Casamento duplo

Casamento duplo Patricia Scanlan

Resenhas - Casamento Duplo

*Rô Bernas 25/05/2022

Um livro bem gostosinho de ler, apesar da Carol ser uma chata, manipuladora e egoísta.
Gostei do rumo que a autora tomou em relação aos personagens.
Liz, mãe de Jéssica ganhou meu coração...que mulher maravilhosa e altruísta...até com Nancy a mãe de Carol, eu simpatizei.
Um livro pra ler rápido, mas como estou de ressaca literária, levei uma vida.

Bianca1268 01/11/2021

Simplesmente o final eu nao esperava, porém, foi a melhor coisa que aconteceu. Deveria ter continuação por questao de Bill e do Gary.

Juliana737 18/02/2013

Eu quis muito ler esse livro.
Porém, assim que a iniciei, achei que seria decepção total. Continuei lendo por teimosia, mas, passados os primeiros capítulos, o livro me cativou.
No começo, fiquei com raiva da relação entre Jessie e Carol, as amigas protagonistas, que é uma relação meio difícil de encarar e manter; entretanto, prosseguindo a leitura, começamos a entender a relação e conhecemos melhor os outros personagens, que harmonizam o prosseguir da história e até trazem leveza e humor.
Essa é uma história pra ser lida despretenciosamente.

Paulinha 28/01/2013

amigas e casamento duplo não combinam
Adorei os personagens, simplesmente foram bem construídos. A estoria é engraçada e confesso que em alguns momentos tive vergonha alheia de algumas situações. Vibrei com o preparativo e torci no final.

Me peguei gostando a Carol, mas do que de Jessie, embora para muitos a Carol possa parecer egoísta e mesquinha, senti um pesar por ela e sua familia.

Adorei ver os personagens se modificando, as mudanças que foram ocorrendo com eles. E a união da familia.

Danni 21/01/2013

Final inesperado!
Amo chick lits, e esse não foi diferente.
Adorei a estória.
Casamento Duplo conta a estória de Jess e Carol.
Jess vai casar, e Carol vendo que seu noivo não quer muito isso, inventa de fazer um casamento duplo pra não poder dizer não.
E a partir daí desenrola tudo.Será que vai dar certo?
O final é surpreendente.
Vale muito apena ler!

Bia 24/12/2012

Adoro ler uns "chick lits" de vez em quando pra relaxar, me divertir, e dar uma pausa de leituras mais complexas. Ou ler ao mesmo tempo em que leio outro livro.
Só que eu li "Casamento Duplo" junto com "A sombra do vento", um livro que eu gostei muito. E eu acabo comparando, não tem jeito. Mesmo para um chick lit, que geralmente são livros mais leves, este da Patricia foi um dos mais fracos que peguei. Não o recomendaria pra quem gosta de estórias do gênero.

Juliana Vicente 02/04/2012

Não sei exatamente como começar a falar desse livro. Com certeza gostei da história e da maioria dos personagens, pois uma coisa que a autora consegue fazer é apresentar de forma clara a personalidade de cada um de seus personagens, os torna tão humanos e reais que é impossível não se identificar.

Carol e Jessica são amigas de infância, mas enquanto Jessica teve a infância perfeita, com pais amorosos e protetores, Carol cresceu em um lar desfeito, por isso aprendeu a manipular todos ao seu redor tendo como base o sentimento de pena que sentem por ela. Mas nem todos os personagens do livro enxergam Carol da mesma forma, assim é inevitável que existam diversos conflitos entre Carol e seu jeito de ser.

Os casais do livro não poderiam ser mais diferentes um dos outro. Carol e Gary vivem uma relação de altos e baixos. Carol não se sente confiante do amor de Gary, ainda assim ela faz de tudo para atraí-lo para o altar. Mike e Jessica são apaixonados há muito tempo, sabem a importância que cada um tem na vida do outro e apesar de algumas brigas bobas, nada pode separar o casal. A autora permite que acessemos os pensamentos de todos durante a leitura, por isso, temos certeza dos sentimentos de cada um, e sinceramente torci muito para que as coisas dessem certo para cada um deles.

Apesar do foco do livro ser o casamento, muitos outros conflitos são apresentados no livro. Conflitos pessoais que tornam a leitura cativante, mesmo que em alguns momentos se torne um tanto monótona, até que algum dos personagens volte a deixar tudo de pernas par ao ar.

O final é previsível, nem tinha como não ser, mas nada que desagrade, pois assim como na vida algumas coisas são impossíveis de evitar.

Adriana 22/07/2011

Bom. Mas esperava algo muito melhor! Casamento Duplo, da irlandesa Patricia Scanlan é um chick-lit cujo tema central se baseia no título. Duas amigas (amigas do tipo rivais) que vão se casar em uma celebração conjunta. Jessica é do tipo coração mole e sempre acaba cedendo às vontades de Carol, que é do tipo autoritária e egocêntrica. Pelo menos é isto que a sinopse nos leva a crer.

