O Elemental

O Elemental Vanessa Bosso

Resenhas - O Elemental

danilo_barbosa 30/03/2011

Em meio a dimensão das sombras, nasce um herói...
Como definir Vanessa Bosso? Nos tornamos amigos desde que conheci 2012 - Uma aventura no fim do mundo e descobri que moramos na mesma cidade. E foi com muita honra que ela me enviou o original do Elemental para dar uma olhada.
Pensei, vou fazer este esforço, porque não curto ler no computador. Para mim nada mais gostoso que pegar o livro nas mãos, cheirar, senti-lo. Eu esperava que a história fosse boa. E não me decepcionei.
Em O Elemental você vai conhecer um novo tipo de mocinho. Willian é filho de americanos que mora aqui no Brasil, com sua mãe. O comportamento dele, como o de todo adolescente, não é nada exemplar e é meio arredio em contato com novas pessoas.
Mas até que, em uma discussão com sua mãe, ele causa um acidente e ela fica em coma. Sem ter quem cuidasse dele, ele vai parar em um "orfanato" meio diferente dos demais. E aí o livro perde as referências de outras aventuras do gênero.
Will é especial. Dentro de sua alma reside o Elemental, um ser surgido na criação desde tempos imemoriáveis que precisa ser despertado para a batalha final pela salvação do mundo. E com novos amigos, ele faz uma jornada incrível pela alma humana, céu, inferno e infinitas dimensões que conhecemos (ou não) em busca dos quatro elementos perdidos para acordar este ser magnífico. E ainda tem de lidar com uma batalha dos infernos (literalmente) quando alma de sua mãe é raptada...
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Nessie 18/03/2011

SURGE UM NOVO HERÓI
Willian Owen é um garoto com dificuldades de fazer amizade na escola, de aprendizado, mas tem uma mãe que o ama e o protege carinhosamente. Tudo certo? Não! Will nem é humano... Depois de um acidente, onde sua mãe entra em coma e Will fica aos cuidados do governo, ele descobre que sua essência existe há milhões de anos, desde que a Terra foi criada por Gaia. E, ao descobrir isso por meio de Helena e Arthur, surge um novo garoto, uma nova personalidade, uma nova missão: salvar o mundo do qual ele pertence desde os tempos mais primordiais.

Vanessa Bosso nos encanta com essa aventura. Cinco jovens, quatro elementos, um herói. Com uma escrita gostosa e simples - porém nada infantil e boba, pelo contrário, muito bem desenvolvida - a autora nos leva pra dentro de um mundo juvenil delicioso, ao mesmo tempo que nos deparamos com o sombrio e o iluminado.
Personalidades encantadoras, Mac, Jasmin, Gabriel, Lisa e Will, me fascinaram. Uma viagem divertida e complexa. Como pode? Com Vanessa Bosso tudo é possível. Ela recriou o surgimento do Universo, ela mostrou um novo herói, novas possibilidades, misturou o mágico com o real, o espiritual com o físico, o iluminado com o sombrio... uma gama de possibilidades, acredito eu, jamais imaginada por alguém.
Gabriel é meu preferido – não posso falar o motivo real pra não deixar um grande Spoiller. Mas ele tem uma personalidade divertida, “avoada”, que nos faz viajar... o que ele “é”, a figura que ele representa, me encanta. Um ser que sempre invadiu minha imaginação e, que vê-lo na versão “adolescente”, me fez delirar a cada brincadeira. Torci por ele desde o início e, pra minha tortura, foi o último elemento a ser despertado pelo nosso herói.
Faruk foi outro que me fascinou. Um ser das trevas, lindo como um anjo, cruel como um demônio. Só lendo pra saber as sutilidades que ele usa, pra entender que ser sucinto e básico é o seu modo de agir, fazendo dele um sombrio competente e sedutor. Confissão: senti inveja de Lara. Queria ser ela, bonita, inteligente, guerreira, o grande amor de Faruk.
Parabéns à autora por tão bela, divertida e elaborada obra. Seus pensamentos, idéias e imaginação, me levaram ao mundo escrito mais emocionante que já vivi. Percy Jackson me encantou, mas Willian Owen o destronou! Já virei fã.

