Alcateia

Alcateia Eddie Van Feu

Resenhas - Alcateia Prateada

Beatriz de Brida 10/03/2024

O chateau das vertentes é uma das diversas cidades secretas dos seres encantados, oculta por neblina e montanhas na frança. um lugar incrível de se morar se você faz parte da comunidade de pessoas que viram lobos na lua cheia ? e péssimo de se viver se você for um mestiço.

philippe tem mãe humana e pai lobo, e vive no chateau sob constantes humilhações com sua loba de estimação, prateada. porém ele nunca perde a gentileza e esperança de dias melhores.

entremeados a história estão passagens do livro queimado da bruxa de gevaudan, uma figura misteriosa que andou pela frança muito tempo atrás reunindo feitiços e histórias no seu grimório.

falar além disso complica, pq vai dar spoiler. mas adianto que é uma história muito sensível de amizade, resiliência e destino (que tem continuação, o alcateia ? lua carmesim).
Nota: 3,5 garrinhas.

Paola 06/10/2012

Rendezvous de emoções
Conheci Alcatéia em 2005, quando ainda era mangá, e gostei muito. Fquei anos e anos esperando a conclusão, ou ao menos uma continuação, do mangá, mas essa nunca chegou. Em 2011, porém, navegando pela rede afora, descobri que Alcatéia virou livro, e tive de comprar.

Comprei, mas não li imediatamente. Meio que não tinha muita vontade de abri-lo, talvez por medo de começar a ler e descobrir que meu encanto com a história era coisa dos meus anos mais imaturos, e que, na verdade, era só um romance bobinho em um universo fantástico. Esses dias, porém, vendo minha pilha de livros comprados e não lidos, e querendo dar uma força à literatura nacional, esforcei-me um pouco e o abri. Só não terminei no mesmo dia porque comecei a ler já de tarde, mas foram 203 páginas antes de dormir - o resto foi no dia seguinte. Nessas poucas páginas (o livro parece não ter mais que 100 páginas), sorri, ri, chorei desesperadamente, enfim, fui inteiramente transportada ao universo da Eddie com a mesma facilidade com a qual Alice caiu no buraco do coelho.

Quanto à história em si, só posso dizer que senti um misto de raiva, medo e alegria ao chegar na última página. Lá, estava escrito algo sobre o próximo volume. A alegria foi porque a história não terminava ali, que eu ainda teria mais. O medo foi decorrente da minha expectativa interna de que as coisas não terminarão bem. E a raiva porque eu não tenho o próximo volume em mãos (e ele ainda sequer foi lançado), e, portanto, não pude devorá-lo de uma vez por todas.

Assim, se pretendes ler esse livro, espera. Quando a Eddie lançar o próximo, compra os dois, te isola em casa em um final de semana, avisa todo mundo que estarás viajando, desliga tudo e mergulha de cabeça nessa leitura. Não te arrependerás em momento algum.

[Edição 1] Acabo de saber que Alcatéia é uma série em 7 volumes, então ignorem a dica de esperar pra ler tudo junto. Comprem os volumes conforme forem saindo e, assim, contribuam para que os próximos saiam logo! [/Edição 1]
Nath Vares 09/08/2012minha estante
Bom Paola, você vai ter que me desculpar, mas eu discordo...
Acho que quem se interessar pelo livro não deve esperar para ler e sim lê-lo logo que possivel. Até porque quem vai saber quando será lançado a segunda parte? Você vai se privar de ler uma história linda porque ela não tem exatamente um final?
Enfim, mas é tudo uma questão de opinião...

Paola 09/08/2012minha estante
Flora, não tenho o que desculpar. Eu não me privei de ler a história, e recentemente fiz minha irmã ler o livro. Meu comentário foi mais no sentido de que, quando pego um livro sem indicações do tipo "volume 1", espero ter uma história completa em mãos, ao invés de virar a última página e encontrar uma chamada para o segundo volume. E depois, tenho a impressão de ter ouvido a Eddie falar algo sobre um lançamento na próxima Feira do livro de PoA, daí a minha sugestão de espera.

Nath Vares 13/08/2012minha estante
Eu entendo, principalmente porque eu também detesto ler séries e ter que esperar pela continuação.
Não sabia que o lançamento estava próximo...
;)

Paola 14/08/2012minha estante
Bom, não tenho certeza de que o lançamento na feira será realmente o volume 2 de Alcatéia. A conversa que tive com a Eddie foi em abril, e não consigo lembrar com exatidão, mas a minha impressão é nesse sentido, daí o meu comentário.

Eddie 05/10/2012minha estante
Oi, Paola! Fiquei feliz de você ter gostado da história! Alcateia é uma saga, tem sete volumes, mas tentei fazer arcos fechados de história, de forma que haja um "fim" daquela fase, e deixar as continuações para os que gostaram o bastante pra ler. Mas não fique chateada, a partir do ano que vem, as continuações sairão mais rápido! Infelizmente, não consegui terminar a tempo Alcateia para a Feira do Livro por conta de coisas que aconteceram justamente logo depois da Odisseia Literária e que mudaram radicalmente todos os nossos planos. O Trono Sem Rei furou a fila, mas Lua Carmesim estará chegando às suas mãos em abril, na Odisseia Literária 2013! Espero até organizar alguma coisa especial, pois sei o quanto esse livro está sendo esperado e o leitor que teve paciência merece um presente, além da minha eterna gratidão! Ah, sim! E eu concordo com a Flora! Leiam os livros conforme forem saindo! Se todo mundo for esperar ter a série completa, ela nunca sairá, pois a velocidade de lançamentos depende da velocidade da venda do livro anterior. Assim, quanto mais rápido vender um, mais rápido sai o outro! E todos ficam felizes! Beijos a todos e muitas aventuras!

Paola 06/10/2012minha estante
Sete volumes??? Bom, então certamente terei de comprar conforme o lançamento! Eu só sabia que tinha continuação a caminho, por isso recomendei esperar o próximo lançamento. Mas seis volumes de continuação? Aí, só dá pra comprar de um em um e, quando chegar no final, tirar uma semana pra reler tudo de uma tacada só! :D

Nath Vares 12/03/2012

Alcatéia - Prateada, Eddie Van Feu
Um livro que certamente irá te levar as lágrimas!

Alcatéia era uma história em quadrinhos que virou livro.

O livro conta a história de Phillipe, um rapaz meio humano e meio lobo, que vive no Chateau das Vertentes, uma vila de seres mágicos. Como mestiço ele é tratado de forma degradante pelos outros integrante da alcatéia. Humilhado, maltratado. Sua vida não foi fácil em nenhum momento, e sua única amiga era uma loba branca que ele chamava de Prateada.

Philipe sonha com a transformação, pois este dia poderia significar que ele finalmente seria aceito como um deles. E é emgraçado como você passa o livro inteiro querendo descobrir se é na próxima página que isso vai acontecer. Se é agora que ele vai se tranformar.

Quando Prateda se tranforma em uma humana será que as coisas mudariam?

Um livro excelente! Imprevisivel! Um amor tão forte que o permeia!

Além disso, o livro conta com as ilustrações de Carolina Mylius, que são sempre divinas.
E temos também as páginas do Livro Queimado da Bruxa de Gevaudan, que é cheio de mistério e sabedoria. Um encanto a parte, diga-se de passagem.

Mas nada parece ser o que é!

Vanessa Meiser 07/11/2012

Na sinopse podemos ler que o livro conta a história de uma cidade secreta habitada por lobos, mas eu discordo um pouquinho desta informação. Para mim o livro conta a história de Philippe, o menino mestiço cujo maior desejo era tornar-se também um lobo.
Philippe é o personagem mais sofrido que eu já li até hoje - inclusive gostaria de xingar muito a autora por causa disto, coitado do garoto, desde criança sofrendo calado as mais absurdas barbaridades nas mãos dos habitantes da cidade chamada Chatêau das Vertentes. Quando eu disse que ele era um menino sofrido é porque era sofrido mesmo, de uma forma difícil de se imaginar.
Philippe é filho de uma humana com um homem lobo habitante do Chatêau, um relacionamento condenado e proibido. Os humanos são os maiores inimigos dos lobos pois passam a vida a tentar caça-los e exterminar a raça. Acontece que o pai de Philippe leva a mulher e o filho para viverem no povoado dele porém, em seguida morre deixando os dois a mercê da pouca piedade da população que não esconde que mãe e filho não são bem vindos na cidade.
Quando o garoto esta com 7 anos de idade a mãe também morre e deixa o filho completamente sozinho entregue a própria sorte.
A história se passa na França do século XVII. Todos os meninos quando chegam na adolescência, por volta dos 15 anos, sofrem a transformação de homens em lobos. Philippe esta com 15 anos na época presente do livro e acredita que quando a transformação chegar para ele será a salvação para a vida humilde e triste que leva. Porém, a tão sonhada transformação chega para todos no Chatêau menos para ele que espera esperançoso que ela venha mesmo que tardiamente.
Philippe tem na sua vida apenas dois amigos, a fiel loba branca a qual deu o nome de Prateada que o segue para todo o canto desde que o garoto ficou órfão e o Capitão Diderot que mesmo contra a opinião de todos, protege como pode o amigo de todas as maldades que os meninos da cidade cometem contra ele.
Philippe continua na esperança de um futuro melhor quando depois de uma grande confusão Prateada é capturada e esta prestes a ser mandada para bem longe do amigo. Em meio ao desespero e o medo da separação um grande acontecimento pega todos de surpresa e dá um novo rumo à história.
Bem, só posso ir até aqui na descrição da trama se não corro o risco de soltar spoillers fatais!!!Kkkkk
Eu descrevo este livro como simplesmente SENSACIONAL!!! É difícil eu me apegar tanto a uma história de fantasia como me apeguei a esta. Eu já havia começado a ler Alcatéia Prateada através das HQs, e por falar nisto, eu não sei bem quantos volumes foram lançados, mas eu tenho em casa o 3º e o 7º que recebi da autora junto a outros livros.
É impressionante a capacidade que a Eddie possui para criar belas histórias fantásticas, você começa a ler e não consegue largar até chegar ao fim, pelo menos comigo foi assim. Me emocionei muito com todo o sofrimento do protagonista e torci para que a vida tivesse reservado algo muito especial para ele. Cada detalhe dos lugares citados, das pessoas e seres foram um show à parte na trama sem falar nas belíssimas ilustrações feitas pela 'fera' Carolina Mylius.
O livro tem continuação, na verdade são 7 volumes ao todo e eu mal posso esperar para continuar acompanhando a história.
Enfim, como vocês puderam perceber eu simplesmente adorei Alcatéia Prateada, e adorei mesmo, de verdade, a ponto de recomendar de olhos fechados a leitura e garantir que não irão se arrepender!!!!!
Cinco estrelas co m louvor!

Thales Moreira 22/01/2013

Adorando lobos ainda mais!
Não começarei esta resenha falando da história em si, mas sim de uma coisa que me impressionou tanto quanto a própria, A PARTE VISUAL DO LIVRO. Eu estou simplesmente apaixonado pelo trabalho que a Carolina Mylius fez em Alcatéia – Prateada, reflete muito bem a história, e eu reconheci perfeitamente o Philippe e Prateada como a Eddie os descreveu, adorei mesmo. Além de dar uma imagem muito bonita para o livro, ajuda na hora de criar os personagens na sua cabeça.
E, agora, para a história. EDDIE EU TE AMO POR TER ESCRITO ESTE LIVRO! Sinceramente, eu estou numa fase que prefiro lobos e fadas no quesito seres sobrenaturais, não sei exatamente por que, mas passei a dar mais atenção e curtir muito mais estes seres, e quando a Eddie me mandou o e-mail perguntando se eu me interessava em resenhar o livro dela, eu aceitei praticamente na hora. Não é segredo para ninguém que leio livros nacionais há pouco tempo, ou melhor, outros nacionais além de Paulo Coelho, pois nunca achava livros que realmente me agradassem, e o Alcatéia conseguiu me cativar de uma maneira que acho até que este foi o motivo da minha demora em terminar de ler, porque não queria acabar o livro.
A construção do enredo, a história do Clã dos Lobos, políticas e a paisagem de fundo também são incrivelmente descritas e enviam imagens a sua mente a medida que você as lê.
A história central do livro gira em torno de Philippe e Prateada, sua loba de estimação, e através deles Eddie passa uma imagem de lealdade e união que de tão simples chega a ser maravilhosa. Philippe é um mestiço órfão, filho de uma humana e um integrante do Clã dos Lobos; por causa de sua condição, ele passa por situações desagradáveis no Châteu das Vertentes, onde vive, principalmente quando Ravin, Carlo e Jacques cruzam seu caminho, três integrantes de famílias nobres que há muito tempo não deixam Philippe em paz.
Philippe está sempre esperando que sua transformação aconteça, na esperança de que com isto também venha alguma mudança no modo como as pessoas do Châteu o tratam; mas quando finalmente chegamos no capítulo que faz referência à uma transformação, somos surpreendidos por uma cena totalmente inesperada, pelo menos para mim; que não irei falar o que acontece e deixarei que quem se interessar, descubra sozinho.
Outro ponto que achei interessante no livro foi que, entre os capítulos, somos apresentados à Bruxa de Gévaudan, mais certamente a partes de um livro seu, que sempre refletem algum tipo de lição dada no capítulo anterior, ou alguma mensagem passada. Nas páginas do livro da Bruxa de Gévaudan, nos são passados encantamentos e rituais sempre buscando atingir algum de bom para quem os faz, nunca o contrário.

Nota: 4 torrões de açúcar

Ano: 2009

Publicado originalmente em http://ourcupofteateen.blogspot.com

Tielle | @raposaleitora 28/08/2012

Resenha do blog Mantendo a Esperança
Em Alcatéia Prateada conhecemos Philippe e sua vida difícil e miserável, no início não tem como não sentir pena por tudo o que esse rapaz passa todos os dias. Quando criança ele perdeu sua mãe e ficou órfão tendo que aprender a se virar desde muito cedo.

Ele é um mestiço de uma humana e um homem-lobo e é considerado um "nada" na vila onde mora, sendo humilhado pelos "puros" todos os dias e trabalhando para sobreviver com menos que o necessário. Sua vida só tem alegrias ao lado de sua loba e amiga Prateada e de seu amigo Diderot com sua esposa Emily.

Um certo trio de jovens em especial se divertem em humilhar e fazer com que ele apanhe e sofra. São eles: Ravin, Carlo e Jacques. Sendo o primeiro um pretendente da princesa e futura concorrente ao trono Celine, que no passado se tornou - por um curto período onde não sabia que ele era um mestiço - amiga dele.

Então fiquei me perguntando, por que ele aguenta tudo isso e não vai logo embora da vila e procura um lugar melhor? E depois descubro - não estava tão escondida essa verdade assim - que na verdade ele sonha com sua transformação, pois seu pai era um lobo e portanto o mesmo sangue corre em suas veias.

Eu fiquei devorando virando as páginas esperando finalmente ver a transformação dele acontecer e... nada. A mesma decepção que ele sentia eu também sentia. Quando ele chorou de frustração eu também chorei.

Mas a autora soube muito bem como desenvolver a história e fiquei muito satisfeita com o rumo que os personagens estão tomando. Fora que certos acontecimentos no final me deixaram remoendo de curiosidade.

Para quem não sabe esse é só o primeiro volume da história e aguardo ansiosa pelo próximo que já tem titulo definido: "Alcatéia Lua Carmesim". Mas também tem alguns Mangás da história.

A narrativa da autora é magnífica e terminei o livro em três dias, os detalhes e "cenas" são todos descritos com perfeição, mas sem deixar a leitura cansativa. Os diálogos são muito bem desenvolvidos, até parecia que eu ouvia os personagens falando...

P.s: Esqueci de comentar que entre os capítulos também tem páginas de um misterioso e antigo livro da Bruxa de Gévaudan, com receitas e dicas para quem quiser se conectar com esse mundo de magia.

Para mais informações: http://tyelehopes.blogspot.com.br/2012/08/resenha-alcateia-prateada-eddie-van-feu.html

Karol 18/09/2012

Eu recebi Alcateia Prateada sem saber exatamente do que se tratava. O livro veio pelo Subtítulo, umas semanas depois de eu terminar minhas contribuições para o site e como a Eddie teve a gentileza de mandar duas cópias, despachei a do Subtítulo para eles e fiquei com a minha – com dedicatória e tudo. Coisa linda!

Pois bem, nunca tinha ouvido falar da história. Dei uma busca no Google e, pelo que consegui deduzir, Alcateia é um mangá que foi publicado há algum tempo e agora a autora transformou a história em um livro, ou melhor, uma série.

Alcateia Prateada é, então, o primeiro volume da saga que se passa em uma cidade (imaginária) escondida na França, onde uma sociedade de Homens-Lobo reside, com sua cultura peculiar. Os moradores da cidade podem transformar-se em lobos durante a lua cheia e tem total aversão a seres humanos, o que nos leva aos dramas do protagonistas da série – e, sim, são bem dramáticos.

Phillipe é um mestiço. Filho de um lobo com uma humana ele é visto e tratado como lixo na sociedade, especialmente após a morte de seus pais. O garoto mora no casebre deixado pela mãe, tendo como única companhia uma loba branca que ele chama de Prateada, e trabalha na lavoura para sustentar-se, sob o comando de um capataz que parece ter fugido das fazendas cafeeiras do século XVIII.

Todos os jovens descendentes de lobos, ao chegarem a certa idade têm sua primeira transformação, que marca a passagem para a vida adulta. Tudo quer Phillipe quer é que sua transformação chegue logo para que ele passe a ser tratado como um lobo, e não como humano, de forma que consiga conquistar o respeito dos outros moradores da cidade.

Ele tem também um amor platônico, a jovem Celine. A garota não foge dos padrões da vila e tem por hábito ignorar Phillipe que tem no capitão da cidade seu único amigo.

Deu pra pegar o tom da história, né?

Preconceito + amor platônico + bullying descarado.

O livro narra, basicamente, a rotina de Phillipe: acorda -> brinca com a loba -> vai trabalhar -> apanha do capataz -> volta pra casa -> apanha dos valentões da cidade no caminho de volta -> inspira dó no Capitão Diderot -> vai pra casa dormir. E segue nessa estrutura até, mais ou menos, a página 200, onde acontece a reviravolta da história – que é uma boa surpresa.

A história é interessante, Phillipe é carismático, mas sabem quando falta alguma coisa? Não identifiquei exatamente o motivo para a história de Eddie Van Feu não ter me arrebatado igual arrebatou àquele povo que escreveu as outras resenhas que tem no Skoob, mas ficou faltando algo. Talvez um pouco mais de felicidade, vai saber. O livro é dramático demais. É pancada atrás de pancada. O moleque mal consegue cicatrizar uma ferida já leva outra surra. É doloroso ler um livro em que o protagonista sofre o tempo todo, sabem?

Outro ponto fraco é o início da história que é bastante confuso. No prólogo há a história de uma bruxa, depois entramos de cabeça na vila dos lobos bem no meio de uma transformação. Mas não dá pra entender bem o que está acontecendo. Eu só saquei que todo mundo na vila era meio-lobo lá pro meio da história. Acredito que fãs antigos da autora tenham facilidade para entender de cara, mas eu fiquei viajando.
Mas a evolução do texto é interessante e a reviravolta, como falei ali em cima, é uma boa surpresa. É realmente inesperada e o clímax dá uma levantada na história, acabando com aquela rotina maçante que exemplifiquei.

