Saber Cuidar

Saber Cuidar Leonardo Boff

Resenhas - Saber Cuidar

Monica 23/08/2020

Um livro para refletir sobre nossa existência e nossa relação com a terra!

Amanda 17/11/2010

Minha resenha para uma avaliação facultativa.
Leonardo Boff nos cativa em seu livro Saber Cuidar, transpassando a importância do cuidado e da essência humana.
Apesar da leitura do texto ser um tanto cansativa com um glossário estupendo - para os mais leigos transformando em uma leitura mais difícil - Leonardo demonstra uma simpatia, tornando a compreensão sobre o tema mais fácil.
Vemos logo no começo do livro, o foco sobre a falta de atenção e cuidado com o próximo, analisando assim o que nossa sociedade, hoje em dia, está se tornando.
Entrando em uma área interessante, Leonardo nos apresenta a fábula do Cuidado (tanto a obra original em latim quanto a tradução, o que me agradou muitíssimo), antiga, porém tão atual, mostrando as diversas dimensões da vida pessoal e social, até mesmo planetária se formos analisar literalmente.
Com isso, o autor nos mostra uma crítica interessante, abrangedora, sobre o materialismo real e dialético; Diz sobre a humanidade e sua Divindade, discutindo sobre a fé, ou a falta de fé, encurtando assim o realismo espiritual.
Então, Leonardo Boff, nos passa que a perda desse realismo material prejudicial, falando de um novo tipo de consciência, onde seria feita a reaproximação com o Todo; pois essa é a essência humana.
Surgindo assim um paradigma que nos permite analisar: Como seria uma nova ética que invés de nos afastar do outro, nos aproximasse? Que nos permitisse a total atenção e cuidado com o próximo, com tudo?
Assim, concluo minha resenha sobre o livro Saber Cuidar de Leonardo Boff, e refletindo comigo mesma que talvez, esteja na hora de prestar mais atenção e ter mais cuidado, comigo, com o próximo, com todos e com tudo.

Fernanda Araújo 22/06/2021

Uma reflexão sobre a vida
O livro aborda essencialmente a reflexão sobre o cuidado em suas diversas formas. Cita alguns exemplos de pessoas que dedicaram suas vidas ao cuidado na Terra. É uma leitura bem leve que mostra a importância da prática de bons sentimentos no mundo. Recomendo a leitura. Embora seja um livro de 1999, traz um debate bem atual.

day 18/10/2023

Muito bom!
Livro recomendado pela minha psicóloga,pois estávamos falando muito sobre cuidar ?
Já que sou mãe de uma moça autista e esposa de um cadeirante?.então o tema cuidar sempre está entre nós .
O livro me fez ver que cuidar e muito mais que se dedicar a alguém ou a algo ,começa com nosso auto cuidado.
Amei a leitura e super recomendo .

você. "?Não terei medo de ninguém sobre a terra. Temerei apenas a Deus. Não terei má vontade para com ninguém. Não aceitarei injustiças de ninguém. Vencerei a mentira pela verdade. E, na minha resistência à mentira, aceitarei qualquer tipo de sofrimento?."
Gandhi

Danielle Bambace 22/03/2023

Um livro para todos
A conclusão de que o cuidado é o que sustenta o bem-estar de nossa sociedade é só a primeira grande ideia deste livro. Humano, real e muito útil para acalmar as questões filósoficas mais prementes.

Erika 13/11/2009

Não gostei
Apesar do tema ser muito interessante, achei o livro repetitivo e cansativo de ler. Fala da importância do cuidado com o outro e a natureza, e conta o mito do Cuidado (o mito é legal). Minha classe leu o livro para uma avaliação, e as opiniões foram as mesmas "o é tema importante mas a forma que foi escrito o torna muito chato".

Rui Alencar 22/01/2012

Eis alguns recortes do livro:

Pag. 13...”solidão, seu codinome é tamagochi”

Pag. 21...o ser humano da modernidade entrou num aceleradissimo processo de secularização. Não precisa de Deus para legitimar e justificar os pactos sociais. A religião persiste mas não consegue ser fonte de sentido transcendente para o conjunto da sociedade.

