Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Gabyh 20/05/2018

"No aniversário septuagésimo quinto, como um lembrete para os rebeldes, que mesmo o mais forte entre eles não pode vencer o poder do Capital, os tributos masculinos e femininos serão colhidos a partir de seus vencedores existentes."

Vemos nesse livro que vencer os Jogos Vorazes, diferente da maioria dos vitoriosos anteriores, isso não foi sinônimo de tranquilidade para Katniss e Peeta.

O presidente Snow não aceitou bem a ideia de que a Capital foi ridicularizada quando os dois ganharam os jogos, ele não acredita na 'propaganda' de que tudo aquilo não passou de 'um ato de amor' por parte de Peeta, as atitudes de Katniss dentro da arena estimularam as pessoas a irem contra o que a capital faz, e começou a gerar uma rebelião.

Como forma de tentar controlar o que está acontecendo, algumas regras são mudadas, e os novos competidores do Massacre Quaternário - uma edição especial dos Jogos Vorazes com regras piores - serão escolhidos entre os vitoriosos anteriores, para muitos existem chances de não serem os novos escolhidos, mas para Katniss, ela sabe que é a nova competidora, afinal, é a única vitoriosa do sexo feminino de seu distrito.

Agora é mais complicado, é preciso ter aliados, mas também tomar cuidado ao escolhê-los, afinal, a competição será feita entre 24 competidores experientes. É fácil perceber quanto Katniss e Peeta amadureceram com relação ao livro anterior e como a Capital continua a manipular os participantes.

A vitória do casal mais querido da Capital não é vista com os mesmos olhos por quem comanda, as pessoas estão procurando uma forma melhor de acabar com a ameaça da rebelião sem que todos percebam que isso signifique assassinato para todos.

Temos a chegada de novos persoangens que vão se tornar importantes para a trama a fim de ajudar os protagonistas em toda essa jornada, é impossível não se encantar com alguns deles como Finick que é cativante de uma forma engraçada que faz querer conhecer mais a fundo esse personagem.

Amanda 21/04/2018

É real?
A continuação da história da Katniss é fabulosa. Esse livro mais encantador do que o primeiro. Fiquei empolgada em ler. Diferentemente de todas as histórias, a trilogia se revelou até agora sem um gênero específico. Ela aborda drama, romance, suspense e aventura. Os quatro gêneros são tratados de diversas formas durante toda a narrativa do segundo livro.
No livro o drama é encarando de várias maneiras. A Capital está cada vez mais presente na realidade e na vida das pessoas do Distrito 12, o que gera certo drama na história. Durante a narrativa o Presidente Snow aparece diversas vezes, e ele é o principal causador do drama, suas ações deixam as pessoas mais vulneráveis, faz com que elas repensem seus atos.
O romance está no ar. Katiniss vive um triângulo amoroso com Gale e Peeta. Algumas vezes ela pensa que Gale é seu grande amor, que o que ela tem com Peeta é apenas teatro para a Capital. Mas outras vezes ela decide se libertar e percebe que o que sente por Peeta é real, por mais que no começo tenha sido tudo uma armação para os dois saírem com vida dos jogos, agora ela realmente está criando sentimentos por ele. Além desse romance, Finnick, outro personagem que é narrado durante a história, aparece com o seu caso amoroso por uma garota que ele deixa em seu distrito.
O que mais chama atenção no livro inteiro é a aventura. Ela compõe desde o começo do livro e é guiada a cada linha escrita por Collins. Cada linha é uma nova aventura. A realidade apresentada no livro, por si só, já é uma aventura. Encarar todos os dias algo rígido, com centralização de poder, com grande formalização, uma ditadura, é algo que necessita de coragem, e Katiniss representa toda essa coragem, toda a esperança de um dia eles acordarem e não encontrarem mais o que eles encaram hoje.
Juntamente com a aventura o suspense aparece. Durante os novos jogos vorazes existem cenas que passam certo suspense sobre o que está acontecendo. Essas partes são encantadoras, fazem você querer ler mais rápido só para ver o que vai acontecer no final. O suspense cria em envoltório de mistério e de ansiedade. Senti-me, muitas vezes, uma vontade extrema de ajudar as personagens.
Devido essa mistura louca de gêneros o livro demonstra mais do que uma simples história. O livro representa uma sociedade em tempos de sofrimento e opressão desenfreada. Com todos esses gêneros, Collins consegue escrever mais do que uma breve história, mas contar a realidade de um povo, e isso torna as coisas reais, como se a Panem realmente existisse.
Luis.Antonio 25/04/2018minha estante
Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero Ser Grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da Alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times.

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual ? ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência ? e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

Ficção / Aventura / Distopia / Literatura Estrangeira

ver menos

Leonardo 01/04/2018

O inicio da revolução
Em Chamas é o segundo livro da saga Jogos Vorazes, escrito por Suzanne Collins e lançando em setembro de 2009 nos Estados Unidos. É um livro de ficção cientifica, onde todo ano ocorre um jogo, parecido com um reality show, em que são escolhidos dois tributos (pessoas) de cada distrito (são 12 no geral) e são forçados a lutarem até que sobre apenas um, que será o campeão. Muitos distritos vê a atitude de Katniss ao final do jogo como uma forma de se rebelar contra a capital, dando assim esperança de que talvez eles também poderiam se rebelar.

Depois do primeiro jogo, Katniss imagina que está segura, que nunca mais irá participar dos jogos. Porém o presidente Snow vê a forma que ela utiliza para vencer os jogos como uma afronta a Capital (cidade que controla todos os distritos) e decide puni-la. Com esse intuito, Snow informa que no ano em questão será organizado o Massacre Quaternário, uma edição especial dos jogos vorazes que é realizado a cada 25 anos, e que os tributos serão os campeões de cada distrito. Como Katniss era a único tributo feminina do 12, ela acaba sendo a escolhida. Haymitch (mentor do distrito 12) é o outro escolhido, mas Peeta se voluntaria no lugar dele. Muitos distritos começam a se rebelar contra a capital, influenciado indiretamente pela Katniss, que desafiou, mesmo que indiretamente, a Capital ao final do primeiro jogo ao forçá-los a mudar a regra dos jogos ao final da edição. Katniss começa a bolar um plano com Haymitch, onde eles iriam manter Peeta vivo para que ele se torne o campeão. Mas as coisas nem sempre são o que parecem.

Talvez esse seja o melhor livro da saga, com cenas memoráveis, uma história bem fluida e ótimos novos personagens. Muitos imaginaram que por ser mais suma edição dos jogos, o livro seria uma cópia do primeiro. Mas Suzanne surpreende mais uma vez e nos trás uma outra visão, com uma Katniss mais madura e uma história mais complexa.

Kymhy 20/03/2018

Em Chamas - Suzanne Collins
Katniss acreditava que seus tormentos terminariam ao vencer os jogos. Porém revoltas desencadeadas por seus atos no primeiro livro a obrigarão a entrar em um novo jogo, sob o olhar atento de Snow. Será que ela sobreviverá novamente?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-em-chamas-suzanne-collins/

Isadora.Sandes 04/03/2018

Leitura rápida, que te prende e faz querer saver mais e mais. Uma história cheia de desafios, romance e uma escrita que te prende. O melhor livro da trilogia.

Augusto 04/02/2018

Em Chamas - Resenha
E somos capturados mais uma vez pela história da garota em chamas. Após a brutalidade da arena, Katniss e Peeta voltam para o Distrito 12 como os vitoriosos da 74ª edição dos Jogos Vorazes. Um fato inédito, já que deveria ter apenas um vitorioso. O último ato de Katniss na arena custa a sua liberdade ? que antes já era limitada ? e a sua paz. O presidente Snow enxerga na garota, até então inofensiva, o estopim para uma rebelião dos Distritos contra a Capital.

Katniss vive, após a arena, em um verdadeiro campo minado. Ela não pode se livrar das câmeras, dos deveres de uma vitoriosa, portanto, deve permanecer dentro do personagem criado para conquistar os admiradores da Capital. Peeta a ajuda nisso, já que sempre foi mais carismático que a jovem. Em meio a toda essa exposição e falta de liberdade, Katniss ainda tem que lidar com a declaração de amor de Gale e o sempre existente e paciente ? devemos ressaltar ? amor de Peeta. Ser a romântica não é e nunca foi a característica forte da protagonista, que em minha opinião só amou verdadeiramente uma pessoa.

Então o ?casal? desafortunado, deve viajar pelos Distritos em uma Turnê da Vitória. A Capital ultrapassa os limites da desumanidade, quando você imagina que nada pode piorar, eles te provam o contrário. Obriga os vitoriosos dos Jogos, a visitar cada Distrito, de cada tributo que eles foram forçados a derrotar. Além de discursar em seu próprio Distrito. E o leitor pensa, quase até satisfeito, que se Peeta e Katniss já foram para a arena, não poderia voltar. Pois é não poderiam, mas voltam! O ?querido? presidente Snow deu um jeito de colocá-los novamente em uma arena.

