Territórios

Babi 02/03/2011

Territórios - O Cinturão de Fogo

Territórios: O Cinturão de Fogo
(Skoob)

Alf é um adolescente comum. Após uma tempestade, tem uma sonolência e acaba dormindo. Ao acordar, percebe não estar mais no lugar onde dormira. Foi lançado ao passado, na época em que os Territórios ainda estavam em guerra.

Nessa época, Alf é um conde e vê sua vida completamente mudada. Tudo que conhecia, se fora. Agora Alf, com a ajuda de Emma, Natasha, Dustan e os outros amigos, precisa encontrar um meio de salvar seu território e não deixar que Arthos, o grande vilão da história, ganhe a batalha.

Ainda por cima, o garoto precisa lidar com suas voltas a realidade, seus professores, sua batalhas interiores e, claro, o amor.

Eu achei a história incrível. O estilo de André de Lima me lembra muito de Rick Riordan. Muitos parabéns ao autor, e peço que quando o segundo volume estrear, me avise.

Biia 27/04/2011

Emocionante!!!!
Quem gosta de uma mistura de fantasia,elementos mágicos e guerra, com certeza vai amar esse livro!

O Cinturão de fogo, conta a história de Alf, um garoto comum de 15 anos, que como todo adolescente normal tem seus problemas com a puberdade que vem chegando, espinhas e garotas.

Num dia normal, porém chuvoso e com risco de tempestade, Alf vai para a escola e mesmo atrasado, entra na classe do Sr.Jairo, um professor de História de quem ele não gostava muito...o professor desmonstrando todo seu 'carinho' por Alf, decide aplicar para a turma uma prova e é bem no meio dessa prova que algo acontece..algo que Alf nunca imaginaria que pudesse acontecer.

Acordando se seu sono súbito, Alf percebe que não está mais na sala de aula; ele está agora no passado, em um lugar que ele não conhecia e com pessoas que ele não fazia idéia de quem eram. Porém ele não estava somente em um lugar desconhecido, ele era alguém diferente..seu nome não era apenas Alf, ele era reconhecido como um Conde: o Conde Alfonso de Tornelia do Território do Fogo

Alf tenta se lembrar daquele lugar, daquelas pessoas, mas não consegue. Preso naquele lugar desconhecido, Alf passa a fazer amizade com as pessoas de seu condado.Rapidamente ele faz amizade com Emma, uma garota do Território do Vento.

Com a ajuda de seu fiel conselheiro Bael, Alf vai se adaptando a sua nova vida de Conde. Na escola, ele conhece os novos professores e suas novas matérias, assim como conhece seus novos e fieis amigos Dustan, Kamus Natasha, Aniela, Alocadia, além de Emma, que ele já havia conhecido.

No continente em que Alf vivia, havia poções de terra, que eram chamadas de Território. Em cada Território, havia um governante: o Marquês e, haviam cinco marqueses que representavam os cinco elementos naturais da Terra: a água, o vento, a terra, o fogo e a lua. Porém o Marquês da Lua decidiu que era hora de juntar esses territórios para si e começou com a guerra.

Com essa guerra que se aproxima de seu condado, Alf, decide se juntar ao Marquês do seu Território de Fogo e salvar seu povo. Com a ajuda se seus amigos e professores, Alf luta contra esse mal e contra um dos Generais do Marquês da Lua: Arthos, o general de fogo.

Confesso que amei essa história! De leitura leve, O Cinturão de Fogo te leva a um mundo fantástico, onde a magia te conduz a uma história emocionante!!

Melian 15/04/2011

Resenha do Blog Mell Books
O livro é super interessante!
Bem diferente das fantasias que tenho lido.
Fala sobre um garoto que viaja no tempo, na sua aula de história ele viaja para o passado, para uma guerra.
A história é ficção /fantasia por ter elementos mágicos, que tipo de elementos? Vou lhes contar ^^
O livro fala sobre pacto com espíritos da natureza/elementais, todos os personagens tem pacto com algum espírito, alguns com mais de um.
Alf é o garoto principal, ele é o que viaja para o passado.
Mas quando ele viaja para o passado ele não chega lá como se fosse ele mesmo, ele chega lá já com uma história, uma identidade, ele chega lá como conde, é isso ai, ele acorda e todo mundo chama ele de conde, espalha-se na vila que o Conde perdeu a memória, afinal ele não lembra de nada da vida de conde.
Na escola, onde eles estudam todas as matérias, inclusive luta, Alf encontra Natasha, Emma, Dustan e Kamus, pessoas as quais depois de um tempo ele faz amizade, e tornam-se seus grandes companheiros na Guerra que está por vir.
Alf como Conde se sentiu na obrigação de intervir na guerra que os territórios veem enfrentando, Contra o marquês Tiranus, Alf convoca amigos e professores com um discurso especial e os chama a ir a guerra a socorrer um Conde de terras vizinhas que está sendo atacado.
Pelo caminho acontecem várias coisas, encontram vários perigos, perdem-se Guerreiros e grandes amigos, mas tudo isso é necessário para que a história se torne boa.

