O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Lara.Bia 19/01/2021

Meu primeiro contato com José Saramago
O conto da ilha desconhecida é um texto curto, de apenas 64 páginas, e nele acompanhamos certo personagem que vai até o rei pedir um barco para encontrar alguma ilha desconhecida. Nessa parte acontece vários diálogos um tanto malucos e engraçados, já que tecnicamente não existem mais ilhas desconhecidas. É uma leitura rápida, que faz pensar e que estou até agora tentando entender a mensagem por trás
Aceito ajuda kkkkkk
Felicete 04/03/2021minha estante
Oi Lara, tudo bem? Então, através desse livro a mensagem que captei foi de que nós precisamos olhar mais para nós, precisamos buscar mais a nós para nos entendermos melhor. Realmente é uma leitura que exige bastante interpretação, eu direi até uma leitura "abstrata" onde cada um pode interpretar algo diferente.
O livro traz uma lição de persistência e de se auto descobrir. O barco é um meio para olha para lvocê mesmo e na vida precisamos de todo e qualquer meio para olhar para si...

Lara.Bia 04/03/2021minha estante
Realmente, fez muito mais sentido agora! Fazendo a ligação entre o seu texto e o livro, acredito que você está certa. Muito obrigada pela explicação Felicete :)

Felicete 05/03/2021minha estante
De nada ?

Vinicius 05/01/2022minha estante
O livro fala sobre o conhecer a si. Quanto mais saímos de nós, mais nos conhecemos. Você pode gostar de ovos fritos e ter certeza que gosta de ovos fritos, mas só saberá se realmente gosta de ovos fritos quando provar ovos cozidos, ovos mexidos, omeletes, ovos crus?enfim. A vida é uma constante busca de ilhas desconhecidas e a cada conhecimento de algo novo é uma descoberta de si. Se você gosta da nova descoberta não é importante. O importante é que a cada descoberta, boa ou ruim, você se conhece mais. O homem do barco e a mulher da limpeza são os únicos dispostos a encontrar algo ?novo?, não as mesmas ilhas onde todos já pisaram, nas as mesmas sensações que todos já viveram, não a mesma forma de amar que todos já amaram? mas uma ilha nova, um modo novo de amar, um sentimento novo, uma sensação nova. A vida ta aí, procure algo novo viver, bom ou ruim, não importa.

izabel 28/06/2023minha estante
Ilhas! Amo ilhas, seu isolamento, desvendar o que cada uma tem de único, da mesma forma que cada desconhecido que cruzamos( Livro Viagens e Emoções)

Luis952 09/03/2024minha estante
@Vinicius, se seu comentário viesse como prefacio o livro ganharia outro peso. Caraca, perfeito velho

UnU 12/04/2024minha estante
Então, a mensagem do livro, é que não foi preciso ir atrás das ilhas pra sua felicidade, pois no final do livro, fala q e cara do leme e a mulher da limpeza pintaram o nome do barco (A ilha desconhecida), isso quer dizer que eles encontraram a felicidade um no outro, naquele barco

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
Eita, falar de Saramago para mim não é fácil, porque sei que vou ficar lançando um elogio atrás do outro. E sempre que vou recomendar algum livro desse gênio para alguém, eu já faço um alerta: a leitura é densa e exige tempo. Tempo para aproveitar e digerir a habilidade que Saramago tem com as palavras e com a língua portuguesa. E quando me perguntam por qual livro começar, falo sem dúvidas: “O conto da ilha desconhecida”.

O livro é curtinho, um conto, e, por isso, não vai te demandar tanto (mas não duvide da sua profundidade). Conheço pessoas que começam a ler Saramago, se assustam com aquelas frases longas e acabam deixando de lado. Por isso, “O conto da ilha desconhecida” vai te “assustar” menos. Mas não é para ter medo das obras de Saramago, até porque elas não são difíceis… A forma como o autor usa - ou deixar de usar - a pontuação pode causar certa estranheza, mas o leitor se acostuma. Na verdade, como já falei, basta paciência e atenção! Se você conseguir seguir assim, a experiência é muito enriquecedora.

E como o livro é tão curto, fica difícil de falar muito sobre o seu enredo. É, como a própria sinopse indica, uma parábola do senho realizado. O sonho de um viajante que pede ao rei um barco para conseguir chegar até uma ilha desconhecida. Se a história é simples, você vai se surpreender com a sensibilidade da escrita e das mensagens por trás do desejo desse viajante. No final, o que essa ilha desconhecida representa em nossas vidas?

"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós…"

Nota: 9/10

site: http://instagram.com/book.ster
Taty 16/04/2021minha estante
Uma das resenhas mais bonitas que já li, com certeza vou adicionar o livro a minha meta de leitura, li Um ensaio sobre a cegueira a alguns anos atrás e achei sensacional!

