Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Mon 08/11/2019

As paranóias de Katniss
Curto bastante uma distopia. E foi isso que me fez ler o primeiro volume do livro, que no caso gostei bastante.

Não é todo dia que vemos uma estória onde a maior potência mundial, a terra dos sonhos, ruiu e de seus restos surgiu um novo país ditatorial.

Achei, mesmo, que Em Chamas iria superar minha admiração que tive pelo primeiro livro. Mas pelo contrário, acho que por ir muito com cede ao pote, me decepcionei.

Em Chamas não é tão bem escrito como o primeiro. Há erros bem visíveis de continuação e muitos outros de tradução. Mas o que mais me incomodou no livro foi a insistência da autora em focar nas paranoias de Katniss. Ela mergulha em aflições o tempo todo. E isso ocupa a maior parte do livro.

Bem, fora isso, a temática continua sendo interessante. Katniss, apesar de muitas vezes me irritar bastante, continua sendo uma personagem forte e gosto bastante de personagens assim.

Que venha A Esperança.

Brenda 04/11/2019

Como o primeiro esse livro não decepcionou, você percebe como os personagens evoluíram e amadureceram, além de perceber os traumas q eles criaram a partir do primeiro jogos vorazes.
Sinto que pude descobrir um pouco mais sobre Peeta e Katniss e me aproximar dos novos tributos desse livro.

Adriany.Pena 04/11/2019

Katniss e Peeta venceram a 74° Edição dos Jogos vorazes, a capital está em êxtase com o amor deles, mas nos distritos as amoras não foram vistas como prova de amor, mas sim um ato de rebelião.
O presidente Snow quer que Katniss o conversa que está apaixonada por Peeta, para assim parar a revolta dos distritos, mas a ja fagulha está acessa.
A 75° Edição, o massacre Quaternario, uma edição especial dos Jogos, que é comemorada a cada 25 anos. Essa seria a primeira edição como mentores, mas para a surpresa de todos, a colheita vai ser feita entre os vitoriosos vivos. Katniss e Peeta se vêem de volta a arena, dessa vez muito mais perigosa, pois a própria arena é um relógio, que a cada hora um novo horror começa.

HonorLu 29/10/2019

Unânime
O melhor da franquia, sem dúvida. Saímos do primeiro livro totalmente instigados e este segundo entrega tudo o que precisamos, dando um final espetacular com um gancho perfeito para o último livro.

Blog De Bem Com a Leitura 21/10/2019

Os Jogos Vorazes mostraram a Katniss o quanto ela é forte e determinada, enquanto esteve naquela arena ela precisou fazer coisas das quais não se orgulha, os dias de luta jamais sairão de sua memória e os pesadelos constantes a obrigam a reviver os horrores. Com seus últimos atos nos Jogos, Katniss conquistou o apoio dos distritos e a revolta da Capital, que não está nada satisfeita com o rumo das coisas.

Seu ato de rebeldia a transformou em uma heroína e, ainda que em segredo, os distritos estão se levantando contra a Capital e o que Katniss fez na arena os encorajou. O presidente Snow foi pessoalmente à casa de Katniss para lhe dar um aviso, é melhor que ela consiga acalmar os ânimos dos distritos ou sofrerá com as consequências. A situação se agrava com o passar do tempo, ninguém fala abertamente, mas é possível sentir a tensão no ar e ler nas entrelinhas.

Os Jogos Vorazes são justamente uma maneira de a Capital lembrar aos distritos o que acontece quando eles se rebelam, e cada um dos doze distritos vem ano após ano entregando dois jovens tributos para lutarem até a morte na arena, só que dessa vez a edição dos Jogos teve Katniss e ela provocou a Capital como ninguém ousou e agora há um levante iminente e Katniss não pode fazer para impedir.

