Como o Futebol Explica o Mundo

Como o Futebol Explica o Mundo Franklin Foer

Resenhas - Como o Futebol Explica o Mundo

Vinícius 17/08/2020

Futebol e globalização.
Se você se interessa por esses dois temas, o livro é esse! Só não é melhor, porque a edição é antiga e muito coisa precisaria ser atualizada.

Rapha 04/03/2023

Mais que um esporte
Sem dúvidas um dos livros mais legais que li sobre o tema. A tabela entre o futebol e a globalização é muito legal, as relações entre cultira, economia, religião, etnia, guerras e política mostram que o futebol é muuito mais que um simples esporte ?????

Afonso74 03/07/2011

Livro Elano - é bom, cumpre seu papel, surpreende eventualmente, mas não é craque
O livro é dividido em capítulos e cada um trata da implicações do esporte bretão como fator influenciador da realidade social ou um reflexo desta, o que é, inclusive, mais comum inclusive.
Há capítulos magníficos como o que trata da rivalidade entre Celtics e Rangers na Escócia, no qual o autor consegue descrever toda a paixão gerada pelo esporte dentro do contexto político e religioso.
No entanto alguns capítulos, como o sobre o futebol ucraniano e até mesmo o sobre o futebol brasileiro, são menos inspirados.

Enfim é um bom livro mas a falta de conexão entre os temas tratados e a certa irregularidade da atratividade dos temas pode atrasar um pouco o fim da leitura.

Danilothe36 17/04/2012

Foer, uma interessante visão do jogo
A globalização explicada através do esporte mais praticado no mundo. O futebol não pode ser desvinculado de componentes históricos e geográficos, culminando num espelho da sociedade onde é praticado. Livro genial e que trata diferentes realidades dentro de seus contextos.

André Goeldner 27/02/2012

Explica, por vários diferentes motivos e de muitas perspectivas diferentes, pq o futebol é tudo isso. O livro me lembrou a frase do Bill Shankly: "Algumas pessoas acham que futebol é uma questão de vida ou morte. Eu discordo. Futebol é muito mais que isso".
Leitura muito interessante.

Victor Vale 16/05/2011

Parece tão obvio o título do livro após lido e tão impossível antes de lê-lo. Esquecemos que o esporte é um termômetro social, um símbolo em que nós nos identificamos e identificamos a sociedade.
A inteligência do texto e o óbvio velada torna este livro um dos mais fascinantes tantos em termos de esporte quanto em termo sociais.
Li e recomendo.

Ana 19/04/2012

Futebol X Mundo
Eu sou uma amante do futebol e por isso aceitei a indicação para ler "Como o Futebol Explica o Mundo". Mas, para minha surpresa, este livro não é apenas para aquelas pessoas que gostam do esporte, mas para todos aqueles que se interessam por conhecer um pouco melhor o mundo.

É um livro curioso e interessante porque nos mostra que o esporte não é um fator isolado de uma sociedade e sim um reflexo de seu povo.

Ronaldo 03/01/2016

Estante 01: muito mais que esporte
Como eu amo futebol e livros resolvi unir as duas coisas e ler um livro q falasse de futebol, mais este livro é mais do q falar de futebol, ele diz como o futebol está envolvido em religião, cultura, política, vidas... enfim mostra q o futebol é mais do q um esporte, Franklin Foer ta de parabéns.
bfiuzaalencarararipe 04/08/2017minha estante
Pô, tu deste zero na avaliação, mas falou bem do livro, como é isso?

Ronaldo 04/08/2017minha estante
Não dei zero não amigo rs, é q eu não avaliei, aí aparenta ser zero...

bfiuzaalencarararipe 17/08/2017minha estante

Franklin Moreno 15/01/2020

Resenha '-'
Um dos livros mais espetaculares que eu já li na minha vida. Foer detalha a fundo como o futebol tem raízes em todas as culturas do mundo por onde ele passou, seja Irã ou Honduras. Como o Futebol Explica o Mundo honra o título e conta muito sobre diferentes países e culturas que são absolvidas pelo futebol, fazendo o esporte ser tão rico culturalmente. Relatos históricos, entrevistas cheias de detalhes, tudo o que você precisa pra admitir que o futebol não é apenas um jogo. Tudo pra quem deseja saber mais a fundo o que realmente o futebol é e o que representa.

ThalismarGonAalves0 25/01/2023

O livro é interessante para refletirmos sobre a relação do futebol com a sociedade. Enquanto o esporte mais popular do planeta, o Futebol acaba refletindo e participando das relações de poder e resistências nos mais diferentes contextos.