A Vida Secreta da Guerra

A Vida Secreta da Guerra Peter Beaumont

Resenhas - A vida secreta da guerra

Humberto Abdo 27/05/2016

Pungente e honesto
Este livro é tudo o que o noticiário de guerra e conflitos não costuma ser. Supre a falta de certas informações estampadas nas notas sem sabor das agências e replicadas pelos principais jornais do mundo: 'A vida secreta da guerra' nos faz sentir os cheiros, gostos e texturas da guerra, descreve detalhes e especificidades, como a estrutura de uma arma ou a aparência de uma cidade devastada por bombas, fome e violência. Peter Beaumont deu atenção a tudo aquilo que pouco se ouve falar desses conflitos, como o medo, a vida diária de civis que convivem com a possibilidade constante de morrer e possíveis razões que motivam a guerra, mas passam despercebidas.

Seja pelo nível de realismo que consegue reproduzir ou por não termos um contato tão direto com a guerra nessa frequência, a leitura consegue ser sufocante e bem emocionante em alguns trechos, mas sempre honesta. Cada capítulo serve para desmistificar ideias que temos sobre conflitos mundiais e também para compreender melhor o papel do repórter de guerra, sem qualquer glamurização e sem construir ao redor do jornalista uma atmosfera de heroísmo fictício. Um dos melhores livros da coleção Jornalismo Literário.