Marinho 16/02/2012

Elemental
O livro não me prendeu, não gostei da história, senti um grande esforço no livro para copiar Percy, O personagem principal William é meio desorganizado e besta nas suas palavras. Os capítulos foram curtos demais, a parte na mansão era pra ser mais trabalhada, os dialogos são confusos e as vezes sem fundamento!

Mac foi quem mais me agradou pelo seu modo sarcástico, mas fora isso nada me prendeu no livro, demorei pacas para terminar a leitura, abandonei o livro em vários momentos, definitivamente O elemental não agrada.

Pelo alvoroço que esse livro causou eu esperava mais dele, mas me decepcionei amargamente, Vanessa bosso desculpe-me, mas o seu livro é um tremendo fracassso!!!!

naniedias 24/08/2011

O Elemental, de Vanessa Bosso
Will mudou-se para o Brasil há cinco anos, mas ainda tem dificuldades com a língua. Antes fosse apenas esse o problema do garoto. Mas, infelizmente, não é. Ele já está na terceira escola, e o motivo do troca-troca não foi exatamente por ter enjoado das duas últimas.
E a péssima nota na prova de matemática com certeza não seria boa para sua permanência na escola.
Ele tenta esconder, mas falha miseravelmente na tarefa. E quando o embuste é descoberto, ele não apenas é expulso da escola, como ainda por cima deixa sua mãe super chateada. E, talvez por causa da raiva, talvez por outros motivos, a mãe acaba batendo o carro. Will fica bem, mas sua mãe não tem a mesma sorte - ela fica em coma.
Will, sem parentes próximos, se vê carregado para uma instituição. Porém, essa é uma instituição diferente - que o deseja pelo que ele realmente é: o Elemental! E como tal, ele precisa ajudar quatro crianças - que também se encontram na instituição - a reaver os seus poderes como guardiões da terra, do ar, da água e do fogo para que ele possa voltar a ser o Elemental e salvar a Terra das forças da Sombra!

O que eu achei do livro:
Incrível!
Eu pude me sentir com quinze anos novamente!!! Essa turminha - Will e os quatro guardiões (Jasmim, Mac, Gabriel e Lisa) - é muito corajosa e muito divertida!
A história tem um ritmo super acelerado, com muitos diálogos e muita ação. Você começa a ler e, antes que possa se dar conta, já acabou. Espero que a Vanessa escreva uma continuação para esse livro que, a princípio, não é uma série. Mas o final deixa espaço para uma continuação sim!
A escrita da Vanessa é leve, divertida, fluidia e com uma linguagem muito atual - o que, acredito eu, deixa o livro ainda mais atraente para o público jovem!
Eu sempre sinto falta de um pouco mais de descrição nos livros da Vanessa, acho que essa é uma marca dela - muita ação e muito diálogo. Para muitos isso é um ponto positivo, mas, para mim, esse é o único ponto negativo do livro.
Se você tem 5, 10, 50 ou 134 anos, essa história é para você! Muita diversão, ação, romance e aventuras! Embarque com o Elemental nessa história de tirar o fôlego!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Maria 04/06/2012

O elemental é um bom livro, destinado para o publico jovem, pela facilidade de leitura, também pelos tantos diálogos que podem ser encontrados em meio a trama.

O livro chama atenção pela linda capa e o tema fantástico no estilo Percy, mas se não fosse tantos diálogos repetitivos e a personalidade fraca de Willian, eu daria nota 5.

Gisele Galindo 24/10/2011

Surprise
Surprise!!!!

Foi o que ficou brilhando como um luminoso na minha frente enquanto lia O Elemental, de Vanessa Bosso. O crescimento da autora, desde a última obra que eu havia lido, foi incrível. Fiquei maravilhada.

Bosso realmente me surpreendeu. E quero deixar claro aqui também, meus parabéns as revisoras Priscila Loiola e Nanie Dias, pois o trabalho beirou a perfeição. Na verdade, os poucos erros que encontrei (bem poucos mesmo), foi mais de digitação. No quesito técnico a obra está muito, muito boa.

A capa é linda, indiscutível. Aliás, o André só vem evoluindo cada vez mais.

