Olhos azuis, cabelos pretos

Olhos azuis, cabelos pretos Marguerite Duras

Resenhas - Olhos azuis, cabelos pretos

Brito 06/04/2021

Olhos Azuis, Cabelo Preto - Marguerite Duras
Olhos Azuis, Cabelo Preto é mais um interessante, breve, mas denso livro de Duras. Um livro ao estilo da autora, e porque não havia de ser?
Vai directa ao assunto, ao que interessa, e o que interessa são os desentendimentos, procuras, enganos, partilhas, mentiras, desesperos, querer e não querer, e é disso que este texto fala, como que a despropósito, por marés que vão e vêem e constroem um relacionamento amoroso feito de angústia, posse, perda, dor, partilha de histórias, encontros e desencontros, comunicação ou ausência dessa comunicação.
Vive do encantamento das palavras que se repetem orientadas para a sua raiz, o que as palavras não forem capazes de fazer florescer não existe. É uma narrativa que tem partes chocantes, ditas de uma forma tão simples que quase passa como se não fosse nada. Mas é.
É um livro arrancado à escuridão e por isso traz agarrado a si muito de trevas, a escrita vira-se para dentro como se descesse a várias zonas de profundidade de um poço. É um texto sobre o texto, alguém está a encenar uma peça de teatro e as personagens são actores, mas essa encenação é montada com a carne viva de histórias tão reais como a realidade. Tudo, ou quase tudo, se passa num quarto de hotel onde os dois amantes, que não são bem amantes, se encontram e tentam formar um par; na verdade cada um atira as suas histórias contra o muro que é o outro. É um livro que se vai delineando, intensificando, dando voz a muita ausência. A ler.

Na Literatura Selvagem 30/09/2020

sensível e intimista
Último romance publicado pela escritora francesa [porém vietnamita de nascença] Marguerite Duras, Olhos azuis Cabelos pretos se passa num quarto de hotel, tendo como cenário ao fundo o mar e burburinho de pessoas desconhecidas à caça primitiva de sexo. Um jovem estrangeiro dono de um par de olhos azuis misteriosos e cabeleira negra como a noite sem lua atravessa o vestíbulo e se perde entre a vastidão de pessoas percorrendo aquele saguão...

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2020/04/olhos-azuis-cabelos-pretos-uma-obra.html

Edna 09/10/2022

Repressão de sentimentos
Encontros e desencontros, a busca pela realizaçao se contrapõe com a repressão do quw os personagens sentem, muita vontade de expressar os sentimentos, as relaçoes fisicas e emocionais que terminam por discordarem e se ofenderem. A busca pela liberdade ñ só no tempo em que Marguerite Duras escreveu a historia mas continua sendo uma batalha cruel que interiorizamos pelos outros e nos punimos.

ariane169 04/05/2023

Olhos azuis, cabelos pretos
"Queria morrer com você. disse para mim mesma: Encostar meu corpo ao dele e esperar a morte."
"Eu não conheço você. Ninguém pode conhecê-lo, pôr se em seu lugar, você não ter lugar, não sabe onde encontrar um lugar. E é por isso que o amo e que você está perdido."

Esse livro é tão único e incrível. A escrita é tão perfeita, as falas, os personagens, tudo incrível! Eu amei muito mesmo, acho que até acabou virando um livro "pessoal" meu.
É tão diferente, triste, melancólico e sensível. Uma boa palavra pra definir seria "poético". Esse livro é pura poesia.

"Você é meu amante por esse motivo, por não querer nada."

A relação dos dois é tudo tão poético e bem escrito, que cada vez mais você consegue se conectar. A tristeza, o amor, a conexão, a dor, é tudo tão profundo.

"E depois ela perguntará se aquela penumbra era o dia que chegava. Ele responderá que, sem dúvida, era o dia, mas que àquela época do ano ele chegava tão lentamente que não se podia ter certeza.
Ela pergunta se é a última noite."

Facilmente um dos livros mais lindos que já vi. Amei muito mesmo!!

Dose Literária 06/03/2013

Uma história estranha de se ler...
“Olhos Azuis, Cabelos Pretos” (Les Yeux bleus, Cheveux noirs, 1986) nesta edição da Círculo do Livro (100 páginas), me surpreendeu em dois aspectos, pela forma contada, e pelos elementos utilizados. Não se trata de um romance convencional, e para compreendê-lo muito bem (coisa que até agora eu não consegui), deve-se sentar, ler e só parar na última palavra, porque é esse o ritmo que a leitura exige.
Sabe uma história estranha de se ler? No final me perguntei em que parte eu havia me perdido, e o que eu não havia compreendido, mas que de várias formas me trouxe reflexões, e até hoje me pego pensando sobre a história, os personagens, os diálogos, como cenas cotidianas aleatórias da vida alheia, não como uma história com começo, meio e fim.

Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/11/olhos-azuis-cabelos-pretos-marguerite.html

Fernanda.syski 03/05/2020

Vale a leitura
Gostei de livro, mas a história é um pouco confusa em alguns momentos, mas mesmo assim, uma experiência de leitura muito interessante.

Kecia.Viana 12/01/2022

Poético
Um livro diferente de tudo que já li.

Eu o encarei mais como poesia... Mais senti do que racionalizei.

wondanland 04/10/2018

Claustrofóbico, porém sua escrita é uma arte
Fiquei um pouco aflito lendo esse livro. Mas por outro lado o jeito de Duras escreve é uma obra de arte. Meu livro está com porções de post-its marcando passagens que eu fiquei encantado pela forma como foi descrita.
Confesso que tenho um nó na cabeça até hoje para entender de verdade o protagonista.