Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

Cowboy from Hell 27/02/2016

Bom de mais
Outro livro encantador desse grande escritor! Te envolve do começo ao fim!
Gee 07/05/2016minha estante
Olá.
Deixa eu ver se entendi. Lorens era também uma Outra Parte do Mago de Folk? Porque ele vê o ponto luminoso no namorado de Brida(ver página 166-167).
Agradeço se compartilhar sua interpretação.

Cowboy from Hell 06/10/2016minha estante
Isso mesmo meu amigo Gee. Porque se é que me lembro direito, quando desencarnamos a alma é dividida e assim quando encarnamos temos a chance de encontrarmos a nossa outra metade, e é esse ponto luminoso que faz identificar a outro metade. Me desculpe pela demora, agora que eu li.

Cacique 14/09/2017minha estante
Acabei de ler o livro e tive a mesma pergunta que o Gee. Lorens é a Outra Parte do Mago de Folk e isso explica também o motivo de Brida amar os dois. Se perceber, ela é a Outra Parte do Mago, e ela ama Lorens, mesmo não vendo o ponto luminoso em seu ombro esquerdo. Mas seu grande amor por Lorens é explicável, pois ele também é a Outra Parte do Mago de Folk. O próprio Mago, digamos assim, foi "dividido" na encarnação de Brida e de Lorens, mas só Brida é o Mago, e só Loren é o Mago, pois Brida também era outra pessoa, e Lorens também foi outra pessoa. Só o Mago de Folk é ambos.

Douglas.Souza 11/08/2021

Brida: Poderia ser ótimo
Sabe o que eu senti lendo esse livro? Que o autor não tava muito decidido do que queria pra personagem principal. Não pude levar toda a busca espiritual e conflitos da personagem à sério, pois era constantemente lembrado de que tudo se resumia a encontrar a "Outra Parte", então ao invés de ser uma figura feminina forte e memorável, Brida parecia mais uma garotinha desesperada por alguém que não partisse seu coração.

E sempre que me pegava preso à um tema mais complexo que estava sendo desenvolvido, recebia um balde de água fria com alguma vaga referência religiosa que parecia totalmente deslocada com o ambiente que ele tava propondo.

Enfim, acho que alguns dos temas são bem interessantes, principalmente os relacionandos à condição humana, porém são pouco aprofundados em meio a narrativa apressada.
Lua 08/12/2021minha estante
É issoooooo! Que saco! Eu estava procurando alguém que tivesse tido essa mesma visão que eu sobre o livro. Fiquei extremamente desapontada com esse livro. É bem essa sensação: nada vai além do básico, nada é finalizado, nunca nenhum assunto tem mais abordagem. Livro rápido até demais, você fica eternamente esperando por uma continuação e de repente... O livro acaba.

Karol 10/04/2022minha estante
A Brida passa o livro todo esperando que os tais mestres respondam TUDO, tem uma visão e outra e pronto virou uma bruxona de verdade... Sem contar a coisa bizarra de bruxaria cristã

Lua 11/04/2022minha estante
Eu nem falo nada sobre essa questão aí de bruxaria cristã por que fico num nojo tremendo, é surreal

Janielly.Mota 28/07/2019

Brida
É uma história de uma jovem de 21 anos irlandesa, ela buscava no mundo da magia de
Amor .Na história da jovem ela buscava pela a sua evolução espiritual que era rituais...
É uma história Boa gostei muito.
Mary 30/07/2019minha estante
Continue lendo, pega um próximo livro ...!

Mary 30/07/2019minha estante
Continue lendo, pega um próximo livro ...!

Lucas 28/06/2020

Brida
A narrativa é gostosa e a história muito boa. Brida é uma mulher que, em sua jornada, mostra-nos perspectivas e experiências que nos transformam e evidenciam que a espiritualidade tem múltiplas faces, sem que necessariamente uma crença anule outra.
Rodrigo 29/06/2020minha estante
Esse foi um dos poucos q não li! Sdds Paulo Coelho! Pretendo reler alguns

Lucas 30/06/2020minha estante
Pode ler que é bom! Foi o primeiro dele que li, gostei.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 18/09/2021

"Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia."
Escrito em 1990 por Paulo Coelho, Brida conta uma história baseada em fatos reais de como a jovem irlandesa de mesmo nome, com seus 21 anos, embarcou em uma jornada através de sua Busca Espiritual.

Tudo começa quando a protagonista vai ao encontro do Mago de Folk na floresta, sendo ele muito conhecido por seus ensinamentos e instruindo como primeira missão que Brida O'Fern enfrentasse a Noite Escura. Em um sentido mais profundo, a Noite Escura é vista como os momentos de dificuldade em que não consegue-se encontrar uma solução. Além desta, durante a história, outras analogias são feitas com os fatos da vida. Por exemplo, a busca ou ainda, a possibilidade de existência da Outra Parte sendo um dos maiores objetivos das pessoas. Indagações são feitas se existiria de fato uma Alma Gêmea para cada um de nós e ainda, se é possível que tenhamos mais de uma espalhadas pelo mundo.