Pag. 98...A ditadura do modo-de-ser-trabalho-dominação está atualmente conduzindo a humanidade a um impasse crucial: ou pomos limites à voracidade produtivista associando trabalho e cuidado, ou vamos ao encontro do pior. Pela exasperação do trabalho produtivo se exauriram recursos não renováveis da natureza e se quebraram os equilíbrios físico-químicos da Terra. A sociabilidade entre os humanos se rompeu pela dominação de povos sobre outros e pela luta renhida das classes. Não se vê outra coisa no ser humano senão sua força de trabalho a ser vendida e explorada ou sua capacidade de produção e de consumo. Mais e mais pessoas, na verdade 2/3 da humanidade, são condenadas a uma vida sem qualquer sustentabilidade. Perdeu-se a visão do ser humano como ser de relações ilimitadas, ser de criatividade, de ternura, de cuidado, de espiritualidade, portador de um projeto sagrado e infinito.

Pag.99...Só nós humanos podemos sentar-nos à mesa com o amigo frustrado, colocar-lhe a mão no ombro, tomar com ele um copo de cerveja e trazer-lhe consolação e esperança. Construimos o mundo a partir de laços afetivos. Esses laços tornam as pessoas e as situações preciosas , portadoras de valor. Preocupamo-nos com elas. Tomamos tempo para dedicar-nos a elas...

Pag.111...O amor é sempre uma abertura ao outro e uma convivência e comunhão com o outro...

Pag.111...A competição, enfatiza o chileno Humberto Maturana, é anti-social, hoje e outrora, porque implica na negação do outro, arecusa da partilha e do amor. A sociedade moderna neoliberal, especialmente o mercado, se assenta na competição. Por isso é excludente, inumana, e faz tantas vítimas. Essa lógica impede que seja portadora de felicidade e de futuro para a humanidade e para aTerra....sem amor nós não somos seres sociais...
Pag.120...O afeto não existe sem a carícia, a ternura e o cuidado. Assim como a estrela precisa de aura para brilhar, assimo afeto precisa de carícia para sobreviver. É a carícia da pele, do cabelo, das mãos, do rosto, dos ombros, da intimidade sexual que confere concretitude ao afeto e ao amor. É a qualidade da carícia que impede o afeto de ser mentiroso, falso ou dúbio.

Pag.136...O que vale para um indivíduo vale também para a comunidade local. Ela deve fazer o mesmo percurso de inserção no ecossistema local e cuidar do meio-ambiente; utilizar seus recursos de forma frugal, minimizar desgastes, reciclar materiais, conservar a biodiversidade. Deve conhecerf a sua história, seus personagens principais, seu folclore. Deve cuidar de sua cidade, de suas praças e lugares públicos, de suas casas e escolas, de seus hospitais e igrejas, de seus teatros, cinemas e estádios de esporte, de monumentos e da memória coletiva do povo...valorizar a cozinha local e regional...

Pag.137...Sustentável é a sociedade ou o planeta que produz o suficiente para si e para is seres dos ecossistemas onde ela se situa;que toma da natureza somente o que ela pode repor; que mostra um sentido de solidariedade generacional, ao preservar para as sociedades futuras os recursos naturais de que elas precisarão. Na prática a sociedade deve mostrar –se capaz de assumir novos hábitos e de projetar um tipo de desenvolvimento que cultive o cuidado com os equilíbrios ecológicos e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. Não significa voltar ao passado, mas oferecer um nivi enfoque parqa o futuro comum. Não se trata simplesmente de não consumir, mas de consumir responsavelmente.

Pag.143...Corpo é um ecossistema vivo que se articula com outros sistemas mais abrangentes...Através do corpo se mostra a fragilidade humana. A vida corporal é mortal. Ela vai perdendo seu capital energético, seus equilíbrios, adoece e finalmente morre. A morte não vem no fim da vida. Ela começa já no seu primeiro momento. Vamos morrendo, lentamente, até acabar de morrer...

