O Livro das Virtudes para Crianças

O Livro das Virtudes para Crianças William J. Bennett
William J. Bennett




Resenhas - O livro das virtudes para crianças


41 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


LAvia 27/03/2024

O livro das virtudes
Pequenas histórias para pequenos leitores com lições práticas para o dia a dia.
Leitura leve e rápida com muito poder de ensinar as crianças.
comentários(0)comente



Maciel 22/03/2024

A ideia do livro é organizar pequenos contos e fábulas, todos com uma ?lição? que represente valores que todos admiram e tentam passar a seus filhos de uma forma descontraída. E afinal, que criança não gosta de uma história antes de dormir? Além é claro, de ser uma forma singela de apresentar o mundo dos livros aos pequenos e fazer com que se interessem pela leitura, cultura e aprendizado.

As ilustrações foram feitas por Michael Hague. O ilustrador era o favorito da esposa de Bennet e quando ele apresentou a ideia do livro, ela não conseguiu pensar em outra pessoa como uma opção melhor. Hoje, assim como na época em que foi lançado, é possível dizer que essa foi a escolha mais acertada a se tomar, afinal, as ilustrações de Hague nos enchem os olhos a cada página e fazem com que fiquemos cada vez mais encantados?

O livro é divido em quatro partes que apresentam os valores destacados: coragem e perseverança, responsabilidade, trabalho e disciplina, compaixão e fé, honestidade, lealdade e amizade. Entre estas divisões, algumas dessas histórias se tornaram as minhas favoritas.


Nos valores de coragem e perseverança, destaco o título ?O pequeno herói da Holanda?, uma das histórias mais bonitas do livro, onde a coragem de um pequeno garotinho salvou a Holanda de uma grande catástrofe. Em uma Holanda antiga, onde o oceano é contido por grandes diques, um pequeno garotinho cruza suas divisas para visitar um amigo todos os dias. No entanto, certo dia, voltando para casa o garoto percebe um furo do tamanho de um dedo no dique, o que poderia fazer com que ele se rompesse e causasse uma grande inundação. Preocupado com o que poderia acontecer com toda a cidade, o garotinho decide fazer algo a respeito, o que faz com que em uma noite, com muita coragem, ele se torne um herói.

O título ?Por favor? se enquadra nos valores de responsabilidade, trabalho e disciplina. Posso dizer sem dúvida alguma que esta é de fato e minha história favorita. Aqui vamos conhecer o ?Por favor?, um pequeno ser que vive nas bocas de cada criança e adulto que já viveu na Terra e, de vez em quando é necessário dizermos seu nome para que ele possa tomar um ar fresco. Nessa história vamos acompanhar dois irmãos, um deles educado e outro um tanto rude e sem modos, e seus ?por favor? e o que acontece quando não deixamos nosso por favor respirar.

Em compaixão e fé, ?Alguém está vendo você?: É comum praticarmos atos ?incorretos? e acreditarmos que se ninguém está nos observando, não podemos ser castigados. Aqui, ao contrário da maioria das histórias, não são os pais que educam as crianças mas sim, uma garotinha que sempre observava atitudes imorais do pai e dizia ?alguém está vendo você?. Todas as vezes o pai procurava e ao não avistar ninguém, continuava sem se preocupar. Até que certo dia ele descobriu que esse ?alguém? não era uma simples pessoa, mas sim alguém capaz de ?castigá-lo.?

E por fim, em honestidade, lealdade e amizade, ?O menino que mentia?: A honestidade é acima de qualquer suspeita um dos valores mais bonitos que um ser humano pode possuir. As vezes, no entanto, pensamos que ?uma mentirinha ou outra?, ou pregar uma pequena peça em alguém não fará mal, mas pode ser que isso um dia nos prejudique. Aqui vamos conhecer um garotinho que sempre levava seu rebanho de ovelhas até a colina para pastar, e um dia ele resolve pregar uma peça em seus vizinhos e descobriu que uma pequena mentira pode fazer com que ninguém acredite em você, mesmo que seja verdade.