O livro conta com uma narrativa em terceira pessoa, que abrange tanto os pensamentos de Brida, como do Mago e de Wicca. Em primeiro momento, o objetivo de Brida ao visitar o Mago é conhecer a magia, e mesmo que ele saiba quem Brida representaria em sua vida, passa um bom tempo calado até que ela descubra por si só. Conforme os ensinamentos passam a ser do entendimento de Brida, ela começa a busca por sua Outra Parte, se vendo em conflito entre duas pessoas.

Através das crenças, nos deparamos com o encontro e até confronto em certos pontos, do cristianismo e do paganismo, não só quando Brida faz suas viagens astrais e vê sua vida passada nos tempos dos cátaros, durante o final do século XII, mas também presente quando a protagonista se vê em conflito parada na porta da igreja a qual servia quando criança e tudo que tem aprendido com sua Mestra Wicca.

Temos acesso ainda a curiosidades que desmistificam certos aspectos acerca do paganismo, como por exemplo uma colher de pau ser usada em rituais para representar a união e a vida e que, os sabbats têm um significado mais amplo além da simples dança em volta da fogueira. Dentre estas, tal qual a observação errônea de que paganismo e cristianismo se repelem inteiramente, quando a depender de sua vertente, na verdade contemplam ao mesmo Ser Supremo.

Houveram muitas indecisões vindas de Brida em torno de seus objetivos e desejos a quase todo instante, - entendo que tenha sido proposital, para criar a imagem de uma jovem insegura e confusa - o que acabava sendo de forma demasiada, deixando a personagem irritante em alguns capítulos, e permitindo certas vezes que decidissem situações por ela. Dando assim a impressão de que todo o conhecimento ministrado para conquistar sua independência através dos fatos da vida não resultaram em nada.

Entretanto, não é um fato impeditivo para experimentar esta leitura. O autor conduz a história de forma dinâmica alternando entre personagens e pontos de vistas variados, e com seus capítulos contendo o tamanho certo, as 271 páginas de Brida foram devoradas em poucos dias. Quem tem curiosidade ou admiração pelo mundo místico pode até chegar a se identificar com a busca de Brida pela iniciação no mundo espiritual.

Vale o tempo e experiência em ler um livro de Paulo Coelho, já que se trata de uma leitura acessível, um tanto instigante por conta do tema e apesar das Práticas citadas, são explicadas para a compreensão do leitor.

Acesse nosso site pelo endereço: pontoparagrafo.art.br
E siga-nos no Instagram pelo: @pontoparagrafo23

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-brida
Lelouch_ph 20/09/2021minha estante
Uma ótima resenha.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/09/2021minha estante
Fico feliz que gostou, Pedro ??

gabi1062 09/09/2023

Por que elas estão em nós. Por que nós somos elas
Meu primeiro contato com paulo coelho e simplesmente brilhante!!
gostaria muito de conhecer mais sobre a historia da wicca ela é uma personagem cativante
Manoel.Ramalho 09/09/2023minha estante
Quando puder, leia "As margens do rio Piedra eu sentei e chorei" também do Paulo Coelho... é um livro menos conhecido do autor, mas que é maravilhoso...

gabi1062 11/09/2023minha estante
obrigada pela recomendaçao

Retalhos e Prefácios 10/06/2022

Interessante
Leitura dos tempos em que "odiar Paulo Coelho" ainda não era modinha!
Tinha muitas obras do autor na minha casa na infância e, na época, Brisa acabou sendo um queridinho por um tempo.
Katia Rodrigues 10/06/2022minha estante
Kkkkkk tbm li muitos livros do Paulo Coelho na adolescência e adorava. Nunca entrei para o clube dos odiadores kkkkkkkk

Retalhos e Prefácios 10/06/2022minha estante
Eu não entendo esse hate todo kkkkk

Diego 15/10/2011

Brida - Paulo Coelho
Chatíssimo. Um livro extremamente pretensioso, cheio de contradições e de personagens irreais, com os quais dificilmente alguém irá se identificar (na minha humilde opinião). Achei que o tema foi trabalhado de um forma muito chata, Paulo Coelho enfeita tudo de uma maneira exagerada, com a pretensão de tornar cada palavra uma lição de vida. Certamente os assuntos bruxaria e verdadeito amor, renderam vários bons livros, e este, com certeza não é um deles.

RaphaellaKaoana 21/01/2012minha estante
Nenhum cristão vai se identificar mesmo! rsrsrs ¬¬

Diego 21/01/2012minha estante
Explicar a opinião de outro fazendo uso de um simples rótulo é um tanto superficial.

thaísa 24/10/2021

"... a vida é a comunhão com o Universo."
Bati o olho nesse livro e o interesse pelo tema foi instantâneo, afinal, estamos todos numa jornada buscando a compreensão, por mínima que seja, do mundo que nos envolve.

