A Estreia de Fani

A Estreia de Fani Paula Pimenta

Resenhas - Fazendo Meu Filme

luhqueirozh 07/12/2022

FMF 1
Para começar, que escrita maravilhosa. Eu nunca tinha lido um livro da Paula Pimenta antes e adorei a experiência! A forma como ela mostrou as características dos personagens como se fossem pessoas reais mesmo. Amei que (como o livro é de 2010, creio eu) é citado bastante dos DVDS e CDS, coisa que hoje em dia quase não tem (saudade!!) ?
Amei o livro e com certeza eu indico para todo adolescente ler, eu amei como a história foi construída. Mesmo com altos e baixos a Fani conseguiu ficar feliz no final. O que eu mais temia era isso. Eu só preciso ler o 2º livro agora, em breve voltarei Fani!!
Amim 08/12/2022minha estante
o livro que me introduziu a leitura ? Eu não gostei muito do 2 mas boa sorte na leitura ?

psraissafreire 13/08/2021

Eu não supero esse casal
?? DA SÉRIE "RELEITURAS" ??

"Fazendo Meu Filme"... O que posso dizer desse livro/ série? Lembro até hoje do dia que os meus exemplares chegaram em casa e eu estava tão feliz que levei para a escola o primeiro tendo a intenção de mostrar para uma amiga minha... Nós já tínhamos lido "Minha Vida Fora de Série", então a ansiedade era enorme para conhecer mais a fundo a Fani, uma menina tímida e meiga que era uma das amigas da Pri. O box também foi um presente da minha falecida avó; por essa razão, ele é muito especial pra mim.

Estefânia Castellino Beluz ( que mais prefere ser chamada de Fani) narra para nós sua história. Com 16 anos, ela se depara com questões muito interessantes e que mudam completamente a sua vida: a principal seria a de um futuro intercâmbio, e assim precisaria deixar para trás sua vida por um ano. Com isso, junte o fator de um melhor amigo supostamente apaixonado por ela. Como a protagonista vai conciliar tudo isso? Pois é...

Hoje em dia eu sei que essa coleção não é a das melhores em questão de estrutura, crítica, etc. Eu li ela em 2019 e, de lá pra cá, tive contato com mais livros que fizeram meu senso crítico mudar muito. Mas mesmo assim: "Fazendo Meu Filme" consegue satisfazer sim a sua proposta (na minha concepção, claro). É um livro muito fofo, com personagens carismáticos e um romance que é impossível não shippar!

No decorrer dos outros livros é bem legal ver o amadurecimento dos personagens e os rumos que eles vão tomando. Nós temos raiva deles, choramos, rimos, mas acima de tudo temos a empatia. Uma coleção muito palpável, de uma realidade mais que incrível e com um trajeto super interessante de explorar. Não vejo a hora de reler os outros. ??

majubrito 29/08/2021

Ok Paula Pimenta, já pode pagar minha terapia?! Que livro meus amigos? A escrita da Paula é tão gostosinha de ler, fiquei extremamente apaixonada pela história da Fani e do Leo, e confesso que me identifiquei bastante com a Fani em alguns pontos!! Eu não sei pq, mas toda vez que a Gabi aparecia no livro, eu realmente via a Alanys no lugar dela ? MELHOR ELENCO IMPOSSÍVEL!!
ALGUÉM ME DA O SEGUNDO LIVRO PELO AMOR DE DEUS, TEM CRIANÇA CHORANDO

Avelyn.Aralipi 21/04/2023

Incrível
Q livro maravilhoso, to apaixonada. É o típico livro adolescente clichê q eu amo e ainda é brasileiro!! Os personagens são incríveiss. Já tô animada pra ler o próximo

milly 27/10/2021

Livro perfeito -
Que livro incrível! Com toda certeza se tornou um dos meus livros favoritos. Faz a gente se sentir com o coração quentinho e ter muitas emoções diferentes, a história prende o leitor e te faz se apaixonar pelos personagens. Essa com toda certeza foi uma leitura que nunca irei me arrepender!!
ni.zanchetta 27/10/2021minha estante
paula pimenta nao tem defeitooooos
ja li os 4, so falta o lado B ?

clarice! 27/10/2021minha estante
ss, foi um dos que me fizeram ingressar na leitura quando eu era mais nova e até hj é um dos meus favoritos?

Duarda13 14/08/2021

Me tirou da ressaca literária ?
Primeiro livro que leio da Paula pimenta e agora entendo o carinho que todos tem por ela, é uma escrita fácil e gostosa que não nós faz pensar muito.
Fiquei muito encantada com a história da Fani e gostei bastante dos demais personagens, o livro tem um público alvo para pessoas mais novas, mas isso não impede nenhum pouco de outras pessoas gostarem e se divertirem.

Estava com saudade de ler um livro e nem ver o tempo passar e aqui tudo se estrutura muito bem deixando o leitor curioso para as novas aventuras da protagonista e de seus amigos, além de tudo é um ótimo livro pra curar uma ressaca literária.
Enquanto a adaptação não chega nos cinemas vou tentar ler outros livros dessa autora ?

Laura 31/08/2021

Filmes de amorzinho??
Fazendo Meu Filme conta a história de Estafânia Castelino Belluz, ou como gosta de ser chamada Fani, uma mineira de16 anos, tímida, caseira e completamente apaixonada por cinema. Junto a sua melhor amiga Gabi, ela enfrenta as confusões e dramas adolescentes. Seu melhor amigo Leo é apaixonado por ela, mas ela demora a perceber e pode ser tarde demais, uma vez, que seu intercâmbio para Inglaterra está cada vez mais próximo.