O livro traz, também, páginas de um “Livro da Bruxa” que eu não entendi exatamente porque estão lá. São relacionadas ao prólogo, um estudo sobre as coisas místicas e blá, blá, blá... Li só os dois primeiros e abandonei. Haja saco para todas as receitas e poções místicas. Definitivamente não é a minha praia esse negócio de bruxaria.

Enfim, o livro tem tudo para ser bom, mas não me conquistou. Não sei porquê, de verdade. De qualquer maneira, recomendo a leitura. Pode ser que vocês se encantem e vejam algo que eu, infelizmente, não vi.

PS: O livro é todo ilustrado e decorado. Coisa linda de se ver.

PPS: O mesmo cuidado que a editora teve com as ilustrações não se refletiu na revisão da história. Peguei uns erros de digitação que uma boa leitura não deixaria passar.

sentilivros 07/11/2015

resenha de Alcateia Prateada
"... A Sabedoria é o equilíbrio entre o conhecimento adquirido e a voz da divindade dentro de você." pg.260

Mais um livro que demorei para ler. Peguei-o para ler e resenhar para o Halloween do blog, mas não consegui terminar, mas eis que eu amei o livro e estou louca pela continuação que é Alcateia- Lua Carmesim (caso alguém queira me dar um livro de natal, taí a dica *-*).
O livro conta a história de Philippe que é um mestiço (filho de um homem lobo e uma humana) que vive em suas cidades secretas, pois já não podem conviver pacificamente com os humanos devido a ganância dos mesmos.

"Sim, você precisa ter uma dose de maldade no coração...Lembre-se disso...Sem uma dose de maldade no coração, as ações desses inimigos passam despercebidas, até ser tarde demais." pg.72

Porém, um mestiço é pior do que lixo para esses homens-lobos e Philippe não vê a hora de sua transformação chegar e, pelo menos, amenizar sua convivência com a Alcateia.

"...Como viver sendo nada para alguém que é tudo para você?..." pg.71

Em meio as aventuras e desventuras de Philippe vamos conhecendo o "diário" de uma bruxa onde ela conta sobre suas andanças e alguns "feitiços" que nos podem ser úteis.
Amei a parte em que a bruxa teve uma passagem por Avalon... Amor eterno por essa "ilha".
A história de Alcateia Prateada foi inicialmente feita em HQ. E neste mesmo caminho o livro tem ilustrações maravilhosas.
O livro fala de preconceito, amizade, amor, ganância e todos os sentimentos que compõe o complexo ser humano. Junte a isso os seres sobrenaturais que mantém um atrégua para conviverem pacificamente entre eles. São fadas, bruxas, vampiros, etc...

"Ele sempre dissera a verdade e ao lado dela morreria, se assim fosse. Iriam moê-lo de pancadas, humilhá-lo, mas não o denegririam, não permitiria que o rebaixassem a um ladrão." pg.65

Eu simplesmente AMEI o livro. Sinceramente, te, sim alguns clichês que qualquer história tem, mas é tão bem contada, tão bem ilustrada, tão bem escrita que nos deixa fazer parte da história.
Philippe é uma alma inocente com um coração generoso e cheio de bondade e o Capitão Diderot e sua esposa são pessoas maravilhosas. A loba Prateada é uma Surpresa!

" Sim, o amor precisa de exercício constante. Amor são palavras e ações. Não basta sentir, é preciso agir. E não pode ser economizado..."pg. 117

Super, Hiper, Recomendo!

E para deixar um gostinho de quero mais *-*:

"...Qualquer um que os visse saberia imediatamente que se completavam tão perfeitamente que seria impossível separá-los, pois viviam um na alam do outro."

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2015/11/alcateia-prateada-eddie-van-feu.html

Inlectus 03/06/2016

Legal.
Algo novelesco mas é bom.