Brida

Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

bella 15/04/2024

A virgem, a santa, a mártir, a bruxa.
?As feiticeiras eram, antes de tudo, mulheres.?

Me senti extremamente próxima da Brida, primeiramente por ela ser uma mulher curiosa. Depois, me senti mais próxima ainda ao ver que ela se assemelha muito a uma das minhas personagens agora favoritas, Bella Baxter. Ambas viviam uma vida confortável o suficiente para que a ignorância se tornasse uma benção. Tinham dinheiro e condições de fechar os olhos para a curiosidade que rondavam suas cabeças e, de qualquer forma, a vontade de ser qualquer outra coisa as dominou de forma plural, onde ambas saíram pelo mundo, assumindo seus riscos, para se descobrirem como ser e principalmente como mulher.

Devo admitir aqui que eu nado longe da literatura brasileira, não por motivos que eu queira, mas é mais fácil ler livros duvidosos do que livros brasileiros ? e é o que muitas vezes eu faço. Mas Paulo Coelho me surpreendeu e acho que deveria continuar nesse caminho. Me surpreendeu de forma boa ao tomar os propósitos da Brida importante, ao escrever tão bem de uma mulher e misturar paganismo, misticismo e catolicismo no mesmo livro.

Gabi 21/03/2024

O Paulo Coelho, com a genialidade já conhecida, continua utilizando o misticismo, a religiosidade e o paganismo para contar uma história mágica e linda sobre alguém que tem sede de se encontrar?

Marina516 19/03/2024

Incrivelmente gostoso de ler.
O livro conta a história de Brida, uma mulher na qual quer ser uma bruxa, no início ela não entende de fato que ser uma bruxa, ela apenas segue a intuição de que quer aprender magia, e ela vai em busca deste objetivo.
Eu sou suspeita para falar, pois gosto muito mesmo dos livros do Paulo Coelho, mas assim, a escrita é leve, incrivelmente prazerosa, um livro bem rápido de ler, que deixa super curiosa para saber oque vai acontecer com a Brida, se ela vai conseguir aprender magia, se ela vai conseguir encontrar e entender o grande amor de sua vida.
Além disso, cada capitulo te traz uma lição, diferentes modos de ver a vida, te mostra como é maravilhoso ver grandes belezas em coisas pequenas e simples, como aproveitar o momento, o aqui e agora, além de descrever detalhadamente os rituais e práticas mágicas pelas quais Brida passa.

Caroline.Cezarani 18/03/2024

Um ótimo portal para o mundo da bruxaria
A história da Brida é completamente fascinante e me prendeu de cabo à rabo. Me identifiquei não só com a personagem mas também com o mundo mágico à sua volta.
Ganhei o livro do meu pai e isso fez crescer meu carinho por ele, se tornou meu favorito no gênero de magia e sinto que abriu minha mente em relação às tradições da Lua e do Sol.
Fiz anotações pelo livro inteiro, mexeu demais comigo! Amei!

Fernanda665 17/03/2024

Quantas coisas perdemos por medo de perder
O livro caiu como uma luva para o momento em que eu estou vivendo ao abordar as incertezas e como devemos lidar com elas, mesmo com medo - se dar a chance de errar.

Erica 16/03/2024

Tem linguagem simples e rápida, mas uma história meio sem graça...
Como é um escritor super famoso, resolvi dar uma chance, mas essa coisa de bruxaria levada a sério não é pra mim.

Mapa de personagens:

Brida O?Fern
Lorens, seu namorado
Mago de Folk e Wicca, seus mestres

LisBaron 11/03/2024

Mais um que eu amei!
Já tenho mais um monte de coisa pra pesquisar e estudar..
Paulo Coelho e bom demais ?

Emanueleamaral 11/03/2024

O livro em si tem uns assuntos legais, mas eu achei ele meio sem sentido e com muita informação.
Em algumas falas da personagem eu até me identifiquei, mas o final foi meio sem sentido.

PehYan 09/03/2024

A magia na nossa relação com as coisas
Um livro mágico, figurativamente. O livro inteiro é conduzido de uma forma que evoca suspense, mistério, até mesmo magia: afinal, é de tudo isso que se trata o livro, além de amor e fé. É uma história deliciosa de se ler.

! ALGUNS SPOILERS, CONTINUAÇÃO DA RESENHA:

E a escassez de personagens não incomoda (basicamente só há Brida, o Mago, Lorens e Wicca, com outros personagens recebendo papéis menores, como o bibliotecário e a mãe de Brida), além de ser recheado de citações e tocantes passagens filosóficas. Só me incomoda ao longo da história o possível romance entre Brida e o Mago, mas acontece de forma tão brilhante e é encerrado de forma tão genial (que quase chegou a me arrancar lágrimas) que até isso me satisfez. Acho que seguirei com trechos memoráveis do livro:

“Assim é a vida. Errar. As células se reproduzem exatamente da mesma forma durante milhões de anos, até que uma delas errava. E por causa disso alguma coisa era capaz de mudar naquela repetição infindável.”
“Foi o erro que colocou o mundo em marcha. Jamais tenha medo de errar.”

“Jamais tenha vergonha. Aceite o que a vida lhe oferece, e procure beber das taças que estão na sua frente. Todos os vinhos devem ser bebidos: alguns, apenas um gole; outros, a garrafa inteira. [Como posso distinguir isso?] Pelo gosto. Só conhece o vinho bom quem provou o vinho amargo.”

