O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

rtilsfa 29/03/2024

Surpreendente
Não foi bem o que eu esperava, mas não é por isso que deixa de ser bom. Também não é o tipo de livro que costumo ler, a historia é mais como um conto. A narrativa é direta e clara, bem gostosa de ser lida, a historia também é fascinante, não deixa a desejar. Pela sinopse pensei que seria um livro mais de reflexão, e é, mas não do jeito direto que pensei que seria, os momentos de refletir são indiretos, ocultos, quase Imperceptível.
Resumo: Me surpreendeu, pois pensei que seria uma leitura maçante, já que não é faz o estilo de livro que costumo ler, mas na realidade foi gostosa e confortável.

Guilherme.Parada 29/03/2024

Um clássico, mas...
Não gostei muito da história. Escrita com palavras difíceis, capítulos entediantes. Um clássico, mas não me encarou.

Caco 28/03/2024

Como um Velho no Mar
Esse livro é como um velho no mar. Fraco, sem energia e o solavanco do barco que te leva até a náusea. Santiago e sua aventura num mar que só não é mais profundo que uma piscina de bolinhas.

Recomendo para todos que tem glaucoma literária, ou seja, querem enxergar mais do que podem ver.

Nota: 3,67 (0 a 10,5)

Raya 27/03/2024

Que livro!
?Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu? - Nada ? Fui longe demais, foi isso."

Que livro bom!
Como pode escrever desse jeito?!!

Clarissa130 26/03/2024

?É estupidez não ter esperança?
Há muito tempo eu queria ler ?O velho e o mar?, considerando sua fama, mas especialmente por causa da música de Rubel que carrega o mesmo título e pela qual sou fascinada? Após tanta expectativa, meu maior receio era de que me frustrasse, que não gostasse da leitura, que em mim o livro nada despertasse. Acontece que o receio durou muito pouco: a narrativa é fascinante!
Hemingway narra a história de um velho pescador, outrora viril e afortunado, que agora enfrenta dificuldades para prover seu sustento. Após 84 dias sem conseguir pescar nada, o velho lança-se ao mar, sozinho, determinado a mudar sua sorte, ainda que essa empreitada tenha como custo a sua vida?
Acredito que poucas vezes me vi tão tensa e esperançosa pelo desenrolar de uma história. A cada página que passava e diante de tamanho esforço, torcia para que Santiago, o velho pescador, obtivesse sucesso, fosse por merecimento ou até mesmo por pena. O peixe representa para Santiago a vitória sobre os maus tempos e a força que a velhice subtrai dele. E é essa representação que torna a história extraordinária, tendo em vista que podemos extrapolar a determinação e a jornada de Santiago para identificar nossos próprios processos acerca dos nossos objetos de desejo.
Amei!
10/2024?

Lucas de Castro 26/03/2024

A sorte vem em várias formas e tamanhos
Uma história simples sobre um ordinário pescador caribenho, mas uma grande aula sobre determinação, coragem e resiliência. Indispensável!

Camila1586 24/03/2024

Obstinado
Hemingway aborda questões universais da condição humana, como coragem, perseverança e resiliência diante da derrota. Santiago personifica a determinação inabalável de continuar lutando, mesmo quando enfrenta desafios aparentemente insuperáveis. Sua jornada solitária e sua luta com o peixe se tornam uma metáfora poderosa da luta humana pela vida, dignidade e significado em um mundo implacável.

LucAlio.CAmara 24/03/2024

Origem: EUA
Páginas 126

Ficção

Sobre o que achei:

"O Velho e o Mar" é um livro clássico e atemporal que narra a história de Santiago, um pescador idoso e solitário, e sua épica batalha com um gigantesco peixe no mar. A obra explora temas como a luta pela sobrevivência, e a resiliência humana.

A relação entre Santiago e o peixe simboliza a luta do homem contra as forças da natureza, além de trazer à tona questões sobre o sentido da vida e a busca pela dignidade.

Adorei a simplicidade da linguagem na narrativa!

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?

Pedro.Inocente 24/03/2024

?O homem pode ser destruído, mas nunca derrotado?
Simplesmente um dos melhores livros que li na vida, primeira leitura de um livro do Hemingway e já virou o meu autor americano favorito e um dos, no geral!
Apesar de Hemingway dizer que na obra não há simbolismos, ainda sim fica aquela dúvida se o autor não quis transparecer coisas da vida dele, pois o livro nos traz muitas reflexões como a grande diferença entre a juventude e a velhice, a questão da solidão, a diferença entre a expectativa e a realidade, com a quebra da expectativa, relação com a natureza, e muito mais coisas?
Enfim, livro lindíssimo, que com certeza nos faz refletir sobre a vida, recomendo demais!!! ???

Gustavo 23/03/2024

É como uma pescaria
Fui à busca de um clássico recente, de leitura rápida, pra me entreter. "O Velho e o Mar" realmente parece uma pescaria: os 2/3 iniciais da história são arrastados, silenciosos, algumas vezes monótonos.

O livro ganha novo fôlego quando o acontecimento mais esperado começa a se concretizar. A partir daí, o leitor entra num grau de envolvimento com a história que traz angústia, excitação e uma forte torcida pra que o personagem principal se dê bem.

Por ser uma obra curta, vale muito a pena.

Talita 23/03/2024

Acho que peguei no momento não muito propício, a história é boa, vai muito além de um pescador, um peixe e o mar.
Sinto que poderia ter tido um impacto maior em mim.

Giovana.Azevedo 22/03/2024

Uma história diferente de tudo que já li
Simples e imersivo, Hemingway escreveu uma história sobre solidão, reflexão, e retomada do sentido próprio da vida através de uma provação. Assim, através de aventuras físicas e mentais o velho reencontra seu caminho no mar.

eveaguiar 22/03/2024

Um conto clássico de Hemingway!
Um livro de poucas páginas, é um pequeno conto. Foi o 1° livro de Hemingway que li, achei a leitura leve, fácil, mas ao mesmo tempo você precisa prestar atenção nos detalhes.
Aprendi que mesmo velho, nao podemos deixar de ir atras do nosso peixe grande. O que eu entendi tbm é que, por mais que queiramos algo, as vezes não estamos prontos pra lidar com aquilo, e acaba não dando certo.
Recomendo a leitura.

Ju_allencar 21/03/2024

Primeiro contato com Hemingway
Gostei bastante, a história é simples porém te envolve e você fica torcendo de verdade pro personagem. Durante a leitura é como se o velho estivesse conversando conosco, e nos faz participar dessa aventura junto com ele. Livro muito bom ??