A Santidade de Deus

A Santidade de Deus R. C. Sproul

Resenhas - A Santidade de Deus

Julio.Henrique 22/02/2024

Santo, Santos, Santo
A Santidade de Deus é livro de autoria de R. C. Sproul que trata sobre o tema com maestria. Recheada de referências bíblicas, indicações teológicas e experiências que ilustram o que o autor pretende explicar, a obra é uma excelente abordagem sobre o caráter de Deus.

A leitura nos conduz do inferno ao céu. Como o Criador do universo pode se lembrar do homem? O homem injusto diante do Deus santo e justo é imagem que nos faz refletir sobre a grandeza, a majestade, o poder e a glória de Deus e nossa pequenez e insignificância.

Que arrogância insana pensar que o homem injusto merece qualquer benevolência do Senhor. Aquele de quem os serafins diziam: santo, santo, santo (Isaías 6.3) é infinitamente separado de tudo que é comum e absolutamente puro. Ao mesmo tempo, a desesperadora condição do homem distante de Deus pode ser transformada por meio do Senhor Jesus Cristo. O injusto é justificado por Deus pela fé em Cristo e se torna santo pelo toque divino. Aleluia!

Leitura edificante.

Fabiana 05/01/2024

Gostei
O Sproul inicia o livro falando sobre o início da sua compreensão sobre a santidade de Deus. Ele sugere uma abordagem dos atributos de Deus à luz da Sua santidade.
Nos lembra que toda a terra compreende a Santidade de Deus, onde até as bases do limiar se moveram à Sua voz, e a casa se encheu da Sua Glória.
É muito lindo capítulo 2 (Santo, Santo, Santo) e a apresentação da perspectiva de Isaías.
Achei bem legal, quando Sproul nos lembra que ?todo pregador é vulnerável à hipocrisia. Porque quanto mais fiel à Palavra, mas elevada será a mensagem e mais dificuldade ele terá em aplica-la a si mesmo?
No meio do livro ele traz alguns pontos sobre a vida de Lutero. Sobre a pregação de Edwards e busca confrontar o leitor a partir da Santidade de Deus. Termina o livro apresentando a Santidade de Deus no tempo e no espaço. Apesar de no meio do livro ter muitas informações o que o torna um pouco entediante, gostei do conteúdo no geral.

Jonas.Pessoa 19/03/2020

Leitura agradável!
Ler R. C. Sproul é ter a certeza de uma leitura fluída. Incrível como ele foi dotado com a graça de Deus para o ensino, pois, em tudo que fala, se faz entender. Fico impressionado como o autor consegue pegar qualquer tema, mesmo os mais complexos, e os transforma em simples. No caso da obra em questão, ele foca em um atributo importantíssimo de Deus, isto é, a Sua santidade, tema no qual não se vê muitos sermões nos nossos dias. Sproul aborda vários aspectos dessa característica divina, mostrando o que ela significa, como age sobre nós e suas implicações na vida cristã ao ter entendimento dela. Alguns capítulos são de tirar o fôlego, em especial o 4 (LEIAM!). Contudo, embora haja partes assim, outras deixam a desejar. O que mais me incomodou na obra foi a não uniformidade dos capítulos. Pode ser questão de opinião, mas, para mim, alguns simplesmente não deveriam estar ali, seja por não acrescentar em quase nada - uma "biografia" de Lutero, de repente -, seja porque o conteúdo ficou estranho (um capítulo que começa sobre pecadores contra Deus e termina com pelagianismo, semipelagianismo e calvinismo - what?). Ainda assim, muito recomendo a leitura da obra.

Billy 07/06/2014

Você não pode passar dessa vida para a outra sem ler este livro!

Aefe! 01/10/2012

SPROUL, R.C. Santidade de Deus, A. São Paulo: Cultura Cristã, 1997, 1a ed.

Livro muito edificante, com uma escrita leve e com muitas referências cristãs. O livro trata do que diz o título, sobre a Santidade de Deus, levando-nos a temê-Lo e adorá-Lo ainda mais.
O capítulo Santo Santo Santo, busca explicar a ideia de santidade de Deus; no capítulo O Trauma da Santidade, o autor trata de como Pedro e outros personagens encaram estar próximo da santidade de Deus; no capítulo A insanidade de Lutero, o autor traça um perfil muito interessante e divertido de Martinho Lutero, trazendo alguns traços curiosos dele; em A Justiça Santa, analisa três graves casos em que Deus puniu severamente uma ofensa a sua Santidade: Nadabe e Abiú; Uzá e a Arca; Sodoma e Gomorra etc. No capítulo Guerra e paz com um Deus santo, fala da luta de Israel com o Anjo, de Jó contra Deus, de Paulo na Estrada de Damasco, etc; em Deus nas mãos de pecadores irados, fala sobre Jonathan Edwards; em Espaço Santo Tempo Santo, trata de como lugares e período da história se sacralizam com o toque de Deus.