“As pessoas dão flores de presente porque nas flores está o verdadeiro sentido do Amor. Quem tentar possuir uma flor, verá a sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Porque ela combina com a tarde, com o pôr do sol, com o cheiro da terra molhada e com as nuvens no horizonte.”

Sem falar em como é interessante essa temática de a magia ser a ponte entre o visível e o invisível, estar presente em tudo, mesmo nas coisas mais banais, e pessoas conseguirem dominá-la mesmo sem saber. E também a Tradição do Sol ser a mais difícil, por ser a mais simples, onde as pessoas aprendem sozinhas, com si mesmas. Além de toda a relação das mulheres 'bruxas' medievais com a Tradição da Lua. Só me desagrada essa ideia de 'Outra Parte', divisão da alma em masculina e feminina e reencarnações, mas na ficção dá para aceitar, até porque aqui em “Brida” são trabalhados de forma interessante.

Pedro H. T. Mandú (29/10/2023)

Mila 28/02/2024

A luz acima do ombro esquerdo
Tipo de livro que tem um detalhe que eu vou levar pra vida e cada vez que alguém me perguntar vou poder falar dele. Ele explica o óbvio de uma forma mágica. Os sinais e os sentidos daquele que acredita em algo.

Eu sinto que se tivesse uma escrita mais madura e um desenvolvimento melhor teria sido perfeito. Adoro livros que envolvem religiões pagãs!!

José Eduardo Jordão 27/02/2024

Bem diferente do que eu esperava
O livro relata vários acontecimentos "fantasiosos" para descrever a natureza humana e a busca pelo conhecimento e pela descoberta própria da Brida, enquanto ela tenta entender sobre ela mesma, sobre o amor e sobre a magia do mundo.

É realmente confuso, mas de certa forma, faz sentido.

É uma história legal, e eu li até o fim porque era do Paulo Coelho, e por curiosidade, mas acho que não leria de novo. Quem sabe no futuro...

JuLopes 26/02/2024

Leitura rápida e leve, mas achei um pouco fantasiosa demais. Já estudei um pouco de Wicca e bruxaria natural e também não achei quase nada das tradições citadas coerentes, ainda mais devido ao cristianismo fazer parte do culto. Tem umas reflexões interessantes, mas não recomendo a leitura.

-spoiler-
Odiei ela e o mago não ficarem juntos, mas isso é opinião pessoal.

Gui 26/02/2024

2 formas de olhar pra Brida
Pra mim, existem duas formas de resumir a experiência dessa leitura:

A primeira é como um leitor mesmo, alguém que consome literatura constantemente pra se entreter... E Brida tem um lugar gostoso, acho que o Paulo Coelho escreve muito bem (mesmo eu achando que o alquimista foi o auge dele e nada mais fez sentido pra mim depois). A história É bonita, tem os conflitos da Brida enquanto personagem e a troca constante de olhar para Wicca e para o Mago (ou os outros personagens) aprofunda o sentimento na narrativa. Como leitor, eu sinto que o livro pode parecer que terminou num ponto onde ainda havia o que desenrolar, e certas coisas se desenvolveram meio nos 45 do segundo tempo rs

A segunda forma é como alguém que se considera um Buscador, mesmo que meu caminho seja objetivamente diferente do livro. Busco as verdades, assim como Brida busca a magia. Frequentei uma ordem mística por anos e entendo toda a desenvoltura ritualística que ela passa. Entendo alguns pontos e olho pra outros com um leve receio (como a relação e as dúvidas delas com Cristianismo). Acredito que o livro é um caminho iniciático pra acender certas chamas na alma de quem o lê com um olhar mais interessado no místico, inclusive terminando onde termina e como termina, e portanto ele tem mais valor emocional para quem busca algo do que para quem o lê só pela leitura.

Laura 16/02/2024

Paguei minha língua
Não gosto dos livros do Paulo Coelho, já comentei que comecei vários e nenhum tinha me tocado pra terminar de ler. Consegui ler Veronika e agora, Brida.
Eu sou apaixonada por qualquer coisa que envolva magia, porque é um assunto que não tenho muito conhecimento mas que vejo muita beleza. Me vi muitas vezes na Brida, por ser jovem e querer testar todos caminhos pra ter certeza de qual seria o certo.
Enfim, não curto coisa de espiritualidade/religiosidade, sou muito cética mas achei essa leitura uma experiência gostosa e que daria um filme lindo.

? Assim é a vida ? disse o Mestre. - Errar. As células se reproduziam exatamente iguais durante milhões de anos, até que uma delas errava. E por causa disto, alguma coisa era capaz de mudar naquela repetição infindável. [?] Foi o erro que colocou o mundo em marcha ? disse o Mestre. ? Jamais tenha medo de errar.

Brenda.Narf 05/02/2024

Não é mais uma história de romance cliché
A história de Brida me prendeu desde o início. Temos um enredo que fala de amor e magia abordando muitos assuntos relevantes com uma pitada de espiritualidade, busca de autoconhecimento, encarnação e alma gêmeas. O que faz essa história diferente de qualquer outro romance são as mensagens tão profundas que existem por trás e que em vários momentos te farão refletir sobre a vida. As metáforas tão sábias que só Paulo Coelho sabe conduzir durante a narrativa de uma história, daquele jeitinho dele, te fazem mergulhar numa viagem de autodescoberta. Recomendo muito pra quem está procurando uma leitura leve e aconchegante.