A Corporação

A Corporação Joel Bakan

Resenhas - A Corporação

Jumpin J. Flash 28/08/2009

Bom!
Gostei desse livro, embora eu o tenha achado um tanto repetitivo. A idéia central, absolutamente verdadeira, é que legalmente as grandes corporações (sociedades anônimas) têm apenas um objetivo: o de auferir lucros para seus acionistas. De fato, não há nada além disso, portanto ninguém deve se iludir quando as empresas tentam parecer "boazinhas", jogando aquele velho papo da responsabilidade social e ambiental. Se o fazem, é porque o ganho de visibilidade aumenta os lucros, o que verdadeiramente interessa. Pessoalmente, acho legítimo e certo plantar árvores na mata atlântica porque isso melhora a imagem da companhia e aumenta os lucros, mas não gosto da hipocrisia que há sobre o assunto. As empresas não são boazinhas, elas não cuidam das florestas e de animais em extinção porque gostam, mas porque dá lucro. Não vejo problema algum na busca pelo lucro, mas seria bom que todos soubessem o que há por trás das ações sociais e ambientais.

Destaco o arrepiante caso dos automóveis que pegavam fogo simplesmente porque a companhia que os produzia (esqueci o nome agora) decidiu economizar no posicionamento do tanque de gasolina. O espantoso é que provou-se que a empresa conhecia os riscos de incêndio, mas fez uma estimativa sobre os gastos que teria com indenização para os consumidores feridos ou mortos, e decidiu que lucraria mais mantendo o tanque na posição mais perigosa e foi em frente!
Joacélio 22/07/2012minha estante
A empresa fabricante dos carros era a General Motors, GM.

Yure.Saulo 10/10/2018minha estante
como faço para ler esse livro?

prialves 16/09/2010

boas intenções ?
alguns trechos são convites pra reflexão sobre muitas empresas que estão se tornando 'ecofriendly'