Em Chamas

4.6043 62085

Resenhas - Em Chamas

Livia.Bianchi 10/01/2017

Jogos Vorazes: Em Chamas - resenha
Se existe algo com a real progressão que queremos essa coisa é Em Chamas! Fiquei ainda mais surpreendida do que com o primeiro, nem irei me aprofundar tanto nesta resenha porque tudo que eu queria falar foi o que falei sobre Jogos Vorazes, mas irei acrescentar uma coisa que essa trilogia nos traz: vontade de ler. A cada capítulo a história se aprofunda mais, e isso faz você querer devorar o livro! Para mim isso é essencial em uma boa história.

Ana Caroline 09/01/2017

Resenha | Em Chamas e melhor livro da trilogia <3
Em Chamas, segundo volume da consagrada trilogia Jogos Vorazes nos traz o mais exímio jogo político, trama, aventura, romance que poderia ter. Com a história mais desenvolvida e podendo ser mais trabalhada, Suzanne Collins nos trouxe o que poderia de melhor. Não é a toa que se tornou o meu favorito da série.

Quase começando do ponto final deixado no primeiro livro, vemos que Katniss e Peeta colherão as consequências de terem participado e ganhado os Jogos Vorazes. Com uma carga dramática bem alta, vemos de dentro da cabeça da nossa protagonista tudo que a Capital e o Snow podem fazer com eles dois. E isso se torna mais controlador e poderoso quando se tem o Septuagésimo Quinto Massacre Quaternário, em que os tributos serão escolhidos através dos vitoriosos de cada distrito. Vemos claramente o poder que o presidente quer impor em cima das pessoas e dos distritos.

A partir disso podemos ver uma evolução enorme na escrita e no desenvolvimento. Ainda tenho na cabeça as situações dos filmes e tudo que acontece por lá, às vezes embolando com o que eu leio. Porém, em nenhum momento isso me atrapalhou, mas sim enriqueceu a medida que era lido novos acontecimentos. O desmembramento das situações é fantástico. E por já saber como seria o final, pude perceber nuances em situações em que antes não fiz ligações.

A entrada de novos personagens foi a melhor coisa. Finnick Odair para mim é o melhor personagem depois de Peeta. A personalidade dele é demais, cativante e quando vemos as ações dele dentro da arena, que é onde ele aparece de vez, ele te conquista mais e mais.

Peeta um pouco mais amadurecido, também está entre meus favoritos. E Katniss cada vez mais entrando na possível rebelião, é a personagem que carrega todo o peso do enredo. Então temos umas mudanças bem drásticas de pensamentos e personalidade em certos momentos. E isso foi um dos pontos mais positivos: o trabalho psicológico que a autora fez nela. Vemos claramente o resultado de tudo que ela passou e de tudo que pode passará modificando-a.

"Porque às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar. Como é meu caso, por exemplo. Nesse exato momento." pág. 40

O romance, tendo em alguns momentos seu destaque, ainda nos deixa dividido e com dúvidas de onde vai terminar. É meio óbvio para quem eu torço, porque os momentos vividos ao meu ver é bem maior do que o passado com o Gale. Entretanto isso ainda está bem aberto.

O ponto alto com toda certeza está nas páginas finais, onde tudo é descoberto, onde vemos a manipulação em nosso protagonista no maior nível possível e é onde se tem as respostas de perguntas que são feitas durante boa parte da narrativa. É um volume que encaixou parte do quebra cabeça que é a história . Isso tudo nos levará em um final que deverá ser fantástico.

Me surpreendi novamente na riqueza de detalhes, nas diferenças do que se tem no filme, contudo que me fizeram ter um experiência mil vezes melhor. Na parte física, tenho nada a reclamar, a capa é belíssima e interligada com que é passado, na revisão não encontrei erros. A narrativa é feita pela nossa vencedora do Distrito 12 em 1° pessoa.

E vocês, o que acharam de Em Chamas? Deixa nos comentários.