Acredito que a ideia de apresentar a leitura às crianças de uma forma colorida e alegre é excelente. A obra como um todo passa pequenas ideias dos valores essenciais para uma melhor convivência em sociedade, e até para consigo mesmo, algo que talvez tenha sido esquecido pelo tempo. É claro que os contos de fadas são fundamentais, assim como qualquer outra leitura, ou história, seja ela um caso, uma fábula, uma lenda, uma história de princesa? Mas acredito que é possível misturar aprendizado com literatura e diversão. Tenho certeza de que apesar de ser uma ideia antiga, em um livro antigo, ainda é capaz de conquistar muitos adultos e crianças.
comentários(0)comente



sofprates 11/02/2024

Que livro fofo!
Eu estava na biblioteca quando me deparei com esse livro, então abri e me encantei com as ilustrações uma mais bonitinha do que a outra. Então aluguei o livro e li inteiro em uma única tarde. Ele é muito lindinho, conta muitas histórias que mostram como devemos ser honestos e verdadeiros e várias outras coisas do tipo, bem nessa pegada de fábulas e contos de fadas
comentários(0)comente



Cecii 28/07/2023

Muito bom
Esse livro marcou minha infância, ele tem uma séries de histórias, casa um representando uma virtude, (responsabilidade, respeito, etc.)
comentários(0)comente



Luana.Nantes 11/05/2023

Um juntadinho de amor!!!
É uma coletânea de histórias com moral, para inspirar as pessoas a seguir o caminho do bem…
Me transportou para a minha infância…
Que foi bem feliz…
Sem grandes traumas…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#alegria
#compaixao
#fe

Super indico!!!
comentários(0)comente



Bruna 05/03/2023

O livro das virtudes para crianças
?A educação moral ? a educação do espírito e da mente para o bem ? envolve diversos aspectos.

Envolve regras e preceitos ? o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro.

Envolve a prática reiterada dos bons hábitos.

E envolve ainda o exemplo dos adultos, que através das atitudes que adotam no cotidiano, demonstram às crianças o apreço que têm pela retidão.

Além de preceitos, bons exemplos e hábitos, também há a necessidade de se promover a aquisição por parte das crianças do que podemos chamar ?cultura literária moral?.

[..] Se quisermos que nossos filhos adquiram os traços de caráter que mais admiramos ? honestidade, coragem, compaixão ?, precisamos ensiná-los a os distinguir, mostrando por que merecem ser adotados. [..] Nenhum advento dos tempos modernos, seja a televisão ou qualquer outro, superou uma boa história iniciada pela expressão ?Era uma vez???

?Pessoas corajosas costumam refletir muito sobre um assunto, para então perguntar: ?Será que esta é a melhor maneira?? Os covardes, por outro lado, sempre dizem: ?É impossível?. ?
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 29/01/2023

O que é belo deve ser ensinado
?Outro livro incrível do William, são histórias lindas, algumas eu já conhecia, inclusive.
?Algumas pessoas aqui no skoob disseram que esse livro deve ser lido com cautela para as crianças, mas não achei isso tudo.
?Belas ilustrações.
comentários(0)comente



Liv =) 11/01/2023

aprendizado ?
Acho q é um livro pft pra ter nostalgia e refletir.
A última história é mt triste ????
Gostei da escrita e dos desenhos,pois amo esse jeito q retratam as crianças.??
comentários(0)comente



Babi 05/01/2023

Linguagem difícil para crianças
Li o livro com meu filho de 4 anos. Dois ou três contos por noite? tive que explicar muitas passagens e palavras difíceis para ele compreender. Mas me ajudou com alguns ensinamentos, principalmente sobre obediência, respeito e honestidade. Recomendo.
comentários(0)comente



Rubinho.Meneses 27/11/2022

Muito bom
Comprei para ler com meu filho, ele e eu gostamos muito do livro, ótimas histórias e lindas ilustrações.
comentários(0)comente



