Pátria

Pátria R. A. Salvatore

Resenhas - Patria

Rafael.Santos 10/02/2020

Espetacular!
R.A. Salvatore é leitura obrigatória para fãs de fantasia! Estava louco para ler esse livro e agora estou ainda mais empolgado para ler a continuação dessa aventura.

@solitude_e_books 31/12/2019

Nunca Spoiler
Nada melhor do que quando você deposita grandes expectativas em um livro e ele as supera.
"Você pode fazer o que quiser, desde que consiga sair impune".
Na cidade subterrânea chamada Menzoberranzan lar dos drow, elfos negros, conhecemos Drizzt segundo filho da casa Do'Urden que além de um grande guerreiro vive um dilema com a cultura de seu povo, uma cultura onde a traição e o assassinato é bem visto pela sociedade, desde que bem executado, pois se assim não for as consequências são aterrorizantes.
"Os primeiros gritos da família condenada saíram da casa, gritos tão terrível e agonizantes que roubaram qualquer prazer macabro que Drizzt pudesse ter experimentado"
Nesse mundo subterrâneo o poder é dividido entre as grandes Casas que são numeradas das maiores até às mais fracas com pouca influência.
Mas nessa cultura às mais poderosas devem estar sempre olhando para trás pois constantemente as que estão mais abaixo estão sempre a desejar uma melhor posição aos olhos da rainha aranha Lolth, sendo assim cometendo
grades atrocidades em nome do poder.
De todos livros de fantasia que li até hoje nenhum teve uma pegada tão RPG quanto esse, pois aqui tem magos piromânticos, fenticeiro que mexe com a necromância dentre muitas outras coisas sombrias que amo nos RPg.
O melhor livro de fantasia que li esse ano.

Pátria é o primeiro livro da trilogia do Elfo negro os outros dois são, Exílio e Refúgio.

FlaviosParanhos 23/12/2019

Fabuloso
A lenda de Drizzt: Pátria.
Drizzt Do'Urden é um elfo negro, raça do jogo dugeons & dragons, esse livro se passa especificamente no cenário de Forgotten Realms, no Reino subterrâneo de Menzoberranzan. Partindo já com as informações técnicas do livro vamos falar sobre o mesmo. Comprei sem expectativa apenas para um teste,já que é uma saga longa e por isso muito arriscada de se colecionar,só agora já lançado o quarto livro que comprei o primeiro,e estou maravilhado. Desde o útero aos seus vinte e poucos anos acompanhamos todos os momentos da vida de Drizzit, um Drown outra denominação para sua raça bem diferente do comum. A sociedade drawn é matriarcal, seguidora ferrenha da Deusa Aranha, maligna,cruel e sedenta por sacrifícios, os homens são seres secundários, tratados como vassalos e inferiores,até mesmo os nobres em suas famílias não passam de capachos ou reprodutores, ou usados para guerra e magia. Mesmo vivendo nesse ambiente Drizzit cresce inocente,muito diferente de seus irmãos e irmãs ele carrega uma bondade inata, o quê sempre lhe é fatal em uma sociedade onde se cresce a partir da traição,aniquilação e ganância,onde só se é punido quem for pego. Apesar de sua excelência em tudo,justamente sua honestidade e honra viram sua pior fraqueza. Açoitado durante toda infância, encontra um pouco de consolo na adolescência,mas logo no princípio na fase adulta passa a conviver com sua sociedade,e toda a podridão que a envolve. É um excelente protagonista, tendo pouquíssima ajuda,porém muita sorte ele vai "se virando" e descobrindo que as verdades de sua sociedade são deturpadas e malignas. Esse é só o primeiro livro e já me convenceu a ter todos! Estou apaixonado por esse mundo é quero muito saber do futuro do jovem Drizzt.

Dark Schneider 04/12/2019

A origem de Drizzt D'o Urden
Do R.A. Salvatore, é a origem do Drizzt Do' Urden, o elfo negro mais famoso da ficção fantástica. Drizzt já aparece no "mundo da superfície" como herói em "A estilha de cristal", mas ninguém sabia como um elfo negro podia ser bom, e sendo, como ele chegou ali.

Esse livro explica como.

Mostra a "pátria" dele, Menzomberranzam, uma cidade intrinsecamente má, onde toda vida cotidiana é pautado pela adoração a Lolth, a deusa aranha dos Drow(elfos negros), é uma sociedade matriarcal, do pior tipo imaginável, aliás é até difícil de imaginar... Elas são extremamente cruéis, despóticas, tiranas e sádicas. Essa é a regra, o padrão. Os machos nem tem o direito de olhar nos olhos de uma sacerdotisa, a não ser que ordenados... Faria as feminazis terem sonhos molhados...

Imagine ser bom num lugar onde a traição é a regra? A crueldade o comportamento "correto"?

Drizzt era. E que pecado é ser bom nesse lugar....

Muito bom o livro, já tinha lido em inglês e li de novo, vale muito a pena, recomendo. Aguardo lançarem os outros dois...