Comprei o livro pois era uma promessa de leitura leve e divertida, chick-lit em seu estado mais puro e simples. Porém me deparei com uma obra arrastada em diversos pontos. O início do livro não foi dos mais promissores, abandonei a leitura em menos de vinte páginas. Mas como isso foi bem na época da minha ”ressaca literária”, imaginei que ao recomeçar a leitura, me entrosaria melhor com a história. Mas não foi bem assim…

Carol sempre quis ser autossuficiente e não precisar de ninguém, mas por causa de problemas familiares, está em um relacionamento complicado com Gary. No fundo ela sabe que ele não quer se casar pois é um mulherengo, mas em sua ânsia de subir ao altar, propõe um casamento duplo com sua melhor amiga Jessica. Ela sabe que a amiga não deseja isto, mas força a barra e se faz de vítima até que ela aceite. Carol acredita que firmando um compromisso com seus amigos, Gary não terá como desistir do casório. Mas aí eu me pergunto, por que alguma mulher desejaria um marido que só se casou por compromisso com seus amigos? O compromisso deveria ser comigo (ou com Carol, no caso) e não com os outros.

Assim, eu já fiquei com raiva logo no início da trama, detestando os personagens. O único que se salvou (mas nem tanto) foi Mike, o noivo de Jessi. No fundo a autora quis mostrar que o amor de Jessica e Mike era verdadeiro, ao passo que o de Carol e Gary não. Mas isso foi feito de forma muito forçada. Mike era o único que parecia realmente apaixonado. Pela sinopse tudo leva a crer que Jessica é uma menina boa ao lado de uma amiga tirana, mas não é bem assim que a história funciona. A protagonista por muitas vezes se mostrou egoísta e mimada. Brigando com o noivo por coisas idiotas e sendo cruel com a amiga. Não que Carol não merecesse, mas não dá pra dizer que ela sempre era coração mole com a amiga, por que não era meeesmo.

No pano de fundo, o enredo conta com muitos dramas familiares, alcoolismo (tema que eu já percebi que os irlandeses adoram abordar, o que me faz ter certeza de que a fama do país de beberrão não é injustificada), abandono de lar, tristeza e solidão. As mães das noivas roubaram a cena, assim como irmãs e primas. E este foi um ponto muito legal da história, não ficamos tão focados somente no drama do casamento, mas podemos conhecer outros personagens e seus conflitos.

Pelo começo do livro eu daria nota 2, mas me envolvi com a trama a partir de um determinado ponto e fiquei satisfeita com o final (mesmo ele tendo deixado em aberto muitas questões). Por este motivo dou nota 3. Quem quiser se aventurar pelo mundo de sapatos, vestidos e bolos de casamento recheados de brigas e discussões, este é o seu livro!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/06/02/patricia-scanlan-casamento-duplo/

ThaisTuresso 08/03/2011

Amigas, amigas, casamentos à parte

"O que você faria se sua melhor amiga sugerisse que fizessem um casamento duplo? Acharia o máximo ou ia preferir que ela se "contentasse" com o papel de madrinha? (...)"

"Casamento Duplo" é um chick-Lit um pouco diferente, ele vai abordar a parte dramática da mulher feminina que pode passar por mudanças ao longo da vida, ou não.
A pergunta que nos surge à mente assim que começamos a leitura é exatamente a que encontramos na sinopse: E se nossa melhor amiga sugerisse que fizéssemos um casamento duplo? Teríamos os mesmos amigos, seria como aproveitarmos a festa uma da outra. Você aceitaria? Eu não. Não tenho nada contra de quem aceita e realiza casamentos assim, mas vocês concordarão comigo, o momento é único e a estrela é você, não sei se estaria sendo um momento único se dividi-se mesmo com a melhor amiga. Jéssica não queria um casamento duplo, mas Carol parecia não se tocar do que Jessie queria, ela sempre fazia o que queria e ditava as regras desde que eram menininhas. Carol é uma mulher linda, esbelta e os treinos de tênis a deixavam sempre em forma, também não consome bebida alcoólica (trauma por sua mãe ser uma alcólatra) e não come frituras ou porcarias, sua vida é regada com alimentação saudável. Mas ela tem um defeito, um grande defeito: egocentrismo. Para ela o mundo gira ao seu redor, o que ela quer, ela consegue, foi assim com Gary, homem bonito mas bagunceiro que não quer compromisso, quer uma vida fútil e cheia de regalias e mulheres. O fato de ainda estar com Carol é que ela ainda não foi para a cama com ele. Pois a intenção de Carol é essa mesmo, levá-lo ao altar, e um casamento duplo parece ideal aos olhos de Carol, visto que ele não a abandonará e nem aos amigos no dia do casamento.

