A Estratégia Competitiva Desmistificada

A Estratégia Competitiva Desmistificada BRUCE GREENWALD...

Resenhas - Estratégia Competitiva Desmistificada

Ogro 08/12/2012

Bom para quem quer adquirir ou fundar uma empresa
Apesar do título otimista, este é um livro que requer uma leitura atenta - "desmitificada" não quer dizer "simplificada".

Para quem estudou marketing lembrará imediatamente das cinco forças de Porter - embora não as nomeie diretamente , elas são mencionadas ao fazer a análise de diversos cases como o crescimento do Wall-Mart e da Compaq, a briga entre Kodak e Polaroid , o clássico fiasco da New Coke e mais alguns outros.

Até o capítulo 14, na página 266, os autores conseguem de forma bastante sagaz - usando o Dilema do Prisioneiro como matriz decisória - e convincente, analisar "exatamente" porque não deram certo estratégias "brilhantes" e também porque certas decisões excelentes não sustentaram-se no decorrer do tempo.

O livro começa a perder força quando propõe formas de evitarem-se os erros mencionados nos relatos anteriores e aí não há nada de realmente novo ; sim, propõe algumas formas diferentes de análise de balanços , porém estamos falando de balanços norte-americanos que possuem uma legislação diferente da nossa ; já o restante não são nada além do que qualquer livro de administração já não tenha dito : valoração dos ativos e das marcas, valorização do pessoal "certo" , etc,etc.

Este livro é principalmente recomendado se você é um micro-empresário ou empresário ou prestador de serviços ou até alguém encarregado de aquisições de outras empresas que esteja buscando entrar em um mercado ou ampliar suas operações principalmente pela forma como é feita a análise do porquê deram errado determinados movimentos do mercado afinal, tão importante (e lucrativo) saber o porquê deu certo é saber porque deu errado, afim de não cometer os mesmos erros.