O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

claudioschamis 11/02/2009

Não poderia deixar de listar esse livro que li na minha infância e que até hoje me lembro dele. Um livro cheio de mistérios, com uma linguagem fácil e uma trama muito bem bolada. O livro gira em torno de um grupo de garotos que correm para desvendar o mistério da falsificação de figurinhas de um album. Inesquecivel. Acredito que recomendado para crianças e adultos.
Fernanadomalacc 14/02/2011minha estante
kkk eu li este livro quando eu era pequeno,ai estes dias peguei ele da minha gaveta e começei ler denovo e muito bem bolado as coisas,acho que agrada a todas idades

Ney 30/01/2013minha estante
Realmente é um livro fantástico, uma viagem única no universo da turma do Edmundo, Berenice, Gordo, Pituca, o Mr. e seu ajudante que só consegue falar "Saludos Amigos". Recebi este livo do meu pai e agora transfiro ao meu filho, ele iniciou a leitura no domingo dia (27-01-13) está adorando a leitura.

PRI 04/08/2013minha estante
Ahh maravilhoso ,li quase todos.

Diego 18/04/2014minha estante
Concordo, foi esse livro que me introduziu no mundo da leitura aos 11 anos de idade, e hoje, aos quase 25 anos ainda me recordo de detalhes, como analisar o percurso do contrabandista de forma inversa. Se eu levar em consideração o fato de esse livro ter me tornado um leitor assíduo, e que livros mudam as pessoas, posso afirmar que minha vida seria muito diferente se não o tivesse lido a 14 anos atrás!

Andrea Fregnani 01/12/2020minha estante
Esse livro também fez parte da minha infância, agora estou relendo com minha filha de 10 anos, ela está super envolvida com a trama.

Pxtð®âð¨ 11/03/2023minha estante
Muito bom esse livro!!!
Me diverti muito lendo

Julia.Costa 30/12/2023

Esse livro salvou minha infância
Todas as chances q eu tinha de crescer e não ser dodói foram eliminadas pelos livros da turma do gordo
Mireille 30/12/2023minha estante
Adorei

Isa 30/12/2023minha estante
esse livro eh de fato um sentimento

folkloreeed 30/12/2023minha estante
NOSSA EU AMO ESSE LIVRO, PRECISO RELER

Duda gilmore 06/06/2023

Minha resenha do gênio do crime
Li por causa do colégio,mas acabei gostando bastante!
O gênio do crime e um ótimo livro para jovens 12/12/14/15 que gostam de casos criminais.
Clara R.â. 05/07/2023minha estante
Muito chato

Duda gilmore 05/07/2023minha estante
Q CHATO OQ!!! E INCRÍVEL ESSE LIVRO!

Samira 24/07/2023

Muita diversão em conferir as aventuras da turma do gordo
Com um toque de investigação e mistério três crianças vão ser designadas a descobrir a localização de uma fábrica clandestina de impressão de figurinhas mas nada vai ser tão simples e será necessário muito da inteligência do nosso ilustre personagem Bolacha para desvendar esse mistério. Toda a convivência dessas crianças é regada a muita comédia além da analogia que a obra acaba fazendo a figura de Sherlock Holmes.
Amei e sem dúvida já quero ler as outras aventuras da turma do gordo.
Thaionará 24/07/2023minha estante
LEIA SANGUE FRESCO É O MELHOR

Samira 26/07/2023minha estante
Concerteza já estou doida pra ler esse ?

Mariana113 04/07/2023

Livro legal. Adoraria ter lido ele na infância mas infelizmente não fui uma criança leitora (o que faz eu ficar com a sensação de que deveria ter lido muitos livros que não li e que se lesse hoje estaria perdendo um tempo que deveria ser usado para ler livros que condizem mais com minha atual fase de vida)
giuz 04/07/2023minha estante
eu tive que ler esse com 11 anos pra escola, pergunta se eu li?? Li nada

Carlos_Junior 26/07/2023minha estante
Nunca é tarde para ler um bom livro, mesmo sendo um livro infanto juvenil. Eu reli esse livro ano passado, e segue divertido como antes..