"A Capital possui uma criatividade quase infinita em matéria de arranjar meios de matar pessoas. Imagino essas coisas e fico aterrorizada, mas vamos encarar os fatos: eles já estão me acossando, de uma forma ou de outra. Fui um tributo nos Jogos. Fui ameaçada pelo presidente. Levei uma chicotada na cara. Eu já sou um alvo." pág. 134

site: http://diariasleituras.blogspot.com.br/2017/01/resenha-em-chamas.html

Lidi Cirilo 15/11/2016

Impressões
Mais um daqueles livros que não-dá-pra-largar! Geralmente, o 2º livro de uma trilogia é o mais fraco, produzido apenas pra preencher o vácuo entre o 1º e o 3º. Isso, definitivamente, não acontece com este aqui. "Fui um tributo nos Jogos. Fui ameaçada pelo presidente. Levei uma chicotada na cara. Eu já sou um alvo"

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Alessandro.Freire 07/11/2016

Collins fez novamente. Assim como no primeiro livro da série, nos deixou famintos por mais. A narrativa rápida e empolgante revela-nos exasperadamente a imprevisibilidade de seu enredo. E isso nos deixa tão ou mais vulneráveis quanto os seus personagens. A saga de Everdeen é estonteante. Não somente por seu mal fadado destino ou sua revoltante má sorte, mas, porque, à altura do Em Chamas, ela já faz parte de uma estória carbonífera e apaixonadamente voraz.

Nuna 31/10/2016

Em chamas, nao foi diferente, teve a arena, massacre, muito sangue, todavia teve romance, beijo mas terminou, deixou saudades, mas ainda tem o terceiro. Porém é o último.

Bogdan 30/10/2016

"E então acontece. Ao longo de toda a fileira, os vitoriosos começam a se dar as mãos."
Em algumas séries, como As Crônicas de Gelo e Fogo, as tretas e conflitos principais se estabelecem já no primeiro livro, que engloba um período curto de "paz", a fagulha para uma fogueira se acender e então o início do incêndio. O(s) livro(s) intermediário(s) é/são o desenvolvimento da treta. E o último volume é o clímax total, onde tudo é resolvido.

Na trilogia Jogos Vorazes não é bem assim. O livro Jogos Vorazes (vendo do ponto de vista mais superior de todos) é uma intrudução ao universo, enquanto Em Chamas tem o papel de acender a fogueira que se apagará nA Esperança.

Mas mesmo assim Em Chamas teve muitas páginas "de introdução", continuando a contar como era a vida no Distrito 12 e dando algumas informações sobre os demais distritos. A princípio, achei estranho que os Jogos ocupassem apenas 1/3 do livro, mas podemos interpretar isso como a parte mais chamativa da obra, enquanto o resto é a trama principal da série. Esta continua lenta, pois a fagulha não acende de uma hora para a outra. E, dessa forma, temos no livro Em Chamas tanto o lado político quanto o banho de sangue de Jogos Vorazes, em proporções diferentes.

Acredito que o segundo livro seja superior ao seu antecessor porque nele temos uma trama muito mais complexa, onde não há só a vida de Katniss e Peeta em jogo. Há muitas coisas rolando, e a maioria delas continua oculta. Há reviravoltas que não soam tão grandiosas para quem já assistiu o filme antes, mas mesmo assim há capítulos como o 18 que merecem o Tocantins inteiro.

O capítulo 18, meus amigos, não é só um capítulo normal. É nele que, acredito eu, está a maior treta do livro todo, englobando a (temporária) união dos vitoriosos, as mentiras do inteligentíssimo Peeta e o início da figuração de Katniss como o Mockingjay em Panem.

Depois disso, temos toda a terceira parte para o 3º Massacre Quarternário, que na minha opinião foi muito mais interessante do que a 74ª edição dos Jogos Vorazes. Nós, cidadãos da Capital, queremos mesmo é ver o circo pegar fogo, o que realmente acontece aqui. O sucesso de Em Chamas se deve muito à criatividade e ao diferencial da arena, além de mostrar como Peeta é foda e de introduzir outros personagens fantásticos como Finnick e Johanna.

Shirley Guimarães 22/09/2016

Em Chamas - O início da Revolução
Como no primeiro livro, Em chamas também conta com os jogos vorazes, mas dessa vez os participantes são escolhidos entre os vencedores. Um casal por distrito.

Se você fizer as contas, no distrito 12 só tem uma mulher. Isso mesmo!! Katniss Everdeen volta para o jogo. No sorteio o nome de Haymitch é sorteado, entretanto Peeta se oferece como tributo, para proteger sua amada!