Quando as leis dos Jogos foram criadas, ficou decretado que a cada vinte e cinco anos o aniversário seria marcado por um Massacre Quaternário onde as regras são modificadas e ninguém sabe ao certo o que acontecerá. E esse é o ano do Massacre Quaternário, Katniss está apreensiva com o recado dado pela Capital e com as rebeliões acontecendo pelos distritos, mas a Capital pensou em uma maneira de colocar cada um em seu devido lugar.

Assim como nos Jogos Vorazes, Katniss tem de fazer exatamente o que a Capital quer que ela faça e ao mesmo tempo dar ao público o que eles esperam. Se por um lado a Capital precisa que Katniss amenize a situação e dê um basta no levante, por outro lado temos o público ao lado dela e enxergando em Katniss a esperança para dias melhores. Tudo o que Katniss quer é fugir e se esconder em um lugar seguro para ela e sua família, mas ela não pode fazer isso. Não agora que todos esperam que ela seja uma líder.

O Massacre Quaternário está para começar e as regras dessa edição deixam Katniss completamente desestruturada, é um aviso muito claro da Capital para ela. Mais mortes, mais sofrimento. A Capital é soberana, ninguém pode vencê-la, se quiser iniciar uma rebelião, irá se arrepender. Todos ficam chocados com as novas regras, o que dá ainda mais combustível para o levante.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2p5sv5Q

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/

Luma.Lage 24/09/2019

"As fagulhas se acendem, as chamas se espalham e a capital quer vingança."
Antes de Katniss e Peeta embarcarem em uma turnê para os outros distritos, o presidente Snow faz uma vista a senhorita Everdeen e lhe diz que ela precisa convencer ele de que ela e Peeta são realmente um casal apaixonado que agiram por impulso nos jogos ou ela e todos que ela ama - sua mãe, Prim e Gale - estarão em grande perigo. Não vendo outra alternativa, já que tudo que tentou dá errado, ela e Peeta anunciam que vão se casar. Mas isso não convence Snow, apenas aumenta a fagulha que se espalhou pelos distritos.

É quando surge o massacre quaternário - e quando a história realmente começa. Como as regras oficiais do jogo, dois tributos de cada distrito são escolhidos, mas dessa vez apenas entre os vitoriosos. E mais uma vez Katniss e Peeta voltam aos Jogos Vorazes, dessa vez com a promessa de que apenas um sairá de lá vivo.

"Peeta me coloca na cama e me dá boa noite, mas pego a sua mão e não o deixo sair, não quero que ele vá embora. Na realidade, quero que ele se deite na cama comigo, que esteja ao meu lado quando os pesadelos chegarem."

Katniss não está mais decidida a se salvar e voltar para casa como no primeiro livro, ela está decidida a salvar a vida de Peeta, mesmo que isso custe a sua vida. No decorrer do livro podemos perceber que ela está confusa com os seus sentimentos em relação a Peeta e Gale.

Como no primeiro livro, achei a narrativa maravilhosa, pude sentir todas as emoções da personagem, toda sua confusão em relação a Peeta - e claro ficava sempre torcendo para os dois. Essa trilogia me conquistou, eu simplesmente não consegui parar de lê-los. Eu li Em Chamas em apenas um dia e posso dizer que o considero o melhor livro da trilogia. E o melhor filme.

"Estou sentindo novamente aquela coisa. Aquela coisa que só senti uma única vez antes. Ano passado na caverna, quando estava tentando fazer com que Haymitch nos enviasse comida. Beijei Peeta umas mil vezes durante aqueles Jogos e depois. Mas houve apenas um beijo que fez com que eu sentisse algo se agitando bem dentro de mim."

