Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Lucas 13/12/2011

Em Chamas, fazendo a trilogia pegar fogo!
Logo após terminar de ler o primeiro livro da trilogia, - Jogos Vorazes - pude perceber ser inundado imediatamente pela sensação de quem acabara de ler o primeiro livro de qual virá a se tornar melhor trilogia de toda minha vida.
Achando impossível um livro de silhueta humilde e edição juvenil chegar aos pés de estórias emocionantes e que marcaram e ainda marcam época - "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter" - pude perceber que a Editora Rocco nos surpreendeu novamente.
Não conseguindo tirar a série de minha cabeça, dia após dia, não demorei para adquirir o segundo livro, "Em chamas".
Mas ao tempo em que começo a ler, logo comete-me um desespero: E se o segundo livro não for tão bom quanto o primeiro?
Afinal, só se passa neblina na mentes dos quais leram o primeiro livro da trama e imaginam como seria o segundo.
Falha minha. Em Chamas é mais do que qualquer outra coisa: SURPREENDENTE!
O que faz a tarefa de criar uma resenha para essa obra-prima dificílima, sabendo que cada detalhe pega fogo dentro do enredo.

O começo morno no livro, faz jus ao nome da primeira parte - A Fagulha - da qual começa exatamente no ponto em que Jogos Vorazes termina, tendo um começo muito menos aventureiro em relação ao mesmo ponto no livro anterior.
A primeira parte serve para situar-me novamente na estória, o que não demora muito, devido à escrita fervorosa e emocionante de Suzanne Collins que me abrange com facilidade.
Por um momento, sinto-me fraquejar: será que o novo livro traz um enredo tão diferente? Algo que fará The Hunger Games passar a ter o título de "Melhor-Trilogia-De-Toda-Minha-Vida" para "Maior-Decepção"?
Quando de repente, tão rápido quanto uma flecha de Katniss Everdeen, a segunda parte da magnífica obra me acerta.

"O Massacre", permite-nos conhecer mais sobre a vida dos que já estavam presentes em nossa leitura e os que ainda surgirão - obrigado por essa oportunidade Suzanne. Muitas coisas mudam na vida da "Garota Em Chamas" tendo agora que tomar decisões únicas e críticas sabendo que qualquer erro seu pode significar um grande desastre. Profundo e efervescente, a segunda parte transforma "A Fagulha" em uma fogueira aconchegante e anciã, incutido-nos magníficas sugestões do que ainda está por vir. Falha minha outra vez. Nada do que eu poderia imaginar se iguala ao verdadeiro choque do que está por vir.

Perplexidade total. Pude sentir enrijecer-me imediatamente. Ou meus olhos peças pregando-me estão, ou Collins conseguiu superar a si própria fornecendo-nos uma proposta muito conhecida para os quais já leram o primeiro livro da saga.
"O inimigo" mostra tudo aquilo que mais queremos ver desde que abrimos pela primeira vez a capa de Catching Fire - guardem bem minhas palavras - fazendo-nos animais doentes pelo próximo movimento de cada personagem ali presentes.
Quando estamos completamente excitados no ápice da estória, uma bomba explode - literalmente - e me vejo novamente dentro de algo tão maravilhosamente alucinante que cabe-me não acreditar que tudo isso se encontra em um livro só. Porém tudo isso tem um final - 413 páginas para ser mais exato -, e vejo então que a ultima página já se fora.

Acontece que me vejo sedento pelo terceiro e ultimo livro desse magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais.

Foi aí então que aquele meu pontinho de desespero sobre "Em Chamas" não conseguir ser tão bom quanto "Jogos Vorazes" se esvai completamente e tenho a certeza que além de igualmente bom, é melhor.
Cabe-me agora, mais do que qualquer coisa dar uma opinião literária que se possível, daria a todos nesse mundo: Leiam esta maravilhosa trilogia, pois acreditem, além do primeiro livro ser voraz, o segundo fica em chamas!
Foxx 13/12/2011minha estante
nossa, muito boa a crítica, fiquei até com vontade de ler... ah é eu já estava com vontade de ler, e agora fiquei com mais vontade ainda VALEU -2bj \o/

Sabrina 13/12/2011minha estante
Poxa, gostei bastante muito bom :3

Maurício 13/12/2011minha estante
Já me falaram bem da trilogia, agora fiquei com mais vontade ainda de ler.

Flá 07/01/2012minha estante
Muito boa a crítica, parabéns. Acabei de ler "Em chamas" e achei maravilhoso!!!

Gabi @gabidoslivros 09/02/2012minha estante
Cara, sua resenha tá mt louca!!!!!!!!

Lidi 26/02/2012minha estante
Lucas, minha amiga Gabii(essa q comentou ai em baixo)ela vivia falando de Jogos Vorazes e eu sinceramente achava um saco, agora q eu li a sua resenha, cara, juro pra vc to Loouuca pra ler essa trilogia, vc realmente sabe usar as palavras a seu favor e incentivar os outros a ler, Parabéns gostei muito, e tbm acho q vc devia fazer um blog de resenhas suas, vc teria sucesso!Bjos, Lidi.;]

Fernanda Döttling 11/03/2012minha estante
Você disse tudo que eu penso,sem tirar nenhuma palavra e nem por mais nenhuma. Suzanne Collins está se superando e agora estou louca pra ler o 3º e último livro...