Pag.144...”Saúde é um estado de bem-estar total, corporal, espiritual e social e não apenas inexistência de doença e fraqueza.” (ONU)

Pag. 145...Como disse um conhecido médico alemão: “Saúde não é a ausência de danos. Saúde é a força de viver com esses danos”.Saúde é acolher e amar a vida assim como ela se apresenta, alegre e trabalhosa, saudável e doentia, limitada e aberta ao ilimitado que virá além da morte.

Pag.145...Que significa cuidar de nosso corpo? ...Implica cuidar da vida que o anima, ...das relações com a realidade que passam pela higiene, pela alimentação, pelo ar que respiramos, pela forma como nos vestimos, pela maneira como organizamos nossa casa...

Pag.146...”Pureza é ter pensamentos sadios”

Pag.161...”O excesso da verdade, é pior que o erro” (Pascal)...O excesso de cuidado causa o perfecionismo imobilizador...

Bia 25/04/2016

Não gostei , achei muito chato, o livro só falar de que devemos cuidar do ser humano, que é importante que o ser humano é constituído de corpo e espirito , que o ser humano, está trabalhando dêmias, que ele deve respeitar o planeta terra e os indivíduos, na verdade esse livro é de ato ajuda, e não não curto isso.

Rangel 18/02/2019

A sabedoria do cuidado com o Planeta Terra
A obra "Saber Cuidar: ética do humano, compaixão pela Terra" de Leonardo Boff aborda sobre o conhecimento da sociedade contemporânea contraditória de valores, mas que na relação da realidade concreta faz os seres humanos repensar seu habitat e como encarar a vida com cuidado e compaixão, com inteligência na liberdade e na criatividade. No capítulo 1, menciona sobre a falta de cuidado com o estigma do tempo tendo remédios insuficientes para curar os males e sofrimentos da humanidade, sendo que a realidade é insuficiente na visão pragmático e materialista, mas há indicações do caminho certo para uma nova ética sob uma nova ótica. No capítulo 2, relaciona o cuidado com o ethos humanos, a devida ética de modo a ser essencial e que os mitos podem ensinar um conhecimento ancestral da essência humana. No capítulo 3, relata a fábula do mito do cuidado, tendo Júpiter, Saturno e Terra, personagens principais que missificam o Cuidado em moldar a humanidade. No capítulo 4, narra o mito e a obra de Gaius Julius Hyginus, um egípcio encontrado pelo Imperador Romano Otávio Augusto que lhe deu a oportunidade de estudar na escola de Alexandrina com Alexandre Polishistor e na Biblioteca Palatina, que anos mais tarde foi o diretor da biblioteca central. Hyginus escreveu sobre "Das características dos deuses", o que o fez ficar famoso como teólogo romano, como também se tornou um grande biógrafo de pessoas ilustres de Roma. Outra grande obra de Hyginius foi "Fábulas/Genealogias". No capítulo 5, explica-se a fábula do cuidado, que diferencia um pouco do mito do cuidado, mas que ambos são exemplos de entender a dimensão divina e imanente da realidade para depois fazer dessa utopia na dimensão histórica da realidade. No capítulo 6, explica-se as dimensões do cuidado, no caso, a Terra, com sua dimensão material e terrenal da existência no teatro cósmico e o que ela significa, no caso, recuperação de raízes e identidade radical. E céu é a dimensão espiritual da existência, ou seja, da transcendência, a misteriosa realidade para alcançar, a busca do desejo nos confins da realidade última . E o cuidado é o caminho histórico-utópico da síntese da finitude humana, com o ethos, chave fundamental decifradora da humanidade. No capítulo 7,, aborda a natureza do cuidado, o significado filológico de sua palavra, que é cogitação de cura, solicitação, diligência, zelo, atenção, bom trato Daí, os modos de ser do trabalho e do cuidado. O modo do trabalho está na forma intervenção e interação do ser humano em relação a natureza. E o modo do cuidado é a relação com a natureza enquanto sujeita, realidade fontal de beleza, perplexidade e força, o que o ser humano precisa saber interpretar através dos sinais dela. A relação suscitada é de vivência, convivência