Nayama Guimarães 13/09/2019

Em chamas
Livro surpreende ainda mais que o anterior, os fatos e as situações que vão acontecendo durante a história fazem com que você nunca realmente saiba em quem confiar e refletir sobre quem realmente são os inimigos. A leitura vale super a pena :)

Maju Deolindo 05/08/2019

Uma leve decepção
Depois da leitura do primeiro livro da trilogia e da minha surpresa por ter gostando tanto da historia e de como ela é contada fui direto começar a leitura da continuação. Fiquei bem decepcionada porque achei um livro para encher linguiça. Considero um livro de 400 pág que não levou a lugar nenhum. A forçada em um paixonite entre o Gale e a katniss, a kat o tempo todo falando que deve proteger o Peeta (chaaaaaaato), a repetição de uma fórmula que foi interessante no primeiro livro mas nesse volume ficou desnecessário.
Vamos vê se dá um up no 3 livro.

Ewerton 28/07/2019

Segue o esperado
Depois do seu ato no jogos vorazes, visto como uma afronta à capital, os novos jogos vorazes se aproximam e o presidente de paneem, vai dar um jeito de revidar o ato de katniss.

Stefania.Dinatt 15/07/2019

Quando muitas pessoas têm opinião positiva sobre um livro é sinal de que vale a pena ler essa obra. E não foi diferente com os Jogos Vorazes, em especial Em Chamas. A narrativa inicia um pouco lenta e os conflitos da protagonista são angustiantes em alguns momentos. Mas quando iniciam os jogos torna-se quase impossível largar esse livro. Gostei muito e estou ansiosa para ler O último livro da trilogia.
Léo 17/10/2019minha estante
Nem sempre:sucesso não é sinônimo de qualidade

Stefania.Dinatt 21/10/2019minha estante
Acredito que sempre vale a pena, mesmo que a pessoa acabe não gostando da obra a experiência é válida.

Leeh (@becodaleituraa) 13/07/2019

Em chamas - Suzanne Collins
Após a inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado nos Distritos de Panem. Distúrbios e agitações que dão sinais de uma revolta. Katniss e Peeta, representantes do Distrito 12, venceram não apenas os jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos acreditarem que são um casal apaixonado. A Capital parece especialmente preocupada com a influência que os dois vitoriosos transformados em verdadeiros ídolos nacionais, podem ter na população. Contundo, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
O segundo volume da Trilogia Jogos Vorazes se inicia com Katniss e sua família vivendo na vila dos Vitoriosos e com Peeta e Haymitch sendo seus vizinhos. Os dois vitoriosos do último jogos estão para começar uma turnê da Vitória em todos os distritos. Mas antes disso o presidente Snow aparece na casa de Katniss para lhe "ameaçar" sobre o fingimento que ela e Peeta fizeram para a Capital e a todos os distritos de Panem sobre estarem apaixonados e acabarem se tornando vitoriosos. Pois os distritos estavam começando levantes contra a Capital. Dessa forma, Katniss faz de tudo para aparentar que ela e Peeta são um casal feliz em sua turnê para acalmar os distritos e acabar os levantes. Entretanto, isso não é suficiente para a Capital e nem para os distritos e os dois vão ter que acabar voltando para o Massacre Quaternário e somente um deve sobreviver dessa vez.
Na minha opinião, achei o livro bem morno no início, mas vai melhorando no decorrer dos capítulos. As vezes fico intrigada com algumas atitudes da Katniss, mas lembro que a garota tem apenas 17 anos e vive em uma sociedade extremamente totalitário e submissa e que não se tem muito o que fazer.. Por fim, amei o livro, o final me surpreendeu, espero que o último volume seja tão bom como os outros.

site: https://www.instagram.com/p/Bz1HBvJAS7-/

Teteu 27/06/2019

Melhor do que o primeiro volume
Sensacional e incrível essa sequência da melhor distopia jovem adulto já feita.

Thay 25/06/2019

Maravilhoso
Narrativa fluída e muito rápida, a estória magnífica e compreendi mais o que a Katniss se significa para os distritos. Neste livro conheci os sentimentos da Katniss. Uma Katniss durona para vulnerável.

Tive um misto de sentimentos ao decorrer da trama. Em chamas só me provou que Jogos Vorazes é maravilhoso