Tornar-se Pessoa

Resenhas - Tornar-se Pessoa

1 | 2 | 3 | 4

Isamar 22/04/2024

Esperava mais
Primeiro livro que leio do Carl Rogers e achei bem complexo e repetitivo. Os primeiros capítulos tem bastante termos técnicos e que deixa a leitura cansativa. Conforme fui avançando na leitura o texto foi ficando difícil de ler, só não desisti porque não gosto de abandonar uma leitura. Mas, para quem é psicólogo ou gosta da psicoterapia e da abordagem centrada na pessoa pode navegar com prazer na leitura.

Kael.Paulino 18/02/2024

Sobre o processo de tornar-se
Na busca de decidir a minha abordagem na graduação, pedi indicação de um livro de Rogers a um professor. Ele me indicou ?Tornar-se pessoa?. A princípio, eu já imaginava que seria uma leitura desafiadora e, de fato, foi. Na minha opinião, o livro deveria ser dividido em dois, pois tem diversas temáticas que são interessantes, válidas, mas que não deveriam ter sido tão debruçadas. Abandonei, retomei, abandonei e retomei de novo. Finalmente, conclui e o que posso dizer: é um bom livro, abre espaço para discussão sobre a Abordagem Centrada na Pessoa, como Rogers entendia o processo psicoterapêutico e seus desdobramentos - como o tripé da ACP e a evidência da importância da relação terapêutica no setting - e até mesmo a visão de Rogers sobre a educação humanista.

Enfim, apesar de desafiante, vale a pena.

Alice 15/02/2024

Tornar-se pessoa
A pessoa torna-se no que é, como o paciente diz com tanta frequência durante a terapia. O que isto parece querer indicar é que o indivíduo se torna ? na sua consciência ? aquilo que é ? na experiência. O indivíduo é, por outras palavras, um organismo humano completo e em pleno funcionamento.

Andrecruz.psi 11/02/2024

ACP
O prof. Carl Rogers nessa obra apresenta um pouco do que é a ACP (Abordagem centrada na pessoa), abordagem idealizada por ele.

Trata-se um compilado de artigos que ele escreveu para tratar sobre a psicoterapia.

Excelente a forma como ele coloca a pessoa como o centro do seu fazer psicologia.

Trata-se de uma abordagem em que o indivíduo é visto como ele é e não baseado em suposições e acontecimentos passados.

Caso eu não fosse me debruçar sobre a logoterapia e a TCC, com certeza essa seria a abordagem da minha clínica.

É uma leitura muito técnica, mas que permite o leitor de pouco, ou quase nenhum conhecimento em psicologia,
compreender sem muito alarde.

Então essa é mais uma daquelas leituras que seria bom fazer parte da biblioteca dos psicólogos, psiquiatras ou curiosos sobre o assunto.

yonara12 31/01/2024

"uma pessoa é um processo flui- do, não uma entidade fixa e estática; um rio corrente de mudanças, não um bloco de material sólido: uma constelação de potencialidades continuamente mutáveis, não uma quantidade fixa de traços."

Maria9458 30/01/2024

Tornar-se Pessoa - Carl Rogers

Rogers foi genial ao escrever "Tornar-se Pessoa".
Este livro destina-se não só a profissionais e estudantes da área da Saúde Mental, mas às pessoas que possuem o desejo de elevar o nível de suas relações interpessoais, ou de entender um pouco sobre o processo da psicoterapia através da abordagem humanista. Permitam-me, considerando todas as minhas limitações psiquicas e críticas, definir o autor e esta sua esta obra em uma palavra: sensibilidade. Carl Rogers consegue traduzir através de uma linguagem acessível processos muito complexos e que exigem de muita sensibilidade, experiência, reflexão e sabedoria para que sejam captados pelo consciente.

O autor fala de si, da psicoterapia, da ciência, da filosofia (com ênfase no filósofo existencialista Søren Kierkegaard), da abordagem psicoterapêutica que desenvolveu (Abordagem Centrada na Pessoa), das relações interpessoais, da educação, das ciências comportamentais, da criatividade, entre vários outros assuntos. Tudo isso baseado em ciência, experiências em campo, vivências pessoais, entre outras fontes.