O que ocorre é que a cada 25 anos acontece uma edição especial dos Jogos, o chamado Massacre Quartenário (no caso o terceiro). Onde o presidente retira um papel da urna, que determina como será a edição de ?luxo?. Na teoria, esses papéis ?temáticos? teriam sido escritos após a destruição do Distrito 13. Mas foi muito conveniente o papel sorteado ter como ordem que um vitorioso e uma vitoriosa do seu respectivo Distrito, voltassem à arena, justamente quando Katniss é considerada uma rebelde.

Diferente da 74ª Edição, onde Katniss só teve dois aliados, ela acaba por se juntar a um grupo significativo de tributos vitoriosos, até que a hora do ?cada um por si? chegue. A protagonista tenta de todas as formas manter Peeta vivo e seguro, já que na primeira arena foi a mais beneficiada.

João Luiz 12/01/2018

Depois de vencer os jogos vorazes, Katniss acendeu a população, inflamando vários distritos. Cheio de reviravoltas e dramas o livro se mantém no mesmo nível do primeiro, talvez a autora tenha atropelado algumas partes no fim, mas é um excelente livro, muito bem construído e desenvolvido. Eletrizante!

Roberto - @umgarotoeumlivro 31/12/2017

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam."
Pela primeira vez na história dos Jogos Vorazes, duas pessoas voltaram vivas; para não ter nenhum vencedor, Katiniss e Peeta tentam comer a fruta mortífera, e ao mesmo tempo, acendem uma fagulha que causa várias rebeliões.

O presidente de Panem, Snow, faz uma vista à Katiniss na aldeia dos vitoriosos, e pede para que ela colabore com a capital, se não, haverá uma grande guerra. Katiniss precisa continuar com o seu papel de apaixonada pelo filho do padeiro, mas na verdade, Katiniss está passando por um turbilhão de emoções, ela não sabe quem realmente ama, Peeta ou Gale, o seu melhor amigo.

Katiness e Peeta não convencem ninguém com sua paixão avassaladora, então, a Capital decide convocar um novo Jogos Vorazes, só que desta vez será o Jogos Quaternários, uma edição especial que acontecem de 25 em 25 anos, onde são sorteado nomes dos vitoriosos de outros jogos. E Katiniss e Peeta estão de volta na arena, mas desta vez, como carreiristas e com alianças formadas.

A coragem e a esperança de Katiniss dá força para o seu distrito e os demais rebeliar, o que os leva em um confronto com a poderosa Capital, cuja a qual não medirá esforço para fazer jus ao seu poder, independente das consequências.

A trama se desenvolve lentamente no início, mas depois de um determinado momento, a narrativa acelera e fica impossível largar o livro. Neste segundo volume conhecemos novos personagens que são fortes, corajosos e únicos, assim como Katiniss. O desfecho da história é inesperado e incrível, e nos deixa ainda mais ansioso para o terceiro livro.

Pedro.Henrique 08/12/2017

"Que a septuagésima quinta edição dos jogos vorazes comecem!!!"
Eu sinceramente não imaginava que "Em chamas" poderia superar "Jogos Vorazes", o livro veio bem mais carregado de emoções do que o primeiro. Suzanne Collins é realmente uma artista, ela merece ser aplaudida de pé, esse livro pode ser adaptado a nossa sociedade, se pensarmos na questão da liberdade de expressão, na dominação da classe alta sobre a classe baixa e etc... O livro é maravilhoso e espero que além de sentirem prazer o lendo, extraiam dele conhecimentos que possam usar nas suas vidas.

marcelgianni 06/12/2017

Blog de resenhas

site: https://idaselidas.wordpress.com/

Bia 17/10/2017

Crescimento da Katnip
#ResenhanaNuvem
Estou de boca aberta, quanta coisa entendi e compreendi pois, muitas cenas ficaram vagas no filme... como fiquei sem ler esse livro durante tanto tempo?

Vamos as perguntas:

Quem narra?

O livro Jogos vorazes é narrado por nossa querida personagem katniss everdeen.

O enredo é Bom?

Dessa vez nossa querida Heroina, amadurecera e veremos a mudanca comparada ao "Jogos Vorazes" no inicio da trilogia, vemos sua relutancia a concordar com o capitol mas, acho particularmente egoista de sua parte pensar em sua familia e ver somente o sofrimento de seu distrito mas, ao ver a "Caminhada dos vitoriosos" Por cada distrito vemos como seu olhar se intensifica e expande mas, nao vamos exigir demais ela so tem 17 anos e é muito sofrimento para uma pessoa so, como se cada sofrimento lhe caisse sobre as costas.

A leitura é chata?

Eu acho que a leitura é bem calma para os leitores analisarem melhor o que é uma distopia, achei principalmente incrível como a autora criou um romance sem se concentrar nela mas, mostrando como isso afeta e muda a personagem principal.

O livro e o filme , o que acha?

Acredite em mim pois, não vou mentir para você meu amigo leitor! Os "buracos" que ficaram no filme, sabe aquele momento que surgiu um ponto de interrogação na sua cabeça será tampado com uma deliciosa leitura. O filme retratou muito bem nosso livro, dando nos uma imaginação mais fértil de como aconteceu cada fato descrito pela escritora, você não ira se arrepender!

Me aconselha ler?

Começar uma trilogia e não terminar fica chato, principalmente sair julgando sem sabem o que verdadeiramente aconteceu.
Leia sim
Com toda certeza apoio

De sua querida amiga Bia

Nayane 17/10/2017

Um pouco sem sal, porém bom!
Gostei muito do primeiro livro da série, mas me decepcionei um pouco com o segundo.

As duas primeiras partes do livro foram bem cansativas de se ler. Foram centradas, principalmente, no relacionamento da katniss com Peeta e Gale, o que para mim foi bastante tedioso. Talvez essa parte da história agrade mais o público adolescente

O livro começa a ficar bom em sua terceira parte, exatamente na página 283, quando a história volta sua atenção para os novos jogos que ocorrerão.

Eu estava em um período de ressaca literária quando escolhi ler "Em chamas". Decidi lê-lo porque havia adorado o primeiro livro da série e sabia que não iria me decepcionar com o segundo. Mas infelizmente, o livro nao me agradou tanto quanto o anterior. Espero que o terceiro seja mais empolgante e amadureça o relacionamento da Katniss, pois não aguento mais esse triângulo amoroso. O romance deles empacou e não sai do lugar.

Caroline Foletto (@leiturasdeverao) 04/09/2017

Esse livro entrou para os meus favoritos com certeza, um dos melhores que já li esse ano, não esperava nada dele e acabei me surpreendendo, passava os dias pensando na hora que eu ia poder ler mais um pouquinho e cada minuto de folga era dedicado ao livro, quando acabou eu estava em um nível de eletricidade que me senti a própria garota em chamas, queria muito poder dar um spoiler, pois a última frase do livro é incrível e me deixou no último da empolgação, queria eu entrar em Panem e lutar contra a Capital. Infelizmente, de acordo com o planejamento, só vou ler A Esperança em novembro, de certa forma isso é bom, pois caso contrário perderia o meu chão ao terminar de ler.
Super indico esse livro, apesar do início ser insuportável o resto compensa!!!

Quem tiver interesse em ler minha resenha completa, é só clicar no link do blog!!

site: https://leiturasdeverao.blogspot.com.br/2017/08/resenha-em-chamas.html

Raíra 04/09/2017

Arrasador
Depois da improvável vitória de Katniss e Peeta no último Jogos Vorazes, algo parece ter mudado em Panem, com distúrbios e agitações em vários distritos. A vitória de Katniss e Peeta ridicularizou o governo e conseguiu fazer com que todos - inclusive o próprio Peeta - acreditassem que são um casal apaixonado.
Katniss também está confusa, pensando em seu amigo caçador Gale, mas tendo que fingir seu romance com Peeta. Já o governo, preocupado com eles terem se tornados ídolos nacionais com poder sobre a população, busca maneiras de mantê-los sobre controle.
Este livro aprofunda a relação de todos de tal forma que é impossível não se apaixonar por cada um dos personagens. A crítica a sociedade continua afiada, o romance e a ação eletrizante que deram tão certo no primeiro voltam com tudo.
Tanto o filme quanto o livro conseguiram com maestria promover essa grande história, mas no livro, a profundidade da relação de Peeta e Katniss é bem mais retratada e já prepara para os fortes acontecimentos do último livro da saga.
O final deixa você louco por mais!