O jogo começa e eles tem que fazer alguns aliados se quiserem permanecer até o fim. Mas dessa vez ninguém tem sede de matar todo mundo, todos anseiam pela queda da capital (exceto aqueles ridículos dos distritos 1 que gostam de ver um sangue derramado e tentam matar Kat e seus aliados.

O livro é cheio de emoção, ação e desespero. Será que katniss consegue derrubar a capital!?? Isso é apenas o inicio da revolução!!

Ana Damasceno 15/09/2016

A vitória de Katniss esta repercutindo bastante nos distritos e capital, positivamente ou nem tanto. Fato é que sua vitória despertou algo adormecido há anos. A capital está em êxtase e seus governantes não estão contentes.
É ano de massacre, uma versão especial dos jogos que acontece a cada 25 anos, o que torna a oportunidade perfeita para que a capital lembre a todos quem está no comando, mas a população ja foi despertada e qualquer ocorrência pode faze la se revoltar ainda mais.
De volta a arena uma coisa é certa, as aventuras continuam, mas desta vez dentro e fora dela.
Será que Katniss terá sorte mais uma vez ? Será que o domínio da capital permanecerá intacto ?
Em chamas, a continuações de jogos vorazes está igualmente envolvente e repleto de surpresas.

Belinha 13/09/2016

Olha eu de novo com as minhas resenhas! Dessa vez atrassada mais de um mês devido ao fato de ter sido o livro do clube do livro, mas enfim...
#Emchamas foi definitivamente o melhor livro da trilogia quebrou totalmente a ideia que o segundo livro é sempre o mais ruimzinho. Suzanne usou a mesma fórmula do primeiro, começando o livro terrivelmente monótono e só depois eletrizar a história, mas com uma diferença, esse livro é bem mais viciante.

No geral, Em chamas ele se adequa bem como o livro do meio. Ele não é tão bobinho quanto o primeiro, mas também não é tão maduro. A narrativa simples e forte ainda continua ali. Podemos neste ter um aprofundamento da personalidade dos personagens e da sua vida, assim como, somos apresentados ao grande conflito que é a dominação da capital contra os distritos que dará um estopim para uma revolução que será tema para o próximo livro.

Temos também, um desenvolvimento do que seria um triangulo amoroso entre Gale, Katniss e Peeta, porém achei essa tentativa bem falha. Por que a autora parece esquecer o Gale e mais uma vez temos poucas informações sobre ele. Já Katniss e Peeta é só amorzinho. Os dois estão começando a ter um melhor conhecimento um do outro e vão amadurecendo mais o seu relacionamento enquanto enfrentam milhares de desafios. Tenho raiva da Katniss por não ser a mulher que o Peeta merece e por fazer tantas coisas estúpidas.

Uma última coisa que me incomodou foi a forma como a autora descreve as ações, não sei se isso foi só comigo, mas tinha horas que eu não conseguia acompanhar de tão rápido. Nisso o filme me ajudou a entender o que tinha acontecido, principalmente com a cenas finais.

Enfim, adorei Em chamas e super recomendo.
Dalvan.Linhares 15/09/2016minha estante

EM CHAMAS ?

413 PÁGS
Suzanne Collins - @suzanecollins
Editora ROCCO

Tenho que confessar, o livro 2 da trilogia " Jogos Vorazes " foi o que mais me cativou, acabei lendo essa maravilhosa continuação em apenas 2 dois dias.

A história do " Em Chamas " também é narrada por Katniss com um novo inimigo poderoso querendo matá-la E ai você pensa, a mesma deve está em uma boa vida, mas não, Katniss novamente estará na arena na 75° edição dos jogos vorazes, conhecido como o Massacre Questionário em que acontece a cada 25 anos.

Katniss, Peeta e outros tributos vitoriosos, voltam para arena em uma arena totalmente absurda com vários outros bestantes.
Nessa continuação, Katniss, Peeta, e seus alidos escolhidos por eles e Haymitch, elaboram um perigoso plano para sairem livre da arena.

O final, nem posso falar, é um desfecho maravilhoso e surpreendente.

Amanda.Lauton 05/09/2016

bom

Caroline.Fonteles 03/09/2016

Em Chamas, fazendo a trilogia pegar fogo!