Como inverti o texto, porque de costume falo primeiro sobre a história e depois da parte técnica. Vamos a história!

O Elemental é um livro direcionado para a faixa etária dos pré-adolescentes. Mas, nada impede que os mais velhos não se entretenham e também reflitam um pouco sobre o que Vanessa expõe durante sua narrativa.
Bem, como já passei a muito da idade a que o livro se destina, falarei para eles, o foco, os que realmente apreciarão com deleite. Leiam! A obra é muito boa! A autora reserva os detalhes para a imaginação dos leitores, por isso a escrita flui recheada de diálogos.

Cada personagem possui suas próprias características bem definidas. No caso dos principais, bem próximas aos elementos a que cada um corresponde e, claro, a suas idades aparentes (isso, vocês entendem quando lerem, rs).

Nesse livro, Bosso, permanece com a visão espiritualizada e a reflexão se faz necessária. Para mim ficou claro que essa é a linha da autora. Uma linha muito bem estabelecida e linda, de um pensamento iluminado. E aí está a magia da coisa. Apesar dessa visão, a história é criada e escrita maravilhosamente bem. Nada de autoajuda, lições de moral... Nada disso. É ficção, aventura e um toque de romance bem proporcionado.

O universo que a autora criou é belo e incrível, ou devo dizer os universos?! Para variar a criatividade rolou solta.

Enfim, aconselho a leitura.

Parabéns Vanessa Bosso!!!!!!

Morenalilica 26/10/2011

Para todas as idades!
Bom, depois de tudo o que meu filho disse sobre o livro, fica até difícil acrescentar algo ao que ele disse, mas vou tentar ser imparcial quanto à opinião dele. O livro conta a história do jovem Will Owen, um garoto que veio dos Estados Unidos com sua mãe para morar e estudar no Brasil. Já no início do livro, ocorrem fatos que o tiram de sua vidinha normal e o jogam direto num mundo totalmente desconhecido. Os quatro elementos, terra, água, ar e fogo devem ser encontrados por seus guardiões para juntos despertarem “O Elemental“. O mal, aqui personificado pelas sombras, avançam assustadoramente pelo planeta Terra e só o elemental e seus amigos podem nos salvar. Gostei bastante da ambientação ter sido principalmente no Brasil e acho que esse é mesmo o diferencial dos livros nacionais, pois sempre gosto de imaginar o local onde a história se passa. A Vanessa, assim como disse o Túlio, descreve na medida certa toda a sequencia de acontecimentos, fazendo com que o leitor entre de cabeça na aventura de Will e seus amigos. Há também muito mistério e segredos envolvidos durante o curso da história, como por exemplo, quem é a Sombra? Onde estão os quatro elementos capazes de despertar o Elemental? Curti bastante todo esse clima de mistério e também o clima de romance que se estabelece em determinado momento do livro.
“O Elemental” é com certeza um grande livro e é indicado para todas as idades A Van está de parabéns! Conseguiu me conquistar com “O Elemental“!
P.S.: Adorei o fato de ter uma personagem com o nome de Lilian no livro *.* Ainda que ela só apareça nos capítulos finais, ela assume um papel de grande importância para a história

Vivi 10/10/2011

Me encantei pela escrita da Vanessa quando li 2012. Então acho que comecei a ler O Elemental já esperando a linguagem simples e despojada da Van. Bem, vamos lá...

Willian Owen é um garoto tímido e com dificuldades de aprendizado, muda de escola quase como muda de roupa e ainda tem a dificuldade com o idioma pois mudou-se para o Brasil há apenas 5 anos.

Após um acidente onde a mãe de Will fica gravemente ferida e acaba entrando em coma, Will já então recuperado é encaminhado à um orfanato porque não tem parentes vivos que possam se responsabilizar por ele. Só que a pessoa que vai até o hospital buscá-lo não é a assistente social, então após um resgate rápido e sem feridos Will é levado a sede da Luminus, lá ele descobrirá que sua vida está longe de ser normal.

Já na Luminus, Will conhece sua verdadeira história e a importância de seu papel para a humanidade, então ele e mais quatro adolescentes irão iniciar uma busca pelos quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo para que assim O Elemental possa ser despertado e possa assim salvar o planeta da Sombra (musiquinha de suspense).