Ana 17/07/2022

Para dar boas lições
Vamos lá: O livro das virtudes para crianças reúne algumas fábulas e poemas da tradição universal, alguns até mesmo adaptados pelo famoso autor James Baldwin, com o objetivo de se ensinar alguns valores para as crianças, como: coragem, fé, amizade, etc. O exemplar é ricamente ilustrado, e nele vemos fábulas e contos da Holanda, Estados Unidos, e até mesmo temos um escrito de Monteiro Lobato nesse livro! Eu não esperava. Outra coisa que gostei foi que até mesmo temos a história de Saint George, o santo guerreiro da brilhante armadura aqui. O livro é uma delícia de se ler, até mesmo para os adultos sem filhos, como eu. Me senti criança de novo!
O primeiro conto, oriundo da Holanda, eu nunca tinha nem ouvido falar, mas gostei. Tem um ensinamento sobre heroísmo lá, mas é pura fantasia, claro. Não tentem isso em casa, crianças!
No geral é muito bom, terno, divertido, e cheio de boas lições. Leia para uma criança.



comentários(0)comente



Roberth 05/05/2022

Do começo ao fim uma excelente oportunidade de conversa...
Este livro foi muito importante para nossa casa, pois foi o primeiro que gerou claras discordâncias quanto ao que estava escrito em alguns momentos. As discordâncias, contudo, foram trabalhadas de forma bem leve e também com muito diálogo. E isso foi um verdadeiro presente! Riquíssimo demais!

(Penso inclusive que isso vai passar a ser mais recorrente à medida em que meus filhos cresçam, então amei a oportunidade de já experimentar um pouco com algo mais leve...)

Alguns pontos e sugestões:

*Não recomendaria para pais de crianças pequenas que não teriam como trabalhar, durante e depois da leitura, os assuntos com os pequenos;

*Para crianças maiores, os diálogos posteriores com os pais ainda poderiam ser os melhores presentes advindos da leitura;

*As virtudes são temas maravilhosos e por muitas vezes bem trabalhados e exemplificados nas histórias, contudo, nem sempre... Algumas vezes, tanto na forma, quanto na mensagem em si, a ênfase foi bem pesada, negativa e oposta a alguns valores que, a meu ver, são cruciais e mais relevantes (estes não só não foram tratados, como chegaram a aparecer de forma depreciativa e não vantajosa);

*Por fim, aos pais cristãos, que privilégio poder confrontar alguns valores tidos como certos na sabedoria popular, com os valores advindos da sabedoria do alto... Se fosse apenas por esta oportunidade que ganhei com meus filhos, o livro ganharia 05 estrelas, porque foi fantástico mesmo! Mas sei que muitos poderiam não se atentar e trabalhar essas coisas, então reforço apenas este alerta aos pais.
comentários(0)comente



Vicky.Regina 02/05/2022

Uma leitura virtuosa
Eu não sou nem tenho uma criança, mas não pude resistir a esse livro. Comprei sem pensar duas vezes e não me arrependi.

As histórias são lindas, simples de ler e de compreender, e cada uma traz um ensinamento valioso para os pequenos.

As ilustrações encantadoras completam o status de obra de arte do livro, cada página virada é uma viagem fascinante.

Relíquia que eu vou guardar com muito carinho para os meus futuros filhos e netos.
comentários(0)comente



Camila1495 17/04/2022

Um livro para crianças, que encantará os adultos!
"Nenhum advento dos tempos modernos, seja a televisão ou qualquer outro, superou uma boa história iniciada pela expressão 'Era uma vez'... "

" Como escreveu São Paulo: 'O que é verdadeiro, o que é honroso, o que é correto, o que é puro, o que é de boa reputação, o que possui excelência e é digno de apreço: eis o que deve habitar tua mente'."

São lindas fábulas com linguagem muito adaptáveis para crianças, com lindas ilustrações... Um livro pra toda a família e que com certeza irá ajuda a formar o caráter das crianças....
comentários(0)comente



41 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR