As Lições de Chico Xavier

As Lições de Chico Xavier Marcel Souto Maior

Resenhas - As Lições de Chico Xavier

liagalathynius 20/12/2023

Muito bom!
Acho que eu deveria ter lido esses dois anteriores que ele cita durante o decorrer do livro, mas ainda vou ler!! muito bom. gratidão pela leitura e pela inspiração desse nosso irmão de luz Chico e Marcel, pela obra.

Dani 13/11/2023

Leitura rápida, fluída.
O autor escreve como se estivesse nos contando algo na varanda de casa, regado a café.

Less 06/07/2023

As lições de Chico!
Chico foi um Homem fora do comum! Ajudava sem parar! Um exemplo de humanidade e empatia! Médium excelente!

Mariana 12/11/2022

Raso
Este livro é bem raso, conta algumas experiências do autor com Chico e alguns momentos da vida dele.
Achei que fosse ser mais interessante?

Fabricio 08/08/2021

Fiquei primeiramente atraído pelo título do livro.

No decorrer da leitura vi que já havia ouvido algumas histórias a ponto da minha esposa pensar que já havia lido esse livro.

Em dois capítulos tive um novo aprendizado.

No mais, confesso que ficou a desejar o conteúdo

Lutty1 24/07/2021

Chico, sempre um aprendizado!
Leitura leve, assim como o livro… bem fininho! Casos já conhecidos narrados pela pessoa do autor. Algumas das lições já conhecidíssimas dos seguidores de Chico e outras poucas ainda inéditas, visto ter se passado apenas no cotidiano com os mais íntimos. Trata-se de uma coletânea bem reduzida. Livros maiores abrangem essas lições. Ainda assim vale a pena para quem não leu Lindos de Casos de Chico Xavier, sendo este com maior abrangência em todos os assuntos narrados por Chico na escrita de Ramiro Gama.

Tha_Reis 02/04/2021

"No terceiro livro, seja um sentidor"
"No primeiro livro, você foi jornalista. No segundo, foi um investigador. No terceiro, seja um sentidor."

Este livro é um breve fichamento de trechos e "causos" narrados nos livros "As Vidas de Chico Xavier" e "Por Trás do Véu de Ísis", todos do mesmo autor. É vantajoso já ter realizado as leituras desses livros para que este terceiro faça mais sentido.

Esperava mais posicionamento do autor que desta vez se propõe a ser mais personagem e menos espectador e crítico. Até narrou "causos" que lhe aconteceram ao longo do desenvolvimento dos livros anteriores, mas faltou uma opinião mais pessoal, algo que estivesse fora da neutralidade jornalística por um momento. Porém, destaco a consideração:

"O grande desafio - de todos nós e de todo dia - talvez seja o de não deixar tantas fraudes (na religião, na política, no Brasil, no mundo) destruírem nosso direito ou nossa chance de ter fé."

alicemoraaes 16/05/2020

um bom livro pra quem pensa em começar a ler mais sobre espiritismo

Patty 17/02/2020

Livro bom.
Apesar de ser ?curtinho? o livro tem algumas passagens da vida de Chico Xavier contadas por um jornalista mas confesso de esperava mais...

Maraysa 22/10/2015

Ah, querido Chico, suas lições são exemplos que falam mais alto do que qualquer opinião. Alguém que conseguiu ser coerente do início ao fim da encarnação, que trouxe tanto amor em sua forma de se expressar no mundo, que ensinou tanto sem jamais ter a intenção de modificar ninguém, por saber que cada um tem seu próprio tempo.
Essa obra, de leitura extremamente fluida, rápida e agradável, me fez ter mais admiração pelo autor Marcel Souto Maior. Quando li a biografia de Kardec, fiquei frustrada e dei apenas 3 estrelas, mas agora ele escreveu com sentimento, me parecia que estava emocionado a cada página - e não parecia apressado como na outra obra citada.
Ele nos traz relatos que Chico Xavier costumava contar em suas conversas, e mostra como começou sua trajetória de biógrafo desse que foi um dos maiores divulgadores do Espiritimo no Brasil.

Manuella_3 10/01/2015

"Existe vida depois da morte?
Não importa.
‘O que importa é esta vida. Esta vida já dá trabalho demais.’
Palavras de Chico Xavier, quando se aproximavam dele para pedir informações sobre vidas passadas ou provações futuras.
O importante - e difícil - é saber viver aqui e agora.“

Depois do sucesso da biografia As Vidas de Chico Xavier (2003) e do investigativo Por trás do Véu de Ísis (2004), Marcel Souto Maior traz para o leitor as respostas que costuma dar nas entrevistas e palestras por todo o Brasil. No pequeno e prático As Lições de Chico Xavier (Planeta, 96 páginas) o autor fala um pouco do que experimentou durante o trabalho para compor a sequência de livros sobre Chico e o que mudou em sua vida após o encontro com o maior médium espírita de todos os tempos.

Despretensiosamente, vai soltando nas poucas páginas fragmentos do que vivenciou ao longo do árduo trabalho de conhecer o homem por trás do médium, a personalidade do grande psicógrafo, a força que sustentava o Chico caridoso, as razões de seu desprendimento e dedicação à causa cristã.

"- Ajuda o outro e você vai estar se ajudando - recomendava às mães e pais atordoados, depois da morte de filhos. (...) Ao ajudar o outro, a pessoa sai do ‘próprio umbigo’, vence a paralisia e entra em contato com dores e necessidades, às vezes maiores do que a dela própria. Nesse instante, ela inicia uma nova etapa na sua vida, com mais sentido e menos dor.”

A princípio pensei que o livro fosse um pequeno compêndio de ensinamentos do gigante humilde da pequena cidade de Pedro Leopoldo, o Chico que todos conhecemos e aprendemos a respeitar. Mas o relato é um apanhado de lições apreendidas pelo autor enquanto descobria um pouco mais sobre a vida do médium, além da dúvida de permanecer escrevendo sobre o mineiro e sua importância para o Espiritismo no Brasil.

É saboroso para o leitor acompanhar momentos íntimos e reveladores como o choro “inconsciente” do autor e outros fenômenos que apontavam para o sucesso dos livros:

"Os fenômenos das 'lágrimas inexplicáveis' e da 'mão pegando fogo' - é assim que os intitulo hoje - ajudaram o jovem repórter cético a entender que estava entrando num mundo novo, o universo de Chico Xavier, e que era preciso percorrer este território com mais cuidado e respeito.”

Um fato interessante: Marcel inicialmente pensava em fazer apenas a biografia de Chico, mas foi conduzido a continuações do mesmo tema – o espiritismo - nas obras posteriores. Conta como tentou se afastar, mas recebia recados e outras manifestações de que estaria no caminho certo. O que ele chama de inexplicável ou imaginou ser coincidência, pela condição de jornalista que quer se distanciar do fato para manter uma imparcialidade jornalística, os espíritas e simpatizantes da doutrina de Kardec compreendem como algo natural e até mesmo corriqueiro.

Marcel reconhece que o encontro com Chico e a Doutrina Espírita promoveu mudanças em sua vida:

“O espiritismo aumenta, sim, a responsabilidade de todos nós diante da vida, ao nos tirar do próprio umbigo e nos colocar em contato com o outro. Estas são as principais lições do espiritismo pra mim. Hoje luto para ser menos egoísta e mais tolerante, apesar de não me considerar espírita.”

De acordo com o Espiritismo, quando um trabalho precisa ser feito, será feito, ainda que seja preciso substituir o convocado para o ofício. Marcel não fugiu à responsabilidade e presenteia os leitores com mais uma obra enriquecedora, recheada de fatos curiosos e até mesmo divertidos dos bastidores. Em suas conclusões, a certeza de que Chico Xavier cumpriu a missão à qual fora designado:

“Os céticos podem duvidar de tudo – da vida depois da morte, da sobrevivência do espírito -, mas não devem negar um fato: movido pela própria fé, Chico foi coerente do início ao fim de sua trajetória.”
Nanci 10/01/2015minha estante
Acho o assunto complexo, Manu, mas parabéns pela resenha.

Manuella_3 10/01/2015minha estante
Sim, Nanci. As anotações de Marcel são curiosas.
Beijo!

Euflauzino 10/01/2015minha estante
resenha redondinha, perfeita para aqueles que querem crer e mais ainda para os céticos. adorei. é um assunto pelo qual me identifico, afinal de contas não existe nada mais puro que servir a alguém, mas isso é para entidades evoluídas, temos muito o que aprender.

Manuella_3 10/01/2015minha estante
Oh, Rodolfo, obrigada pelo comentário. Sou suspeita pra falar de Chico e do Espiritismo, não é? Estou outra vez devorando sua obra...
Bj

DIRCE 10/01/2015minha estante
Excelente resenha, Manu.

Arsenio Meira 10/01/2015minha estante
Manuella,

Fui lendo, lendo, lendo... terminei me aproximando do tema; que é para mim difícil, ou em melhor definição, quase implausível. Um sincera e apaixona e bela resenha.

Manuella_3 10/01/2015minha estante
Arsenio, querido, sou fã de seus textos, suas escolhas literárias e dos trechos saborosos que atualiza pelo Skoob.
Fico feliz pela atenção, parar para ler uma resenha de um livro cujo tema não cabe para você é, com certeza, muito especial.

Manuella_3 10/01/2015minha estante
Dirce, minha querida, vc é sempre uma referência para leituras novas. Adoro suas resenhas e a delicadeza de suas impressões. Beijo!

Eloiza Cirne 11/07/2015minha estante
Resenha maravilhosa, parabéns. Você é uma leitora que TEM QUE SER SEGUIDA.

Simone 17/11/2017minha estante
Adorei sua resenha e o final é a mais pura verdade. Acabei de comprar o livro, Chico Xavier é um exemplo de vida.

Alvaro 02/10/2010

Comparando com a biografia, achei ser um resumo pontual sobre questões centrais de Chico Xavier.

O detalhe do acabamento gráfico do livro é muito bom.