A busca pelos elementos é vivida em vários ambientes do planeta (e fora dele tbm) criando uma ligação deliciosa entre o leitor e o livro. Como toda boa estória que se preze O Elemental, além de aventura, conta também com uma boa dose de romance.

Em "2012" Vanessa nos ensina uma "Lição" Em O Elemental também vivemos mais um valioso aprendizado, que se bem observado pelo leitor poderá ser aplicado ao nosso cotidiano, e com certeza o Amor é a chave para tudo de bom que há em nossas vidas!!

"Sete adolescentes surgiram no corredor dos quartos rumo à varanda da piscina. Will ficou observando quando o caos se instaurou na mesa de almoço. Todos falavam ao mesmo tempo e ninguém havia notado que ele estava ali. Coisa normal de acontecer." Pág 45

Nanuka Andrade 22/11/2011

O Elemental
O Elemental conta a história de William Owen, ou simplesmente Will, um menino cheio de problemas quando o assunto é comportamento. Desde que é acometido por um grave acidente, que coloca a sua mãe em coma, o menino passa a viver sob os cuidados do Governo Brasileiro, onde descobre, entre outras coisas, que o seu verdadeiro “eu”, uma criatura adormecida e poderosa, está prestes a despertar. Como? Ora, Will é o Elemental, uma criatura que vive desde tempos imemoriais, o que dá título ao livro. Mas não pensem que o despertar do Elemental é tão simples quanto parece. Will só é capaz de assumir sua verdadeira identidade através da ajuda de mais quatro jovens, cada qual representando um elemento da natureza (fogo, água, terra e ar), que, junto a ele, embarcam numa jornada perigosa em busca de artefatos que representam estas referências que compõem toda a matéria e energia do mundo. Imaginem, pois, constatar, que, depois de assumir o Elemental, o jovem Will terá de salvar o mundo de um mal iminente?

Impressões

O que me chamou a atenção foram as alegorias utilizadas pela Vanessa sobre a criação do universo. Uma mitologia emprestada de outras tantas, que deixaram a narrativa ainda mais rica e interessante.

Os arquétipos do herói, assim como os do bem e do mal, são bem delineados, mas com certo pendor para a superficialidade, o que é perfeitamente aceitável quando se trata de lendas ou mitos. No caso do livro, evidenciada por poucas descrições de cenário e da psiqué das personagens.

A autora

Vanessa Bosso é publicitária, e escreve desde 2009. É de um carisma singular, e uma personagem à parte, encantadora!

Tive a oportunidade de conhecê-la justamente através da divulgação de seus livros, que, aliás, são muitos! E desde então estamos aqui, trocando impressões sobre os nossos.

Paula.Serkonos 06/12/2011

Eu ♥ Resenhas: O Elemental
Eu lembro quando eu recebi o meu exemplar de O Elemental e prometi a Van que faria uma resenha, sabe o que eu pensei em seguida? Não, né? Pois bem, foi um belo "Me fodi". Isso mesmo, me fodi.

Vocês provavelmente não entenderam, então me permitam explicar: particularmente, não me acho boa em resenhas. É sério. E outra, a Van é uma amiga. Minha amiga. E se eu não gostasse do que estava lendo? E se eu realmente odiasse? O que eu escreveria? Eu poderia, simplesmente assim, vir aqui e mentir, falar que gostei para simplesmente parecer bem aos olhos dela e dos leitores?

Eu sou capaz de várias coisas, mas magoar por esporte não é a minha praia, então eu pensei "Foda-se, eu vou escrever uma resenha sincera, contando se eu gostei ou se não gostei e porque". Seria injusto com a Van. Muito injusto. Ela não merece uma resenha filha da puta, ela merece uma puta resenha, isso sim. Então cá estou eu, às três da manhã, minutos depois de terminar a leitura de O Elemental.

Antes de começar, eu gostaria de deixar bem claro que esta é a minha opinião sobre o livro e que você não deve se basear nela para decidir se lê ou não o livro. Resenha é uma merda pessoal, caras. São as palavras desta que vos escreve - se bem que com certos blogueiros, é palavras de terceiros -, pensamentos da sua linda aqui. Se quiser formar uma opinião, compre o livro com a Van e ganhe autografado.

