Zumbis

Zumbis Jamie Russell

Resenhas - Zumbis

Leonardo 18/10/2020

Jamie Russell faz uma análise minuciosa sobre os filmes de zumbis desde 1932 até o ano de lançamento do livro. Para quem é fã do gênero, assim como eu, será um excelente passatempo.

TAI.... 03/09/2020

Surpreendente
Até agora não consigo entender como consegui demorar tanto para ler esse livro. Ele é simplesmente ótimo. Ler ele é como assistir a uma autopsia. O autor Jamie Russel faz uma dissecação dos filmes de zumbis desde de 1932 até os dias atuais. E nunca mais verei um filme dessas criaturas tão espetaculares com os mesmos olhos. Confesso que estava muito ansiosa para ver a hora em que os filmes do grande Romero iria aparacer, e quando isso aconteceu mostrou o tamanho da importância deste Diretor para o cinema morto-vivo. O interessante é que este livro mostra a importância dessas criaturas, muitas vezes descriminadas pelo cinema, para aqueles que querem protestar e mostrar sua opinião diante de tudo que acontece em nosso mundo. Romero fez isso de uma forma primorosa, usando zumbis para falar de politica, preconceito e luta de classes. Sempre fui fã dessas criaturas e nunca entendi o motivo delas não terem mais visibilidade. Enfim, gostei muito do livro e fico muito feliz de ter insistido e ter passado das primeiras páginas.

Tibau 13/02/2011

Cult instantâneo
Protagonistas (e muitas vezes figurantes) de tantas produções B por aí, é difícil achar quem leve os Zumbis a sério. Jamie Russell resolveu ser um dos poucos. O crítico estudou profundamente a história dos mortos-vivos, de sua origem na cultura vodu do Haiti até alcançar o cinema (e os videogames, os mashups literários, os quadrinhos, os aplicativos de iPhone etc...).
O escritor brasileiro João Paulo Cuenca declarou à GloboNews que este livro é uma ótima maneira de entender a história do século XX. Realmente, é possível traçar um paralelo entre o que aconteceu nos mundo últimos 80 anos com os temas abordados nos filmes de zumbis. Xenofobia, preconceito racial, guerra fria, paranoia nuclear, feminismo, contra cultura, consumismo, aids, intolerância religiosa e tantos outros assuntos já serviram de metáforas para os mortos que resolveram caminhar sobre a terra depois que o inferno ficou cheio demais.
Russell analisa mais de 300 filmes do gênero, desde "White Zombie", de 1932 até os dias de hoje. De Ed Wood a Geroge A. Romero. Do sangue de catchup às verdadeiras obras-primas, tudo que você puder pensar sobre Zumbis está no livro.
Mas atenção. Antes de encomendar sua cópia gringa na Amazon, dê uma olhada carinhosa na edição brasileira. A editora Barba Negra fez um trabalho primoroso, e conseguiu superar o original. Duvida? Clique no link:

Ah, a edição nacional tem ainda um capítulo exclusivo, com filmes recentes, incluindo produções nacionais. Altamente recomendável.