Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Ingrid.Sombra 07/04/2023

Marina
Meu primeiro contato com Zafón foi por este livro, e posso dizer que já me apaixonei pela escrita do autor. Focado em um público mais jovem, mas que também pudesse ser lido por um público mais maduro, Marina é um livro curto, gostoso de ler, e que nos intriga do começo ao fim. Os protagonistas jovens envolvidos em uma trama de suspense com algo de paranormal me fizeram lembrar de Stephen King, mas sem ter aquele componente moral inserido para causar repulsa. E acho que ler um autor catalão nos aproxima mais de sua obra devido às mesmas raízes culturais latinas. Mesmo sem nunca ter posto meus pés em Barcelona, eu consegui visualizar suas ruas, imaginar seus habitantes. Além disso, nesse livro eu percebi uma reflexão proposta pelo autor: até onde vale a pena lutar conta a natureza? Contra a criação divina? Não direi mais nada para evitar spoilers.

O livro segue uma progressão bem clara de investigação, pincelada por dramas pessoais ou cenas de terror que foram muito bem distribuídas. Tive dificuldade, a princípio, de entender o motivo pelo qual Óscar e Marina se envolveram em toda aquela trama, mas até isso foi explicado no final. É um livro "redondinho", que faz o leitor experimentar uma miríade de emoções (entre boas e ruins), e ainda nos faz pensar. Recomendo a leitura e já pretendo ler outras obras do autor.

Maria 06/04/2023

Zafón se tornou um dos meus escritores preferidos.Gosto da narrativa dele e em Marina não deixou a desejar. O ponto forte para mim nessa história foi a amizade entre os personagens principais.Grata Zafón por essa escrita que nos faz sentir nostálgicos.

Talita 05/04/2023

Romance com tragédia e mistérios (que particularmente achei que essa parte foi a melhor da história).

Marina.Tozetto 05/04/2023

QUE EXPERIÊNCIA. Esse livro é com certeza um dos melhores livros que eu já li.
A forma como o narrador personagem (Óscar) narra a história é simplesmente incrível: você se apaixona pela Marina e principalmente tenta solucionar todos os mistérios do livro e acha que finalmente conseguiu, até chegar no final e ver que estava tudo errado.
Eu realmente amei o fato de que é o próprio Óscar mais velho que conta essa história e você entra dentro dela e não consegue mais sair, e depois que você termina o livro ele ainda não sai da sua cabeça, pq você realmente se torna parte dele por um bom tempo.
Lendo esse livro você sente medo, alegria, raiva, tristeza, paixão, confusão e mais milhares de emoções que o autor faz surgir no meio do livro estrategicamente pra fazer você realmente se apegar e se tornar parte do que está lendo.
Ler essa obra certamente mudou a forma como eu vejo certas coisas na vida.
Ter a experiência de ter lido esse livro é incrível, pq ele não sai da sua cabeça nunca.
Leiam.

Manu 31/03/2023

Me destruiu
CARA PQP QUE LIVRO DESGRAÇADO?..
??????????????????????????????????????:::?:.
FAVORITADO COM SUCESSO ?

Fernanda.LeAncio 24/03/2023

Não me lembro de ter demorado tanto em uma leitura, mas acho que estava com medo do fim...
Esse livro me apresentou Óscar, Marina e Germán, os dois primeiros adolescentes, construindo uma amizade saudável e recheada de amor. Germán, o pai de Marina, um pai amoroso, cuidadoso e muito sensível.
A história trata de uma aventura vivida por Marina e Óscar, onde coisas fantásticas acontecem e tive que parar em vários momentos para refletir.
A luta pela vida, o sentimento de injustiça diante das doenças pode levar o enfermo a cometer muitos atos de desespero, crueldade e loucura, acho que é esse o mote central da aventura.
A relação entre os protagonistas é bela e muito forte, amei demais ver os sentimentos compartilhados, o respeito e o amor entre os 3.
Chorei até me acabar no final, mas fiquei apaixonada por esta obra. Entrou para os meus favoritos.

