O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

LenaLima 23/04/2024

Muito bom!
Como se fala desse livro sem revelar o final? Os desafios de um pescador não são muito meu interesse numa leitura, mas isso fica em segundo plano. O velho Santiago consegue parecer-nos próximo, como um tio ou avô querido. Seus sofrimentos nos afetam, olhamos para ele com o olhar do menino e lamentamos que não seja o pescador de maior sucesso do mundo. Sua persistência e paixão para com o mar o fazem merecedor daquilo que, infelizmente, ele não tem (sorte).

Tulio.Gama 23/04/2024

Talvez esteja com impressões ainda vagas sobre esta obra, já que virei a última página há poucos minutos. A sensação de "esperava mais" me pesa, por enquanto. Busco entender um pouco mais o que faz desta obra um "clássico", ainda que reconheça muitos elementos que o fazem belo (uma história de esforço e função humana e narrativa ágil que não deixa o interesse esmorecer). Tenho ressalvas quanto a linguagem da escrita (devo pesquisar se a tradução "simplificou" um tanto), ou se isso é parte do propósito da obra. Enfim, muito bom, mas pessoalmente não me fisgou tanto (perdão do trocadilho).

Luciano498 22/04/2024

Livro simplesmente incrível.
Apesar de ser curto e ter uma trama até que simples, ele ainda consegue te conquistar muito bem com uma narrativa absurda de boa. A forma que a jornada do personagem é contada te deixa muito interessado no desfecho e atiça muito a imaginação. Você não vai demorar muito pra terminar de ler esse livro, até porquê parece que toda página é um cliffhanger.

moortinz 22/04/2024

Esperava mais.
Pelo o que sempre via falarem sobre este livro, esperava algo realmente muito bom, não passa de uma simples história de um pescador que não pegava um peixe sequer a aproximadamente 84 dias (84 ou 83, não me lembro ao certo agora) e que no dia 85 foi surpreendido ao fisgar um peixe enorme. Pronto, a história gira em torno disso.

Talvez o autor tinha como objetivo demonstrar qualidades como resiliência, persistência, coragem, força... Mas ele fez isso bem meia boca, há livros melhores que tratam sobre este tema.

Não recomendo.

Douglas14 21/04/2024

Li este livro em uma viagem para fazer o visto americano, livro sensacional, com uma história de humildade e superação do nosso velho Santiago.

Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Uma salvação à vida e uma contemplação da natureza. Lindo, inspirador e uma mistura de fantasia com factível.

Mila105 18/04/2024

Um livro que aguça a imaginação, tão leve que em uma tarde li.
É instigante a forma que o Velho recupera suas energias, as táticas para denscansar, comer, autoconselhos e tudo isso enquanto está persistindo segurando o peixe.
Meu primeiro audiobook e foi uma experiência renovadora.
Que nos faz querer ter uma amizade igual ao do Menino e o Velho.
Que nos faz querer ser fortes e ter fé tamanhas como a que tem o Velho.

Hygor.Zorak 18/04/2024

Fábula poderosa
O Velho e o Mar é muito mais do que a história de um pescador ou de um herói ao estilo americano. É uma fábula sobre o processo de individuação, com o velho sábio, o peixe ego, o mar mente e a criança divina.

May 16/04/2024

O Velho e seu Peixe ??
Uma história fascinante, que fala sobre um velho pescador fracassado pela vida e seu peixe da espécie Espadarte. O livro também foca muito na determinação, superação com um toque de perigo.
O velho Santiago queria mostrar para todos que ainda é um bom pescador, então ele partiu para uma aventura no alto do mar, onde Santiago vai enfrentar noites frios e chuvosas, lutará com tubarões, tudo isso para conquistar o seu peixe.

Lane Bez 16/04/2024

É literalmente uma história de pescador, que pegou um dos maiores peixes de sua vida.
Que eu achei entediante, ainda bem que é curtinho.

Tatiane256 15/04/2024

O velho e o mar
?Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.?

Luiso 15/04/2024

Percepções de uma resenha do yt
"O Mar sempre foi o retrato da psique humana"
"O Homem precisa vencer o mar todo dia" precisa?

Homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.. enfrentar a depressão. Não precisamos embater o mar, mas superar sim suas próprias forças e problemas para poder aceitar a si mesmo. Conversa com a mão: autoconhecimento, aprender de seus limites e usa-los.

Julia5048 15/04/2024

Um clássico leve, tranquilo de ler.
Me peguei angustiada durante a luta pela vida do velho.
É um livro curto, mas de uma grandeza imensa.
Não tenho muito o que dizer sobre, é mais para refletir.

@brunologan7 14/04/2024

Nem sempre vencer, mas lutar
No dia 85 as coisas hão de melhorar. Assim pensava o velho Santiago, um senhor que não tinha sucesso em suas empreitadas no mar há 84 dias, e por isso era tido como o mais azarado dos pescadores diante da comunidade onde vivia.

Neste clássico da literatura mundial, nós acompanhamos a jornada solitária do senhor Santiago em busca do seu sustento e de mostrar o seu valor aos seus semelhantes. Ele que, embora seja muito respeitado pelo seu jovem amigo Manolin ? a quem ensinou tudo sobre pescaria ? sente o ímpeto de não se render ao fracasso que vem acumulando.

O velho pescador parte sozinho, e protagoniza uma aventura inesperada, pois acaba pescando um peixe maior que o próprio barco e que não se rende fácil. Daí em diante acompanhamos uma série de monólogos do velhinho, em sua solidão no mar que é apenas um reflexo da solidão que é a sua própria vida pacata e paupérrima.

Cheio de lições que podem ser facilmente interpretadas por múltiplas perspectivas, este livro me emocionou bastante. Em muitos momentos me vi na pele do senhor Santiago e por muitas vezes fui confrontado por ele e sua resiliência inabalável.