O Que é Feminismo

O Que é Feminismo BRANCA MOREIRA ALVES / JACQUELINE PITANGUY

Resenhas - O que é feminismo?

Poesia na Alma 10/03/2017

Para iniciantes
Apesar de pequeno, o livro é dividido em três partes: Herança do silêncio; O Feminismo como movimento; Para além do voto: O movimento feminista atual. O pdf da obra está disponível para baixar, totalizando 39 páginas. Esta é visivelmente uma leitura rápida para iniciantes sobre o feminismo.

A Herança do silêncio, primeira parte, traz um resumo da condição da mulher desde a Grécia até o Séc. XVII no mundo. Por exemplo, na Grécia A.C. não era permitido que a mulher estudasse, ser ‘livre era ser homem e não mulher’, os trabalhos considerados nobres – filosofia, política e artes – eram de função masculina. No entanto, há um único registo, segundo as autoras, de um centro para formação intelectual da mulher. Foi a escola fundada por Safo, “poetisa nascida em Londres no ano de 625 A.C. Os fragmentos conhecidos de poemas seus, cantando os deuses e o amor, justificam coloca-la entre os grandes nomes da literatura da Grécia antiga.”

Adriana Scarpin 10/06/2015

Livrinho decente que conta a história da mulher e do feminismo através dos séculos pré teoria queer.

Sabrina 18/03/2012

O feminismo do feminino
Interessante que muitas vezes os livros dessa Coleção Primeiros Passos é sempre mal visto ou já se presume que ele não tem um conteúdo interessante e consistente sobre a temática que ele se propõe a abordar. De fato, nem todos são excelentes ou nem muito bons teoricamente, no entanto há alguns que são tão interessantes e informativos quanto um livro de 300 páginas (que também pode-se dizer que tamanho não é documento em alguns casos).
Esse livro abordar de maneira muito bem embasada e gostosa de ler a temática da mulher e da questão do feminino ao longo do tempo até se falar sobre a luta e conquista feminista em alguns lugares do mundo e toda a ideologia por trás do que se chama feminismo.
Achei fundamental para leigos ou não a leitura de tal texto e recomendo sim que esse livro seja levado em conta como um bom estudo para se começar a questionar a posição da mulher na sociedade atual e a luta que ainda se tem por uma condição de liberdade do corpo e do posicionamento social da mulher no mundo.
Parabenizo as autores e a leitura me instigou ainda mais a procurar outras fontes que consigam tratar desse tema tão problemático de uma forma embasada e consciente.