e comunhão. Logo, o ser humano precisa se libertar do trabalho que o escraviza para ser dominador da natureza, o que corrói e estraga a relação com a própria natureza. O cuidado deve ser resgatado pelo ser humano como modo de ser, No capítulo 8, elenca-se as ressonâncias do cuidado que são: I) o amor como fenômeno biológico; II) a regrada de ouro da justa medida com a natureza e sua dor; III) a ternura vital; IV) a carência essencial; V) a cordialidade fundamental; VI) a convivialidade necessária; VII) a compaixão radical. No capítulo 9, aborda-se as concretizações do cuidado: o devido cuidado com o nosso único planta que vivemos e sobrevivemos, a Terra; o cuidado com o próprio nicho ecológico que o ser humano faz parte; o cuidado com a sociedade sustentável para se ter a devida consciência, atitude e relação de convivência com a natureza; a relação com o outro de modo animus (ânimo) e anima (alma); o cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos, o que se deve inseri-los e inclui-los no sistema mundo que vivemos; o cuidado com o corpo em relação à saúde e à doença, para saber estar em harmonia consigo mesmo pela natureza, em mente sincronizada e sintonizada com corpo e espírito; o cuidado com a cura integral do ser humano, na sua maneira plena de viver em busca do equilíbrio; o cuidado com a alma em relação aos anjos (luzes) e demônios (sombras/vícios) para alcançar Deus no coração e na vida; o cuidado com a grande travessia, ou seja, a morte, para estar em paz interior consigo mesmo na relação com o próximo e com a natureza. No capítulo 10, elenca as patologias do cuidado que são a negação de cuidar, a obsessão e o descuido; E no capítulo 11, mostra os exemplos de cuidado, que são das mães e das avós, de Jesus, que foi um grande cuidador de seres humanos, de Francisco de Assis, que teve uma fraternura universal com as pessoas, de Madre Teresa de Calcutá, que foi sempre misericordiosa, de Irmão Antônio, cativador de sorrisos em rostos tristes, de Mahatma Gandhi, que fez da política um tipo de cuidado com o povo,, de Olenka e Tânia, cuidados da hospitalidade que salva, do profeta Gentileza, princípio de cultivar relacionamentos do Feng Shui, filosofia orientação chinesa do cuidado, de como organizar um jardim, uma casa, de como organizar elementos presentes no ambiente nas culturas históricas. O Tao , integrado ao Feng Shu, integra a representação da realidade inefável, que busca unir caminho e método, que se projeta na unificação do equilíbrio e da harmonia do Cosmos. E o Feng Shui se apresenta como ética ecológica e cósmica de como cuidar da correta distribuição da energia (chi) no universo inteiro, ou seja, refazer a aliança de simpatia e amor com a natureza. Na conclusão, o cuidado e o futuro da Terra são colocados como missão para o ser humano transcender, ou seja, ultrapassar as barreiras do materialismo e consumismo, mas encontrar espaço e tempo da integração plena para o infinito, aflorar a justiça da vida na Terra, como pátria e mátria de todos. O livro é lindo com uma mensagem plena de conscientizar e contemplar a responsabilidade humana sobre todos os seres no planeta. Recomendável por sua mensagem, beleza e despertar de consciência para uma atitude mais responsável, solidaria e sustentável.

Dani 16/07/2022

Odisseia do cuidado
O autor desmembra as diversas facetas do cuidado. Ele começa com a fábula-mito do cuidado e termina com exemplos de aplicação exemplar do cuidado na nossa sociedade. As vezes escreve de forma excessivamente apaixonada pelo tema, o que torna a leitura um pouco maçante, mas de modo geral vale a leitura.

Lucas Kayzan 03/01/2023

Modo-de-ser-cuidado
Melhor livro sobre a relação entre cuidado e ecologia. Apresenta conceitos fundamentais para compreender a dinâmica do nosso tempo e a necessidade de mudança do nosso modo de conduzir a vida, sobretudo ao destacar o modo-de-ser-trabalho x modo-de-ser-cuidado. Propõe uma ética do humano que desemboca na compaixão pela terra.