Primeiro contato que tive com o autor a partir de uma leitura despretensiosa de final de semana. E foi um mergulho maneiro na busca de Brida, a protagonista, por uma clareza e expansão do seu próprio conhecimento e desenvolvimento espiritual.

A jornada de Brida é interessante, de maneira a trazer muitas reflexões, sobre a existência no geral, através dos diálogos desenvolvidos ao longo do livro. Contudo, a personagem poderia ter sido mais desenvolvida no decorrer do romance, já que estava aprendendo e tendo experiências fora do habitual até aquele momento de sua vida. Mas compreendi que toda a indecisão e confusão compuseram a personagem que o autor quis criar: uma jovem em busca de respostas sobre sua existência e sobre o universo no qual estava inserida que não se sentia segura o suficiente para determinar de fato qual caminho queria trilhar.

No mais, o livro veio na hora que eu precisava ler. Paulo Coelho deixa enfatizado que precisamos abraçar o mistério presente no mundo e aceitar que há coisas que não possuem uma resposta e por isso são do jeito que são. Dessa forma, o livro te faz submergir num mundo que foge da racionalidade cotidiana que muita gente ta inserida.

"A melhor maneira de destruir a ponte entre o visível e o invisível é tentando explicar as emoções"

A leitura é fluida e vale a pena para  desprender-se de um mundo cheio de respostas e mergulhar num mundo de mistérios e magia.
Gustavo.Rubim 24/10/2021minha estante
Li O Alquimista, achei muito bom, um livro de que se tira muita coisa. Depois tentei ler Verônica Decide Morrer, é um livro que difícilmente se passa da página 30, de tão ruim. Quem sabe um dia tento ler mais um Paulo Coelho por Brida

Isabela 09/08/2022

Livro incrível!! Meu primeiro contato com Paulo Coelho e já quero ler mais livros do autor.
É um livro leve e super gostoso de ser lido. Livro me fez transcender, trás muitos ensinamentos.

"Somos navegantes em um mar que não conhecemos; que ele conserve sempre nossa coragem em aceitar esse mistério."
Marynara 18/08/2022minha estante
Também amei esse livro e ti indico O Alquimista, meu livro preferido do autor!!

paolla.torrilhas 26/05/2022

"Toda busca é um ato de fé."
Que delícia percorrer esse caminho com a Brida. A frase não é minha, mas descreve bem: "um livro para pessoas silenciosas com mentes barulhentas".
Muito gostoso viajar nesse mundinho cheio de magia e respostas e ainda mais perguntas. Melhor ainda é quando uma pergunta em específico é respondida com um simples NÃO SEI. Eu não sei. Você não sabe. Não sabemos. E tá tudo bem. A fé nos leva a entender que estamos aqui por algum motivo, então vamos fazer nosso melhor.

"[...] a única solução possível: seguir nossos sonhos."

Lindo, lindo, lindo. Recomendo muito a pessoas de mente e coração abertos.
Karlinha 06/06/2022minha estante
Muito bom,amo

Mila 08/11/2012

Brida foi um dos livros pelos quais me apaixonei na adolescência. Reli este livro mais de 20 anos depois com uma certa "descrença. Lembrava de fragmentos da história e fiquei feliz em me surpreender positivamente com ele tanto tempo depois.
É um livro simples, de linguagem simples, com idéias simples. Talvez por isso mesmo transforme a magia das pessoas em uma coisa tão encantadora.
O livro é sobre a fantasia, a busca, o amor que cada ser humano persegue o tempo todo. A mágica da bruxa Brida é tocar o desejo de cada um de nós.
Acho que vale a leitura para os sonhadores, os amantes, os que se deixam levar pela magia da busca dos seus ideais.
Não aconselho para os realistas sérios e aborrecidos, muito menos para os que não sabem e não querem aprender a sonhar.
Enrico 21/01/2013minha estante
Não li esse livro ainda, tô caçando pra comprar. Só queria falar que achei sua resenha linda e me deu mais vontade ainda de lê-lo :D

kassya 28/07/2009

Adorei
Lembro do quanto eu me identifiquei com esse livro. Logico, esse livro exala amor!"Conhecimento sem transformação não é Sabedoria."

"Toda a vida do homem sobre a face da terra se resume a buscar o Amor. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria, de dinheiro ou de poder."

"Quanto mais você entender de si mesmo, mais entenderá do mundo."

"Existem pessoas que acostumam-se com seus próprios erros, e em pouco tempo confundem seus defeitos com virtudes."

"É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo."

"Existem momentos na vida em que a única alternativa possível é perder o controle."

"Nada na vida é completamente errado. Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa."
RaphaellaKaoana 20/01/2012minha estante
Por que só 4 estrelas se você achou bom? Queria saber o que achou de ruim...