O Aventuroso Simplicissimus

O Aventuroso Simplicissimus Hans Jacob Christoffel von Grimmelshausen




Resenhas - O Aventuroso Simplicissimus


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Leandro 15/08/2011

O Aventuroso Simplicissimus - Hans Jacob Christoffel von Grimmelshausen
Ao contrário do DOM QUIXOTE de Cervantes (com que esse romance fascinante pode ser contrastado), O Aventuroso Simplicissimus permanece uma obra prima relativamente desconhecida do romance picaresco. É um mistério o motivo pelo qual esse retrato de uma Europa assolada pela guerra há quase 400 anos nunca foi "escalado" para virar uma superprodução de Hollywood ou um musical da Broadway.
Talvez o primeiro romance alemão nativo verdadeiro, esse livro narra a história em parte autobiográfica de um filho de fazendeiros envolvido na guerra dos Trinta Anos (1618-48), quando soldados fora da lei devastaram o interior alemão e a população foi dizimada por batalhas, assassinatos, fome e incêndios. Grimmelshausen ainda era criança quando se viu em meio às tropas beligerantes de Hessen e da Croácia. Como o menino narrador, nada omite ao descrever sua família e outros camponeses infelizes capturados e torturados por mercenários. Mesmo sem entender o quadro sombrio de violência extrema, estupros e pilhagens à sua volta, o menino descreve tudo o que vê com uma argúcia envolvente e irreverente.
Dispostas em capítulos episódicos, as aventuras de Simplicissimus são absorventes e suas descrições da guerra são particularmente emocionantes, diferentes dos boletins frios de um repórter de guerra. Ademais, suas incursões ocasionais na fantasia e na filosofia (numa época em que bruxaria, vidência e profecias estavam em voga) são de grande interesse histórico.

OBS: Resenha escrita por James Harrison e copiada do livro 1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR