Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Lucas 13/12/2011

Em Chamas, fazendo a trilogia pegar fogo!
Logo após terminar de ler o primeiro livro da trilogia, - Jogos Vorazes - pude perceber ser inundado imediatamente pela sensação de quem acabara de ler o primeiro livro de qual virá a se tornar melhor trilogia de toda minha vida.
Achando impossível um livro de silhueta humilde e edição juvenil chegar aos pés de estórias emocionantes e que marcaram e ainda marcam época - "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter" - pude perceber que a Editora Rocco nos surpreendeu novamente.
Não conseguindo tirar a série de minha cabeça, dia após dia, não demorei para adquirir o segundo livro, "Em chamas".
Mas ao tempo em que começo a ler, logo comete-me um desespero: E se o segundo livro não for tão bom quanto o primeiro?
Afinal, só se passa neblina na mentes dos quais leram o primeiro livro da trama e imaginam como seria o segundo.
Falha minha. Em Chamas é mais do que qualquer outra coisa: SURPREENDENTE!
O que faz a tarefa de criar uma resenha para essa obra-prima dificílima, sabendo que cada detalhe pega fogo dentro do enredo.

O começo morno no livro, faz jus ao nome da primeira parte - A Fagulha - da qual começa exatamente no ponto em que Jogos Vorazes termina, tendo um começo muito menos aventureiro em relação ao mesmo ponto no livro anterior.
A primeira parte serve para situar-me novamente na estória, o que não demora muito, devido à escrita fervorosa e emocionante de Suzanne Collins que me abrange com facilidade.
Por um momento, sinto-me fraquejar: será que o novo livro traz um enredo tão diferente? Algo que fará The Hunger Games passar a ter o título de "Melhor-Trilogia-De-Toda-Minha-Vida" para "Maior-Decepção"?
Quando de repente, tão rápido quanto uma flecha de Katniss Everdeen, a segunda parte da magnífica obra me acerta.

"O Massacre", permite-nos conhecer mais sobre a vida dos que já estavam presentes em nossa leitura e os que ainda surgirão - obrigado por essa oportunidade Suzanne. Muitas coisas mudam na vida da "Garota Em Chamas" tendo agora que tomar decisões únicas e críticas sabendo que qualquer erro seu pode significar um grande desastre. Profundo e efervescente, a segunda parte transforma "A Fagulha" em uma fogueira aconchegante e anciã, incutido-nos magníficas sugestões do que ainda está por vir. Falha minha outra vez. Nada do que eu poderia imaginar se iguala ao verdadeiro choque do que está por vir.

Perplexidade total. Pude sentir enrijecer-me imediatamente. Ou meus olhos peças pregando-me estão, ou Collins conseguiu superar a si própria fornecendo-nos uma proposta muito conhecida para os quais já leram o primeiro livro da saga.
"O inimigo" mostra tudo aquilo que mais queremos ver desde que abrimos pela primeira vez a capa de Catching Fire - guardem bem minhas palavras - fazendo-nos animais doentes pelo próximo movimento de cada personagem ali presentes.
Quando estamos completamente excitados no ápice da estória, uma bomba explode - literalmente - e me vejo novamente dentro de algo tão maravilhosamente alucinante que cabe-me não acreditar que tudo isso se encontra em um livro só. Porém tudo isso tem um final - 413 páginas para ser mais exato -, e vejo então que a ultima página já se fora.

Acontece que me vejo sedento pelo terceiro e ultimo livro desse magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais.

Foi aí então que aquele meu pontinho de desespero sobre "Em Chamas" não conseguir ser tão bom quanto "Jogos Vorazes" se esvai completamente e tenho a certeza que além de igualmente bom, é melhor.
Cabe-me agora, mais do que qualquer coisa dar uma opinião literária que se possível, daria a todos nesse mundo: Leiam esta maravilhosa trilogia, pois acreditem, além do primeiro livro ser voraz, o segundo fica em chamas!
Foxx 13/12/2011minha estante
nossa, muito boa a crítica, fiquei até com vontade de ler... ah é eu já estava com vontade de ler, e agora fiquei com mais vontade ainda VALEU -2bj \o/

Sabrina 13/12/2011minha estante
Poxa, gostei bastante muito bom :3

Maurício 13/12/2011minha estante
Já me falaram bem da trilogia, agora fiquei com mais vontade ainda de ler.

Flá 07/01/2012minha estante
Muito boa a crítica, parabéns. Acabei de ler "Em chamas" e achei maravilhoso!!!

Gabi @gabidoslivros 09/02/2012minha estante
Cara, sua resenha tá mt louca!!!!!!!!

Lidi 26/02/2012minha estante
Lucas, minha amiga Gabii(essa q comentou ai em baixo)ela vivia falando de Jogos Vorazes e eu sinceramente achava um saco, agora q eu li a sua resenha, cara, juro pra vc to Loouuca pra ler essa trilogia, vc realmente sabe usar as palavras a seu favor e incentivar os outros a ler, Parabéns gostei muito, e tbm acho q vc devia fazer um blog de resenhas suas, vc teria sucesso!Bjos, Lidi.;]

Fernanda Döttling 11/03/2012minha estante
Você disse tudo que eu penso,sem tirar nenhuma palavra e nem por mais nenhuma. Suzanne Collins está se superando e agora estou louca pra ler o 3º e último livro...

Mariane 18/03/2012minha estante
muito boa a resenha senti tudo isso e mais quando li, surpresas, medo e desafios tudo nesse livro . Um dos melhores

Thiago 25/03/2012minha estante
Lucas parabens pela resenha, perfeita, nota 11 pra vc (assim como a Katniss)rsrs.
Nao tiro uma palavra do q vc disse, foi a melhor serie que ja li.

Thiara 27/03/2012minha estante
Eu acabei de ler o primeiro livro e estou contando os dias para chegar o fim do mês, quero comprar o dois para poder ler logo, adorei sua resenha!

Amélia 28/03/2012minha estante
Estava com medo do segundo não ser tão bom quanto o primeiro, ainda bem que li sua resenha agora vou correndo comprar o segundo!
Parabéns pela resenha.

Esther 01/04/2012minha estante
Meu Deus do Céu.
Nossa vc escreve super bem, de verdade.
O pior é que o meu Em Chamas so chega dia 13 e vc me deixou com mais vontade ainda.
Nossa vc escreveu tanta coisa que pensei que ia ter um monte de spoilers mas eu n achei quase nada.
A melhor série de todas (isso porque eu so li o primeiro...)

Amanda 10/04/2012minha estante
Acho que vc tem um jeito Peeta de escrever a sua resenha! haha
Acabei de ler "Em Chamas", infelizmente tive a maldita ideia de emprestar "Esperança" para minha irmã que mora em outra cidade e só verei ela daqui a três semanas... E é ai que me vejo fazendo o download do livro pq não conseguirei esperar um dia para ler, quanto mais três semanas.. haha

Mateus 12/04/2012minha estante
Nossa...Tantos livros que quero ler, nem sei por onde começar, aí vejo essa trilogia, o que me leva a querer ler tudo isso, logo!...Muito bom a sua resenha!

Ricardo Andrade 15/04/2012minha estante
não gostei muito do primeiro, opnião proria, mas não é um livro ruim tambem. da para ler, muito melhor do que outras melações que não quero nem citar nome.

Tamy 16/04/2012minha estante
Simplesmente amei o primeiro (Jogos Vorazes) recomendo a todos, e estou amando o segundo (Em Chamas) *-*, não vejo a hora de começar o terceiro (A Esperança) comprei a trilogia, porque eu sabia que ia amar, e não ia aguentar esperar eu terminar de ler um para comprar o outro *-*

"magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais." tirou palavras da minha boca!!

Karem Braga 18/04/2012minha estante
Nossa amei a Resenha! E este livro é mesmo em Chamas!

Karina 30/04/2012minha estante
Nossa você escreve super bem! Estava em dúvida sobre comprar ou não "Em Chamas",mas depois de ter lido essa resenha, pude confirmar com certeza de preciso urgentemente adquirir essa joia que parece ser esse livro

Manú 07/06/2012minha estante
Ok, você disse exatamente tudo. TUDO MESMO. Fiquei sabendo dessa triologia por uma amiga, e contada ela me pareceu confusa... Então, deixei pra lá. Quando lançou o filme, me interessei e fui ver... Fiquei confusa por não entender ao certo porque os Jogos Vorazes existiam. Me restava então comprar o livro. E comprei logo a triologia toda de uma vez, e me encantei de primeira por cada personagem, por cada aventura ali passada.
Concordo com tudo que diz, e tive o mesmo desespero de acabar me decepcionando com o segundo livro. Fiquei com uma pulga atrás da orelha, e a mesma pergunta ficava me rondando.. " Impossível que consiga superar o primeiro" e E então.. CABUM, todo aquele medo some e da lugar a uma "sede" de ler cada vez mais e mais pra descobrir como terminará esse livro maravilhoso. Impossível criticar alguma coisa, é simplesmente viciante e não tem como não ler. Sem dúvidas, a melhor triologia de todas.

Mosby 01/07/2012minha estante
você disse tudo, literalmente tudo o que esse livro te faze pensar.

Uma trilogia simplesmente magnifica.

Julia 07/07/2012minha estante
Estou lendo 'Em Chamas' e realmente penso exatamento tudo isso que você escrevu. A propósito, você escreve super bem.

Mey 18/07/2012minha estante
Putz! Você escreve muito bem
Estava desanimada com "Em Chamas", mas depois de ler sua resenha fiquei maravilhada

Aly-El 24/07/2012minha estante
Essa Trilogia é otima, engoli os três livros em três dias... Maravilhosos... ainda estou com eles na cabeça, amo o Peeta!

Marisa 28/08/2012minha estante
Realmente a história é muito boa e envolvente. não consigo parar de ler um segundo, e nos tempos em que não posso lê-lo, não paro de pensar. É claro que para mim, apesar de incrível, essa trilogia nunca será igualada a Harry Potter (até porque HP é inigualável). Adorei o que você escreveu e concordo plenamente que Em Chamas é maravilhoso.

Deamonts 29/10/2012minha estante
Também pensei a mesma coisa coisa quando terminei de ler Jogos Vorazes, e digo com toda certeza, Em Chamas é um dos melhores livros que já li na minha vida. Vale muito a pena a leitura da trilogia inteira.

Nayara 14/12/2012minha estante
Nossa acabo de ler jogos vorazes, não fiquei muito animada para ler "em chamas" mas depois de ler essa sua resenha ,estou muito animada ,essa vai ser uma das melhores sequencias que eu já li ...como diz Stephenie Meyer sempre fico pensando depois de ler ...maravilhoso

Marianna 31/12/2012minha estante
Você tem toda razão.Os JOgos vorazes(The Hunger Games)mudou minha vida completamente.
Tinha visto o filme primeiro,achei incrivel,depois pedi meu pai de aniversario e ele acbou me dando toda a Trilogia.Achei incrivel todos eles,o melhor pra mim é o Em Chamas(Cathching Fire)Achei perfeito,e é lá que a gente consegue perceber melhor o quanto Katniss é apaixonada por Peeta, e não por Gale.
Eu só tenho que agradecer a Suzanne Collins por ter dado a todos nós essa maravilhosa Trilogia.
E nas palavras da minha mãe:"Meu Deus,como você tá viciada nisso!"hahaha

Petsabé 15/01/2013minha estante
Concordo! O livro é sensacional! Sem dúvida o melhor!

Ju 24/01/2013minha estante
Eu acho que esse é o melhor livro da trilogia. Love it

Letícia 14/02/2013minha estante
Adorei a resenha, é exatamente isso: o primeiro é voraz, o segundo é em chamas. O segundo me pareceu perfeito em tanto mas tantos sentidos... O primeiro introduz o mundo, prepara o terreno; o segundo taca fogo! Os personagens mexem mais com a gente, as cenas nos fazem surtar, informações novas, ação, revolta, desespero... ah, o livro é histérico! Ainda não li o 3, mas posso dizer que gosto mais de Em Chamas do que Jogos Vorazes, com certeza!

Silvia 11/11/2013minha estante
Sua resenha despertou ainda mais minha curiosidade *u*

Isabela 27/11/2013minha estante
Magníficas suas observações e resenha! Parabéns! Com certeza, Jogos Vorazes estão no rol de melhores sagas, ao lado das já citadas por você!

Daniel 13/07/2020minha estante
Excelente crítica, me senti representado nas suas palavras.

Nati 14/08/2020minha estante
Assisti aos filmes um seguido do outro, simplesmente amei cada cena e não conseguia mais pensar em outra coisa, adquiri os livros que chegaram há pouco, confesso que ainda não consegui ler, mas estou na expectativa gritante depois dessa resenha, assim que terminar minhas leituras atuais começo JV ??

Lizzy 05/04/2021minha estante
Disse tudo e mais um pouco! Melhor crítica ever!

Soso 28/07/2021minha estante
Se comparam com palavras de grandes escritores

Juju 19/09/2021minha estante
obrigada por sua resenha, estou na primeira parte do livro e estou com medo de me decepcionar em relação ao primeiro livro que me surpreendeu de maiss!!

Pam 17/06/2021

Releitura de uma das minhas trilogias favoritas
Acaba sendo um livro de transição, que na minha opinião, é o melhor de toda a saga!

Começando com pequenas situações que vão resistindo e gerando novas situações, que culminam em um final fantástico, nos deixando cheios de expectativas para o próximo livro.
Chorei muito, assim como da primeira vez, e continuo achando impecável do começo ao fim.

bibis 12/07/2021

gente que livro bom. Eu não sabia se colocava 4,5 ou 5 estrelas, mas eu gostei bem mais do que esperava, então né.
No início eu não tava gostando mto, gosto mais quando as coisas começam a ficar mais agitadas JSISNK. Enfim, achei melhor que o primeiro e vou terminar a resenha por aqui mesmo pra ir ler o próximo logo HAHAH
Matilda¡ 12/07/2021minha estante
boa sorte

miyuki. 12/07/2021minha estante
aaaaaah, você me deixou super animada pra começar a ler

bia 12/07/2021minha estante
ESSE LIVRO EH RUFO

bibis 12/07/2021minha estante
JSSINSUANSISNDJF

Marquinhos 13/07/2021minha estante
Esse livro é perfeito

ma. 13/03/2021

Super recomendo, a história é muito bem escrita. Mas ainda acho o primeiro melhor.
Ansiosa pelo próximo!
Rafa.Meyer 23/03/2021minha estante
que edição mais linda mds

Vinicius 15/04/2020

Ótimo!
Manteve o ritmo.

Depois de toda a carnificina dos jogos, Katniss e Peeta estão de volta a normalidade, só que agora com riqueza e fama. Porém, logo se percebe que as coisas não estão tão normais assim, as atitudes na arena tiverem mais consequências do que o esperado e a situação do Distrito 12 fica mais dura.

Katniss demora muito para ficar revolucionária, a falta de esperança quebra qualquer tentativa que ela tenha dentro de si. Peeta é um amor, pense num personagem gostável, só que ele atrapalha um pouco nas horas do perigo por ter nascido bem de vida e não tem muita noção das coisas difíceis.

Particularmente gosto bastante da escrita da autora, flui bem, não tem detalhes desnecessários, o final dos capítulos quase sempre tem ganchos bons para o próximo o que faz termos vontade de ler o mais rápido possível, resumo? Livro devorante!

Final com grande revelação e bem difícil, tive de ler duas vezes para absorver tudo. O desespero de katniss é comovente.

Souza 08/06/2021

Revolução
Esse segundo livro chega a ser melhor que o primeiro, amplia ainda mais o universo da saga. Mostra como um regime opressor pode manipular e ameaçar as pessoas de um forma cruel.

Katniss e Peeta eveluiram muito nessa continuação, fora a introdução de novos personagens que só acrescentaram no decorrer da história era para deixar o enredo mais rico.
RaíssaEverdeen 08/06/2021minha estante
Aii, amo

Souza 08/06/2021minha estante
Muito bom, não sei pq demorei muito para ler

alissonnn 09/06/2021minha estante
Esse livro é o meu favorito dos 3

percysoul 31/07/2021

nós não oferecemos perdão.
Aqui, diferente do primeiro livro, foca mais nos acontecimentos antes da arena, e isso foi um ponto muito positivo pra mim. A forma de como a revolução se instalou tão rapidamente e dos jeitos mais inimagináveis, foi tudo muito incrível e intenso.
Quis matar o presidente várias vezes e agora mais ainda, não sei se tô pronta para "a esperança".

Leitura e . 15/07/2020

@leituraeponto
Em breve resenha no instagram

@leituraeponto

Segue lá... s2

baju69 28/10/2021

Finnick Odair, eu te amo
Eu não pensei que conseguiria me surpreender mais do que havia ficado chocada com a perfeição que é a escrita da Suzanne Collins. Cada detalhe, cada cena e cada acontecimento é marcante de modo que, mesmo nas cenas mais corridas e redigidas em parágrafos pequenos, você sente o impacto. Dá pra recriar com a imaginação na riqueza dos detalhes.

Agora, os personagens? Meu Jesus? No primeiro livro, acabei me apegando a poucos deles, justamente por serem muitos (a maioria nem nome tinha, como os tributos que a Katniss não conhecia) e terem aparecimentos muito corriqueiros. Mas mEU AMIGO DO CÉU????? Não só o Haymitch recebeu um aprofundamento absurdo do personagem, porém o próprio Peeta (que é meu bebêzinho, o amo) parece terem ficado absurdamente mais cativantes já nos primeiros capítulos. A família do Gale (que a gente mal conhecia), os tributos do Massacre Quartenário, os próprios figurantes da Capital foram detalhados e representados de cabo à rabo e isso foi simplesmente uma jornada INCRÍVEL. Sem contar no Finnick, que virou minha paixão desde o primeiro diálogo sobre segredos. A dinâmica dele com a Katniss é leve, descontraída e você percebe que eles conseguem tirar momentos felizes até mesmo dentro da arena, como os dois adolescentes que são.

Enfim, poderia ficar falando por anos sobre cada ponto forte (que é o livro inteiro ? forças, Darius ??) mas acho que você deveria ler e experimentar dessas sensações incríveis por si só.

PER-FEI-TO!!!!!!
Ale 28/10/2021minha estante
Concordo com tudo que você escreveu

Ana 28/10/2021minha estante
amiga achei a notinha baixa kkkk eu amo demais

Duda 28/10/2021minha estante
Finnick é um reizinho

Pam 28/10/2021minha estante
Eu tava assistindo o filme onteeem... Finnick acima de tudo e todos

baju69 28/10/2021minha estante
eu cliquei nas 5 estrelas mas só foi 4 ???? não sei pq??

É CINCO!!!

Emy 16/05/2021

qq foi isso
quatro palavras:
oque foi esse final?
gente eu n to bem não.

enfim, se eu falar mais vai ser spoiler.
considerando o livro todo o começo eu achei meio lento e até que boom, do nada um monte de coisa acontecendo, tô chocada.
eu queria ter visto mais do romance e os verdadeiros sentimentos da Kat, mas pelo jeito eles vão ser retratados no próximo livro.
o final mexeu muito cmg, achei até parecido com a rainha vermelha KKKKKKKKKKKK achei que confiava em um mas tava totalmente errada.
enfim, ansiosissima para o próximo livro!
favoritado
dudaisreading 16/05/2021minha estante
você falou tudo moça ???

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
O final desse livro é um surto completo

Emy 16/05/2021minha estante
eu tô passando mal KKKKKKKKKKKKK preciso começar o outro imediatamente

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
O último tem mais locura ainda, até agr não sei oque tá acontecendo kkkkk, mais é muito bom

Bianchi 16/05/2021minha estante
Meu Deus !!! Meu favorito arrasando corações! Essa trilogia é tudo. Mas Em chamas é maravilhoso

Bianchi 16/05/2021minha estante
Talvez vc ache A esperança lento tbm. Pq ele é mais político e psicológico

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
Sim "a esperança" é meio lento no começo, mais depois começa a acontecer algumas coisas que fazem vc se prender ao livro

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
Mais até agr "em chamas" é o meu favorito da série

Emy 16/05/2021minha estante
simmm o em chamas pra mim é melhor doq o primeiro, falta ler o último agora ansiosa

F. Pierantoni 24/04/2012

Em Chamas
Finalmente, o segundo livro da série Jogos Vorazes (Editora Rocco) aporta no Brasil. Foi uma espera árdua, mas enfim podemos acompanhar Katniss e companhia na sequência da história que, para mim, veio a ser a melhor série de ficção desde que Harry Potter conquistou nossos corações, uma década atrás. Como se sairá Em Chamas perante o reflexo impecável de Jogos Vorazes? Como manter o ritmo da série depois dos Jogos? É hora de descobrir.

O volume dois começa de onde parou o primeiro. Nas últimas páginas de Jogos Vorazes, Katniss percebera que o fim dos Jogos não significava sua segurança. Nem de longe. Sua batalha para sobreviver não está para terminar e as perspectivas não são nada boas. Seu desempenho no reality show gerou efeitos incalculáveis em Panem e há pressões por todos os lados. Rumores de uma rebelião começam a se espalhar como fogo e Katniss parece ser a única capaz de findá-los – ou aumentá-los.