Foi muito divertido pois a história se passa em Belo Horizonte e os personagens tem 16 anos, assim como eu. A escrita de Paula Pimenta é leve, rápida, fluida e nos deixa ansiosos para continuar. Narrado em primeira pessoa por Fani. O livro é juvenil mas capaz de agradar diferentes idades, eu por exemplo li quando tinha 9 anos e agora com 16, tendo gostado e aproveitado em ambas as vezes.

Estou muitíssima ansiosa para a adaptação que já está sendo produzido, sendo estrelado por Bela Fernandes!
Emi 31/08/2021minha estante
Quero muito ler esse livroooooo

Laura 01/09/2021minha estante
Leia!!

Beatriz 30/08/2021

Muito bom.
Um livro super gostoso e leve, confesso que fiquei um tempo se ler pq peguei bode dos personagens, mas voltei e quero ler toda a série. É um clichê adolescentes bem brega mas confesso que chorei no final ksks (e recomendo pra que tá com ressaca literária pois é um livro que vc devora).

sabrina 28/07/2020

Aquele do romance de amigos...
Esse livro é tão gostosinho de ler, a escrita é tão leve que não consigo parar de gostar e os personagens são todos com características fortes e marcantes.

euthalitalves 18/04/2021

Eu amei reler esse livro. É leve, fofo, engraçado e romântico! Um dos primeiros livros de romance que eu já li e até hoje eu me emociono lendo.
É digno de coração quentinho!

nat 23/03/2020

Eu adoro a escrita da Paula Pimenta, é sempre muito simples e fluida. Apesar de ser um livro bem juvenil é capaz de conquistar pessoas de qualquer idade.

Ende 12/05/2010

O maior achado da literatura brasileira jovem dos últimos anos.
Tenho orgulho de dizer isso com toda a segurança que me é possível: temos uma das melhores escritoras do mundo aqui no Brasil, ao nosso alcance.

A sinopse, ou mesmo muitas das resenhas, enganam. Não é que elas contem mentiras, não é que elas diminuam o livro, mas simplesmente, nenhuma se aproxima do quão prazerosa é a leitura de "Fazendo Meu Filme" de verdade. Para fazer isso, elas não seriam resenhas e sinopses, mas transcrições do texto impecável de Paula Pimenta.

O grande encanto da adolescência não são as experiências pelas quais passamos nesta idade mágica, mas a maneira como vivenciamos intensamente essas experiências. E Fani, a personagem principal deste romance, que nos narra a sua trajetória, nos faz sentir como ela, e é nisso que Paula Pimenta é mais genial. Não só as coisas que vão acontecendo com Fani nos fazem sorrir para em seguida chorar, para em seguida sorrir de novo, como a mão exata de Paula não deixa que o texto se perca um segundo sequer. Personagens aparecem e desaparecem, e ela quebra a narrativa em primeira pessoa com emails e conversas de MSN que culminam no assunto principal deste livro: o intercâmbio que Fani fará no final do ano. A descrição dos cenários de Belo Horizonte, a verossimilhança das falas de pais, irmãos, amigos, amores, a intensidade com que Fani vai vivendo e nos levando junto, num ritmo frenético, é simplesmente imperdível. E na última página, você não vai aguentar esperar para ler o próximo livro da série, é melhor que já o tenha em mãos quando chegar lá.

PS: leia o Fazendo Meu Filme 1, mas se prepare: a Paula Pimenta vai se superar no livro seguinte!

Paula 12/05/2010minha estante
Verdade, a Paula Pimenta é demais. Quero muito que lance Fazendo Meu Filme 3! :-D

Giu sccp 06/02/2023

Priscila melhor que Fani
Esse é o primeiro livro da série "Fazendo Meu Filme" que conta a história de Fani.
Neste livro Fani tem 16 anos, vive uma vida calma em BH com suas melhores amigas Natália e Gabi e seu melhor amigo Léo. Até então tudo normal, até que um dia ela se depara com um novo sentimento despertando por esse melhor amigo, porém ela está prestes a deixar a sua cidade para um intercâmbio de 1 ano fora e isso começa a ferrar tudo KKKKKKK

O começo do livro é meio chatinho, mas o final vale super a pena, mas que enrolação hein. Eu gosto da Fani, mas acho a Priscila muito melhor, a Fani me irrita um pouco as vezes. O Léo é tão fofo que as vezes eu penso que a Fani não merece ele, o final do livro emocionante chorei demais com a despedida.

Amo a escrita da Paula Pimenta, sou apaixonada por livros dela

Gabi 18/05/2022

Fiquei morrendo de vontade de reler esse livro, uma coisinha mais romântica pra passar o tempo. Não lembrava de ser tão bobinho assim, mas vale a leitura, principalmente pra quem está voltando com o hábito.

Bru 28/08/2022

Foi o primeiro livro da Paula Pimenta que eu li e gostei bastante dele. A escrita é muito boa. Recomendo.
A fani me deu raiva muitas vezes com a lerdeza dela e a insegurança também. Confia em ti, mulher. Me identifiquei demais com o hobby dela, eu também amo DVD?s, bem melhor e mais prazeroso que assistir por streaming.
O leo? o leo é perfeito, simplesmente. Ele se declarou através de um CD, tipo?? Eu amei muito mesmo esse personagem, assim como amei a Gabi e a Natália, ícones KKK

Obs: o que foi aquela situação com o professor de biologia?? Preocupante?
Ana 28/08/2022minha estante
Inclusive creio que no filme vão abordar essa situação do professor muito mais como uma paixão platônica completamente vinda da Fani e não correspondida.

Bru 28/08/2022minha estante
Sim!! Falei exatamente a mesma coisa para a minha que emprestou-me este livro. A situação com o professor é bem problemática e como o livro é pra um público mais jovem, também acredito que os roteiristas tenham suavizado mais a situação, deixando o Marquinhos como uma paixão platônica.