Pedro murangu 31/01/2024

Fico feliz de ter lido esse livro e ter o contato com o português de Portugal e também por ter o privilégio de poder ler José Saramago, as vezes me confundi nos diálogos, mas a história é peculiar e boa, recomendo!
Valeria342 31/01/2024minha estante
Recomendo O Evangelho Segundo Jesus Cristo ;)

Pedro murangu 11/02/2024minha estante
Opa eu fiquei sabendo desse livro, dizem que é o melhor dele

nanda 15/06/2009

ilhada
quem sou eu, senão a procura de algo que ainda não sou. se já o fosse, não haveria procura alguma.
algo que há, jamais haverá de ser. se somos, não seremos.

Welliton.Moreira 06/03/2021

Jamais permita que impeçam de realizar seus sonhos
SARAMAGO, José. O conto da Ilha Desconhecida. Ed. Companhia das Letras. 1997

O livro conta a história de um homem que decide ir até o rei para falar pessoalmente com o mesmo e pedir um barco para viajar pelo mar em busca de uma ilha desconhecida. O processo de conseguir falar com o rei é muito burocrático, tendo que passar por praticamente todos os funcionários e com isso entende-se que é proposital para cansar as pessoas e faze-las desistir. Porém a força de vontade do homem é incrível, pois o mesmo fica deitado na porta do palácio esperando por alguns dias até que seja atendido.
Depois de ter feito o rei aparecer, surge um outro obstáculo: convencer o rei a lhe dar o barco. A história nos mostra em como o homem é obstinado a conseguir realizar os seus sonhos e consegue com que o rei lhe ceda um de seus barcos. Com isso ele começa todos os preparativos para realizar sua viagem em busca do desconhecido.
O livro é uma grande metáfora das dificuldades, angustias e também desejos do homem em busca de suas realizações. José Saramago conseguiu mostrar em poucas páginas muito do que temos na nossa sociedade, por exemplo, dentro do palácio rei há uma hierarquia de funcionários onde seguem no topo o rei, em seguida seus secretários, ajudantes e pôr fim a funcionária da limpeza. Está claro que Saramago quis identifica que muitas das vezes somos rotulados por nossas profissões, como se nossa profissão fosse mais importante do que o que realmente somos. No entanto um dos pontos relevantes dessa história é a busca pelo desconhecido, mas não um qualquer, mas o nosso desconhecido. O livro fala de certo modo o fato de que não temos certeza do que somos e que precisamos tomar uma atitude com relação a isso, por exemplo, dando o primeiro passo para um sonho impossível.
Eu recomendo muito esse livro, a obra é excelente, pois ela fala da importância de realizar nossos sonhos, de aprendermos a nos conhecer melhor e a ser persistentes em conseguir nossas realizações por mais difíceis e impossíveis que sejam.
Pheriannath 06/03/2021minha estante
Saramago ??

Thiago 03/01/2023

As ilhas já foram todas encontradas! As conhecidas sim.
O conto da ilha desconhecida, faz uma analogia a busca do homem em se conhecer ,por meio de uma história bem curiosa. Uma leitura bem reflexiva

Dyllan.Johnny 30/08/2023

É necessário sair da ilha para ver a ilha
?Foram pintar na proa do barco, de um lado e do outro, em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.?

Os livros desse homem além de um conforto para alma, são um poço de reflexões. Que história impecável! Recomendo.

Michela Wakami 07/08/2023

Todos nós já tivemos ou temos uma ilha desconhecida para desbravar.
Esse conto nos mostra isso de uma maneira genial.

Joyce429 17/04/2022

Brilhante!
Um homem pede insistentemente ao rei que lhe dê um barco para que possa ir em busca de uma ilha desconhecida. Conto lindo que possui uma atmosfera de fábula, e apresenta uma camada metafórica profunda, onde o autor propõe sátiras políticas ao mesmo tempo em que nos traz diversos questionamentos existenciais sobre a busca por si mesmo, e a busca da realização de seus sonhos, ainda que, aos olhos descrentes dos outros, esses sonhos não passem de loucura.

Aqui, o desconhecido não está longe, está dentro, e como estamos sempre em construção, há sempre algo novo pra se conhecer. Mas essa viagem não pode ser solitária. Precisamos do outro para lapidarmos a nós mesmos.

"É necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós". E o que significa de fato o encontro com essa ilha, fica a cargo da reflexão de cada leitor!

