O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Mari 28/03/2024

"o sonho é um prestidigitador hábil, muda as proporções das coisas e as suas distâncias, separa as pessoas, e elas estão juntas, reúne-as, e quase não se vêem uma à outra, a mulher dorme a poucos metros e ele não soube como alcança-la, quando é tão fácil ir de bombordo a estibordo."

Nico 28/03/2024

Li esse conto por causa da escola. No primeiro momento achei a história sem propósito e chata, mas quando o livro foi discutido em sala percebi diversos aspectos que falam sobre a natureza humana. Livro interessante, mas não recomendo para qualquer um.

Sabrina 27/03/2024

Ser ilha ou não ser ilha, eis a questão...
Já disse um que "nenhum homem é uma ilha," mas aqui o outro disse "todo homem é uma ilha." Então as dúvidas aumentam...
Se todo homem é uma ilha, serão todos ilhas desconhecidas? Que para achar-se deve sair de si? Ou ir à procura de si? Ou assim que sair a procura de si mesmo com um barco, o desejo muda? O medo domina?
Um conto que merece uma transformação em animação ou filme. Poderia ser facilmente um longo livro e seria prazeroso lê-lo.

Brnprado 26/03/2024

Meu primeiro contato com o Saramago foi em ensaio sobre a cegueira, e bem... Traumatizei
Mas neste conto, com uma leitura mil vezes mais leve e rápida, pôde me trazer certas reflexões (não muitas porque sou muito literal e não consigo interpretar direito essas analógias)

Johann 25/03/2024

Uma perspectiva diferente
Saramago propõe em breves páginas, com sua narrativa envolvente, uma reflexão poderosa, acho que todo mundo conhece a citação: "é preciso sair da ilha para ver a ilha".
Ele nos convida a refletirmos sobre nós mesmos, saímos de nós para nos encontrar novamente, resignificar nós mesmos.
Um conto bem envolvente e rápido. Lindo.
Isabella.Alves 25/03/2024minha estante
??

Caroline 25/03/2024

O conto é uma ótima metáfora, com diversas reflexões.
"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós"

victoria.maria 24/03/2024

Nós (idealistas, paranóicos, sensitivos) que também procuramos coisa onde não tem até surgirem a partir disso

lay 21/03/2024

Me parece o tipo de texto que, apesar de curto, marca a sua vida inteira. com certeza a releitura é garantida por aqui.

skuser02844 21/03/2024

Muuuuito gostosinho, ainda tô tentando entender a mensagem por trás mas achei bem confortável e gostosinho, não me arrependo nem um pouco de ter lido. Rápido e confortável.

Giovana 21/03/2024

É um conto curto, mas extremamente interessante e marcante. As metáforas embutidas na narrativa prendem a atenção junto a gerar reflexões.

Isabel659 21/03/2024

O conto da ilha Desconhecida
É um conto sobre uma coisa que não existe para ninguém, porém, só basta uma acredita e ir a procura que ela se revelará.

Laureane.Andrade 18/03/2024

Um dos contos mais lindos que já li! além de criticar a burocracia dos nossos sistemas, mostra o início e a construção de uma história de amor. ninguém sabe muito bem o que está fazendo, vamos tentando e testando pra fazer dar certo. lindo, lindo, lindo!!!

SrRomao 17/03/2024

Para Além da reflexão...
Escrito por José Saramago - vencedor do prêmio Camões em 1995 e Nobel em Literatura em 1998-,, "O Conto da Ilha Desconhecida", em 1997, fala sobre o destino a se trilhar. Quando Saramago diz: "É preciso sair da ilha para conhecer a ilha", ele demonstra que para alcançarmos um sonho é preciso sair da nossa zona de conforto. Muitas vezes ao ficar preso no ambiente seguro somos impedidos de conhecermos novos gostos, ambientes, pessoas e amores.

Quem nunca ouviu de alguém caseiro que queria namorar, mas não conhece ninguém bacana e o mesmo não sai de casa pra ter a oportunidade de conhecer novas pessoas. Ou aquela pessoa que não se reconhece tanto quanto outras pessoas conhece. O conto vai trazer essa perspectiva, na qual pra nos conhecermos, é preciso explorar de um outro ponto de vista.

Por fim, o livro me mostrou pontos cirúrgicos que vou levar pra vida e, com certeza, vai mudar minha autocrítica sobre mim e sobre meus medos.

Jão 17/03/2024

Uma reflexão sobre a vida
É um conto bem curto mas que nos leva a refletir sobre como enxergamos nossa vida e ter uma nova percepção do que de fato é o futuro.

lalai_ 16/03/2024

O conto da ilha desconhecida.
Que livro interessante. o homem do leme fica tão vidrado à procura da ilha desconhecida que nem percebe o real sentido do desconhecido. o filósofo do rei diz que nós somos ilhas desconhecidas e isso é fato! ficamos presos a tanta coisas, focados em tudo menos em nós mesmos. precisamos desbravar novos ares e embarcar nessa jornada de autoconhecimento. ?