Tornar-se Pessoa

Resenhas - Tornar-se Pessoa

1 | 2 | 3 | 4

Nathália 27/02/2022

Necessário
Livro importantíssimo para qualquer pessoa. A grande metade contém pensamentos filosóficos do autor sobre como nós desenvolvemos como pessoas, principalmente em uma relação terapêutica. Rogers é um amorzinho e extremamente necessário para a psicologia.

Juli 26/01/2022

EMPATIA
Muito interessante! Não sou formado na área de Psicologia, e em algumas partes não tive o entendimento que seria adquado, porém, foi possivel entender bem a essência explicada pelo escritor. Seu trabalho como terapeuta está focado em uma empatia profunda com seus cliente.

Seu trabalho, entre ele e seu cliente, é estar conectado através desta empatia que vai se aprofundado a cada entrevista, gerando no cliente gradativamente um auto conhecimento revelador e transformador.

Explicação a cima bem superficial!!!

???

Laurinha 23/01/2022

É um livro muito bom e cativante. Carl Rogers traz uma visão humanista de uma forma muito interessante e didática. Em muitos momentos me senti em uma conversa muito enriquecedora.

M.F.Morningstar 11/01/2022

Contraditório
Tive que ler este livro na minha graduação (Psicologia) e confesso que só cheguei ao final do livro por obrigação da disciplina. A escrita por muitas vezes se torna cansativa e contraditória, em alguns momentos se diz algo e depois contradiz o que se havia dito, passa algumas páginas e novamente se contradiz, sendo um looping que se repete por muitas vezes.
Apenas não entro na questão de ser confuso por não se tratar da minha abordagem, contudo, até mesmo minha própria professora (esta que exigiu este livro como leitura obrigatória) que é da mesma abordagem do livro, não conseguia explicar metade das minhas dúvidas com relação ao livro que ela "conhece bem", o que me faz acreditar que o livro pode ser ou confuso demais ou contraditório demais.
Recomendo apenas a pessoas curiosas sobre a abordagem ou pessoas que seguem esta abordagem. As demais? Não recomendo este livro, procurem outras obras.

Nazrat 20/11/2021

Um processo
Uma leitura ao mesmo tempo prazerosa e constitutiva de uma visão acerca da pessoa, baseada na valorização de sua subjetividade e liberdade. Sempre é enfatizado o tripé da ACP (congruência, aceitação incondicional e empatia) de forma a se mostrar aplicável nós mais diversos contextos. Embora uma teoria bem enxuta, se comparada a outras abordagens psicológicas, a ACP se mostra viável não apenas no seu próprio contexto clínico, mas como uma visão possível e (no meu entendimento) necessária para qualquer psicoterapeuta.

Rey 23/06/2021

Espetacular
Faz tempo que eu queria ler este livro na íntegra. Antes, eu tinha lido apenas dois capítulos, no entanto, quando decidi lê-lo por completo, não me arrependi.

As experiências e as descobertas de Rogers para a Psicologia comprovam por que o humanismo se tornou uma terceira força. Seu propósito era de proporcionar uma sociedade autêntica e autorrealizada, sem qualquer controle e manipulação, através de uma relação acolhedora e empática.

Bruna 19/04/2021

"Sinto um forte receio de que o desenvolvimento das ciências do comportamento possa ser utilizado para controlar o indivíduo ou para aliena-lo da sua personalidade. Todavia, é minha convicção que estás ciências poderiam ser utilizadas para realçar o valor da pessoa."

Já não sou a mesma que iniciou a leitura.

Indicaria para qualquer pessoa.

Seu defeito é ser repetitivo.

Lucas1429 04/04/2021

Tornar-se Pessoa, de Rogers, é uma excelente reunião de artigos que visam introduzir o leitor ao desenvolvimento teórico e de valores presentes na obra do autor.

As exposições são bastante claras e a escrita de Rogers é concisa, ele é bastante honesto quanto às limitações do que percebeu e se atem bastante ao rigor científico, sem esquecer-se da pessoa ? tema, por sinal, muitíssimo bem discutido no artigo Pessoa ou Ciência, do livro.

Para quem deseja conhecer mais sobre a Abordagem Centrada na Pessoa, parece-me uma introdução ideal com toda a conceituação principal reunida, os conceitos centrais reaparecem bastante, então é difícil de esquecê-los.

Por mais que seja separado em artigos, a leitura é leve e fluída, com exceção de um ou dois artigos mais expositivos, onde Rogers reúne um verdadeiro leque de publicações de artigos acadêmicos e os explica para depois fazer seu ponto, o que pode ficar maçante. Para além disso, é excelente.

Charles 22/02/2021

Ótimo livro
Nesse livro Carl Rogers sintetiza todos os seus trabalhos levando suas teorias para um público mais leigo, em cada capítulo aborda um tema que pode ser lido isoladamente, caso o leitor queira. Será relatado um pouco da biografia de Rogers e sobre sua visão de como deve ocorrer uma relação entre duas pessoas para que está tenha um efeito terapêutico, o que vai alem do campo da psicologia e pode ocorrer em setores administrativos, educacionais, familiar e etc. Rogers afirma que todos os indivíduos tem potencial para atingir a maturação, processo esse em que o indivíduo se torna livre para "ser quem ele é" e em uma relação de ajuda uma pessoa só vai poder auxiliar a outra com eficiência caso está já tenha atingindo esse estágio. Rogers vai definir o estágio do cliente em terapia como 7 processos que são como evoluções de uma pessoa no processo maturacional, após chegar no último estágio o indivíduo busca uma filosofia pessoal e torna-se mais individualizado. O livro também vai abordar temas importantes como questões éticas e filosóficas, Rogers vai falar sobre o sentido da vida, sobre seu olhar sobre a psicologia centrada na pessoa como ciência e vai mostrar seu conflito teórico com o de Skinner sobre a visão de uma ciência do comportamento.
Ponto negativo: livro bem repetitivo.
Ponto positivo: Rogers tem uma maneira interessante de escrever na qual ele faz uma afirmação teórica e posteriormente mostra como isso será pensado pelo paciente ou pelo terapeuta em um cenário hipotético. Isso torna o livro mais fácil de ser compreendido no âmbito da subjetividade.
Nota:8
@psicologia_e_livros

Luis 07/02/2021

Aceitar a pessoa que se é
Este excelente livro foi escrito por Carl Rogers, fundador da psicoterapia de Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), através da qual promove uma aceitação radical de si mesmo em seus clientes. Os capítulos desse livro discorrem sobre as justificativas e as consequências desta auto-aceitação. É um livro conceitual, com discussões filosóficas sobre livre-arbítrio, possibilidades dessa abordagem na educação, e uma comparação com os propósitos da ciência do comportamento, como propõe Skinner.

No entanto, aponto aqui que a leitura não é das mais fluidas e as transcrições de diálogos de psicoterapia não ajudam para explicar os pontos propostos. No final das contas, o livro serviu como ótima introdução ao pensamento de Rogers e uma posição filosófica perante a vida.

fabiele :) 05/02/2021

Esclarecedor
Um bom livro, traz algumas reflexões da importância de ouvir o outro e aprendermos a não julgar tão rapidamente. Alguns passos importantes para termos bons resultados na estrada que é ajudar o outro.
O livro é composto por artigos então também pode ser lido em partes, alguns são muito interessantes e outros (na minha opinião) repetitivos e arrastados.
Mas pra mim, foi um livro que agregou bastante, valeu a pena a leitura.

Ederson.Lima 15/10/2020

Livro fundamental para Psicologia humanista
Quem pretende iniciar uma jornada pelo campo da Psicologia humanista pode sem sombra de dúvidas ler essa obra incrível de Carl Rogers que fala sobre como é a sua abordagem de Psicologia na prática e quais são os requisitos necessários para que ela seja posta em prática. O livro não é exclusivo para profissionais psicólogos, mas para todas as pessoas que se interessem pelo humanista-existencial. A obra fala desde a experiência dentro da psicoterapia, uma proposta de relação professor aluno com o ensino centrado no estudante até como poderia ser uma relação entre países se fosse posta em prática os preceitos da abordagem criada por Rogers. E finaliza com uma crítica a outra abordagem da Psicologia que estuda as ciências do comportamento citando o ícone do behaviorismo Dr. B.F. Skinner. Sem dúvida uma obra prima da Psicologia do século XX.

Raiane.Moral 21/09/2020

Humanismo Rogeriano, terapia centrada na pessoa... Ampliando conhecimentos!!

Isadora.Sodre 22/06/2020

Você não nasce. Você se torna. A leitura foi um pouco difícil no meio. Mas acabou sendo interessante saber mais sobre seus pensamentos além das aulas.

1 | 2 | 3 | 4