4 Estrelas - Em determinado momento a escrita se torna repetitiva.

emillyzinha 11/01/2024

Esse livro me fez refletir bastante sobre ser e não apenas existir, sobre estar aberto a mudanças e desconfortos para tornar-se quem se é

Maria Paula 18/11/2023

Introdução interessante
Não conhecia muito bem a abordagem humanista e o livro esclareceu os pontos principais de sua filosofia e exemplos da prática clínica. A escrita do Rogers é fluida e ao longo da leitura senti como se estivesse assistindo a uma palestra dele. A segunda parte é um tanto repetitiva, acredito que o livro poderia ser menor mas entendo a inclusão do autor de seus artigos, com descrições dos métodos, etc, para fundamentar sua teoria. Leitura fundamental para estudantes de Psicologia, psicólogos, outros profissionais e interessados na área, já que possui linguagem acessível e oferece uma filosofia excelente para os relacionamentos interpessoais.

let 26/09/2023

Ótimo!!!
Leitura obrigatória da faculdade mas muito bom, recomendo!!!! Me rendeu várias crises existenciais mas num bom sentido ok

Lua ð 25/09/2023

Um livro despretensiosamente surpreendente
Carl R. Rogers foi um grande pensador das relações humanas e Tornar-se pessoa é sem dúvida uma obra-prima. Esse foi meu primeiro contato com a escrita rogeriana e, de imediato, fiquei maravilhada com a sensibilidade transmitida em cada página. Posso afirmar que esse livro é a melhor porta de entrada para aqueles que desejam ingressar nos estudos da Abordagem Centrada na Pessoa.

Apesar de não ter uma leitura densa e com termos de difícil compreensão, esse livro merece ser lido aos poucos, como quem degusta um vinho, considerando a qualidade do conteúdo. Tornar-se pessoa é uma leitura que ultrapassa os campos da relação entre cliente e terapeuta e apresenta uma linguagem, na maioria dos capítulos, acessível para quem interessar ler. Considerando a impecável descrição da dinâmica das relações interpessoais para além do contato profissional, trata-se de uma leitura obrigatória não apenas aos estudantes de psicologia e outras áreas da saúde, como também para todos os que estão no processo de se tornarem pessoas.

Embora a escrita do autor tenha pouco rigor teórico, foi uma leitura incrivelmente esclarecedora no que se refere à descrição de um 'jeito de ser' da pessoa humana. Rogers tem uma grandiosidade no modo de escrita que prende o leitor do início ao fim, além de que, ao ler Tornar-se pessoa pela primeira vez, é muito provável se interessar por outras de suas obras. Esse livro me dividiu entre antes e depois. Recomendo a todos.
Wivy.Lima 26/09/2023minha estante
Depois dessa resenha, sou obrigado a adicionar pra lista ??

Massasa 01/09/2023

Tornar-se pessoa
Gostei bastante das reflexões de Rogers sobre o caminho que tem sido traçado em certas abordagem da psicologia contemporânea ( o cognitivismo e a psicanálise) acredito que nos tempos atuais é necessário que haja a ascensão de uma abordagem que veja o ser humano como ser de possibilidades múltiplas e dono de seu caminho.

Movio 16/05/2023

Por incrível que pareça, me surpreendi. Em particular, não gosto muito da abordagem humanista que Rogers propõe, mas o livro me surpreendeu. Gostei muito de alguns capítulos e das narrativas clínicas. Gostei da expreiência.

Gabriel.Bavaresco 09/05/2023

Humano.
Rogers é de longe um dos melhores escritores da Psicologia. É muito fácil se encontrar preso nas suas dissertações e não só pela qualidade de escrita, mas também pelas suas ideias de Ser Humano serem tão incomuns quando comparadas as outras abordagens da ciência psicológica.
É lindo, a acp e a abordagem humanista te abraça de forma que a cada leitura você pense "É, no final ta tudo bem".
Não recomendaria o livro para leigos ou aos poucos habituados com a Psicologia, mas a todos os meus futuros amigos de profissão e aos meus colegas de universidade que DESEJAM fazer a diferença e promover cura.

Mareufq 13/02/2023

A aceitação incondicional positiva
?Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo?. Julgo que aprendi isto com meus clientes, bem como através da minha experiência pessoal - não podemos mudar, não podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos?

pepa! 08/01/2023

Rogers e o Humanismo.
Esse livro não foi uma leitura obrigatória, tão pouco uma leitura para me entreter. Eu achei interessante dar uma chance e tentar ler algo do próprio precursor do da psicologia humanista!

Não foi uma leitura fácil, mas em vários pontos foi interessantíssima e enriquecedora. Quero buscar ler mais livros da minha área e é gratificante poder ir compreendendo mais ela aos pouquinhos!

1 | 2 | 3 | 4