Eleitos de Deus

Eleitos de Deus R. C. Sproul

Resenhas - Eleitos de Deus

Julio.Henrique 12/03/2024

Predestinação: expressão do amor de Deus por pecadores
R. C. Sproul é o autor do livro "Eleitos de Deus". Trata-se de uma leitura cativante sobre uma doutrina que rende muita polêmica: a predestinação.

Muitos se levantam contra a visão reformada sobre predestinação com caricaturas infundadas, talvez por ignorância ou mesmo por má-fé. Mas ninguém pode negar o caráter bíblico da predestinação.

Para a perspectiva não reformada, a predestinação se confunde com presciência, o que significa que todos os seres humanos são objeto da obra redentora de Cristo, sem prejuízo para a liberdade humana, pois Deus conhece de antemão, para salvação, aqueles que escolheriam a Cristo.

O reformado interpreta a Bíblia no sentido de que Deus, desde a eternidade e soberanamente, escolhe aqueles que serão salvos. Não segundo qualquer mérito ou esforço humano, mas conforme Sua soberana vontade. A predestinação como expressão do amor de Deus pelos pecadores eleitos.

Sproul enfrenta o desafio de explicar, biblicamente, a dupla predestinação: se Deus predestina para salvação, de algum modo os que serão eternamente condenados também são predestinados.

Alguns assuntos abordados: eleição, presciência e predestinação, soberania de Deus e responsabilidade humana (livre-arbítrio), o problema do mal, justiça e misericórdia divina, a queda adâmica e o pecado original, morte e vida espiritual, os cinco pontos do calvinismo, certeza da salvação, perda da salvação, apostasia cristã, blasfêmia contra o Espírito Santo, expiação.

Vale muito a pena a leitura.

Léo_Martins 02/04/2023

Eleitos de Deus
Esta obra apresenta um retrato de um Deus amoroso que providencia salvação para seres humanos caídos. Se de fato Deus é Deus, então ele é Soberano sobre todas as coisas, todas as decisões. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.

Sarah.Morais 29/03/2022

Para iniciantes da doutrina Calvinista.
Um ótimo livro para quem está ou quer aprender sobre a doutrina Calvinista. Foi com ele que aprendi.
De fácil compreensão e o autor ainda faz questão de relatar a sua história com essa doutrina e de apresentá-la de maneira simplificada.

AsaReader 18/08/2020

É um bom começo.
Um livro que de forma resumida, já q possui menos de 150 pág, explica de forma clara e didática uma das doutrinas mais polêmicas e mau compreendidas da Bíblia. É um bom começo para aqueles que querem entender e tirar dúvidas iniciais sobre o tema. Certamente que a leitura desse e do livro "Sola Gratia" do mesmo autor seriam perfeitas se feitas em sequência. Fica a minha sugestão.

Aline Palmeira 21/02/2019

Direto e esclarecedor
Esse livro me ajudou a tirar muitas dúvidas sobre a fé reformada e me deu um senso de gratidão e amor profundos a Deus.