A princípio, eu não sabia como esse livro funcionaria. Os Jogos foram parte tão importante do livro um que, com o término da edição envolvendo Katniss, tinha receio de que a trama fraquejasse sem sua espinha dorsal. Esse temor, porém, mostrou-se completamente infundado. Mais uma vez, a história flui de forma poderosa, ágil e profundamente emotiva. Os Jogos Vorazes se mostram ser apenas a ponta do iceberg e Katniss, mesmo fora da arena, é desejada morta pela Capital. Ao mesmo tempo, ela precisa cuidar não só de si mesma, mas também de seus entes queridos, lutando debilmente para filtrá-los de todos os perigos trazidos por sua posição de símbolo de uma rebelião.

Suzanne Collins segue genial e sua trama é tão imersiva quanto antes. As surpresas continuam a nos atingir como flechas e, uma delas, é absolutamente inesperada. Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração. Ao fim da obra, depois de aturdir-me com seu impactante gancho final – que gancho! –, meu desejo persiste: espero, algum dia, ser capaz de escrever tão bem quanto Collins.

Tal qual Jogos Vorazes, Catching Fire é uma obra-prima. Minha identificação com o volume um ainda me faz preferi-lo, mas este segundo título é certamente do mesmo nível do primeiro. Ou seja: maravilhoso.

Sobre a edição brasileira, cabem algumas notas. A tradução de Jogos Vorazes teve muitos acertos – a permanência dos nomes oficiais dos personagens e a própria tradução do título, muito melhor do que o original (os portugueses ficaram com Os Jogos da Fome). Todavia, erros graves também aconteceram, como traduzir o pássaro fictício mockingjay por tordo (um pássaro que já existe!), e a tradução do apelido Katniss “Girl on Fire” para Katniss “A Garota Quente”.

Em Em Chamas, o abominável tordo continua, mas leitores apreciarão a aparição de Katniss “A Garota Em Chamas”, assim como alguns toques curiosos de brasilidade, como uma ocasião em que Katniss ganha pães de queijo como presente. Não obstante, observei pelo menos um caso de eufemização da violência, quando o tradutor traduziu o que seria “lutando para manter seus intestinos para dentro corpo” para, simplesmente, “apertando seus ferimentos”. Além disso, a sinopse na orelha do livro é péssima, pois consegue não só estragar o final do livro um (a sinopse americana infelizmente também o faz), mas também estragar o grande barato desse livro dois. Então, termino essa resenha implorando para aqueles prestes a comprar Em Chamas que o façam sem perder tempo, mas que não olhem para a sinopse até o virar da última página.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Bruno 07/06/2011minha estante
Fico frustrado com essas traduções D':

daany eimori 09/10/2011minha estante
". Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração." Exatamente o que eu senti! haha. E coitados dos portugueses lendo "O jogo da fome". x)

Priscila Nonato 24/04/2012minha estante
sua resenha esta muito boa e o livro "Em Chamas" vei muiiiiiiito bom, PERFEITOO essa autora é incrivel ja entrou na minha lista de favoritas, só espero naum ficar frustada com "A Esperança" (já que todos estão dizendo que foi um final ruim para uma ideia tão boa )!"Jogos da Fome" kkkk q rídiculo chega tira a vontade de ler da pessoa !

Juh 16/07/2012minha estante
Nossa, amei a resenha, transmitiu o que realmente sentimos sobre o livro quando lemos, enfim a história fez com que devorasse cada página do livro e fazer com que amasse mais o enredo!!!!

Letícia 14/02/2013minha estante
Me adoro por só ter lido a sinopse agora quando vim marcar lido e escrever minha resenha. Porque, realmente, a sinopse ACABA com o livro, conta uma coisa que acontece MUITO pra frente.

Patricia 14/11/2013minha estante
Ótima resenha. Parabéns!!! Estou APAIXONADA por essa trilogia. Se já havia gostado de Jogos Vorazes (o li em 10 dias), Em Chamas me levou ao delírio (o li em 4 dias). Suzanne Collins é MARAVILHOSA!!!

Ale 08/06/2021

Seis estrelas
Que livro perfeito meo deos!!!

O primeiro livro da trilogia eu achei bem didático por explicar os jogos e super angustiante por não saber como seria na arena (eu não tinha visto nenhum dos filmes) e durante a leitura meu coração fiou na boca a maior parte do tempo.

Nesse segundo, eu já sabia e entendia a dinâmica dos distritos com a Capital e estava ciente de todas as maquinações mais do que perversas dos que estão no poder e do que eles são capazes de fazer para que tudo permaneça da maneira que é. Por isso e gostaria de dizer: Presidente Snow te detesto!!!

Desabafo a parte, o livro te prende do início ao fim. Os diálogos são todos necessários, não tem uma página sequer com a função de encher linguiça. E isso é uma maravilha não é verdade? Nada de capítulo arrastado, ainda bem!

Os personagens que voltam vão mostrando que não estão, ou talvez nunca tenham estado, de acordo com as coisas que acontecem. Claro que o pessoal da Capital sente menos os efeitos dos jogos (aparentemente) e de todo aquele controle, mas nem todos ali são passivos. E arrumam um jeito de protestar ou de mandar um recado, como o Cinna.

Os novos personagens são bons, muito bons. Finnick que eu pensei que não iria gostar se tornou um dos meus favoritos, assim como a Johanna. E a Mags, como não gostar da Mags? Do Beete?

Fiquei pensando em como seria esse tal de Massacre e ter tantos campeões no mesmo livro e foi ótimo. A única coisa que eu ficava pensando era que seria muito triste vê-los mortos.

Por falar em gostar, Peeta conseguiu ser mais perfeito nesse livro do que foi no primeiro ♥ . Ele tem um coração tão bom que até o mala do Gale reconhece. É não sou chegada no Gale, mas entendo o porquê de ele existir no livro. Voltando ao Peeta, espero que ele esteja no terceiro livro e continue sendo esse cara incrível que ele é.

Apoiei 100% a corajosa decisão da Katniss de manter um certo alguém vivo. Só achei que ela foi meio lerdinha em perceber umas coisas, mas parando para pensar a personagem é uma adolescente e mesmo ela tendo visto tanta coisa ruim na arena, tem coisas que nem a mente mais criativa imaginaria.

Esse livro também fez meu coração bater acelerado em vários capítulos e se encaixa perfeitamente na categoria do morri, mas passo bem.

Se tivesse seis estrelas para classificar, eu daria. Expectativa grande para o último, que eu espero que seja tão bom quanto.

Leiam, só façam isso rs.
Saturnotemanéis 09/06/2021minha estante
Suzanne Collins entrega tudo aqui, amo demaiss

Roberta 16/04/2021

Surtos, palpitações e muitos palavrões
Eu tive palpitações lendo esse livro. Surtei, chorei, senti raiva. Me senti igual a um pinscher. Foi uma loucura.
Esse livro é muito bem escrito, a protagonista é sensacional. Puta merda! Uma das melhores construção de protagonista que ja li.
O universo é bem construindo, questões como governos totalitários, sociedade e o papel da mídia tanto como uma ferramenta de manutenção desse tipo de governo, como para derruba-lo.
Violento pra caralho, mas não somente como forma de causa choque, a uma justificativa pra essa violência, um tanto grafica, no livro.
Livro MARAVILHOSO, o melhor dos três, na minha opinião. Recomendo muitíssimo.
Mas prepare o calmante.
RaíssaEverdeen 16/04/2021minha estante
Eu li e reli, mas ainda acho o terceiro melhor. Porém pqp: "Em Chamas" é ELETRIZANTE AAAAA

Macabeu 16/04/2021minha estante
O filme consegue ser fiel ao filme? Porque se sim, eu prefiro o terceiro tbm

RaíssaEverdeen 16/04/2021minha estante
O filme "Em Chamas" é o mais fiel de todos! "A Esperança - Parte 1" também é MARAVILHOSO. Já a parte final me desagradou, e não por causa da infidelidade de fatos (na verdade, os acontecimentos são praticamente iguais); o negócio foi que não senti 1% vendo o filme comparado a leitura do livro final.

Roberta 16/04/2021minha estante
Concordo, o em chama foi mais fiel. Com relação aos filmes, eu prefiro o primeiro.

RaíssaEverdeen 16/04/2021minha estante
O meu filme favorito é o segundo, e o livro é o terceiro kakaakaa enfim, uma coleção MARAVILHOSA, né?? ??

Roberta 16/04/2021minha estante
Com certeza, ler essa trioligia foi uma jornada maravilhosa.

erii 23/03/2021

Incrível
Sem duvidas um dos melhores livros que eu já li. Sou simplesmente apaixonada na trilogia de jogos vorazes, e em chamas é um livro super detalhado e bem escrito. Recomendo para todos que desejam uma boa aventura, porem leiam o primeiro livro antes ...