O Demônio da Teoria

Resenhas - O Demônio da Teoria

Lílian 29/10/2012

E põe demônio nisso!
Este livro é excelente!

Minha professora preferida, a de Estudos Literários, Teoria da Literatura, etc., nos fez ler muito ele e eu gostei bastante.

Eu adoro literatura, mas tenho horror às teorias. Compagnon e companhia me ajudaram bastante a compreender melhor esse bicho de sete cabeças que é a teoria.

Sempre que preciso fundamentar alguma coisa ou refrescar a memória, um dos livros a que mais recorro é esse.
Diully.Mayara 02/07/2019minha estante
Oi, amiga (desculpa a intimidade, mas a leitura nos possibilita essa aproximação rsrsrs) estou precisando urgentemente desse livro, é uma leitura obrigatória para mestrado q pretendo tentar este ano, mas só o encontro por preços absurdos. O mais barato q encontrei custa 260,00 mais frete. Tem ideia de cm posso ter acesso a esse livro de uma forma menos exploradora? Poderia comprar de vc ou de alguém q conheça, ou de repente poderia ser escaneado... Me ajuda! Desde já agradeço.

Camila 05/08/2020

Demônio MESMO
Um livro completo sobre Teoria. Porém não é para iniciantes. Requer pré-conhecimento das principais correntes e autores das discussões teóricas sobre a literatura. Gostei muito da forma como criou o debate entre as diversas correntes de pensamento, criticando os pontos fracos e procurando eixos em comum.
Livro complexo, porém completo.

Adri 25/01/2023

O demônio da teoria é o senso comum.
Nesta obra, Compagnon desenvolve elementos fundamentais para a teoria literária: a literatura, o autor, o mundo, o leitor, o estilo, a história e o valor. Em cada um desses capítulos, o autor busca apresentar uma tese, ou seja, uma apresentação da teoria em questao. Como ela está posta por alguns autores; uma antítese, como outros autored argumentaram contra ela; e uma síntese diante dos fatos colocados, mas que sai do dualismo primeiro. Diante de todo o conhecimento que este livro apresenta o que Compagnon pretende é causar a vigilância de quem lê, inquietar as certezas e oferecer uma consciência teórica da literatura.

Mirzão 19/07/2017

O demônio da teoria
Le démon de la théorie: literature et sens commum (de Antonie Compagnon – professor da Universidade de Colúmbia) – livro traduzido por Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago, com o título: O Demônio da Teoria: literatura e senso comum. Editora UFMG.
Este livro, já na introdução, comenta que para haver Literatura, de fato, são necessários cinco elementos importantes: um autor, um livro, uma língua, um leitor e um referente. O livro está organizado em sete capítulos, os quais apresentam conceitos para análise/estudo: A Literatura; O Autor; O mundo; O Mundo; O Leitor; O Estilo; A História; O Valor.
O primeiro capítulo aborda sobre a extensão da literatura, acerca da compreensão da literatura no que se refere à forma do conteúdo e da expressão (intensão, realidade, recepção, língua, história e valor literários).
Por sua vez, o segundo capítulo, discorre a respeito da intensão e da consciência do autor, acerca da distinção entre sentido e significado, sobre hermenêutica e filosofia, entre o texto e o autor do texto.
O terceiro capítulo, agora, fala sobre o Mundo por meio do Realismo enquanto reflexo ou convenção. Aqui são apresentados ao leitor: a diferença entre teoria da literatura e teoria literária, a ilusão referencial e intertextualidade; acerca da mimésis (como conhecimento e dos mundos ficcionais e os dos livros).
O quarto capítulo, reporta sobre recepção e influência, sobre o leitor implícito, o gênero como modelo de leitura, leituras sem amarras, o horizonte de expectativas do leitor.
O quinto capítulo registra a questão do Estilo, o qual é compreendido como sendo a propriedade do discurso. Discorre-se, então, acerca da norma, do desvio e do contexto em textos literários. Ainda se comenta, nesse capítulo, o estilo enquanto pensamento e exemplificação.
O sexto capítulo, consequentemente, discute a respeito da história literária e da história da leitura, história literária e crítica literária, história social e evolução literária – como acompanhamento dos grandes escritores ao longo da história.
O sétimo capítulo, O Valor, visa apresentar ao leitor que a ilusão estética, questionar o que é um texto clássico, tradição nacional da literatura, valor e posteridade. “O gosto é faculdade de julgar um objeto ou um modo de representação por intermédio da satisfação ou do desprazer”. (COMPAGNON, p. 227)
Este livro, a meu ver, é perfeito para o que ele propõe. No que concerne à pessoa que tem preconceito literário, a parte em que é feita a distinção entre o sentido e significado, a leitura desse trecho tende a ser um murro bem dado nesse tipo de “leitor”, principalmente para quem dente a fazer cara de nojo para a Literatura Brasileira.
Ler também o DEMÔNIO DA TEORIA: ... é despertar a vigilância de um leitor crítico-analítico-transformador diante do universo literário.

Marcus Oliver 16/04/2020

Estou sem palavras
Ler este livro aumentou minha visão crítica sobre a leitura e a teoria. Todos os sete capítulos são de um enriquecimento intelectual estrondoso, cada página, parágrafo e frase são deleites para o intelecto, é uma leitura que exige muito do leitor chegando a te deixar cansado e esgotado ao final de cada capítulo, mas que após um descanso ou um pouco de distração te faz refletir melhor sobre qualquer coisa relacionado a literatura. Nunca esquecerei esse livro e com certeza relerei no futuro.
Aconselho muito para qualquer estudante de Letras e áreas ligadas a ela, entretanto caso seja um leitor curioso e adepto aos estudos literários por prazer, leia com calma, pesquise e pergunte alguém da área para explicar um outro conceito, mas garanto que são poucos momentos que causem estranheza e que não chegam a estragar a leitura.

Dariane 01/11/2018

Amando
Um livro instigante e complexo, que nos leva a respostas espetaculares sobre questões banais. Uma reflexão sobre a estrutura e os conceitos das obras literárias pela visão de Antoine Compagnon.
Diully.Mayara 02/07/2019minha estante
Preciso muito desse livro para meu mestrado, tem o pdf pra enviar ou ele escaneado? Está indisponível na maioria das lojas e nas outras q tem o preço está absurdo.

Vivi 05/11/2022

Eu gostei muito desse livro, tem muita referência interessante e desenvolve conceitos importantes de forma clara, sucinta e bem estruturada. Realmente vale a pena a leitura, principalmente, para quem estuda teoria literária.

Hannah Andressa Delgado 08/03/2023

Bom livro para nós, estudiosos da literatura. Precisa e será relido, pois a linguagem não é lá muito fácil, não.

Sabrine Amalia 15/01/2024

Uma crítica da crítica
Como o próprio autor menciona, aqui se tem uma crítica da crítica. Cada capítulo apresenta um foco diferente, que rodeiam os seguintes: a literatura, o autor, o mundo, o leitor, o estilo, a história e o valor.
É fato que o mais confortável, para mim, é o capítulo do leitor. Nele, você se vê enquanto agente da transformação e significações literária. O leitor se torna instância de análise, e como encara a obra passa a ser o resultado de uma experiência.
No decorrer do livro, o leitor entende que a experiência pode se dar pela estética, pela valoração, pela historicidade, pela estilística, pela recepção. Cada um valida pra si uma leitura conforme a tornou significativa durante o ato ledor.
Uma belíssima contemplação da teoria literária e seus impasses (nem tão assim) com o senso comum.