Monique 23/03/2023

Zafon e a perfeição em suas palavras
Marina é lindo, surpreendente, emocionante, empolgante, e a escrita é simplesmente surreal.
O livro começa com um garoto curioso,bisbilhotando uma casa aparentemente abandonada, e acaba com um homem totalmente mudado, com conhecimento, lembranças e experiências que transformaram o rumo da sua vida a partir daquela aventura.
Zafon te leva pra um mundo de amor, fantasia, horror, sonhos e esperança.
Apenas leiam! Marina também vai tocar seu coração.

go5rae 23/03/2023

"Meu amigo Oscar é desses príncipes sem reino..."
Não existem palavras o suficiente pra descrever tudo que essa leitura passa. É o casamento perfeito entre o romance e o horror. Fala da natureza humana, sobre o quão longe alguém vai por amor ou por simples ambição, fala sobre a valorização da vida e da companhia de quem você ama e tudo isso com a descrição dos seres mais visualmente horríveis que eu já vi.
Personagens construídos com maestria, uma bela representação de relações humanas e de quebra várias visões sobre a vida e como devemos valorizar a nossa estadia nesse plano.
Saí triste e renovada ao mesmo tempo, com toda a certeza passaria por cada palavra de cada linha de novo

Fabi 22/03/2023

Ler Zafón é delicioso, por aqui somos apaixonados. Depois de ler a Saga do Cemitério dos Livros Esquecidos, reconhecer a poesia dele nessas páginas é nostálgico e aquece o coração. Névoa, bruma, âmbar, fumaça... Ele é muito envolvente. Não gostei muito do final.

InfinitaTBR- Jana 18/03/2023

Excelente livro. Arrebatador.
Se este livro tivesse 500 páginas, eu teria ficado mais feliz.

?Marina? foi meu primeiro contato com a literatura de Carlos Ruiz Zafón, o segundo escritor espanhol mais lido de todos os tempos.

E a história de Óscar e Marina me arrebatou. Não, não é um romance adolescente qualquer. Trata-se de uma história que teria me encantado aos 15, 30 ou 60 anos. Eu amei todos os personagens; o curso da narrativa e a atmosfera sombria e com um toque de abandono e esperança.

?Marina? é um passeio em uma Barcelona sombria e fascinante, guiado por um narrador sensível que regressa à cidade depois de 15 anos. E este regresso, repleto de memórias e histórias fantásticas me deixou tensa no início, emocionada no meio e apaixonada no fim. Fiquei triste quando o livro acabou exatamente por ter acabado.

Não é piegas, não é brega ou meloso. ?Marina? é simplesmente belo. Zafón tem uma escrita que nos envolve, aquece e faz brotar sorrisos. Fiquei tão apaixonada que acabei adquirindo todos os romances do autor.

Tatiane 17/03/2023

Instigante
Livro que não queremos parar de ler. Flerta com o misterioso, sobrenatural. Nos leva por vários caminhos até revelar qual é o motivo de tantos mistérios.

starlalinanix 16/03/2023

"Ninguém entende nada da vida enquanto não entender a morte."

Um livro leve e fluído, uma história de adolescentes com um mistério envolvido. Muito bom acompanhar a trajetória de Oscar e Marina. Não esperava pelo final e fiquei emocionada ?

maximoff ? 15/03/2023

História muito boa
chorei muito
um livro emocionante, e você sempre está se questionando sobre a verdade

Rita 14/03/2023

Foi uma leitura estranha.

Eu gostei muito do final do livro. Gostei do começo também. Mas a história do meio não me interessou muito.

Gostei da Marina, do Óscar, do Gérman. Gostei da história dos três. A história dentro da história deles só não me conquistou, infelizmente. E já que ela é uma grande parte do livro, tive momentos sofridos durante a leitura.

A escrita é boa, tem reflexões excelentes algumas frases me pegaram de jeito, mas também tem muita coisa sendo contada e não mostrada. Entendo que para o tipo da história era necessário contar e não mostrar, mas em certos momentos eu só pensava "lá vamos nós de novo" e suspirava.

Um bom livro, talvez se eu tivesse lido em outro momento teria gostado mais, mesmo assim considero que foi uma leitura boa e válida para mim neste momento.

3 Frases favoritas:

"Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação"

"o dinheiro não tem importância, a menos que falte"

"os príncipes não são encantados e as adormecidas, embora belas, nunca despertam de seu sono".