O Elemental conta a história de William Owen, um garoto americano que veio morar no Brasil com a mãe há alguns anos. Ele, apesar de adolescente, não é o típico que me faz querer ter uma arma, não, Will não é um irritante pé no saco como qualquer jovem nessa maldita idade. Eu o achei bem maduro, por assim dizer. Meio tímido e sem jeito com outras pessoas, mas tudo bem, pois ele tem Jorge, seu amigo brasileiro e Jéssica, sua mãe.

Ou melhor, estava tudo bem. Logo após confusões no colégio em que estudava, Will e sua mãe discutem enquanto ela opera uma máquina de grande peso - vulgo, um carro -, e vocês sabem que não se deve fazer essas coisas, né? Aparentemente, Will e Jéssica não sabiam, o que resultou num terrível acidente de caro, causando assim o coma de Jéssica.

Com isso, o nosso pequeno herói se vê sozinho no mundo, sem mãe, sem qualquer família além dela: sem nada. Eis que surge Lara, uma suposta assistente social que planeja colocá-lo num orfanato, pois sem guarda, Will torna-se um problema do nosso adorável Governo.

Claro que o jovem não estava de acordo com isso, mas por falta de opções, se vê sendo encurralado pelo gato do mal - coisa típica que a minha gata faria, entendam. Estava tudo bem, Will já havia sido liberado do hospital e Lara estava lá para levá-lo até a sua casa para pegar algumas roupas e então partir para a sua nova moradia: o orfanato. Foi aí que o tabuleiro virou.

Will se descobre um garoto especial. Nada de um simples humano, não. Ele é o Elemental, filho de Gaia. Ele é o herói que nos salvará a iminente tragédia. As forças do mal estão planejando destruir o mundo como conhecemos e dominar o universo e Will é o único que poderá impedir isso de acontecer. Mas não sozinho, o Elemental é foda, mas nem tanto. O jovem contará com a ajuda de seus novos amigos, cada um representando um elemento - Ar, Terra, Água e Fogo - na jornada por lugares fantásticos na busca para a reunião dos elementos e o despertar do elemental.

Leia mais em > http://www.eucoracaolivros.com/2011/09/eu-resenhas-o-elemental.html

tiagoodesouza 06/10/2011

Hoje vou falar sobre o livro que ganhei no blog Vida de Leitor. A história tem uma temática que eu gosto, e tinha tudo para que eu adorasse o livro, mas... algo não funcionou. Pelo menos, não para mim.

Will é um adolescente americano que mora no Brasil com a mãe. E ele não conhece o pai. Após um terrível acidente de carro, sua vida muda completamente. Enquanto sua mãe está em coma no hospital, Will é resgatado por um estranho grupo chamado Luminus. Na sede desse grupo, Will descobre que ele e os outros adolescentes que estão ali, incluindo Marcelo, Jasmim, Gabriel e Lisa, são mais do que aparentam ser.

Will precisa descobrir como liberar os poderes dos guardiões dos elementos. Assim, eles poderiam localizar os elementos da Terra, Água, Ar e Fogo e despertar o Elemental, o ser capaz de lutar contra as sombras que querem dominar o mundo.

A autora conseguiu criar uma história muito rica, mas várias coisas não me agradaram. A narrativa me incomodou algumas vezes por ser simples demais e por usar uma linguagem coloquial que eu não costumo ver em livros narrados em terceira pessoa, mesmo juvenis.

"Ele sentiu vontade de matar o safado que ameaçava tirar a vida de seu grande amor."
Pág. 269.

Outra coisa quanto à narrativa foram os diálogos. O livro é carregado deles e isso, para mim, não enriqueceu o texto. Muitas vezes eu tive que reler as falas para saber quem estava falando o quê, porque não havia uma ação entremeada indicando que personagem era aquele que falava. Eu acho que diálogos ajudam a fluir bem o texto e eles devem trazer consigo informações importantes sobre os personagens. Não senti isso. Gosto quando a narrativa é bem dosada com diálogos e a voz do narrador contando o que acontece.