Mas Jessie está aflita, a família de Carol é complicada, a mãe bebe demais, a irmã adolescente é um fracasso, fora outros problemas com o pai. Ela não quer o casamento duplo, mas Carol não a ouve, e sempre apela para o sentimentalismo dela, a fazendo se sentir encurralada. Não sabia onde estava com a cabeça quando aceitou esse casamento duplo, Mike a ama e são dão bem, mas e Gary? Será que ama Carol de verdade?

Enuqanto o dia do casório não chega, muita coisa pode acontecer e quem sabe Jessie poderá ter o casamento de seus sonhos? Ou não. Leia e descubra!

Um livro que não nos entrete tanto pela história, que na verdade é um pouco comum, mas pela narração perfeita e cativante da autora que nos prende nas páginas do livro, a Carol é uma personagem chata e irritante, e também me irritei um pouco por Jessie ser tão passiva. Mike é um príncipe encantado, esposo perfeito, e Gary um mulherengo. Teremos reviravoltas, surpresas e um final surpreendente e inusitado. Recomendo!!!

Naty 08/02/2011

www.meninadabahia.com.br

Amigas, amigas, casamentos à parte

O sonho de Jéssica e Mike é se casarem na igreja da cidade, com uma pequena cerimônia para os familiares e amigos. Mas então Carol, amiga de Jéssica, propõe um casamento duplo.

Carol não tem certeza do comprometimento do noivo, Gary, então sugere um casamento duplo, para que ele não lhe abandone no altar. Ele jamais faria isso se o casamento fosse duplo.

Mas nem tudo são rosas. Jéssica quer um dia para chamar de seu, mas Carol é tão chata convincente que Jéssica abaca cedendo. E é aí que o martírio começa.

Carol é uma pessoa antipática, não tem certeza do amor do noivo (que é um tremendo galinha), tem inveja de Jéssica e Mike. Carol é amargurada com tudo e todos. E sempre coloca a culpa por ser assim na bebedeira da mãe e no abandono do pai.

Jéssica é uma pessoa calma e gentil, mas ela está perdendo a paciência com Carol. O dia que era para se tornar o mais importante de sua vida, está se tornando o dia do Juízo Final. Ela precisa criar coragem e dizer a Carol que casamento duplo é uma péssima idéia.

Mike, sempre concorda com Jéssica, já Gary não vê o porquê se casar correndo com Carol, ela nem ao menos o deixa dormir com ela.

Casamento Duplo, de Patrícia Scanlan (Essência, 336 páginas, R$ 39,90) é uma narrativa lenta. Jéssica e Mike fazem um perfeito par romântico, e a prima dela é responsável pelas cenas hilárias. Já Carol é a chatice em pessoa, fiquei com vontade de entrar na história e dar uns sopapos nela (e olha que sou pacífica, rs). A história como um todo não é ruim, mas faltou ‘’aquela coisa’ que nos prende na leitura.

Tem um trecho de uma resenha desse livro, na Amazon, que diz algo que adorei: Patricia Scanlan é como McDonalds literária. Você sempre sabe o que você vai conseguir, e se você estiver com disposição para isso, você ficará satisfeito.
Tícia 21/06/2012minha estante
Menina, eu tb sou do tipo que fica com vontade de entrar nos livros e sair supapando todo mundo. O pioe é que eu não sou nem um pouco pacifista. kkkkk
Agora já não sei mais se leio o rai do livro.
: /

Tonks71 20/01/2011

Casamento Duplo, 336 páginas da editora Planeta Brasil, é um chick-lit irlandês que fala sobre duas amigas de infância, Carol e Jessica, noivas e que pretendem se casar num futuro próximo, porém as similaridades acabam por aí. Enquanto Jessica possui um relacionamento mais do que satisfatório com Mike que demonstra estar realmente apaixonado, Carol sente-se insegura em relação ao seu noivado com o mulherengo Gary. Mal-amada, desconfia do amor do noivo e de sua real intenção de se casar. Algo que o leitor entende muito bem durante o texto, o que não dá para entender é a determinação em se casar com alguém que está louco para fugir da "coleira matrimonial".

Então, Carol resolve promover um casamento duplo, assim seria mais difícil para Gary fugir já que estaria comprometido também com o casal amigo. Jessica sente-se um pouco culpada pela vida de Carol. Com uma família problemática, um histórico de rejeição pelo pai e agora apaixonada por um homem que não gerava segurança, Jessica acaba cedendo por pena e culpa.

Não precisa ser muito inteligente para perceber que um casamento duplo é promessa de confusão à vista. Decidir sobre flores, vestidos, recepção e quem convidar é um verdadeiro campo minado numa batalha entre duas noivas. Carol é manipuladora, fazer com que as pessoas se sintam culpadas é a sua especialidade e Jessica tem sérias dificuldades em dizer "não".

O livro é um chick-lit leve e de leitura rápida, não tão focado no humor, mas com uma forte pincelada de drama. É difícil não odiar Carol, mesmo com todo seu histórico de vida que faz você entendê-la um pouco e vale comentar que o final, embora não seja tão surpreendente, possui uma reviravolta bem interessante.