Nina 03/06/2019

Drizzt ??
Esse é o 1o livro da saga desse drow super querido. Em Pátria, nós conhecemos a infância e a juventude de Drizzt, incluindo seu emblemático nascimento. É notório que ele não se encaixa na sociedade drow e que mesmo com tudo o que ele passou, sua essência permaneceu a mesma.
Sou suspeita de falar porque Drizzt é meu personagem favorito do cenário de Forgotten Realms. Como jogadora, vi algumas ações de meus personagens nas ações de Drizzt ao longo do livro. É um livro que te faz querer entender porque a sociedade drow é assim tão cruel (até entre eles). Também é apresentado pelo livro a submissão do drow macho perante a fêmea - a sociedade drow é matriarcal - e a devoção cega por Lolth, a Rainha Aranha (aguardando ao longo da trilogia a menção a Ellistraee). .
Se eu recomendo o livro? De olhos fechados!
#rpg #livro #saga #drizzt #drow #forgottenrealms #editorajambo

fabio.junior 04/01/2019

temos aqui uma grande obra da fantasia, onde robert salvatore não só cria, como explora na medida certa a sociedade dos elfos negros, nos dando detalhes da geografia que saltam na nossa imaginação mas sem nunca se prolongar demais para não deixar a leitura enfadonha, todo o conceito do antagonismo da sociedade drow da o plano de fundo perfeito e a constante luta de drizzt contra isso nos encanta e fascina de imediato, justificando o porque dele ser um dos personagens mais amados da fantasia. Por fim temos combates e aventuras bem descritos que lembram muito uma campanha de rpg, tornando esse livro uma leitura quase obrigatória para os fãs do gênero.

Acervo do Leitor 31/01/2018

Pátria. A Lenda de Drizzt – Vol #1 | Resenha | Acervo do Leitor
Testemunhe. Testemunhe o nascimento de uma lenda. O elfo-negro com seus cabelos alvos, pele de ébano e olhos de lavanda. Guerreiro ambidestro que dança com suas espadas destruindo e desafiando reinos ao lado de sua mística pantera negra. Testemunhe a primeira aventura de Drizzt DoÙrden, um príncipe nascido na guerra, criado no chicote e liberto na honra.

“Não há dor maior do que essa; não é o corte de um punhal afiado, nem o fogo de um dragão. Nada queima em seu coração como o vazio de perder algo, alguém, antes que você realmente tenha aprendido seu valor.“

Existe um reino abaixo da superfície. Uma terra sufocada, escura, cheias de piscinas cor de ônix, habitada por criaturas inimagináveis e povos excluídos. Debaixo das rochas, em meio ao breu existe Menzoberranzan! Majestosa em suas construções cravadas nas estalactites e estalagmites do subterrâneo. Nelas vivem os Drow (elfos-negros) e suas diversas Casas separadas em uma sociedade matriarcal. Não há honra nem lealdade. Você quer algo? Tome! Desde que faça bem-feito, ninguém vai se opor. Nessa sociedade onde a fome de poder e falta de escrúpulos fala mais alto, existe a Casa Do`Urden, lar de sacerdotisas da grande deusa Aranha. Sua matriarca, malícia, está grávida. Não de um filho qualquer, mas de Drizzt! Um guerreiro que mudará para sempre o curso da história, mas ela ainda sabe disso.

“A verdade, porém, não é nada diante da autonegação, e os princípios não têm valor se o idealista não puder viver de acordo com seus próprios padrões.”

Na noite em que a Casa Do`Urden conquista uma grande vitória, Drizzt seria oferecido em holocausto. Mas o destino reservava outro caminho para esse pequeno elfo. Ele acaba vivendo para presenciar a ascensão de sua tortuosa família. Treinado nas artes da guerra, sem saber quem é seu pai, e debaixo do chicote de suas irmãs ele cresce afiado e atormentado. Para ele tudo está errado. Tamanha ganância e violência não fazem sentido. Ele pensava que seria apenas um guerreiro para defender seu Reino e suas Casas frente as ameaças subterrâneas, não que seria usado para matar irmãos e inocentes. Drizzt está chegando no seu limite e um órfão de uma Casa destruída pelos Do`Urden décadas atrás será o estopim de sua fúria, e quando ela chegar, suas cimitarras se voltarão contra todos que por décadas o oprimiram… inclusive sua família.

“O ódio e a ambição fomentados por esses princípios amorais são a desgraça de meu povo, uma fraqueza que eles enxergam como força.”

SENTENÇA

Publicado há mais de 25 anos finalmente chega as mãos dos brasileiros essa lendária aventura. A “Trilogia do Elfo-Negro” já arrebatou uma multidão de fãs e promete fazer o mesmo por aqui. Seu protagonista Drizzt Do`Urden é um dos personagens mais icônicos da historia da Fantasia. Salvatore (autor) possui uma escrita leve, com ausência de descrições minuciosas, envolvente e veloz. A sociedade e o mundo que construiu (Worldbuilding) é riquíssimo em sua geografia, magia e personagens. Contando a história desde seu nascimento, passando por todas as fases e dilemas da juventude até chegar a maioridade, nos vemos envolvidos profundamente com o drama e aflições deste elfo-negro. O ritmo da narrativa chega a ser um pouco “datado”, similar a uma campanha de RPG em certos momentos, mas nada que tire o brilho da trama. Definitivamente Drizzt e Guenhwyvar, sua pantera, vieram para ficar!

site: http://acervodoleitor.com.br/patria-a-lenda-de-drizzt-resenha/