Logo após terminar de ler o primeiro livro da trilogia, - Jogos Vorazes - pude perceber ser inundado imediatamente pela sensação de quem acabara de ler o primeiro livro de qual virá a se tornar melhor trilogia de toda minha vida.
Achando impossível um livro de silhueta humilde e edição juvenil chegar aos pés de estórias emocionantes e que marcaram e ainda marcam época - "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter" - pude perceber que a Editora Rocco nos surpreendeu novamente.
Não conseguindo tirar a série de minha cabeça, dia após dia, não demorei para adquirir o segundo livro, "Em chamas".
Mas ao tempo em que começo a ler, logo comete-me um desespero: E se o segundo livro não for tão bom quanto o primeiro?
Afinal, só se passa neblina na mentes dos quais leram o primeiro livro da trama e imaginam como seria o segundo.
Falha minha. Em Chamas é mais do que qualquer outra coisa: SURPREENDENTE!
O que faz a tarefa de criar uma resenha para essa obra-prima dificílima, sabendo que cada detalhe pega fogo dentro do enredo.

O começo morno no livro, faz jus ao nome da primeira parte - A Fagulha - da qual começa exatamente no ponto em que Jogos Vorazes termina, tendo um começo muito menos aventureiro em relação ao mesmo ponto no livro anterior.
A primeira parte serve para situar-me novamente na estória, o que não demora muito, devido à escrita fervorosa e emocionante de Suzanne Collins que me abrange com facilidade.
Por um momento, sinto-me fraquejar: será que o novo livro traz um enredo tão diferente? Algo que fará The Hunger Games passar a ter o título de "Melhor-Trilogia-De-Toda-Minha-Vida" para "Maior-Decepção"?
Quando de repente, tão rápido quanto uma flecha de Katniss Everdeen, a segunda parte da magnífica obra me acerta.

"O Massacre", permite-nos conhecer mais sobre a vida dos que já estavam presentes em nossa leitura e os que ainda surgirão - obrigado por essa oportunidade Suzanne. Muitas coisas mudam na vida da "Garota Em Chamas" tendo agora que tomar decisões únicas e críticas sabendo que qualquer erro seu pode significar um grande desastre. Profundo e efervescente, a segunda parte transforma "A Fagulha" em uma fogueira aconchegante e anciã, incutido-nos magníficas sugestões do que ainda está por vir. Falha minha outra vez. Nada do que eu poderia imaginar se iguala ao verdadeiro choque do que está por vir.

Perplexidade total. Pude sentir enrijecer-me imediatamente. Ou meus olhos peças pregando-me estão, ou Collins conseguiu superar a si própria fornecendo-nos uma proposta muito conhecida para os quais já leram o primeiro livro da saga.
"O inimigo" mostra tudo aquilo que mais queremos ver desde que abrimos pela primeira vez a capa de Catching Fire - guardem bem minhas palavras - fazendo-nos animais doentes pelo próximo movimento de cada personagem ali presentes.
Quando estamos completamente excitados no ápice da estória, uma bomba explode - literalmente - e me vejo novamente dentro de algo tão maravilhosamente alucinante que cabe-me não acreditar que tudo isso se encontra em um livro só. Porém tudo isso tem um final - 413 páginas para ser mais exato -, e vejo então que a ultima página já se fora.

Acontece que me vejo sedento pelo terceiro e ultimo livro desse magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais.

Foi aí então que aquele meu pontinho de desespero sobre "Em Chamas" não conseguir ser tão bom quanto "Jogos Vorazes" se esvai completamente e tenho a certeza que além de igualmente bom, é melhor.
Cabe-me agora, mais do que qualquer coisa dar uma opinião literária que se possível, daria a todos nesse mundo: Leiam esta maravilhosa trilogia, pois acreditem, além do primeiro livro ser voraz, o segundo fica em chamas

Luiza 02/09/2016

Adorei
Melhor série!

BArbara.Armino 02/09/2016

Melhor de três
O segundo livro da série Jogos Vorazes é composto por uma infinidade de pontos altos que prendem o leitor à obra do início ao fim. Definitivamente o melhor livro da série, faz a ponte perfeita para que os leitores finalizem a leitura da trilogia.