O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2508 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


LenaLima 23/04/2024

Muito bom!
Como se fala desse livro sem revelar o final? Os desafios de um pescador não são muito meu interesse numa leitura, mas isso fica em segundo plano. O velho Santiago consegue parecer-nos próximo, como um tio ou avô querido. Seus sofrimentos nos afetam, olhamos para ele com o olhar do menino e lamentamos que não seja o pescador de maior sucesso do mundo. Sua persistência e paixão para com o mar o fazem merecedor daquilo que, infelizmente, ele não tem (sorte).
comentários(0)comente



Tulio.Gama 23/04/2024

Talvez esteja com impressões ainda vagas sobre esta obra, já que virei a última página há poucos minutos. A sensação de "esperava mais" me pesa, por enquanto. Busco entender um pouco mais o que faz desta obra um "clássico", ainda que reconheça muitos elementos que o fazem belo (uma história de esforço e função humana e narrativa ágil que não deixa o interesse esmorecer). Tenho ressalvas quanto a linguagem da escrita (devo pesquisar se a tradução "simplificou" um tanto), ou se isso é parte do propósito da obra. Enfim, muito bom, mas pessoalmente não me fisgou tanto (perdão do trocadilho).
comentários(0)comente



Luciano498 22/04/2024

Livro simplesmente incrível.
Apesar de ser curto e ter uma trama até que simples, ele ainda consegue te conquistar muito bem com uma narrativa absurda de boa. A forma que a jornada do personagem é contada te deixa muito interessado no desfecho e atiça muito a imaginação. Você não vai demorar muito pra terminar de ler esse livro, até porquê parece que toda página é um cliffhanger.
comentários(0)comente



moortinz 22/04/2024

Esperava mais.
Pelo o que sempre via falarem sobre este livro, esperava algo realmente muito bom, não passa de uma simples história de um pescador que não pegava um peixe sequer a aproximadamente 84 dias (84 ou 83, não me lembro ao certo agora) e que no dia 85 foi surpreendido ao fisgar um peixe enorme. Pronto, a história gira em torno disso.

Talvez o autor tinha como objetivo demonstrar qualidades como resiliência, persistência, coragem, força... Mas ele fez isso bem meia boca, há livros melhores que tratam sobre este tema.

Não recomendo.
comentários(0)comente



Douglas14 21/04/2024

Li este livro em uma viagem para fazer o visto americano, livro sensacional, com uma história de humildade e superação do nosso velho Santiago.
comentários(0)comente



Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Uma salvação à vida e uma contemplação da natureza. Lindo, inspirador e uma mistura de fantasia com factível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mila105 18/04/2024

Um livro que aguça a imaginação, tão leve que em uma tarde li.
É instigante a forma que o Velho recupera suas energias, as táticas para denscansar, comer, autoconselhos e tudo isso enquanto está persistindo segurando o peixe.
Meu primeiro audiobook e foi uma experiência renovadora.
Que nos faz querer ter uma amizade igual ao do Menino e o Velho.
Que nos faz querer ser fortes e ter fé tamanhas como a que tem o Velho.
comentários(0)comente



Hygor.Zorak 18/04/2024

Fábula poderosa
O Velho e o Mar é muito mais do que a história de um pescador ou de um herói ao estilo americano. É uma fábula sobre o processo de individuação, com o velho sábio, o peixe ego, o mar mente e a criança divina.
comentários(0)comente



May 16/04/2024

O Velho e seu Peixe ??
Uma história fascinante, que fala sobre um velho pescador fracassado pela vida e seu peixe da espécie Espadarte. O livro também foca muito na determinação, superação com um toque de perigo.
O velho Santiago queria mostrar para todos que ainda é um bom pescador, então ele partiu para uma aventura no alto do mar, onde Santiago vai enfrentar noites frios e chuvosas, lutará com tubarões, tudo isso para conquistar o seu peixe.
comentários(0)comente



Lane Bez 16/04/2024

É literalmente uma história de pescador, que pegou um dos maiores peixes de sua vida.
Que eu achei entediante, ainda bem que é curtinho.
comentários(0)comente



Tatiane256 15/04/2024

O velho e o mar
?Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.?
comentários(0)comente



Luiso 15/04/2024

Percepções de uma resenha do yt
"O Mar sempre foi o retrato da psique humana"
"O Homem precisa vencer o mar todo dia" precisa?

Homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.. enfrentar a depressão. Não precisamos embater o mar, mas superar sim suas próprias forças e problemas para poder aceitar a si mesmo. Conversa com a mão: autoconhecimento, aprender de seus limites e usa-los.
comentários(0)comente



Julia5048 15/04/2024

Um clássico leve, tranquilo de ler.
Me peguei angustiada durante a luta pela vida do velho.
É um livro curto, mas de uma grandeza imensa.
Não tenho muito o que dizer sobre, é mais para refletir.
comentários(0)comente



@brunologan7 14/04/2024

Nem sempre vencer, mas lutar
No dia 85 as coisas hão de melhorar. Assim pensava o velho Santiago, um senhor que não tinha sucesso em suas empreitadas no mar há 84 dias, e por isso era tido como o mais azarado dos pescadores diante da comunidade onde vivia.

Neste clássico da literatura mundial, nós acompanhamos a jornada solitária do senhor Santiago em busca do seu sustento e de mostrar o seu valor aos seus semelhantes. Ele que, embora seja muito respeitado pelo seu jovem amigo Manolin ? a quem ensinou tudo sobre pescaria ? sente o ímpeto de não se render ao fracasso que vem acumulando.

O velho pescador parte sozinho, e protagoniza uma aventura inesperada, pois acaba pescando um peixe maior que o próprio barco e que não se rende fácil. Daí em diante acompanhamos uma série de monólogos do velhinho, em sua solidão no mar que é apenas um reflexo da solidão que é a sua própria vida pacata e paupérrima.

Cheio de lições que podem ser facilmente interpretadas por múltiplas perspectivas, este livro me emocionou bastante. Em muitos momentos me vi na pele do senhor Santiago e por muitas vezes fui confrontado por ele e sua resiliência inabalável.
comentários(0)comente



2508 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR