Bravura Indômita

Bravura Indômita Charles Portis

Resenhas - Bravura Indômita

Heloyse 12/09/2023

Que livro chato
É uma enrolação sem fim, não tem um personagem legal, a história é super arrastada, mas a parte que deveria ser interessante é corrida.

Regis 20/03/2023

Western com vingança, coragem e determinação.
"Eu tinha só 14 anos quando um covarde que atende pelo nome de Tom Chaney meteu uma bala em meu pai lá em Fort Smith, Arkansas, e roubou sua vida, seu cavalo e 150 dólares em dinheiro, mais duas moedas de ouro da Califórnia que ele levava em uma faixa na cintura.?

Assim começa a jornada de vingança de Mattie Ross, que contrata um agente federal beberrão para acompanhá-la na caçada pelo assassino de seu pai.

O memorável agente federal Rooster Gogburn, bêbado, barrigudo, cansado e contador de causos conquista o leitor aos poucos, e quando vemos já estamos fascinados pelo jeito bruto, mas corajoso e eficaz na caça aos bandidos.

Mattie é ousada e a determinação em pessoa. É impressionante que com tão pouca idade ela tenha uma visão tão clara do mundo e do que precisa ser feito para vingar a morte injusta de seu pai.
A coragem e disposição da personagem é contagiante. Em três páginas eu já estava encantada por ela e querendo segui-la pela reserva indígena em busca de Tom Chaney.

Ainda tem o personagem LaBoeuf, um Texas Ranger ingomadinho com acessórios extravagantes que está atrás de Chaney por outros motivos e se une à dupla na caçada ao criminoso. Claro que com várias ressalvas sobre uma "garotinha indefesa" contratar um federal e acompanhá-los.

O livro é narrado por Mattie, ela tem umas tiradas e analogias rancheiras maravilhosas que me causaram boas risadas no começo da leitura.
A escrita do autor Charles Portis é perfeita em retratar a garota e seus dois acompanhantes distintamente. O tom que ele dá à narrativa e à personagem principal, conquistam o leitor no instante em que o livro é aberto.

Agora... falando das adaptações para o cinema: não assisti a versão de 1969 com John Wayne; vi apenas a versão dos irmãos Coen de 2010, que a meu ver, adaptou o livro quase que vírgula por vírgula. Mesmo assim, fazer a leitura e estar dentro da cabeça da Mattie acompanhando seus pensamentos, é maravilhoso.

O livro é um western envolvente, emocionante e rápido. Com personagens bem autênticos e ótimos de acompanhar. Gostei dele tanto quanto gosto do filme de 2010... o que é muito. Rsrsr

Eu recomendo com certeza essa leitura.
Max 20/03/2023minha estante
Ótima resenha! ?
As duas versões para o cinema, também são otimas!

Vanessa704 20/03/2023minha estante
Gostei da trama! Agora também quero ler e ver o filme..

Regis 21/03/2023minha estante
Obrigada, Max. Ainda tenho que conferir a de 1969, mas farei isso logo. ?

Regis 21/03/2023minha estante
Vai adorar tanto o livro quanto o filme, caso goste do gênero, Vanessa. ??

Léo 21/03/2023minha estante
Ótima resenha, Régis. Toda vez que leio alguma resenha sua minha lista de quero ler aumenta. Rsrs

Regis 21/03/2023minha estante
Obrigada, Léo. Espero que quando for fazer a leitura goste tanto quanto eu. ?

HenryClerval 22/03/2023minha estante
As adaptações de livros bons tem que ser feitas sem mudar muita coisa. Esse livro é um bom eexemplo.
Ótima resenha, Régis. ?

Regis 23/03/2023minha estante
Todas as adaptações dos Coens seguem os livros, Leandro. Eles são perfeitos! ?

ERogovski 15/02/2023

Resenha: Bravura Indômita - Charles Portis
Livros com temática faroeste com certeza não são minha primeira escolha e nem meus favoritos, mas este me trouxe leveza e alegria a uma história cheia de sangue, cavalos, armas e homens querendo mostrar sua masculinidade. Para uma menina de 14 anos, a personagem principal tem uma personalidade extremamente definida, o que a auxilia a lidar com seus problemas considerados adultos.
Apesar de eu ter preferido assistir o filme do que ler o livro e odiar escritas com poucas falas e muitas descrições, é super curioso e divertido acompanhar a jornada de Mattie!

Dig 03/11/2022

Muito legal
O livro é muito legal. Demorei para conseguir evoluir na leitura por falta de tempo, mas a narrativa é muito tranquila de acompanhar e é legal ver um livro que demonstra as qualidades e defeitos dos personagens, afinal são representações de pessoas, com todos seus nuances. Mesmo no velho oeste todos tem seu lado bom e ruim.

Wagner Fernandes 01/06/2022

Uma joia rara da literatura e do cinema
Levei quase uma década para assistir "Bravura Indômita" (2010), mas esse filme acabou se tornando um de meus favoritos da vida. Nada de efeitos especiais. Apenas uma boa história sendo bem contada e interpretada, uma fotografia maravilhosa e uma trilha sonora deslumbrante. Vi umas 3 vezes o filme e me apaixonei pela garra e coragem da jovem Mattie Ross e sua busca por justiça contra o assassino de seu pai. É emocionante ver a menina de 14 anos, em pleno Velho Oeste, saindo de casa sozinha e procurando contratar homens para caçar o assassino. E não só isso: ela querendo ir JUNTO na caçada.
Mesmo conhecendo a história pelo filme eu quis ler o original, e é igualmente fascinante. Um livro curto, mas perfeito. Narrado em primeira pessoa, o livro conta a jornada de Mattie com os homens da lei, o aborrecimento que ela lhes traz no começo, o jeito rude como o agente beberrão Rooster a trata e o respeito e cuidado que acaba tendo por ela e essa trajetória da interação entre os personagens torna o livro uma joia rara da literatura.
Eu simplesmente amei o filme, amei o livro e reconheço que o Oscar foi merecido. Se não me engano, a menina ganhou o Oscar pela brilhante atuação.
Merecido.
Nota 10.
Vai para os favoritos.

Jade 23/01/2022

"Rooster falou a noite inteira. Eu cochilava e acordava e lá estava o homem tagarelando. Algumas de suas histórias tinham gente demais e era difícil acompanhar, mas ajudavam a matar o tempo e me faziam esquecer do frio. Não dei muito crédito pra tudo que ele falou. Ele falou que conheceu uma mulher em Sedalia, Missouri, que pisou numa agulha quando era criança e nove anos depois a agulha saiu pela coxa do terceiro filho dela. Disse que os médicos ficaram bestas de ver".

HAHAAHAHAHAHAHA! Eu poderia finalizar meus apontamentos só com esse trecho do livro!

Mas uma coisa que ele não me deu foi sono!

A leitura é fluidérrima! A narradora e personagem principal, Mattie Ross, é aquela típica pessoa frenética: fala sem parar e não tem filtro nenhum!

E a história segue o mesmo ritmo. Você lê, lê, lê e, quando percebe, terminou!

Tenho apenas duas ressalvas:
1. Alguns capítulos são imeeeeeensoooos e isso dificultou minhas pausas (quem gosta de terminar o capítulo antes de pausar vai me entender);
2. Um monte de gente foi citada e nem teve participação ativa na história (mas quem diabos é esse fulano????)

De resto, gostei bastante! Vingança, sanguinolência, algumas risadas e personagem feminina "faca na caveira"

Agora vou ver o filme!

Bel 14/01/2022

Confesso que não é o tipo de leitura que brilha meus olhos, maaaaas achei muito interessante sair da zona de conforto. Mattie Ross é uma garotinha de 14 anos muito da boca dura, corajosa, confiante em si e de uma inteligência e poder de conhecimento incrível! Seu pai é assassinado e ela sai à caça do mal feitor e responsável por tirar a vida de quem ela tanto amava, convence Rooster e LaBouef a ajudá-la. Assim a história se desenrola e traz muitas surpresas. Valeu a pena! ???

Verbena 21/11/2021

Que protagonista maravilhosa
Livro com temática faroeste não são meus preferidos, mas me chamou atenção a história de uma menina de 14 anos que vai atrás da vingança pela morte do pai. Acho q não preciso dizer que o livro tem todas as características principais de histórias de faroeste, cavalos, armas, mortes, homens retardados meio bêbados tentado provar sua masculinidade o tempo todo. Mas a coisa mais surpreendente de todas é Mattie Ross que já adulta, escreve contando como vingou a morte do seu pai Frank Ross quando tinha 14 anos.

" Uma mulher com cérebro, uma língua afiada, uma manga presa com alfinete e uma mãe invalida pra cuidar"

É impossível não se apaixonar por ela e seu pônei Little Blackie em busca de justiça. Ela é realmente o que diz, esperta, teimosa, audaciosa, corajosa e não se curva pra nenhum dos homens que atravessam o seu caminho. Óbvio que com essa personalidade ela se mete em bastante encrenca. Valeu muito a pena a leitura, recomendo.

André Luís 12/11/2021

Me impressionou a forma de como o autor fez o cenário do velho oeste ser rico e cheio de reviravoltas.

Pequod.3 21/06/2021

Que livro bom
Se você ainda não assistiu ao filme você tera uma excelente leitura, se você ja viu, também tera uma excelente leitura kkk, sempre fico impressionado quando eu leio faroeste, embora tenha poucos livros traduzidos desse gênero aqui no Brasil, até hoje não me deparei com uma leitura ruim.

Neste livro encontramos uma das personagens femininas mais fortes e incríveis no qual eu me deparei até hoje, os personagens na verdade são bastante memoráveis e impactantes, uma aventura que diverte, empolga e com um final que na minha opinião não poderia ser melhor.

E dando um pequeno pitaco no filme, a versão de 2010 dos diretores Ethan e Joel Coen é uma das melhores adaptações da história do cinema, e talvez seja um daqueles raros casos em que o filme seja melhor que o livro, honestamente, não cobsegui decidir qual é o melhor.

Rose 02/02/2021

Bravura Indômita  é daquelas histórias que entretém a cada capítulo.
É uma jornada de descobrimento e personagens bem feitos, situações das mais variadas e excelentes descrições nos mantêm ansiosos até o desfecho onde Mattie Ross finalmente encontra o nêmesis de seu pai.

Rbraga 29/07/2020

???????????????????????????????

vanessaxclementino 30/05/2020

boa história
comprei esse livro para ler para o meu pai, que ama uma historia de faroeste, e foi um otimo momento de leitura

Tiago.Carneiro 03/04/2020

Ótimo entretenimento !
É um livro bem curtinho, e a leitura flui ! Não sei se foi baseado em fatos reais, mas é incrível imaginar que alguém possa ter passado por semelhante aventura.

Não é difícil se afeiçoar pela garra da narradora, em busca da (merecida) vingança. Uma pena que o livro seja tão curto, em razão da história ser frenética, você lê, lê e lê, e quando percebe, o livro já acabou. Indico bastante para quem gosta de uma história de faroeste.