Claudinei 19/04/2011

Simples e contagiante!
Este foi um dos primeiros livros que li quando criança, lembro-me perfeitamente bem quando o terminei, a emoção que senti na ocasião. Muito tempo se passou e sempre tive vontade de lê-lo novamente, e fiquei muito feliz quando ganhei uma edição bem conservada comprada em um sebo, quase não acreditei que enfim estava com esse tesouro nas mãos.
Enfim, hoje já com uma percepção diferente dos livros, pude notar claramente que quanto mais se lê mais critico se fica, não que eu esteja fazendo esse cometário como sendo negativo, apenas uma analogia de como uma criança se encanta com histórias dedicadas à elas,por quem as sabe escrever, pois quando li pela primeira vez achava que esse era sem dúvida o melhor livro do mundo, é um bom livro que me permitiu viajar no tempo e relembrar esses momentos e firmar a idéia de que os livros são nossos amigos e guardam para nós lembranças riquissimas.
Falando da história do livro agora como eu já disse é bem simples e contagiante, você parece fazer parte da turma do Bolacha, Edmundo e Pituca, três garotos que vivem em São Paulo dos anos 70 ou 80 se não me engano,mas enfim, em uma época onde não se tinha tanta tecnologia mas ainda assim era possivel viver aventuras incriveis. Bem ao estilo detetive a história flui rápida e o final é digno de uma mini série, muito emocionante.
Uma verdadeira obra prima que encantou muitas gerações e ainda pode continuar encantando!
Andréa 27/04/2011minha estante
Perfeita sua observação do como amadurecemos como leitores e as diferenças que sentimos de uma leitura na infancia/adolescencia e anos mais tarde, já adultos. Você descreveu exatamente o que senti por esse livro que também me empolgou muito quando o li pela primeira vez.

Matheus Valei 23/07/2015minha estante
Claudinei, eu adorei sua resenha. Você soube expressar com perfeição como esses livros lidos na nossa infância marcam a gente e nos engrandecem como pessoas. Parabéns!

Lizzy 19/05/2022

O gênio do crime
O primeiro livro que eu li completo, é uma paixão secreta sabe?
É um tema bem bobo, leitura fácil, qualquer um pode ler, bem dinâmica e divertida.

Recomendo pra você que quer começar com o hábito de ler?
Maisa @porqueleio 19/05/2022minha estante
Entendo bem, um dos meus favoritos pelo mesmo motivo...

anacaleandro 24/09/2023

Leitura divertida e rápida.
Neste livro a gente acompanha a história de 3 meninos que tentam ajudar o dono da fábrica de álbuns da copa a descobrir quem era o "gênio do crime" que estava falsificando as figurinhas dos jogadores.
Apesar da história ser mais antiga e usar palavras diferentes e termos que não são bem vistos hoje em dia, eu achei a leitura divertida.
Gostei do desenrolar da trama e também dos personagens, principalmente do Bolachão, que era um verdadeiro gênio!
Recomendo para quem está iniciando o hábito de leitura, pois a escrita é fluida e a história é simples.
Vehalcantara 24/09/2023minha estante
Amo esse livro com todo o meu coração

Vinni.Alves 06/10/2017

O GÊNIO

Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.
Helena.Ramos 06/10/2017minha estante
Muito bom, Vinni. Parabéns (Helena)

Poliany 19/08/2017

Minha infância em um livro!
Pensando aqui no tempo em que este livro ficou guardado na minha estante esperando o momento de ser lido, confesso que me arrependo de não ter colocado-o na frente de uns títulos não tão bons assim! Uma história cheia de mistérios, gosto de infância, aventuras e muita amizade! João Carlos Marinho, gravem esse nome, é um super autor. Ele consegue inserir a história na vida da gente e eu simplesmente mergulhei de cabeça nas diversas situações dos meninos!!! Uma delícia de aventura que deve fazer uma sensação maravilhosa na cabeça das crianças! O gênio do crime, com certeza traz muitas risadas e surpresas.
revel 28/12/2018minha estante
A primeira vez que senti o prazer de ler um livro e me envolver com a história foi lendo esse livro. Eu tinha 12 anos e a professora deixou a gente escolher os livros pra ler ao longo do ano. Bateu aquele saudosismo na alma só de lembrar desse momento.

Cheiro de Livro 02/04/2019

O Gênio do Crime
Acredito que João Carlos Marinho é responsável pelo meu amor por livros policiais, série de investigação. Eu lembro claramente o dia que fui a estante de livros onde a coleção toda da Turma do Gordo ficava, eles eram da minha irmã, e peguei um para ler. Foi paixão a primeira frase, li toda a coleção que existia na minha casa nessas maravilhosas férias de verão. Indiquei muitas vezes para amigos, dei esses livros de presente inúmeras vezes mas nunca os reli. Quando li no jornal que “O Gênio do Crime” estava fazendo 50 anos coloquei ele na minha lista de leituras, quando dias depois o João Carlos Marinho faleceu o livro pulou na lista de leitura, minha pequena homenagem a esse escritor que me encantou na infância.

“O Gênio do Crime” é um livro importante na literatura nacional por ser o primeiro livro infantil de sucesso pós Monteiro Lobato. Quando peguei o o kindle, essa releitura foi feita em maio digital porque ninguém na minha família sabe onde foi parar a coleção dos livros do João Carlos Marinho, lembrava do desfecho do livro e mais nada. A história é simples: existe um álbum de figurinhas de futebol que dá prêmios quando é completo. Há um falsário vendendo figurinhas raras e isso está levando a editora do álbum a falência. Gordo, Pituca e Edmundo são convocados pelo dono da editora para encontra o falsário, o gênio do crime.

É nessa primeira aventura que conhecemos Berenice e que começamos a conhecer a inteligência do gordo ou Bolachão. Ler um livro escrito há 50 anos tem seus momentos de estranheza também, há cenas de violência que jamais estariam em um livro hoje em dia. A aventura é envolvente, as soluções engenhosas e, podem ter se passado meio século, álbum de figurinha continuam fazendo sucesso até hoje, é só lembrar dos álbuns da Copa do Mundo.

“O Gênio do Crime” foi uma releitura tão divertida e envolvente quanto da primeira vez com o adendo de que eu me lembrava daquelas férias há anos quando descobri a obra de João Carlos Marinho.

site: https://cheirodelivro.com/o-genio-do-crime/
Lu Oliveira 02/04/2019minha estante
Nem lembrava que tinha lido esse livro, mas sua resenha me trouxe boa parte da história de volta (não me lembro do final). Que saudade!

car 25/04/2014

- Uma aventura inesquecível
Era um mês de outubro em SP, E nesse tempo a criançada só falavam no concurso de figurinhas de futebol.
Deu mania, mania forte que ficam comichando o dia inteiro na cabeça da gente e não deixava pensa em mais nada.
Quem enchia o álbum ganhava um prêmios bons e jogava-se abafa pela cidade: São Paulo estava de cócoras batendo e virando.
Batia-se de concha de mão mole, de mão mole, de quina, com efeito, de mão dura, conforme o tamanho do bolo, o jeito do chão e o personalíssimo estilo de cada um.

- Não vou contar mais kkkkk ‘ Quem tiver curiosidade só pegar para ler, Livro super legal e divertido :]] ! É tipo uma aventura de gordo.
car 24/08/2014minha estante
da hora né gente

bruno 12/04/2012

muuuuuuuuuuuito legaaaaall
é um livro muito interresante que desenvolve uma historia sobre crianças que viram detetives e investigam sobre uma fabrica clandestina...é muito bom ,eu recomendo!!!
Raquel 10/05/2012minha estante
Li esse livro umas três vezes quando tinha a sua idade! Estou vendo que gosta de histórias d crime e mistério!

Ingrid_kiki 13/04/2009

Este livro é maravilhoso. Li durante a minha infância e nunca + me esqueci. Outro dia encontrei com ele na Feira do Livro da minha cidade e não pensei 2x antes de adquirí-lo. História bem contada, escrita e desenvolvida. Muito envolvente. Vc começa a ler e não quer + deixar até terminar. Esse livro deveria virar filme! =D

Dante 11/12/2009

É tão simples, tão puro, tão ingenuo...