Mariane 18/03/2012minha estante
muito boa a resenha senti tudo isso e mais quando li, surpresas, medo e desafios tudo nesse livro . Um dos melhores

Thiago 25/03/2012minha estante
Lucas parabens pela resenha, perfeita, nota 11 pra vc (assim como a Katniss)rsrs.
Nao tiro uma palavra do q vc disse, foi a melhor serie que ja li.

Thiara 27/03/2012minha estante
Eu acabei de ler o primeiro livro e estou contando os dias para chegar o fim do mês, quero comprar o dois para poder ler logo, adorei sua resenha!

Amélia 28/03/2012minha estante
Estava com medo do segundo não ser tão bom quanto o primeiro, ainda bem que li sua resenha agora vou correndo comprar o segundo!
Parabéns pela resenha.

Esther 01/04/2012minha estante
Meu Deus do Céu.
Nossa vc escreve super bem, de verdade.
O pior é que o meu Em Chamas so chega dia 13 e vc me deixou com mais vontade ainda.
Nossa vc escreveu tanta coisa que pensei que ia ter um monte de spoilers mas eu n achei quase nada.
A melhor série de todas (isso porque eu so li o primeiro...)

Amanda 10/04/2012minha estante
Acho que vc tem um jeito Peeta de escrever a sua resenha! haha
Acabei de ler "Em Chamas", infelizmente tive a maldita ideia de emprestar "Esperança" para minha irmã que mora em outra cidade e só verei ela daqui a três semanas... E é ai que me vejo fazendo o download do livro pq não conseguirei esperar um dia para ler, quanto mais três semanas.. haha

Mateus 12/04/2012minha estante
Nossa...Tantos livros que quero ler, nem sei por onde começar, aí vejo essa trilogia, o que me leva a querer ler tudo isso, logo!...Muito bom a sua resenha!

Ricardo Andrade 15/04/2012minha estante
não gostei muito do primeiro, opnião proria, mas não é um livro ruim tambem. da para ler, muito melhor do que outras melações que não quero nem citar nome.

Tamy 16/04/2012minha estante
Simplesmente amei o primeiro (Jogos Vorazes) recomendo a todos, e estou amando o segundo (Em Chamas) *-*, não vejo a hora de começar o terceiro (A Esperança) comprei a trilogia, porque eu sabia que ia amar, e não ia aguentar esperar eu terminar de ler um para comprar o outro *-*

"magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais." tirou palavras da minha boca!!

Karem Braga 18/04/2012minha estante
Nossa amei a Resenha! E este livro é mesmo em Chamas!

Karina 30/04/2012minha estante
Nossa você escreve super bem! Estava em dúvida sobre comprar ou não "Em Chamas",mas depois de ter lido essa resenha, pude confirmar com certeza de preciso urgentemente adquirir essa joia que parece ser esse livro

Manú 07/06/2012minha estante
Ok, você disse exatamente tudo. TUDO MESMO. Fiquei sabendo dessa triologia por uma amiga, e contada ela me pareceu confusa... Então, deixei pra lá. Quando lançou o filme, me interessei e fui ver... Fiquei confusa por não entender ao certo porque os Jogos Vorazes existiam. Me restava então comprar o livro. E comprei logo a triologia toda de uma vez, e me encantei de primeira por cada personagem, por cada aventura ali passada.
Concordo com tudo que diz, e tive o mesmo desespero de acabar me decepcionando com o segundo livro. Fiquei com uma pulga atrás da orelha, e a mesma pergunta ficava me rondando.. " Impossível que consiga superar o primeiro" e E então.. CABUM, todo aquele medo some e da lugar a uma "sede" de ler cada vez mais e mais pra descobrir como terminará esse livro maravilhoso. Impossível criticar alguma coisa, é simplesmente viciante e não tem como não ler. Sem dúvidas, a melhor triologia de todas.

Evelyn709 01/07/2012minha estante
você disse tudo, literalmente tudo o que esse livro te faze pensar.

Uma trilogia simplesmente magnifica.

Julia 07/07/2012minha estante
Estou lendo 'Em Chamas' e realmente penso exatamento tudo isso que você escrevu. A propósito, você escreve super bem.

Mey 18/07/2012minha estante
Putz! Você escreve muito bem
Estava desanimada com "Em Chamas", mas depois de ler sua resenha fiquei maravilhada

Aly-El 24/07/2012minha estante
Essa Trilogia é otima, engoli os três livros em três dias... Maravilhosos... ainda estou com eles na cabeça, amo o Peeta!

Marisa 28/08/2012minha estante
Realmente a história é muito boa e envolvente. não consigo parar de ler um segundo, e nos tempos em que não posso lê-lo, não paro de pensar. É claro que para mim, apesar de incrível, essa trilogia nunca será igualada a Harry Potter (até porque HP é inigualável). Adorei o que você escreveu e concordo plenamente que Em Chamas é maravilhoso.

Deamonts 29/10/2012minha estante
Também pensei a mesma coisa coisa quando terminei de ler Jogos Vorazes, e digo com toda certeza, Em Chamas é um dos melhores livros que já li na minha vida. Vale muito a pena a leitura da trilogia inteira.

Nayara 14/12/2012minha estante
Nossa acabo de ler jogos vorazes, não fiquei muito animada para ler "em chamas" mas depois de ler essa sua resenha ,estou muito animada ,essa vai ser uma das melhores sequencias que eu já li ...como diz Stephenie Meyer sempre fico pensando depois de ler ...maravilhoso

Marianna 31/12/2012minha estante
Você tem toda razão.Os JOgos vorazes(The Hunger Games)mudou minha vida completamente.
Tinha visto o filme primeiro,achei incrivel,depois pedi meu pai de aniversario e ele acbou me dando toda a Trilogia.Achei incrivel todos eles,o melhor pra mim é o Em Chamas(Cathching Fire)Achei perfeito,e é lá que a gente consegue perceber melhor o quanto Katniss é apaixonada por Peeta, e não por Gale.
Eu só tenho que agradecer a Suzanne Collins por ter dado a todos nós essa maravilhosa Trilogia.
E nas palavras da minha mãe:"Meu Deus,como você tá viciada nisso!"hahaha

Petsabé 15/01/2013minha estante
Concordo! O livro é sensacional! Sem dúvida o melhor!

Ju 24/01/2013minha estante
Eu acho que esse é o melhor livro da trilogia. Love it

Letícia 14/02/2013minha estante
Adorei a resenha, é exatamente isso: o primeiro é voraz, o segundo é em chamas. O segundo me pareceu perfeito em tanto mas tantos sentidos... O primeiro introduz o mundo, prepara o terreno; o segundo taca fogo! Os personagens mexem mais com a gente, as cenas nos fazem surtar, informações novas, ação, revolta, desespero... ah, o livro é histérico! Ainda não li o 3, mas posso dizer que gosto mais de Em Chamas do que Jogos Vorazes, com certeza!

Silvia 11/11/2013minha estante
Sua resenha despertou ainda mais minha curiosidade *u*

Isabela 27/11/2013minha estante
Magníficas suas observações e resenha! Parabéns! Com certeza, Jogos Vorazes estão no rol de melhores sagas, ao lado das já citadas por você!

Daniel.Malaquias 13/07/2020minha estante
Excelente crítica, me senti representado nas suas palavras.

Nati 14/08/2020minha estante
Assisti aos filmes um seguido do outro, simplesmente amei cada cena e não conseguia mais pensar em outra coisa, adquiri os livros que chegaram há pouco, confesso que ainda não consegui ler, mas estou na expectativa gritante depois dessa resenha, assim que terminar minhas leituras atuais começo JV ??

Lizzy 05/04/2021minha estante
Disse tudo e mais um pouco! Melhor crítica ever!

Soso 28/07/2021minha estante
Se comparam com palavras de grandes escritores

Juju 19/09/2021minha estante
obrigada por sua resenha, estou na primeira parte do livro e estou com medo de me decepcionar em relação ao primeiro livro que me surpreendeu de maiss!!

Helena Lima Pereiras 16/02/2022minha estante
A luzia já leu essa mensagem para elaborar uma mensagem direto sob proteção total oi luzia

Sabrina 29/01/2023minha estante
Falou tudo

Larinha 09/03/2023minha estante
Justo!

gabskylov 27/03/2023minha estante
muito bommm

Nick 𫶠19/04/2023minha estante
Adorei o segundo livro, comecei a ler o primeiro e tive muita vontade de continuar

Luiz1516 01/09/2023minha estante
Não céu quomo usar o app

Laví Brito 04/10/2023minha estante
concordo plenamente!

Mariað 21/12/2023minha estante
I have a message for President Snow. You can torture us and bomb us and burn our districts to the ground. But do you see that? Fire is catching... And if we burn... you burn with us!!!

anakeilacamargo 24/12/2023minha estante
trilogia maravilhosa, queria que eles fizessem mais filmes e suzanne escrevesse mais sobre

anakeilacamargo 24/12/2023minha estante
infelizmente já tinha assistido à trilogia antes de ler os livros, mas, mesmo assim, ?em chamas? continuou sendo muito emocionante

rita447 28/10/2023

Maldição do segundo livro? nem sei oq é
NAO SEI NEM POR ONDE COMEÇO A FALAR

esse livro é incrível, talvez uma das melhores continuações que eu já tenha lido em toda a minha vida

amo que o universo de jogos vorazes é muito bem construído e totalmente planejado, os personagens incríveis, carismáticos, icônicos e muito bem desenvolvidos

e sem falar também que o livro foi fruto da adaptação literária mais perfeita de todos os tempos!!

senti como se eu estivesse lendo o roteiro do filme de tão fiel que é

fora também que tem o quarteto mais icônico de todos os tempos: katniss, peeta, johanna e finnick!

a dinâmica desses queridos foi perfeita do começo ao fim

e faço questão de falar sobre cada um

katniss diva meu deus essa mulher é tudo, quando eu penso "ela nao vai fzr isso" ela vai, faz e ainda sai divando, jesus como eu amo ela

peeta meu amoreco, protegido, tudo oq eu queria era proteger esse querido de todo mal do mundo

FINNICK COMO SEMPRE UMA LENDA, DIVO GOSTOSO LINDO E ICÔNICO, a cada frase dele era um surto meu

johanna outra diva porém nunca vou entender o hate que a diva recebe por certas coisas

agora como nao posso xingar o snow abertamente irei colocar uma frase icônica bem aqui

"o mesmo pra mim. o snow é um velho bafudo e nojento que nao tem o mínimo de vergonha de fazer o que faz. e só de ver que ele tem esse lado sujo dele ja me irrita de um jeito que nao consigo explicar. esse cara é o pior porco que já existiu"

bom, é isso. leiam jogos vorazes, pratiquem arco e flecha, comecem uma rebelião na cidade de vocês e xinguem a capital e é isso. abraços e beijos da tita.

ps: estou com medo de ler a esperança mas confio na minha boa suzanne que vai ser tolerável
FINNICK MEU AMOR KINDO DIVO, AMOR DA MINHA VIDA, QUERIDO

Juju.2 28/10/2023minha estante
jogos vorazes é a melhor adaptação que existe e isso é fato

Juju.2 28/10/2023minha estante
jogos vorazes é tudo muito bem planejado

MDS SIM O MAIORAL

rita447 28/10/2023minha estante
jogos vorazes é a definição de cinema

Danielle143 28/10/2023minha estante
Esse é o melhor livro do universo de Jogos Vorazes. Simplesmente perfeito ??

Danielle143 28/10/2023minha estante
Prepara os lencinhos para A esperança ?

rita447 28/10/2023minha estante
avisa danizinha!! a própria bíblia

medo

qq foi isso
quatro palavras:
oque foi esse final?
gente eu n to bem não.

enfim, se eu falar mais vai ser spoiler.
considerando o livro todo o começo eu achei meio lento e até que boom, do nada um monte de coisa acontecendo, tô chocada.
eu queria ter visto mais do romance e os verdadeiros sentimentos da Kat, mas pelo jeito eles vão ser retratados no próximo livro.
o final mexeu muito cmg, achei até parecido com a rainha vermelha KKKKKKKKKKKK achei que confiava em um mas tava totalmente errada.
enfim, ansiosissima para o próximo livro!
favoritado
dudaisreading 16/05/2021minha estante
você falou tudo moça ???

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
O final desse livro é um surto completo

Emy 16/05/2021minha estante
eu tô passando mal KKKKKKKKKKKKK preciso começar o outro imediatamente

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
O último tem mais locura ainda, até agr não sei oque tá acontecendo kkkkk, mais é muito bom

Bianchi 16/05/2021minha estante
Meu Deus !!! Meu favorito arrasando corações! Essa trilogia é tudo. Mas Em chamas é maravilhoso

Bianchi 16/05/2021minha estante
Talvez vc ache A esperança lento tbm. Pq ele é mais político e psicológico

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
Sim "a esperança" é meio lento no começo, mais depois começa a acontecer algumas coisas que fazem vc se prender ao livro

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
Mais até agr "em chamas" é o meu favorito da série

Emy 16/05/2021minha estante
simmm o em chamas pra mim é melhor doq o primeiro, falta ler o último agora ansiosa

Milly 03/04/2023

MUITO BOM
O segundo livro de Jogos Vorazes chega nos apresentando mais informações sobre o universo em que está inserido, também é palpável todo o trauma que a Katniss e o Peeta carregam em consequência dos Jogos (que só vão piorar após os acontecimentos deste livro). A população dos distritos aos poucos vai se rebelando e a capital em resposta, resolve juntar todos os vitoriosos dos Jogos e colocá-los novamente na arena. Com isso, nós conhecemos muito personagens interessantes (alguns eu queria ter visto mais sobre).

Enfim, a leitura é fluída e eu gostei MUITO DO LIVRO, acho que continua tão bom quanto o primeiro, até superou, no entanto acredito que o terceiro vai ser o melhor da trilogia.

KATNISS ACORDA MULHER OLHA NGM LIGA PRO GALE.
NAY 03/04/2023minha estante
Pra mim em chamas é o melhor da trilogia! Mas todos são incríveis!

Laisa.Ruiz 03/04/2023minha estante
PERFEIÇÃO

camila 03/04/2023minha estante
o terceiro é sensacional!

for.warner 03/04/2023minha estante
você já assistiu o filme???? é uma adaptação muito bem feita. cara, É IGUAL

Milly 03/04/2023minha estante
cara, eu apenas vi o filme 1 ontem, nunca tinha visto nada de Jogos Vorazes e gostei pakas da adaptação, quero ver o 2 logo

Julio 03/04/2023minha estante
Nossa, começa logo o 3° livro , é incrível , e acontece muitas coisas de cair o queixo ? , pra mim o 2° é melhor , mas o 3° é incrível tbm

Sthefany_ 04/04/2023minha estante
Eu amo tanto esse livro,pra mim ele é o melhor

beactress 21/08/2020

Definitivamente os acontecimentos da arena foram muito melhores que do primeiro livro! Nas páginas finais me vi prendendo o ar devido a tanto eita atrás de eita.

Enfim, só consigo pensar no quanto estou triste de estar indo para o último livro e de estar tão perto do final dessa trilogia sem defeitos
Deni Cruela 21/08/2020minha estante
Já assistir o filme mais ainda não li os livros.

beactress 21/08/2020minha estante
eu também só tinha visto os filmes até agora, mas vale muitissssimo a pena! vc pretende ler ainda??

Cris 22/08/2020minha estante
Tem o terceiro e quarto livro, lançou a pouco tempo o quarto " a cantiga dos pássaros e das serpentes" aaa quero muito ler

Cris 22/08/2020minha estante
Só falta o quarto pra eu terminar

beactress 22/08/2020minha estante
simmm, mas esse vai ser mais focado no Snow não é?? tô considerando ele como um a mais na história hahahaha

Deni Cruela 22/08/2020minha estante
Oi Beatriz, então respondendo a sua pergunta, pretendo ler sim.

Deni Cruela 22/08/2020minha estante
Enquanto isso vou acompanhar sua leitura.

dudagomes09 01/01/2024

O último lido de 2023
Tô postando a resenha agr mas terminei antes do ano novoo, foi o último do ano! fechei o ano com chave de ouro pq pqp q livro PERFEITO! eu simplesmente n conseguia parar de ler, era impossível. a cada hr vai ficando mais angustiante e vc fica com cada vez mais vontade de saber oq está por vir!
finnick eu te amo, vc é pfto, mlhr coisa q aconteceu nesse livro foi esse lindo aparecer KKKKK
to com mta vontade de ler o próximo pq com esse final, impossível não estar MTO ansiosa pelo oq vem por aí! só pra ressaltar mais uma vez: q livro maravilhoso! ?? já tá nos meus favoritos ??
zxsaturno 03/01/2024minha estante
Meu favorito! ?

dudagomes09 03/01/2024minha estante
@zxsaturno até agr é meu favorito tbmm! é MTO bom

Jubsju 03/01/2024minha estante
Quem é o personagem mais amado de todos os livros e por que Finnick?? Kkkkkkk ?

Jpedro05 03/01/2024minha estante
Falo e afirmo: o melhor de toda trilogia!

dudagomes09 03/01/2024minha estante
@Jubsju KKKK ele é maravilhoso, perfeitooo

clarinha 03/01/2024minha estante
meu favorito da vida

Sergio250 03/01/2024minha estante
Concordo completamente.

bookvic 31/05/2021

Sem palavras.
Completamente extasiada.
Eu tô *@;"¥¿¿`¡~!??!&#^#*
Eu nem sei o que eu tô sentindo, choque, felicidade, tristeza, é um sentimento--
Eu não tenho palavras pra descrever, a sensação de ler uma distopia, rebeliões, tudo isso é simplesmente--
Eu acabei de terminar o livro, e que livro. Já é minha trilogia favorita, pq eu não li isso antes????????
Não estou em condições de fazer uma resenha decente, então aqui só está meus surtos e emoções dps desse final, pq olha

Everllark dono do meu coração, TÃO LINDOS QUE É DE DOER, sério.

A Suzanne é simplesmente GENIAL, que ser humano criativo, inteligente, eu admiro MT ela.
Essa arena foi INCRÍVEL, a ideia foi fantástica.

Peeta é um dos melhores personagens que eu já li, o carisma, é impossível não se apegar a ele, mais um parabéns a Suzanne pelo construção de um personagem TÃO cativante.

O final-- tudo aconteceu tão rápido, tanta coisa acontecendo, e eu amo isso TANTO!! é surreal de incrível.

A forma que tudo se encaixa, como a Suzanne vai deixando dicas de TODA a história já lá no comecinho, TUDO FAZ SENTIDO.

EU VOU PLANFLETAR SIM, pq a emoção que esse livro me causou merece ser sentida por mais pessoas. Todo o hype é MT merecido e eu queria ouvir falar mais, pq quase nunca ouço.

LEIAM, PFVR. É incrível.

Classificação: +12 (pq a gnt tá emocionada mas classificação é importante né mores)
LIVRO PERDEITO

PERDEIRON

PERDEITO

Seaweed brain 01/06/2021minha estante
????

bookvic 01/06/2021minha estante
QUE LIVRO BOM SCR

eelis 14/06/2021minha estante
AAA amei a sua resenha demais ???

bookvic 14/06/2021minha estante
AAAAAA BRIGADA???

Ju 10/09/2012

ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR DA SÉRIE

Quem leu minha resenha de Jogos Vorazes sabe que eu me surpreendi totalmente com o livro. Nem acredito que consegui esperar mais de um mês para ler a continuação. Bem, talvez seja mais exato dizer que, devido às circunstâncias, fui obrigada a isso.

Estou ainda mais apaixonada pela série agora que finalizei a leitura de Em Chamas. É impressionante o poder que a autora tem sobre mim. Eu grudei no livro, li em menos de 24 horas (lembrando que ele tem 413 páginas! rs).

Katniss e Peeta sobreviveram aos Jogos Vorazes. Mas a Capital não está nada satisfeita com a estratégia da garota para forçar esse acontecimento. Katniss, pelo menos segundo o ponto de vista do presidente Snow, desafiou abertamente seu sistema de governo. E precisa ser punida de forma exemplar, pois seu gesto encorajou as pessoas a organizarem levantes nos distritos.

"Sim, todos nos distritos vão me assistir para ver como vou lidar com essa sentença de morte, esse ato final do domínio do presidente Snow. Eles vão procurar algum sinal de que suas batalhas não foram em vão. Se eu conseguir deixar claro que ainda estou desafiando a Capital até o fim, a Capital terá me matado... mas não ao meu espírito. Existe por acaso melhor maneira de dar esperança aos rebeldes?"

No ano da 75ª edição dos Jogos Vorazes, acontecerá o 3º Massacre Quaternário. Significa que é o ano de uma edição especial dos Jogos, que acontece a cada 25 anos, quando uma regra ainda mais cruel do que a que impera nos outros anos é anunciada às vésperas da seleção dos tributos que irão à arena.

Katniss tem que enfrentar uma situação completamente inimaginável, que põe em dúvida toda a força e a coragem que ela imagina ter. E que faz a garota encarar seus defeitos e descobrir suas qualidades.

"Eu sabia. Segundo essa linha, Peeta não é tão imprevisível. Enquanto eu estava zanzando pelo piso daquele porão, pensando somente em mim mesma, ele estava aqui, pensando somente em mim. Vergonha não é uma palavra forte o suficiente para descrever o que estou sentindo agora."

Eu, mais uma vez, sobrevivi a todo o sangue do livro... rs... A cada volume me convenço, afinal, de que essa parte não é nada insuportável. Ela toma conta apenas de uma pequena parte da história e, mesmo quando temos consciência de como morreu um tributo, esta morte não é descrita em páginas sem fim, e sim em poucas linhas, ou palavras. Se não incomoda a mim, duvido que vá incomodar a alguém.

A série continua me emocionando e me fazendo chorar. Mal posso esperar para ler A Esperança, e estou feliz porque acredito que poderei fazer isso com muita rapidez. E, em homenagem ao terceiro livro, finalizo esta resenha com um momento do segundo volume em que a esperança começa a se delinear.

"Mas mesmo que todos nós tenhamos um fim terrível, alguma coisa aconteceu naquele palco na noite de hoje que não poderá mais ser desfeita. Nós, vitoriosos, encenamos nosso próprio levante e, talvez, apenas talvez, a Capital não seja capaz de contê-lo."
Ex Libris 14/11/2012minha estante
Esse livro é muito bom, porem eu acabei lendo so o primeiro (Eu vi um spoiler que dizia eu a Prim morria e eu fiquei com muita raiva, ela não faz nada, porem todos querem salva-la, deixem ela pra trás, que seja) então eu acabei não querendo mais seguir a Saga!!

Luís Eduardo Partichelli Potrich
@blogexlibris

Leilane 14/02/2013minha estante
Estou muito curiosa para saber o que você vai achar do último livro. Acho que a série deveria ter tomado outro rumo, por isso meu favorito é o primeiro livro e também gosto bastante até a metade do segundo, depois disso é uma relação de amor e ódio.

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Super ansiosa para começar a ler.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
Nunca me interessei tanto assim pela serie mas depois de tantas resenhas tenho vontade de ler Jogos Vorazes! Ja ouvi tantos comentarios bons sobre a triologia!

Baah 14/04/2013minha estante
como disse a unica coisa que chama minha atenção nessa serie é a capa! mas sua resenha fico muito boa!

Dani 15/04/2013minha estante
Eu adorei os 3 livros... mas nesse fiquei passada, cara, mais um da série ''Coitado dos garotos'' rsrs
Gente, não bastasse o trauma da primeira edição dos Jogos deram uma pancadona na cabeça deles com essa vingança :s

RobertaToussaint 16/04/2021

Surtos, palpitações e muitos palavrões
Eu tive palpitações lendo esse livro. Surtei, chorei, senti raiva. Me senti igual a um pinscher. Foi uma loucura.
Esse livro é muito bem escrito, a protagonista é sensacional. Puta merda! Uma das melhores construção de protagonista que ja li.
O universo é bem construindo, questões como governos totalitários, sociedade e o papel da mídia tanto como uma ferramenta de manutenção desse tipo de governo, como para derruba-lo.
Violento pra caralho, mas não somente como forma de causa choque, a uma justificativa pra essa violência, um tanto grafica, no livro.
Livro MARAVILHOSO, o melhor dos três, na minha opinião. Recomendo muitíssimo.
Mas prepare o calmante.
psraissafreire 16/04/2021minha estante
Eu li e reli, mas ainda acho o terceiro melhor. Porém pqp: "Em Chamas" é ELETRIZANTE AAAAA

Macabeu 16/04/2021minha estante
O filme consegue ser fiel ao filme? Porque se sim, eu prefiro o terceiro tbm

psraissafreire 16/04/2021minha estante
O filme "Em Chamas" é o mais fiel de todos! "A Esperança - Parte 1" também é MARAVILHOSO. Já a parte final me desagradou, e não por causa da infidelidade de fatos (na verdade, os acontecimentos são praticamente iguais); o negócio foi que não senti 1% vendo o filme comparado a leitura do livro final.

RobertaToussaint 16/04/2021minha estante
Concordo, o em chama foi mais fiel. Com relação aos filmes, eu prefiro o primeiro.

psraissafreire 16/04/2021minha estante
O meu filme favorito é o segundo, e o livro é o terceiro kakaakaa enfim, uma coleção MARAVILHOSA, né?? ??

RobertaToussaint 16/04/2021minha estante
Com certeza, ler essa trioligia foi uma jornada maravilhosa.

Carolina Tonglet Monzi 15/03/2020

Amando essa série
Gente, que livros são esses???
To amando essa série de uma forma!!!
tacizera 15/03/2020minha estante
Exato! Vou começar a ler o terceiro, só não comecei hoje porque não consegui digerir tudo ainda!

Carolina Tonglet Monzi 16/03/2020minha estante
Nossa eu me surpreendi muito com essa leitura!
Virou favorita!

Viccthor | @mathvictor 16/03/2020minha estante
Eu não gostei muito da trilogia não :(
Só terminei porque já tinha começado e depois dei os livros pra minha cunhada hsushh

Carolina Tonglet Monzi 16/03/2020minha estante
Jura? O que vc não gostou?

Viccthor | @mathvictor 16/03/2020minha estante
O enredo em si. Não me parece uns jogos tão vorazes hsuahau
Acho que a narrativa da Katniss não me agradou. Achei bem monótona :/

Kkkkkkkkkkk entendi
Eu to amando!! Li o segundo livro em menos de um dia

giiovannaayres 26/03/2021

Releitura
Estou surpresa com o quanto o livro é diferente do filme e quão pouco eu me lembrava dos acontecimentos.

Eu sempre assisto o filme de Em Chamas, é o meu preferido da saga então tenho tudo muito claro e fresco na memória, faz anos que li o livro pela primeira vez e JURAVA que a adaptação era fiel, mas não é.

Não me entendam mal, a adaptação é INCRÍVEL mas o livro é MUITO melhor. A grande maioria das cenas foram alteradas e um acontecimento ou outro é igual, coisas muito importantes foram deixadas de fora, mas enfim, essa não é uma resenha sobre o filme.

Bom, como disse o livro é infinitamente melhor que o filme. Adorei fazer a releitura, a revolução aqui está se inflando cada vez mais e o Snow tenta de todo jeito controlar isso, é assim que surge a septuagesima quinta edição dos jogos apenas com os vitoriosos.

Gale me irritou muito, mais uma vez com aquela forçação em cima da Katniss.... Meus momentos de paz sem dúvida eram quando ele não aparecia. Me emocionei em algumas partes que não tem no filme e eu não lembrava, foi como ler o livro pela primeira vez e eu adorei a sensação! Tô ansiosa pela releitura de A Esperança, imagino que também vá ser muito diferente do filme, espero me surpreender já que não lembro de muita coisa.

Ah, tenho dois momentos preferidos aqui: Katniss e Peeta no terraço, e a cena da Praia. Evellark é tudo pra mim!
Gi Salles 26/03/2021minha estante
Gale não aceita cara!!!

giiovannaayres 26/03/2021minha estante
Gale é um chato, não suporto

Gi Salles 26/03/2021minha estante
e quem aguenta?? pra mim quem gosta do gale leu errado

Lor 26/03/2021minha estante
Alguns dias atrás eu estava começando o primeiro livro e assistindo os filmes e n entendia pq ninguém gostava do Gale, agr eu só quero ele longe kkkkkkk
E a diferença livroXfilme é realmente gritante, tanto que antes de começar a ler os livros a minha interpretação era muito diferente, faltam tantos detalhes importantes que acaba distorcendo um pouco.

giiovannaayres 26/03/2021minha estante
Simmm! Eu amo as adaptações mas é muito diferente, principalmente o em chamas eles mudaram muitaaaa coisa. Você já terminou? Quero falar de uma parte específica mas tô com medo de ser spoiler kkkkkkk

Lor 26/03/2021minha estante
Aa ainda não, estou no sétimo capítulo do Em Chamas, quando eu terminar volto aqui ;) sksks

Camila 13/09/2023

Fantástico, épico e colossal
Meu Deus, que deleite é reler algo tão verdadeiramente bem escrito, que te prende, te instiga e te revigora. "Em Chamas" é o filho do meio e para o segundo de uma trilogia ele fica no topo quando se trata de alta qualidade narrativa. Cada frase, cada gesto tem uma finalidade e durante o desfecho você entende que não é só nossa querida Katniss que possui aguçadas inclinações subversivas. Infelizmente meu amado Peeta fica ofuscado nesse livro devido às tramoias ardilosas da Capital e aos conluios formados. Porém, a cena da revelação sobre a gravidez é tão impactante quanto é no filme (e hilária). No mais, não há muito o que ser dito, só resta você desfrutar dessa obra-prima.
fontbooks 13/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Claro!

AllandaS 13/09/2023minha estante
Compartilhamos do mesmo sentimento. Saudades de reler esse

o621s 13/09/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!!
"Em chamas" é maravilhoso, "Jogos Vorazes" em si é incrível ??

Camila 13/09/2023minha estante
Eu apoio veementemente mais uma releitura dele kkkkkkkk

Camila 13/09/2023minha estante
Obggg! Jogos Vorazes é uma preciosidade ?

Bit 17/05/2021

"Basta se lembrar de quem é o inimigo"
Em chamas supera qualquer expectativa. A arena dos jogos vorazes, ganha uma complexidade maior do que a do primeiro livro e uma certa genialidade na forma que é feita e como tudo se sucede. Temos também nesse livro personagens novos que por mais breves aparições, acabam nos conquistando com suas unicidades e os personagens antigos que são um, pouco mais aprofundados. Katniss ainda é a mesma garota desesperada em lutar pela sobrevivência das pessoas que ela ama, mas nesse livro ela acaba ampliando essa coragem, força e determinação, para lutar não mais somente pela sobrevivência, mas lutar contra a Capital, fazendo justiça por aqueles que sofreram e morreram nas mãos deste governo opressor, e fazendo justiça por aqueles que ainda vivem, ou melhor, sobrevivem e se agarram ao símbolo de rebelião e resistência que Katniss acidentalmente acaba se tornando.

Uma coisa que gosto muito em jogos vorazes e que acho que distingue ele de muitos outros livros com ideias semelhantes, é que o romance aqui nunca vai ser o foco, porque não há espaço para ele, na vida de Katniss não há espaço para ser boba ou ingênua, para ter super dilemas a cerca do amor; em uma vida onde está sempre correndo riscos, há muito mais em jogo, muito mais com o que se preocupar do que o romance e Katniss por causa de todo contexto que vive - nenhum descanso, nenhuma pausa -, tem uma natureza muito prática, de ver tudo claramente e diretamente e isso é o mais diferencia ela de outros tantos personagens. Os momentos que ela tem de "normalidade", são momentos roubados, lapsos - rir com algumas pesssoas, apreciar o pôr-do-sol, abraçar Peeta, caçar com Gale... - que a mantém sã diante de toda essa loucura.
emasbookshelf 17/05/2021minha estante
nossa que resenha maravilhosa ? vc já assistiu os filmes alguma vez ou está sendo tudo novo pra ti?

Bit 19/05/2021minha estante
Aaaa obrigaada!! Eu só assisti o primeiro filme (quero inclusive ver os outros), mas essa foi uma releitura, ent já sabia tudo que ia acontecer (e continuo me surpreendendo). Amo muito

emasbookshelf 19/05/2021minha estante
aaah entendi! nossa, perfeito ne?! ?

Bit 19/05/2021minha estante
Siim! Tu já lesse e assistisse todos?

emasbookshelf 19/05/2021minha estante
simmm, já li os 4 livros e assisti os 4 filmes, sou mega apaixonada?

Bit 20/05/2021minha estante
???

F. Pierantoni 24/04/2012

Em Chamas
Finalmente, o segundo livro da série Jogos Vorazes (Editora Rocco) aporta no Brasil. Foi uma espera árdua, mas enfim podemos acompanhar Katniss e companhia na sequência da história que, para mim, veio a ser a melhor série de ficção desde que Harry Potter conquistou nossos corações, uma década atrás. Como se sairá Em Chamas perante o reflexo impecável de Jogos Vorazes? Como manter o ritmo da série depois dos Jogos? É hora de descobrir.

O volume dois começa de onde parou o primeiro. Nas últimas páginas de Jogos Vorazes, Katniss percebera que o fim dos Jogos não significava sua segurança. Nem de longe. Sua batalha para sobreviver não está para terminar e as perspectivas não são nada boas. Seu desempenho no reality show gerou efeitos incalculáveis em Panem e há pressões por todos os lados. Rumores de uma rebelião começam a se espalhar como fogo e Katniss parece ser a única capaz de findá-los – ou aumentá-los.

A princípio, eu não sabia como esse livro funcionaria. Os Jogos foram parte tão importante do livro um que, com o término da edição envolvendo Katniss, tinha receio de que a trama fraquejasse sem sua espinha dorsal. Esse temor, porém, mostrou-se completamente infundado. Mais uma vez, a história flui de forma poderosa, ágil e profundamente emotiva. Os Jogos Vorazes se mostram ser apenas a ponta do iceberg e Katniss, mesmo fora da arena, é desejada morta pela Capital. Ao mesmo tempo, ela precisa cuidar não só de si mesma, mas também de seus entes queridos, lutando debilmente para filtrá-los de todos os perigos trazidos por sua posição de símbolo de uma rebelião.

Suzanne Collins segue genial e sua trama é tão imersiva quanto antes. As surpresas continuam a nos atingir como flechas e, uma delas, é absolutamente inesperada. Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração. Ao fim da obra, depois de aturdir-me com seu impactante gancho final – que gancho! –, meu desejo persiste: espero, algum dia, ser capaz de escrever tão bem quanto Collins.

Tal qual Jogos Vorazes, Catching Fire é uma obra-prima. Minha identificação com o volume um ainda me faz preferi-lo, mas este segundo título é certamente do mesmo nível do primeiro. Ou seja: maravilhoso.

Sobre a edição brasileira, cabem algumas notas. A tradução de Jogos Vorazes teve muitos acertos – a permanência dos nomes oficiais dos personagens e a própria tradução do título, muito melhor do que o original (os portugueses ficaram com Os Jogos da Fome). Todavia, erros graves também aconteceram, como traduzir o pássaro fictício mockingjay por tordo (um pássaro que já existe!), e a tradução do apelido Katniss “Girl on Fire” para Katniss “A Garota Quente”.

Em Em Chamas, o abominável tordo continua, mas leitores apreciarão a aparição de Katniss “A Garota Em Chamas”, assim como alguns toques curiosos de brasilidade, como uma ocasião em que Katniss ganha pães de queijo como presente. Não obstante, observei pelo menos um caso de eufemização da violência, quando o tradutor traduziu o que seria “lutando para manter seus intestinos para dentro corpo” para, simplesmente, “apertando seus ferimentos”. Além disso, a sinopse na orelha do livro é péssima, pois consegue não só estragar o final do livro um (a sinopse americana infelizmente também o faz), mas também estragar o grande barato desse livro dois. Então, termino essa resenha implorando para aqueles prestes a comprar Em Chamas que o façam sem perder tempo, mas que não olhem para a sinopse até o virar da última página.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Bruno Aguiar 07/06/2011minha estante
Fico frustrado com essas traduções D':

daany eimori 09/10/2011minha estante
". Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração." Exatamente o que eu senti! haha. E coitados dos portugueses lendo "O jogo da fome". x)

Priscila Nonato 24/04/2012minha estante
sua resenha esta muito boa e o livro "Em Chamas" vei muiiiiiiito bom, PERFEITOO essa autora é incrivel ja entrou na minha lista de favoritas, só espero naum ficar frustada com "A Esperança" (já que todos estão dizendo que foi um final ruim para uma ideia tão boa )!"Jogos da Fome" kkkk q rídiculo chega tira a vontade de ler da pessoa !

Juh 16/07/2012minha estante
Nossa, amei a resenha, transmitiu o que realmente sentimos sobre o livro quando lemos, enfim a história fez com que devorasse cada página do livro e fazer com que amasse mais o enredo!!!!

Letícia 14/02/2013minha estante
Me adoro por só ter lido a sinopse agora quando vim marcar lido e escrever minha resenha. Porque, realmente, a sinopse ACABA com o livro, conta uma coisa que acontece MUITO pra frente.

Patricia 14/11/2013minha estante
Ótima resenha. Parabéns!!! Estou APAIXONADA por essa trilogia. Se já havia gostado de Jogos Vorazes (o li em 10 dias), Em Chamas me levou ao delírio (o li em 4 dias). Suzanne Collins é MARAVILHOSA!!!