Zadig

Zadig Voltaire

Resenhas - Zadig ou O Destino

Felipe 31/08/2021

Zadig ou o Destino
O segundo livro que leio de Voltaire, e particularmente afirmo que esse autor me toca. Não apenas com suas palavras, contudo pela consequência delas em sua própria trajetória vital. Voltaire desafiou todos afim de escrever como desejava e não como esperavam e por isso pagou o preço sendo preso e tendo que mudar de cidade e país várias vezes. Seu estilo em Zadig ganha um ar de conto Sufi, dessas histórias com h que trazem mais ensinamentos quanto maior for a humildade em aceitá-los, desses contos que fabulamente e parabolicamente estão cerceados de sentidos subliminares capazes de confundir os que se tomam por sábios aos próprios olhos e instruir aos pequeninos que sabem que ainda possuem muito a aprender. O destino de Zadig estava imbuído das consequências de suas próprias decisões, nas tentativas de modificar (para melhor) o mundo que o cerca. Uma busca típica do arquétipo de um mártir, que sagradamente doa a própria energia vital para amenizar as dores dos que padecem de vitalidade e bom senso. Um livro que vale a pena ser lido, cita ainda passagens do "zoroastro" e narra o cotidiano dos habitantes de uma Babilônia, ficarei por aqui, mas deixo um trecho como forma de balisar o que resenho, tendo muitas vezes feito o bem e encontrado apenas a ingratidão o livro explica "Geralmente os serviços prestados ficam na antecâmara e as suspeitas entram no gabinete". Quem tem olhos para ler leia, e ao que tem será dado.

Wallace Jeronimo 12/03/2024

Sobre Zadig
Esse foi meu primeiro contato com Voltaire, apesar de ter gostado e ficado curioso com as aventuras de Zadig, acredito que não consegui entender todas as metáforas e críticas sociais embutidas no texto.

Raquel Lima 05/07/2013

Não tinha nada ainda do Voltaire e acabei comprando esta obra em uma feira...
Não penso muito em destino,mas neste livro em que o destino e o protagonista da história, me fez pensar o quanto na minha vida foi minha obra ou do destino ? ... Não sei, mas acho que o segredo está no titulo do livro: você ou o destino, são coisas identificas, sinônimos, você é o seu destino e ele é você...Inexplicável, inseparável ...

Caiuby 05/09/2015

Acho difícil não gostar das estórias de Voltaire devido à sutileza de sua crítica social e do seu humor fino e impiedoso. Por ser um pensador profundo, Voltaire utilizava-se de estórias como esta para fazer referências indiretas aos costumes e tradições da época. Era homem do século XVIII e iluminista e fazia questões de refletir suas idéias nos textos.
Em Zadig ele conta as desventuras fabulosas deste herói que, na busca pela felicidade, encontra-se nas mais inusitadas situações. Mas ainda que se sentindo o mais azarado e infeliz dos homens, Zadig sempre descobre uma maneira sagaz e ousada para resolver seus problemas e seguir em frente. Na medida em que os fatos se sucedem ele vai lamentando sua má sorte de uma maneira muito engraçada. Uma passagem que resume bem o que quero dizer é esta: "Até agora tudo me aconteceu de uma maneira muito estranha. Fui multado por ter visto uma cadela; quase fui empalado por causa de um grifo; fui enviado ao suplício por ter escrito versos em louvor do rei; estive a ponto de ser estrangulado porque a rainha tinha fitas amarelas, e agora sou escravo (...)".

Tais Morena 12/02/2016

O Destino de Zadig
Conta a história de Zadig. O autor não se atenta a qualquer rigor histórico, mas a alguns problemas disfarçados sob a história de Zadig, que servem como referências a determinados problemas sociais e políticos do próprio tempo de Voltaire.

O livro é de natureza filosófica, e apresenta a vida humana como se estivesse nas mãos de um destino fora do controle humano.

Zadig é a história de uma viagem. Um herói, simples burguês de Babilônia, torna-se pelo próprio mérito primeiro-ministro, uma intriga faz com que fuja para o Egito, onde se torna escravo; nessa condição percorre a Arábia, e vai se recompondo pouco a pouco, o amor por Astarté chama-o de volta a Babilônia, reencontra a rainha, triunfa da adversidade e sobe ao trono.

Leonardo88 26/01/2023

Não existe fatalidade!
Excelente leitura , altamente filosófica e nos faz refletir a todo tempo ! Leiam e e vão se identificar vários momentos em situações de nossas vidas onde nosso destino pode ter algumas situações que devemos aceitar mas nunca perdemos o maior dom da liberdade de fazer o que deve ser feito!
Façamos a nossa parte e o Destino( Deus, Natureza, divindades,o que vcs preferirem) vai nos encaminhar para nosso caminho!

Delma 03/01/2024

Zadig
Conta a história de Zadig, um homem honrado da Babilônia. De leitura fácil, o livro mostra a vida do protagonista, que passa por uma série de reviravoltas e desventuras.