Por conta das poucas descrições, eu não consegui visualizar os personagens. Também não me identifiquei com eles. Talvez com Gabriel, mas só bem no comecinho. E durante quase toda a leitura do livro tive a sensação de estar lendo e não "assistindo" o que acontecia ali, se é que vocês me entendem. Um exemplo de descrição simples foi quando Will e seus amigos visitam esses lugares no mundo em busca dos elementos. Parece-me esquisito que alguém tenha uma visão superficial de um mundo "estranho".

"A cidade lá embaixo era imensa. Havia casas, prédios, veículos e muito, muito fogo por todos os lados." Pág.264

Creio que coisas que tinham que acontecer mais rápido demoraram para passar e coisas que tinham que demorar foram solucionadas rápido demais. A Vanessa tinha um material excelente em mãos e acho que teria sido muito melhor aproveitado numa série de livros. Trilogia talvez. O Elemental deixa abertura para continuação, mas eu teria gostado mais se esse livro tivesse sido melhor desenvolvido. Creio que faltou um olhar mais crítico sobre a história.

Espero que me entendam e não me apedrejem. Essa é a minha opinião; com certeza alguém que já leu outros livros da Vanessa e tenha gostado não concordará comigo.

kely 02/01/2012

02/01/2012
Decidi fazer a primeira resenha aqui no skoob, assim como todo e qualquer livro todos nós temos algo a retirar e acrescentar farei apenas algumas criticas construtivas afinal, O elemental é realmente de uma leitura excelente, o livro de Vanessa Bosso tem muitos pontos fortes mas, os fracos foram o que me deixaram bastante confusa, o que me fez dá apenas 3 estrelas aqui no skoob, e nota 5 por me entrosar com a história, a princípio a semelhança com o livro Percy Jackson e o ladrão de raios me fez quase desistir da leitura ele tinha déficit de atenção o que não foi mais enfatizado no decorrer da leitura, e ele já tinha sido expulso de outros colégios, o motivo do acidente e o acidente em si não me comoveram como eu esperava, aconteceu tudo muito rápido não deu tempo de eu sequer conhecer bem o personagem Willian. Os capítulos eram bem reduzidos, no fim acabou dividindo- se 38 capítulos em 347 páginas, a adaptação dele na mansão foi rápida de mais, e o tempo cronológico de conversas e dias não foram muito convincentes.
A procura pelos quatro elementos foi realmente uma aventura, a idéia que Will teve para despertar cada um dos elementais foi de uma criatividade e tanto, eu realmente me empolguei com a leitura. Os elementos eram representados da seguinte forma terra por Jasmim, água por Lisa, ar por Gabriel e fogo por Mac. Apeguei-me bastante no personagem representante do fogo, o Mac é uma pessoa extremamente divertida e brincalhona eu ri alto em alguns momentos, outro personagem que também gostei foi Lisa desde o início, eu me via nela, era um defeito para alguns, mas, foi essa personalidade forte que adorei mesmo depois de ela ter se descoberto de verdade com o "Anjo".
Enquanto Jasmim e Gabriel eu não me identifiquei muito talvez por eles terem tido mais afinidade com Will, eu infelizmente não gostei do personagem de Will, ele chorava em alguns momentos e não me passava nenhuma emoção, e Jasmim era serena de mais, eu esperava da terra algo tão forte como da água, eu achei muito meloso o romance de Will e Jasmim, a conclusão do livro achei bastante apelativo eles dois, eu preferia um outro final se tivesse concluído o livro ele se despedindo da mãe já estaria ótimo, achei que o personagem Jorge ficou em aberto apesar de ter ficado bem, enfim com certeza recomendo, li em pouco mais de um dia e adorei a leitura, espero relê ainda este ano *-*

M. Scheibler 21/03/2013

O livro pertence ao gênero fantástico e apresenta a história de um garoto problemático, que não consegue se fixar em nenhuma escola. Após um acidente, sua mãe entra em coma e ele é encaminhado a um orfanato, mas algumas pessoas o abordam e o levam para um lugar fascinante, onde descobre algo inimaginável a respeito de sua vida e da história da humanidade.

