Mentes Criminosas - Suspense e Ação para Desvendar um Crime Quase Perfeito

Mentes Criminosas - Suspense e Ação para Desvendar um Crime Quase Perfeito Sérgio Pereira Couto

Resenhas - Mentes Criminosas

Livretando 17/01/2014

Resenha: Mentes criminosas
Tony Draschko - um brasileiro de 25 anos - acaba de se formar na Academia de Polícia de Little Rock, EUA. Mas ele não quer esperar seis meses para passar pelos testes e se tornar um CSA (aqueles agentes que vão ao local do crime recolher provas e ligar as pistas para solucionar o mistério, como em CSI), como exige a regra. Tony acredita que já está apto para “caçar” os bandidos.

Felizmente, Tony conseguiu antecipar a entrevista e ser aprovado para fazer o teste. Ele só precisa se sair bem na solução de um assassinato para conseguir seu posto de CSA-1. Tony trabalhará com uma bela agente, a já experiente Jen, e juntos terão que descobrir qual o responsável pelo assassinato de um músico de blues que, aparentemente, não era tão bem aceito pelos outros integrantes da banda da qual fazia parte. A investigação inicia-se imediatamente - após a aprovação de Tony para o teste - e o que parecia ser um caso simples de solucionar, mostrou-se bem mais complexo e macabro do que o esperado.

Os agentes têm uma importante missão: descobrir quem e o motivo que levou o criminoso não só a assassinar o músico, mas também por executar certos “rituais” com suas vítimas. Sim, aparentemente trata-se de um Serial Killer. Sem contar com o fato de que todo o trabalho de Tony e Jen está sendo acompanhado de perto, por aquele que cometera tais assassinatos. Será que vão descobrir a tempo qual o responsável pelos crimes? Pois é, parece que tudo isso não passa de um jogo para o criminoso. Quem será o grande vencedor?

A leitura já inicia com um bom ritmo, afinal, deixa o leitor curioso pra saber se Tony será aceito como CSA ou se será aquele clichê: certo, não consegui me tornar um CSA agora, mas vou fazer minha investigação particular, resolverei o caso e serei congratulado por isso. Apesar de ter sido escrita por um autor brasileiro, a obra possui uma aura de série norte-americana. Sim, o Sérgio Pereira Couto conseguiu cumprir com maestria sua proposta e usou os elementos necessários para dar veracidade ao cenário, apesar de nunca ter visitado os EUA, acho que posso dizer que o objetivo foi alcançado.

Vários elementos da obra nos remetem à série norte-americana CSI, portanto, a leitura pode ser uma boa pedida para os amantes da série televisiva. O livro possui, inclusive, referências a alguns episódios específicos. Como também a constante citação do personagem Grissom.

O desfecho que a história teve foi bem satisfatório, não me surpreendi MUUUITO quanto a pessoa responsável pelos assassinatos, mas o motivo...

No geral, achei uma obra excelente, principalmente para aqueles que gostam do gênero, assim como eu. Apesar de o autor ter optado por descrever alguns conceitos técnicos da criminalística, a narrativa dele ajuda para que a história não fique, de forma alguma, cansativa. Adorei e, sem dúvidas, indico a leitura.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/05/resenha-mentes-criminosas.html

Júlia 01/07/2013

Mentes Criminosas
Tinha uma expectativa razoável quando comecei a ler esse livro. A proposta parecia interessante (a promessa de um "CSI em palavras!") e a sinopse empolgava. Mas, infelizmente, a empolgação não foi além das primeiras dez páginas. Mentes Criminosas promete um suspense que, no fim das contas, mais pareceu um guia sobre técnicas forenses.

Querendo fazer uma homenagem a série americana CSI, o autor acabou criando um livro lento, muito apegado a detalhes técnicos e a comparações com a série. Os próprios personagens constantemente se interrompiam para dar explicações sobre procedimentos e fontes de investigação, o que quebrava completamente o ritmo da narrativa e tornava a leitura maçante. Além disso, referências à série são feitas a todo momento, muitas vezes sem contexto. Depois de alguns capítulos, a impressão que tive foi que a história jamais poderia se sustentar sozinha, tendo a constante necessidade de se apoiar na série: seja através de comparações com os episódios, seus personagens e até mesmo sua música tema!

O livro poderia ser maior e mais bem trabalhado. Falta aquele "vai e vêm" típico de bons suspenses, onde todos - inclusive o próprio protagonista - são suspeitos. O autor parece ter se preocupado demais com os detalhes técnicos e de menos com a atmosfera. Apesar de ter uma boa base, a história não empolga. Os personagens e os acontecimentos são pouco explorados, desestimulando a curiosidade. Os diálogos são fracos e a narrativa cheia de detalhes dispensáveis (por exemplo, toda vez que a tia Donna falava com Tony, destaca-se o forte sotaque lusitano dela).