Rafa 02/11/2020

Obstinação
Com uma narrativa linear, Saramago consegue extrair das alegorias a síntese da busca de nós mesmos, na maioria das vezes ofuscada pela relutância ao desconhecido.

carlosmanoelt 03/04/2024

?É necessário sair da ilha para ver a ilha.?
?O Conto da Ilha Desconhecida" do mestre José Saramago é uma obra intrigante que mergulha profundamente nas questões de identidade, busca pessoal e poder da imaginação. Saramago desafia as convenções narrativas tradicionais ao criar uma história que é ao mesmo tempo uma fábula e uma reflexão filosófica. O livro segue um homem em busca de uma ilha desconhecida, mas essa jornada se revela como uma metáfora para a busca interior e a necessidade de explorar o desconhecido dentro de nós mesmos. A escrita única de Saramago, com suas longas frases e falta de pontuação convencional, intensifica a atmosfera onírica da narrativa. Para aqueles dispostos a mergulhar na prosa intrincada e nas reflexões profundas do autor, "O Conto da Ilha Desconhecida" é uma experiência literária gratificante e enriquecedora.

Renata CCS 22/10/2013

“(..).mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver”. (p.40)

“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco”. Essas são as primeiras palavras que lemos em O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA que nos é apresentado no formato de um pequeno livro, mas que possui uma grande mensagem. Fala de um homem que, após grande insistência, consegue do rei um barco para procurar uma ilha que, segundo ele, ainda não foi descoberta. Seu sonho acaba inspirando a faxineira que trabalhava no castelo do rei. Ela toma a decisão de seguir o homem e ajudá-lo nessa busca. E assim a história se desenrola em poucas e pequenas páginas.

O conto é uma parábola que dá margem a interpretações muito pessoais. No meu entender, partindo da máxima filosófica de que "todo homem é uma ilha", o protagonista quer dar sentido a sua existência, descobrir a si mesmo. A ilha desconhecida é uma metáfora da consciência, é o próprio processo de busca, o prazer de aventurar-se rumo ao desconhecido.

Os personagens não possuem nomes: o rei é o rei, o homem é o homem, a mulher da limpeza é a mulher da limpeza. Também não são mencionados locais ou datas específicas. A história poderia se passar em qualquer época, em qualquer lugar. Isso nos dá margem para a imaginação trabalhar mais livremente.

A busca faz parte da condição humana, e o protagonista insiste em encontrar o que procura, mesmo com possibilidade de que seja uma coisa ilusória. Muitos de nós sentimos uma forte ligação ao que temos de seguro, de certo. É cômodo viver o conhecido, o novo é assustador, e é preciso ousadia para encarar o desconhecido. O lançar-se ao mar para navegar é o avançar para a vida, buscando suas metas, seus objetivos.

A história nos cativa e faz pensar, e através do uso de metáforas simples e bem boladas podemos enxergar uma mensagem, também simples, mas muito profunda e valiosa.

É preciso acreditar que ainda existem ilhas a serem descobertas, então, recomendo a leitura!
Maria Luísa 22/10/2013minha estante
Saramago foi um escritor que sabia, como poucos, manusear as palavras, como se somente dele fossem dependentes e a ele somente as pertencesse. Um estilo único e inigualável.

Patricia Dias 25/11/2018minha estante
Amei sua resenha! Disse tudo o que senti lendo esse belo texto, Saramago é Saramago...único!

Leandraâ¡ 16/03/2022

Talvez não tenha me empenhado o suficiente pra entender
É bem rapidinho, tem várias analogias, fiquei um pouco incomodada e confusa com a falta de pontuação, os diálogos são separados apenas por vírgulas.
Mas é um texto interessante, quero reler daqui a algum tempo, talvez eu compreenda melhor.

"...mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver.
Não o sabes?
Se não sais de ti, não chegas a saber quem és"

Manu 20/08/2023

"É necessário sair da ilha para ver a ilha"
É aquele tipo de livro de enredo simples, mas com imenso significado. Vale a pena ler refletindo na lição que esse conto carrega: de que a vida não deve se resumir a atingir apenas um objetivo, mas sim ir sempre em busca de novos desafios, sair da zona de conforto e atingir novos níveis de conhecimento. A vida é curta demais para se prender às ilhas já conhecidas.

Marlon.Abel 19/12/2022

Se afastar de si, para se enxergar
Depois de se adaptar a tão característica escrita de Saramago, encontramos um conto que fala sobre se conhecer e buscar sair da zona de conforto para descobrir coisas novas.
Maria.Eduarda 19/12/2022minha estante
tá na minha lista de leituraa

Marlon.Abel 19/12/2022minha estante
Dá pra ler tranquilamente em uma tarde, Maria Eduarda.
Peguei pra ler enquanto aguardava uma consulta e finalizei antes de chegar em casa. Dá para buscar interpretações diversas.