Uma batalha entre o bem e o mal é o ápice da obra, mas após ler outros livros com esse mesmo tema, creio que faltou emoção nessa parte. Batalhas épicas, com muitos detalhes e um enredo que não deixam o leitor piscar eram partes desses livros, mas aqui não foi bem explorado. Isso não tira a qualidade da obra, que engrandece ainda mais a tão excelente literatura fantástica brasileira.

Adolescentes são os principais personagens da trama e algumas passagens dessa fase da vida são exploradas metodicamente, como o amor e a rebeldia. A ganância e o ódio, que infelizmente maculam o ser humano, são apresentados por alguns personagens na ânsia pelo poder, o que justifica a batalha entre o bem e o mal.

“O Elemental” pode ser degustado por pessoas de qualquer idade. A trama é fluente e a leitura anda sem obstáculos, o que torna a obra muito fácil de ler.

Diego Matos 22/03/2013

Uma aventura muito singela.
O livro narra à vida de um jovem que após uma tragédia tem sua vida alterada, pois em envolvido numa trama de magia e que o colo como peça fundamental para a salvação do planeta.
O Livro possui um texto simples e dinâmico com belos momentos, descrevendo locais lindos e interessantes, mas na minha humilde opinião, falta ação. A história acaba se tornando de certa forma um conto de fadas moderno e singelo, culmina em algo extremamente delicado.
É um bom livro, mas não recomendo aos fãs de boas histórias e ação e magia clássica, com combates épicos violentos, pois se sentirão um pouco frustrados, uma vez que o livro não trás nada disso.
É uma boa história especialmente se você tiver o hábito de ler para seus filhos. Recomendo este livro para essa finalidade.

Julia Rabelo 01/05/2013

Mais resenhas em bleeding-hist0ries.tumblr.com
O livro logo no começo me encantou pelo nome, pela capa e pela sinopse, pois desde pequena eu me encantava com coisas elementais e de fantasia. Depois fiquei ainda mais impressionada pelo livro ser brasileiro e representado no Brasil, pois eu nunca havia vido um livro brasileiro que parecesse ser tão bom nesse tipo de história.

Quando comecei a ler, me afeiçoei bastante com Will e depois com o personagem Arthur, porque os dois me fizeram pensar em um personagem de um livro que escrevo.

Porém, depois de um tempo lendo, percebi uma coisa entre os personagens que me deixou um pouco… Não sei dizer. O fato é que há paz demais e bondade demais nos personagens. Na minha opinião, os personagens deveriam ter alguma característica negativa, algum defeito, afinal, mesmo sendo os guardiões que em vidas passadas eram Seres da Luz e tudo o mais, eles estão em uma encarnação humana, e uma coisa que vivem mostrando no livro são os defeitos humanos. A única que foi um pouco assim, foi Lisa, que era bem nervosinha, mas com um único pedido da rainha das sereias, ela mudou rapidamente, estando cheia de paz, sendo que com nós humanos, uma mudança desse tamanho não ocorre assim tão rápido.

Uma outra coisa, foi quando os casais se formaram. Ok, eu adorei os casais, e principalmente a história de desde sempre os espíritos deles, os seres que são terem se amado, em várias vidas, achei isso bem legal. Mas me pareceu que a escritora quis representar todo esse amor fazendo-os estar sempre colados, se beijando toda hora, sempre abraçadinhos, e isso se tornou um pouco meloso. Isso ficou um pouco forçado, ainda mais com os personagens tendo entre quinze e dezesseis anos, que é uma idade onde tudo é mais “liberal”, mais relaxado, mais solto. O amor entre eles foi bem legal, o amor verdadeiro, mas ficou um pouco demais em ficarem juntos.

Mas mudando o foco, eu admito que me deu vontade de chorar quando Will despertou o Elemental, principalmente porque pensei que não seria mais William Owen, aquele personagem em quem me afeiçoei tanto, que não seria a mesma coisa. Mas logo depois me acalmei, vendo que ele continuou praticamente o mesmo.

O final possui revelações realmente surpreendentes, e eu adorei a última cena, com Will e Jasmin e ela cantando e tocando no violão.