Talvez para um grande fã de CSI esse seja um bom livro, mas como um suspense policial Mentes Criminosas deixa muito a desejar.

Landerson 11/02/2013

Couto brinca de suspense enquanto imaginamos loucuras...
O livro é perfeito. Ao começar a ler parece mais um livro de criminalística de Direito, do que um livro de suspense policial. A história é contada e enrendada perfeitamente bem. Uma escrita muito bem feita relata partes dos E.U.A que eu ainda não conheci, mas que vejo com clareza do modo com é descrito.
Simplesmente fantástico e incrível...

Thais de Lioncourt 14/01/2013

Livro " Mentes criminosas" Do autor: Sérgio Pereira Couto
O livro conta a história de Tony Draschko,brasileiro que mora nos estados unidos com o tio Colin Wojak que é comissário do distrito de little rock capital do Arkansas.
Tony perdeu seus pais numa tentativa de assalto ao carro do casal no Brasil, depois de várias sessões com psicólogos, seu tio decide leva-lo para morar com ele nos Estados Unidos. Depois de vários anos de estudo pela academia de policia ele resolve ingressar no serviço de CSA (investigadores que analisam cenas de crimes), mas como existem vários protocolos para se tornar um CSA, Tony recebe um caso como teste para sua efetivação, nesse caso Craig Methers músico de blues é assassinado e Tony junto com sua parceira Jennifer Perez precisa desvendar o caso, que se enrola cada vez mais com outros homicídios, violações de túmulos e canibalismo.
Gostei muito da ideia do livro, mas me decepcionei com as descrições dos procedimentos forenses e com as referencias aos episódios de CSI que foram extremamente exagerados no livro. Consegui desvendar o primeiro suspeito do assassinato assim que ele apareceu no livro, não imaginava o desenrolar do resto, porém achei fraco, não sei, mas a historia não me pegou e a certa altura do livro comecei a pular os procedimentos forenses, que já não me interessavam. Achei o livro interessante pela capa que chama bastante atenção, porém a história não me convenceu muito.

Nanda Xavier 01/01/2013

Terminei de ler o livro agora. Entediante, apesar de ter os seus momentos. Os diálogos são chatos, parece que comprei um livro sobre o sistema operacional dos CSAs do que um romance policial.

Emerson 19/12/2012

História policial
Muito bom.

James Andrade 01/04/2011

Tal qual um (bom) episódio da série americana SCI (Crime Scene Investigation).
Esta foi a principal impressão deixada pelo livro “Mentes Criminosas”, mas não só. É uma obra de muitos prós, e um contra. Dentre os prós temos que o primeiro caso do aspirante a CSA (analista de cena do crime) Tony Drasckho – um misterioso assassinato num clube de blues – é uma trama policial recheada de boas idéias, plena de potencial – que envolve desde o bluesman Robert Johnson até rituais de canibalismo. O contra ficou por conta da opção do autor, que tentou (e conseguiu) reproduzir no livro um episódio do CSI, ou seja, o potencial da trama acabou ofuscado pelo uso de uma linguagem muito referencial (característica dos diálogos da série, que busca informar de forma direta os aspectos técnicos da profissão de cientista forense). O resultado (apesar, e pelo quase didatismo) me agradou bastante e tem tudo para se tornar uma série de sucesso, mas restou uma pequenina dúvida no ar: se a narrativa fosse outra, o resultado teria sido melhor? A resposta só poderá ser dada nos próximos trabalhos. Que venham logo.

James Andrade.
Fernanda W. Borges 14/06/2011minha estante
Eu fiz resenha para este livro, mas o que eu comprei se chama Investigação Criminal. Não sei se o autor mudou o nome para Mentes Criminosas, ou se foi o contrário, mas é um livro muito bom. A capa também foi alterada.

Giovanni 08/03/2011

É um livro muito bom.
Tony Draschko, é um brasileiro que ficou órfão devido a um latrocínio que vitimou seus pais no Brasil. Foi para os EUA com seu tio o Comissário Colin Wojak do distrito de Little Rock e lá ingressou e seguiu a carreira policial.
O livro descreve como Tony tenta de forma precoce se tornar um CSA, ou seja, um investigador da cena do crime, e o chefe Nelson o coloca num caso para testá-lo, no entanto o homicídio de Craig Methers, um músico de Blues, seria o primeiro de sucessivos homicídios, inclusive dentro do laboratório forense, sumiço de provas e muitas intrigas e suspense. E a solução do crime supreende no final.
O livro é um verdadeiro manual de investigação forense.