Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

@diariodeleituradanati 06/08/2020

Amizade
Um livro cheio de mistérios, confesso que teve partes que tive medo rsrs.
A amizade entre Marina e Oscar é linda!
O livro te arranca lágrimas. É triste demais!
elle carmo 06/08/2020minha estante
marina e oscar são uns amores ?

Marcio Fabula 05/07/2020

Só as pessoas que tem algum lugar para ir podem desaparecer.
Conheci a escrita magistral de Zafón com o seu livro a Sombra do vento. Li toda a série do cemitério dos livros esquecidos. Ler Marina no contexto em que Zafón se foi sem se despedir, foi uma experiência muito dramática.

( Marina, você levou todas as respostas consigo.)

A história é recheada de bons ingredientes. Sinto imensas dificuldades em categorizar pois daria pra dizer que é uma história de fantasia, drama, terror e uma linda história de amor.

Oscar e Marina são excelentes personagens. Tenho fortes indícios que quem ler esse livro vai ter uma boa leitura.

É curtinho mais Zafón já demonstrava em 1999 que já tinha muito de Sombra do vento e Jogo do anjo em si. Em várias entrevistas que acompanhei do escritor ele fazia questão de dizer que Marina era talvez o seu livro mais pessoal e o que ele tinha mais carinho por ter escrito. Ao final da história pude entender bem o porquê. ( Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu)

Ahh Zafón, você levou todas as respostas consigo.

danimaccedo 22/07/2020

Primeiro livro que leio do autor. Não achei a história tão interessante como esperava que fosse. Gostei somente das passagens que envolvem Óscar, Marina e German. O mistério não me envolveu e nem me despertou interesse.
Giulipédia 22/07/2020minha estante
Não deixa de ler a Sombra do Vento ou o Príncipe da Névoa, são os melhores dele ??

danimaccedo 22/07/2020minha estante
Tenho A sombra do vento. Irei ler sim ?

Giulipédia 22/07/2020minha estante
Depois q ler me fala oq achou, se gostou ou não, eu sou suspeita p falar de Zafón pq comecei c Principe da Névoa e apaixonei, Marina e Palacio da meia noite foram os q menos gostei

danimaccedo 22/07/2020minha estante
Combinado ??

??

Neder 29/09/2022

Bonito, sensível e misterioso.
Tem todas as marcas de Zafon. É de uma beleza ímpar e nos mantém presos em um mundo de fantasia. Uma jornada recheada de mistérios, horror e sentimentos, que não conseguimos parar de ler.

Viviane 07/06/2014

"O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes."
Esse é o terceiro livro do Carlos Ruiz que leio. Se fosse um autor normal, você esperaria que a qualidade das obras, inevitavelmente, caíssem. Mas não com Zafón.

Marina é, acima de tudo, uma história de amor. Amor amigo, amor romântico, amor paternal. Mas se você pensa que é mais uma história melosa de final previsível, é aí que você se engana. Zafón nos carrega pra dentro de uma história em que Barcelona é descrita tão claramente que parece que estamos lá. E é nessa bela cidade que esse romance nasce.

Óscar é um menino solitário e com uma curiosidade aguçada. Quando ele começa a percorrer as ruínas e casas ao redor da sua escola, ele se depara com uma casa -ou eu deveria dizer; mansão, castelo?- que chama sua atenção. Ao invadir os limites da casa, ele acaba sem querer levando dela algo que não o pertencia. Em uma luta com sua consciência ele decide levar de volta o objeto e acaba se encontrando com Marina. E é aí que tudo muda.

Já vi pessoas comentando que esse livro era macabro. Não o considero assim. Acredito que esse livro tem uma história como nenhuma outra. Ao meu ver, Zafón conseguiu extrair o melhor de Tim Burton e Neil Gaiman e ainda dar o seu toque único e característico.

"Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar - disse ela.
A gente só se lembra do que nunca aconteceu."

O problema de ler Zafón é exatamente esse. Depois de um tempo, você começa a achar que a vida dos personagens, é a sua vida. Que a memória dos personagens, são as suas memórias. O que mais me encanta em tudo que ele escreve é que mesmo a frase mais simples, se escrita por ele, tem um certo toque de magia.
Esse livro é assim, não tem nada de ordinário.

Barbara Martins 20/12/2022

O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes ?
Que livro ótimo. Uma mistura de drama, suspense com romance. E ainda aquele terror que faz nosso coração receoso. kkkk.
Adorei conhecer a história da Marina e do Oscar e terminei desconfiada em acreditar na narrativa kkkk . Não sei se foi impressão minha mas ele dá a entender que talvez, toda a narração nem tenha a acontecido realmente. Talvez só um delírio da mente dele. ???? Zafón é maravilhoso mesmo. ?

