O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

maria | mariaclarasb 17/04/2024

Lindo
Que conto incrível! Segunda vez que leio Saramago e amo demais! São tantas metáforas riquíssimas

Isabelly B. 14/04/2024

Autodidata
Estava com saudade de ler alguma coisa do Saramago, adoro a forma como ele escreve, mesmo que as vezes seja bem confuso.
Um conto interessante, levemente absurdo o cara pedir um barco pra navegar até uma ilha Desconhecida sem saber navegar.
Porém, "a ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, a procura de si mesma".

Vicioouss 13/04/2024

Gostar é a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. Um livro reflexivo sobre o autoconhecimento, somos ilhas desconhecidas e para que possamos nos conhecer precisamos sair da ilha.

mariaclrocha 13/04/2024

Esse livro estava guardado no armário daqui de casa e por curiosidade peguei para ler hoje, e adorei! Por ser um clássico, a escrita é bem diferente do que estou acostumada, mas ainda sim é um livro confortável de se ler, tanto que li rapidinho. Gostei muito da história, rápida e certeira mas com um significado que pode ser interpretado de um jeito maravilhoso. Não esperava que um livro tão pequeno pudesse carregar uma história tão grande, pelo menos para mim. Gostei muito!!

Kasimoes 13/04/2024

A caminha da ilha
Um conto simples mas complexo e profundo. Reflexão sobre o autoconhecimento. Tão necessário para os enfrentamentos das ondas e mares da vida.

Jessie 12/04/2024

A porta das decisões
"E por que não estás tu no palácio do rei a limpar e a abrir portas, Porque as portas que eu realmente queria já foram abertas e porque de hoje em diante só limparei barcos, Então estás decidida a ir comigo procurar a ilha desconhecida, Saí do palácio pela porta das decisões.?

Esse trecho realmente me fez refletir. Qual é a melhor hora pra se passar pela porta das decisões? Será que existe isso? Ou tudo depende da oportunidade que é colocada diante de nós?

Não achei a leitura difícil de entender, a ideia de ser algo falado em formato escrito é bem interessante e inicialmente conflituoso pro cérebro kkk depois de se adaptar com a leitura, melhorou. Enfim, possa ser que futuramente eu leia outras obras do Saramago.

Madeira 12/04/2024

Leve, intenso e poderoso
O Conto da Ilha Desconhecida" é uma fábula moderna escrita por José Saramago que nos convida a refletir sobre a busca por nossos desejos mais profundos e a importância da persistência na realização de nossos sonhos.A história gira em torno de um homem determinado a encontrar a ilha desconhecida. Ele procura a ajuda do rei, que inicialmente duvida da existência dessa ilha, mas, eventualmente, concede-lhe um barco e uma tripulação. Juntos, eles partem em busca desse lugar misterioso, enfrentando desafios e dúvidas ao longo do caminho.Saramago utiliza uma narrativa simples e cativante para explorar temas complexos como a jornada pessoal em direção à autodescoberta e a importância da perseverança diante das incertezas. O conto também levanta questões sobre a natureza da verdade, sugerindo que a verdadeira ilha desconhecida pode ser uma metáfora para os anseios e potenciais ocultos que cada um de nós busca realizar.A prosa de Saramago é caracterizada por sua habilidade em mesclar elementos filosóficos e simbólicos com uma linguagem acessível e envolvente. Ele nos convida a refletir sobre a natureza da realização pessoal e a coragem necessária para seguir em direção aos nossos objetivos, mesmo quando o destino parece incerto."O Conto da Ilha Desconhecida" é uma obra breve e impactante que ressoa com seu tom poético e sua mensagem universal. É uma leitura inspiradora que nos lembra da importância de persistir em nossas jornadas individuais, em busca da nossa própria! É leve, intenso e poderoso!

Julia5751 11/04/2024

Leitura curta e levinha
?Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar?
O livro utiliza metáforas o enredo todo, em torno da ilha e do autoconhecimento.
A ilha desconhecida é nada mais que o desejo

anacar0lina_ 09/04/2024

Precisamos sair da ilha para ver a ilha
O conto é uma metáfora sobre uma jornada de busca por uma ilha desconhecida, o que nos faz refletir que é uma busca interna por algo inatingível. Penso que é uma reflexão sobre o autoconhecimento e sobre o quanto a jornada (a busca) é mais importante que o destino, pois existe todo um desenvolvimento e construção dos personagens no caminho.

"Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."

Aléxia 09/04/2024

Indicação da Bruna Martiolo
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.?
Que livro lindo, eu pensei tanto sobre tantas coisas, curtinho, fluido, em um início de ano tão caótico não poderia ter escolhido uma leitura melhor! ?

reginae 08/04/2024

O Conto da Ilha Desconhecida
Achei bem confusa a linguagem, mas entendo que é porque é de uma época antiga e as pessoas falavam assim. Livro da escola, não tinha muito como eu fugir, e realmente não é meu estilo de leitura.

Raquele.Oliveira 07/04/2024

É necessário sair da ilha para ver a ilha
É uma narrativa profundamente metafórica que nos leva a refletir sobre a busca interior e a necessidade de explorar o desconhecido dentro de nós mesmos. Saramago nos lembra que para verdadeiramente nos conhecermos, precisamos nos aventurar para além dos limites do que é conhecido e seguro. A ideia de que todo homem é uma ilha ressalta a nossa individualidade e a nossa capacidade de nos isolarmos em nossas próprias perspectivas. No entanto, é através da jornada para fora de nós mesmos que podemos verdadeiramente compreender quem somos. Só ao sairmos da nossa zona de conforto é que podemos enxergar a ilha que somos de uma perspectiva mais ampla e clara. Assim, o conto nos lembra da importância de nos aventurarmos no desconhecido, tanto dentro de nós mesmos quanto no mundo ao nosso redor, para alcançarmos uma compreensão mais profunda e completa de nossa própria identidade e existência.

Laura.Horst 06/04/2024

Li esse enquanto fazia atendimento no sebo solidário de hoje? que livro gostoso, leve e reflexivo! feliz feliz feliz

carlosmanoelt 03/04/2024

?É necessário sair da ilha para ver a ilha.?
?O Conto da Ilha Desconhecida" do mestre José Saramago é uma obra intrigante que mergulha profundamente nas questões de identidade, busca pessoal e poder da imaginação. Saramago desafia as convenções narrativas tradicionais ao criar uma história que é ao mesmo tempo uma fábula e uma reflexão filosófica. O livro segue um homem em busca de uma ilha desconhecida, mas essa jornada se revela como uma metáfora para a busca interior e a necessidade de explorar o desconhecido dentro de nós mesmos. A escrita única de Saramago, com suas longas frases e falta de pontuação convencional, intensifica a atmosfera onírica da narrativa. Para aqueles dispostos a mergulhar na prosa intrincada e nas reflexões profundas do autor, "O Conto da Ilha Desconhecida" é uma experiência literária gratificante e enriquecedora.

Carlinha 02/04/2024

Foi super curtinho e super rápido, quando acabou achei que ainda teriam mais páginas.
Entendo a busca da ilha como buscar por si mesmo, nos conhecermos nas experiências da vida, sair de si para ver a si, sair do costume de sempre do conhecido e do seguro. Como saber se gostamos de um doce se nunca provarmos desse doce ou de outros doces? Como saber quem somos se não olharmos para nós?
As vezes agimos como se já fôssemos totalmente conhecidos da gente mesmo, que sabemos tudo de nós, mas uma virada mesmo que de leve da vida nos mostra algo novo que antes nem sabíamos que existia.