Leia a resenha completa aqui: http://mellbooks.blogspot.com/2011/04/saga-territorios-o-cinturao-de-fogo.html

Bruno 28/06/2011

Uma deliciosa surpresa
Quando li sobre Territórios em blogs literários ficou interessado em ler embora tivesse receio que o livro não fosse bom.
ADMITO: era um daqueles leitores que acham que os únicos livros que prestam são os estrangeiros.
Ler Territórios O Cinturão de Fogo me fez mudar essa visão (estúpida, eu sei) do talento dos escritores nacionais.
Outra coisa que me dava receio de comprar o livro era pelo fato dele ter sido publicado de forma independente. Então pensei: "Que livro bom é publicado de maneira independente?" - Pois é, mais uma vez queimei a língua e felizmente mudei alguns conceitos.

André de Lima, nesse primeiro livro, povoa em nossa mente um mundo fantástico e imprevisível habitado por forças elementais chamadas "Espíritos". Fiquei louco nas cenas de luta e com as descrições dos monstrs. Eram tão reais que até cheguei a sonhar com alguns dos deles.

Estou louco pela continuação e fiquei muito mais animado quando soube que o segundo livro está para sair.

Muito sucesso para André de Lima.

Henri B. Neto 16/10/2011

Resenha: Cinturão de Fogo
Em primeiro lugar, antes de começar a resenha, eu quero me desculpar pela falta de posts nos últimos dias. Eu sei que eu já tnha avisado para vocês que quando as minhas aulas na faculdade voltassem eu não saberia muito bem como dividir o meu tempo... Mas isto não é desculpa! Neste meio tempo, já li três livros diferentes, e nenhum deles ganhou resenha aqui no blog.
Entre estes livros, o primeiro que eu acabei e só agora resolvi cumprir com as minhas responsabilidades de blogueiro, foi justamente ''O Cinturão de Fogo''.
Nem sei como explicar como fiquei feliz quando o autor da série ''Territórios'', o André de Lima, me ofereceu a parceria. Pois, desde que vi a capa deste volume pela primeira vez, eu não me contive de curiosidade.
O livro conta a história de Alfonso, um adolescente comum, que vive em um grande continente paralelo ao nosso. Anteriormente, este mesmo continente era dividido em 5 ''Territórios'' - do Fogo, da Água, da Terra, do Vento e da Lua - e antes de ser instaurada a era de paz e calmaria vivida pela geração de Alf (como o protagonita é conhecido pelos seus amigos). estes ''Territórios'' viveram um longo período de Guerras - todas elas originadas pelo ambicioso e cruel regente do Território da Lua, o Marquês Tiranus.
Para Alf, toda esta história de batalhas sangrentas e lutas constantes pelo poder não passavam disto: uma velha história. Só que toda a vida do rapaz muda completamente quando - durante uma aula particulamente chata - ele adormece e, de repente, acorda vários anos antes, em plena Guerra do Continente e, ainda por cima, sendo um jovem governante de um dos vilarejos do Território do Fogo.
O que eu posso dizer da narrativa do André de Lima é que ela é viciante. O livro é pontuado por capítulos pequenos e ágeis, que nos prendem páginas à fio - e, quando percebemos, já chegamos na metade da história. Confesso que gostaria de saber por quê o Alf voltou no tempo, mas creio que a falta de explicação se deve muito mais por ''O Cinturão de Fogo'' ser o início de uma série do que por uma falha do autor.
Eu também gostei MUITO da mitologia criada pelo André, repleta de lendas e histórias fascinantes. Algumas coisas, como a divisão do Continente, e os dons que os antigos possuíam através dos ''Pactos com os Espíritos Elementais'', me fizeram me lembrar do desenho ''Avatar'' e do animé ''Naruto''. Mas não é nada que chegue a ser considerado um plágio - na verdade, acho que nem chega perto disto. Pois o que fez toda a diferença foi, justamente, como o autor soube re-inventar a constante luta entre os elementos da natureza, e o poder que eles influem em cada pessoa - chegando a ser mais plausível e interessante do que nos exemplos citados.
Apesar do livro ser muito bem escrito, pude constatar alguns pequenos erros de digitação, como palavras ''comidas'' ou repetidas. Mas nem isto interfere muito na leitura. Até por que, a única coisa que poderia relamente ser um problema, na verdade acabou se transformando em um certo charme da história - que eram as falas ''floreadas'' dos personagens do passado.
Na verdade, a única reclamação que eu tenho à fazer de ''O Cinturão de Fogo'' é a forma como ele acaba... Não que o desfecho da trama deixe a desejar, mas nos apegamos tanto aos personagens da história que, quando se chega à última página, nós não queremos que ela acabe.
Tudo o que me conforta neste momento é que eu sei que ainda teremos mais livros sobre o Alf e as lutas entre os Territórios... Só espero que o André de Lima escreva o próximo volume o mais rápido possível.

Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

All My Love 20/02/2011

Territórios: Cinturão de Fogo

Nine Stecanella 07/07/2011

Territórios: O Cinturão de Fogo
O Cinturão de Fogo é um livro muito criativo. É raro dizer isso, mais foi o que senti. Principalmente por misturar magia, guerra, conspiração e a viagem entre passado e presente. O livro começa com Alf em uma aula de história como outra qualquer e de repente... ele acorda no passado. No meio de uma guerra. E é um conde.

Alf precisa aprender tudo sobre essa "nova" vida. E como jovem que é se comporta, muitas vezes, de maneira egoísta e mesquinha . A narrativa consegue expressar acima de tudo todos os sentimentos dos personagens. Além dos cenários. O castelo, a vila, a própria guerra. É como se você estivesse dentro da história.

Dei três estrela para o livro principalmente por dois motivos: em certo momento, principalmente quando Alf está aprendendo sobre os pactos e espíritos, ele descobre e ouve sobre algumas criaturas, diríamos assim, "malignas". Algumas páginas de leitura e essas criaturas aparecem, e junto com elas, muitas outras. Ficou um pouco confuso a aparição de tantos seres, pelo menos pra mim.

O segundo motivo é minha curiosidade em querer saber como determinadas coisas aconteceram. Ficaram muitas perguntas para o próximo livro da série. Queria que o André tivesse respondido algumas delas. Agora é esperar para saber o que acontece com Alf duplamente: no presente e no passado.

Eu indico o livro pra quem gosta de fantasia e magia.

RESENHA DO BLOG ~> http://janinestecanella.blogspot.com/

Hannah Monise 08/04/2011

O Cinturão de Fogo - Leitura Razoável
Vou confessar que acabei empacando com a leitura, principalmente porque não é o gênero de livro que eu gosto muito de ler mas, depois ele ficou melhor!
É a história de Alf, um menino que depois de uma tempestade no teste de História da escola, desmaia e acorda em um outro lugar, no Território do Fogo. E enfim, daí a história vai desenrolando... Com monstros, lutas, diálogos e etc.
Eu não gostei muito da narração da história. A edição do livro é de responsabilidade do autor e, talvez, por isso, há alguns pequenos erros releváveis. Quando você entende melhor a história, acaba lendo rapidinho.

Annie 02/02/2012

Territórios, por Ana Nonato.
Veja também em: http://seismilenios.blogspot.com/2012/01/resenha-territorios-o-cinturao-de-fogo.html

Enredo
• Espaço: por se tratar de uma literatura fantástica, os locais por onde Alf passa precisam ser bem descritos e caracterizados para que o leitor se localize, o que o autor faz com parcimônia.
• Tempo: alternam-se entre os tempos novos e os tempos antigos. Apesar de se parecerem bastante com as eras da Terra, possuem algumas divergências (dentre elas a história política).
• Personagens: personagens complexas de acordo com o ponto de vista de Alf, o narrador. Alf também é uma personagem complexa, mas não em demasia, visto que o aspecto mais importante do livro é a história em si.
• Criatividade: histórias de reinos mágicos e batalhas "medievais" não são novidade; todavia, a abordagem de André é que faz a diferença. Construir uma história em que o protagonista vai e volta do passado, nestes termos, é algo relativamente novo.
• Andamento do enredo: tem um andamento leve no começo e mais rápido do meio para o fim.
• Início, meio e fim: No início, o leitor toma conhecimento da história do Reino da Aurora e da vida da personagem principal, Alf. A partir da metade, os estranhos "teletransportes" começam a acontecer, levando o leitor a tentar descobrir o porquê (até aqui, o andamento é leve. Um mundo de descobertas para o leitor). A partir de então, a tensão iminente à guerra aumenta (e a voracidade da leitura também). O final é peculiar.

Estrutura "Artística"
• Capa: a capa na cor vermelha é bem chamativa e instiga o leitor.
• Diagramação: fixa, confere organização.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse: é média. Tem o tamanho certo para não entregar demais, mas ainda falta algo que instigue o leitor a ponto de fazê-lo ler.
• Enredo: a ordem e escolha das palavras não são fatores determinantes neste livro.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, pouco suscetível a danos superficiais, textura agradável.
• Páginas: Cor branca "aumenta" a reflexão da luz branca e, portanto, pode cansar em demasia o leitor.

Análise

• Enredo (x3): 3 (bom);

Estrutura física (x1): 3,33 (ótima);
• Capa (x1): 4 (muito boa);
• Páginas (x2): 3 (boas);

Nota final: [2.(3,75) + 3,78.1 + 3,33.1]/4 = 3,65 (BOM - 3 ESTRELAS)

Gostei da obra?
Gostei sim, apesar do parecer técnico ter baixado a nota do livro. Fiquei intrigada com o Alf! E gostei muito da Emma. Não fui muito lá com o final, mas nem tudo são rosas, certo? Acho que vocês deveriam, sim, ler, principalmente se gostam pra algo parecido com O Senhor dos Aneis e RPG!
Marcelle73 08/06/2013minha estante
nunca vi uma resenha assim haha
diferente, muito técnica, mas completa, gostei