Celso.Gondim007 25/05/2021

A vida nos surpreende
Caso alguém tenha classificado o livro com uma avaliação menor do que 5 estrelas, lhe falta coração.
Jhosi 25/05/2021minha estante
Concordo.

Celso.Gondim007 25/05/2021minha estante
??

Aione 05/11/2014

Depois de muito ansiar, tive meu primeiro contato com a escrita do célebre Carlos Ruiz Zafón através de Marina, um de seus livros voltados ao público infanto-juvenil, mas capaz de interessar e envolver leitores de qualquer idade intuito do próprio autor ao desenvolver a história.

Logo de início, fiquei admirada com o esmero da escrita de Zafón. Sua narrativa é detalhada, sem ser cansativa, e convida o leitor a se aprofundar na trama a ser desenvolvida. Ainda, Zafón consegue embelezar suas palavras utilizando metáforas capazes de enriquecer ainda mais os momentos descritos; sua escrita, contudo, não se torna complexa. Ao contrário, é fácil de ser acompanhada.

De fato, Marina é uma obra composta por diferentes gêneros, abrangendo, assim, um diversificado público alvo, de distintas faixas etárias. A fácil narrativa, bem como os momentos de suspense e terror, possibilitam o envolvimento dos mais jovens; o esmero da escrita aliado ao aprofundamento das personagens e de suas complexas e tocantes histórias de vida certamente agradarão leitores mais maduros.

Em minha experiência, os momentos voltados ao horror acabaram não me sendo envolventes por uma questão de preferência pessoal. Sendo assim, nessas horas, fiz uma leitura mais dispersa e mais superficial. Contudo, quando as histórias dos personagens iam sendo reveladas, expondo suas emoções e temores, fui completamente envolvida pela trama e, inclusive, tocada por ela.

De modo geral, Marina foi uma boa maneira de iniciar meu contato com Zafón, deixando-me ainda mais ansiosa e curiosa por conhecer a trilogia Cemitério Dos Livros Esquecidos, que já me aguarda em minha estante.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/10/21/resenha-marina-carlos-ruiz-zafon/

Ricc 27/09/2020

Óscar Drai é estudante de um orfanato e costuma se aventurar pelas avenidas de Barcelona. Certo dia, ele se vê atraído por um casarão aparentemente abandona e uma voz o encanta até que uma inesperada presença o assusta e ele foge com um misterioso relógio no bolso. No dia seguinte, Óscar decide voltar ao casarão na intenção de devolver aquele relógio. Lá ele conhece Marina e Gérman - pai de Marina -, com quem cria laços.

Marina leva Óscar a um cemitério de Barcelona para lhe mostrar algo. Uma misteriosa mulher coberta por um manto negro que sempre retorna aquele lugar no mesmo dia e horário. A partir disso, eles se envolvem numa história surreal e macabra passada nos anos 1940 na antiga Barcelona. Juntos, eles descobrem fatos ocultos, que envolve tráfico de restos humanos, fantasmas, espíritos, família, entre outros.

Oscilando entre momentos dramáticos e fantasiosos, Marina se apresenta como um interessante conto para todos os públicos. Uma leitura simples, mas cativante. Há suspense, há romance, há drama, há terror...

É possível se enxergar naqueles cenários e momentos como em uma viagem temporal. Por várias vezes me vi embarcar pelas avenidas, cemitério, casarões e esgotos de Barcelona junto com Óscar e Marina. Zafón sabia como prender seu leitor!

Prazeroso e comovente, Marina emociona e apaixona pela forma como é escrito.

*pode conter spoilers*

Fantasma 1: Chorei com o final. Mesmo imaginando que seria ela a doente e não Gérman desde meados do livro, eu tinha esperanças de que ela sobrevivesse. RIP Marina :'(
Imagina como deve ter sido difícil pra Óscar e Gérman lidarem com a partida de Marina?

Fantasma 2: María não merecia aquele final, tadinha...

Fantasma 3: Impressionante como o Epílogo e o capítulo introdutório são consonantes e bem fechados. Mais uma vez, Zafon provou porque era um gênio da literatura!

Fantasma 4: Gostaria de ter mais conhecimento sobre a vida de Gérman após a morte de Marina.

Fantasma 5: Nas cenas fantasmagóricas, eu me via pensando em um filme dessa obra. De preferência dirigido por Guillermo Del Toro.

Raquel :) 25/04/2024

?Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação?
Pra mim, teria sido muito mais incrível se o plot tivesse sido esse, que nada tivesse sido real e o Óscar tivesse imaginado tudo aquilo, mas gostei do livro como foi. Só não dei 5 estrelas pelo motivo de que achei que as coisas aconteceram de uma forma muito apressada e que algumas coisas deveriam ter sido mais mostradas e comentadas. Mas fora isso, o livro é muito bom, me envolvi demais com toda a narrativa. Não canso de dizer o quanto a escrita e as histórias do Zafón são fascinantes!

Marcio 24/10/2020

uma história cercada de tragédias
Eu não esperava uma história permeada de mortes e tragédias que geraram mais mortes e tragédias até o fim do livro. No fim, eu não entendi que mensagem o autor queria passar, porque a visão do Óscar do mundo é bem pessimista, solitária mas ao mesmo tempo esperançosa, me deixou bem pra baixo.
Foi meu primeiro contato com esse autor e as metáforas que ele usava eram sombrias de uma maneira profunda e reflexiva. Eu não fazia a menor ideia sobre o que esse livro era, apenas que mesclava vários gêneros. O enredo é simples e sem surpresas, mas que me agradou. Acho que é mais sobre o triunfo do amor sobre a morte que qualquer outra coisa. Mas não espere um final feliz.

Dani 24/02/2023

Leitura leve e fluída.
Senti vontade de conhecer Barcelona depois de percorrê-la com Oscar e Marina através da história.
Recomendo demais para aqueles que, assim como eu, ainda não haviam lida nada do autor.
Adorei!

capitu 26/08/2022

Comecei esperando algo totalmente diferente e a leitura me surpreendeu em todos os sentidos, não tenho palavras para descrever como esse livro mexeu comigo, terminei totalmente abalada e chorando.
Com certeza é uma das melhores leituras que fiz esse ano.

Telma 22/05/2012

Vou te contar um segredo...

É exatamente assim que resumo esse livro. Alguém me contou um segredo mas, um segredo que deve ser passado adiante.

LEIA ESSE LIVRO!

Se você não passar esse segredo para mais 10 pessoas, nada de ruim vai acontecer mas a sensação de ter encontrado um tesouro e ter guardado só pra si, quando não perderia nada em fazer cada um encontrar seu segredo particular, te perseguirá pelos próximos 7 anos e, poderá renovar-se a cada 7 anos, caso você não decida repassar o segredo...rs* (sempre odiei receber esse tipo de e-mail... essa é minha vingança particular.)

Mistério? Muito!

Romance? Em cada linha, mas não de maneira ordinária. Ele vem com arte.

Comédia? Há passagens engraçadas, sim... se é o que deseja saber mas, se dá mais pela ironia sutil de Marina...

Quem é Marina?
“Uma menina usando um vestido branco descia a encosta pedalando na minha direção. Na contraluz do amanhecer, eu podia adivinhar a silhueta do seu corpo através do algodão. Uma longa cabeleira cor de feno ondulava escondendo o rosto...
... meus olhos, ou talvez minha imaginação, adivinharam o contorno de pernas esguias tentando encontrar o chão. Meu olhar subiu por aquele vestido que parecia saído de um quadro de Sorolla e foi parar num par de olhos de um cinza tão profundo que alguém poderia cair lá dentro. Estavam cravados em mim com olhar sarcástico. Sorri e ofereci minha melhor cara de idiota.”

E foi exatamente assim que Óscar encontrou-se pela primeira vez com Marina, alguém que traria ação para sua monótona vida de internato escolar.

Óscar, sem o afeto dos pais que estavam sempre viajando e Marina em sua reclusão e só e com seus segredos. Ambos encontraram-se, complementaram-se e passaram a fazer companhia um para o outro e a desvendar segredos sombrios de outras pessoas, entrando assim numa história sobrenatural, cheia de suspense e mistério, que mudaria para sempre a vida que levavam antes.

Zafón tem o dom de escrever para todos os tipos de gostos num mesmo livro, entregando uma estória alinhavada, corrente e sensível.

Se vale a pena ler? É IMPERDÍVEL!
Silvia 22/05/2012minha estante
Ótima sua resenha, ja li este livro muito bom mesmo. Matei a saudade de Óscar e da Marina :-)

Telma 22/05/2012minha estante
Ótimo é ter você trocando ideias, Silvia.
Muito obrigada pelo comentário!
*smack*

Caroline Gurgel 20/03/2013

Realidade ou fantasia?
Bom, esse foi o primeiro livro do Zafon que li e já quero ler todos os outros.

Livro cheio de descrições, de metáforas e de lugares. Não se sabe o que é realidade e o que é fantasia - se é que algo é real. Cheio de estórias dentro da estória com muitos personagens que em algum ponto se entrelaçam.

Uma bela - por vezes triste - estória que fala de amizade, fala de carinho, fala de sonhos e de imaginação. Daquelas que mais parece um clássico escrito há anos e ainda assim, atual.

"Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação. A gente só lembra do que nunca aconteceu."

Rodrigo 13/02/2013minha estante
Eu só nao gostei muito do final, o livro conseguiu por um dia inteiro me deixar deprimido.