãe-de?santo pela qual o doutor nutre admiração e respeito também mostra o quanto o médico rejeitava idéias pré-concebidas.
Explicitado algumas partes do livro, gostei das palavras de Bittencourt ao dizer: ?...sem renovação intima das supostas vitimas de qualquer processo obsessivo, os seus algozes não se sentem dispostos à menor mudança. Oremos para que as bênçãos do Mestre Nazareno nos auxilie no serviço de auto-superação, possibilitando-nos o perdão recíproco, na indispensável iniciativa de reparar, uns diante dos outros, os erros que cometemos!...?
Adiante encontrei a fala de Inácio completando o assunto: ?...O mal somente nos alcança através de terceiros quando deliberadamente nos expomos a ele. Sem a chamada Lei do Carma, nada se faz...?
Também tem a seguinte fala que demonstra o apego do espírito ao papel que representara séculos antes e do qual ainda se via responsável de fazer justiça e vingança: ?...Eu sou o verdadeiro Tomás de Torquemada, o Inquisidor Geral da Espanha, nomeado pelo Papa!... Ninguém mandou mais gente para a fogueira do que eu! Dizem os historiadores que foram 10.220!... Todos mereciam morrer, lentamente. Ousavam desafiar a autoridade da Santa Madre Igreja...?
Como pode um espírito ficar mais ou menos 462 anos no espaço resistindo às bênçãos da reencarnação e ainda por cima liderando falanges do mal? Refaço a pergunta tão bem questionada: ?como é que um espírito pôde encastelar-se na ignorância por tanto tempo??
Realmente é um ledo engano achar que no Plano Espiritual tudo se aclara de repente e o espírito, sem mais perda de tempo, se converte à Verdade. É sobreviver a um tempo ?parado?. Adiante o livro explica a ligação desse tipo de espírito com as crianças que nascem e não vivem mais do que algumas horas nos braços da mãe.
Do ponto de vista físico, tais existências são um malogro, mas visualizando do lado espiritual, são abençoadas providencias, pois o choque biológico para o espírito o induz a olvidar-se de si no contexto de seu passado. E dentro desses parâmetros nasce Junior, aquele que outrora fora o mais terrível dos inquisidores da Idade Media, tendo uma vida curta num corpo cheio de deformidades: não enxergava, tinha pernas e braços menores que o normal de uma criança, enfim, era um quasímodo. O infeliz espírito renasce exatamente na condição mental em que se encontrava, pois os nossos pensamentos guiam as células na formação do corpo material, fazendo deste o escoadouro de nossas imperfeições.

Pedro 12/02/2023

Leitura rápida
Livro incrível, para quem tá se aproximando do espiritismo é muito legal! Leve, equilibrado, rápido... O tempo passa num virar de página.

Paula 07/11/2021

Sob as cinzas do tempo
Um Romance espírita muito bom onde conta a história de Paulinho um obsediado por seu antigo pai que era um antigo inquisidor da igreja.
História se passa em uma casa psiquiátrica espírita.

Cristiane 30/05/2021

Sob as cinzas do tempo
Amei esse livro! Ele conta algumas histórias acontecidas no sanatório espírita de Uberaba. Histórias que nos fazem refletir sobre a sanidade e a loucura e sobre a influência que os espíritos fazem em nossa vida.

Andy 09/02/2020

Espiritismo, inquisição e um médico sem papas na língua.
O livro é uma aula de psiquiatra + espiritismo, doutrinação, perdão, causa e efeito...
O livro apresenta diversos causos, muito bem descritos e embasados, mostrando que, além de todo o trabalho caridoso que realizava, Dr Inácio era um homem muito à frente de seu tempo! O caso principal se desenvolve trazendo como pano de fundo a vivência num sanatório espírita. A conclusão desse caso principal é de confortar e partir o coração, mas também de confiar na misericórdia e proteção divina.
Não conhecia histórias de seu trabalho quando encarnado, nem dinda ouvido falar através de outros médiuns ou palestrantes, mas já quero continuar a ler mais e mais das suas histórias!

Hester1 07/11/2018

Livro curtinho e diria ruinzinho. A história é boa, gostei muito. Problemas reencarnatórios com personagens do tempo da Inquisição Espanhola. É instrutivo. Mas termina sem mais nem menos, como se o autor tivesse abandonado tudo e parado de escrever.
Andy 09/02/2020minha estante
Recomendo então que continue a leitura com o autor... Do Outro Lado do Espelho, nome do livro seguinte, que traz (entre outras coisas) a conclusão (dessa vez sob o prisma da vida espiritual) do caso exposto iniciado neste livro.

Hester1 09/02/2020minha estante
Grata pela dica, Andy. Vou procurar.