Sonhando a Palestina

Sonhando a Palestina Randa Ghazy

Resenhas - Sonhando a Palestina

Leonardo 25/12/2011

Sad but true...
Vale a pena ler esse livro pelo sentido poético que a autora dá às suas palavras. Todos nós vimos a todo momento através da TV os desafios que esse povo enfrenta, porém a autora nos transporta para dentro do sentimento coletivo dos palestinos. Se você se interessa pela questão pode ficar a vontade e ler.

Claudia 27/07/2020

Reflexão
"A guerra que se alimenta de sangue e lágrimas e que batia, rude, forte, à porta do povo palestino."
O livro pode ser definido em uma palavra: perfeito. A autora conseguiu criar um ambiente que nos leva a refletir sobre o outro "lado da história", sobre o outro povo que sofreu e ainda sofre com as guerras no mundo árabe. Ela usa personagens tão humanos para mostrar o quanto um povo sofre pela marginalização feita pelo resto do mundo. Como eles são vistos como terroristas, quando a única coisa que querem é viver.
"É muito fácil criticar aqueles que fazem uso da violência
enquanto que, antes, eles foram vítimas de pessoas violentas,
que eles usam a violência para aliviar a raiva que nasceu neles em razão das violências sofridas,
é o ciclo da violência
Difícil de interromper
Talvez impossível de interromper"

Camilla Cardoso 02/11/2013

Vidas desprezadas
O que dizer? É realista, assustador, chocante, sofrido apaixonante e triste. Uma narrativa curta sobre a vida de palestinos que tiveram suas vidas destruidas por judeos numa guerra 'santa' por terra. Vidas e mais vidas apagadas em nome do poder. As guerras que passam na TV não são reais, são maquiadas. A verdadeira é aquela vivida por um povo sem armas que tenta se defender com "pedras" e desde que nascem já tem a vida inteira decidida: você vai sofrer, vai ver os mais queridos morrer, vai passar fome, vai sentir muita dor até o dia que for morrer gratuitamente. Que mundo é esse? Assim como eles se questionam " porque os outros países não fazem nada?" Porque as crianças não tem direito a infância? os jovens não tem direito de constituir família? porque? A leitura do livro Sonhando a Palestina nós leva a uma complexa reflexão acerca do valor da vida, sua importância em cada canto do mundo. Em todo lugar as pessoas são pessoas, e sofrem e tem sonhos e mereciam uma vida digna, com oportunidade de batalhar por um futuro concreto.
anacarolina.gomessilva.1 14/09/2015minha estante
amei o seu comentário Camila Cardoso e acho extremamente profundo. E queria saber se você me recomenda alguns livros? Desde já agradeço.

Mafe 26/08/2016

Encantador
Livro maravilhoso, escrito de forma poética, intensamente e com muita sensibilidade. É um retrato da realidade e ao terminar a leitura, é impossível não refletir sobre todo o sofrimento ocasionados pelos conflitos religiosos e políticos dessa região. "Sonhando a Palestina" é uma lição de vida, que tenta nos tornar mais críticos e humanos diante da triste realidade vivida por tantos palestinos..