Reunião de família

Reunião de família Lya Luft

Resenhas - Reunião de família

Nat 14/03/2024

"O tempo resolve tantos problemas..."
Esperava completamente o oposto deste livro, eu tinha uma visão bem formada da palavra "família". Esse livro me deu outra perspectiva de um lar. O clímax da história foi extremamente bem estruturado, não esperava mesmo. No meio do livro já imaginávamos o final da família, mas saber a história profunda de cada personagem, foi muito incrível. Gostei muito da escrita da autora, a protagonista está completamente fora dos padrões em todos os sentidos. Leria com toda certeza outros livros da Lya Luft.

Fabio217 01/02/2024

O que menos gosto e ainda é bom
É o livro de ficção que menos gostei da Lya Luft e ainda assim dou 4 de 5 estrelas. Sou muito fã da obra intimista dela, dos personagens depressivos envoltos em suas sombras. Mas obviamente algum deles eu gostaria menos, e este é Reunião de Família, e ainda assim altamente recomendável.

Giulia143 22/07/2023

Li esse livro pela primeira vez muito tempo atrás, pra escola, e não lembrava de absolutamente nada. Então resolvi dar uma segunda chance, agora mais velha e com mais vontade de ler esse tipo de história.
É um livro extremamente desconfortável, mas bastante real. Aborda diversos temas como depressão e relações familiares.
São 128 pgs da mais pura lavação de roupa suja. Mas é interessante, me fez parar pra refletir em diversos momentos.

Willsp 11/07/2023

"Parece que sempre me salvei pelas coisas banais"
Meu primeiro livro da Lya Luft e eu gostei bastante. O que me prendeu foi o desconforto sutil que é essa história, enquanto eu lia consegui me sentir envergonhado a cada revelação e dedo na cara que estava acontecendo nos jantares, como se eu estivesse presenciando em tempo real todo o episódio. É uma leitura bem rápida, mas que nos leva a pensar que cada pessoa tem seus segredos e detalhes que não gostariam que viesse a ser verbalizado e ainda mais com presença de plateia. Lya representou direitinho aqui um monte de família, aquelas que um sabe o podre do outro e ainda assim é o sujo falando do mal lavado para se sentir menos pior. O livro também aborda o quanto uma boa criação dos pais, mas especificamente a falta dela, influencia negativamente no que se tornarão os filhos futuramente. Gostei.

felipe.gugel 03/05/2023

Linhagem simples, história profunda
Lya consegue representar uma família comum que tem seus problemas. Uma família que na normalidade é de margarina, mas que no fundo, um sabe dos podres do outro. Algumas reflexões sobre criação dos pais que refletem na vida adulta me deixaram pensativo. Somos o que nos fizeram ser. Gostei da intertextualidade com Alice e Medusa.

Achei a linguagem muito acessível e fluida. Li muito rápido e sem sentir.

Rafaela.Rezzadori 01/05/2023

Uma leitura desconfortável
O desconforto vivido pela família de Alice é palpável ao longo da leitura. É desconfortável, incômodo, angustiante... Vale a experiência literária! O jogo de espelhos me intriga e a continuidade escolhida pelo desconforto evidencia a convivência familiar de muitas famílias.

Bárbara Lis 17/02/2023

Família: fardo ou benção?
Após ser convocada pela cunhada Arenusa para uma reunião familiar no fim de semana, Alice se vê na casa de sua infância, onde ela e seus irmãos, Renato e Evelyn, foram criados com desafeto e rigidez pelo Professor e a velha empregada. A partir daí, conhecemos um pouco da trágica história dessa família marcada pela frieza, seus vínculos se limitam às obrigações que o laço sanguíneo impõe.

Particularmente, gosto muito de dramas familiares, e mais ainda da escrita sincera e direta da Lya Luft. Mas essa história não me conquistou, nenhum personagem me cativou. Nem por isso deixei de lamentar a maneira como os irmãos foram criados e como isso impactou em quem eles se tornaram. Aliás, foi isso que eu consegui extrair de positivo dessa experiência de leitura, as reflexões sobre essa coisa que nos amarra aos nossos familiares. Sempre que se fala em família, se pensa em união e afeto. Contudo, existe outra versão sobre a qual pouca se expõe: as famílias cujas relações (tóxicas) se justificam unicamente pelas obrigações.

Hayden4 01/01/2023

Plot Twist
Não irei dizer o que é pois odeio spoiler mas eu definitivamente não esperava por aquilo. Talvez nem choque a você mas quando li soltei um grito e fiquei chocada mas não um chocada ruim. Recomendo essa leitura pois eu li sem expectativa alguma.

lore 22/12/2022

nunca sei oq por aqui
Lya Luft é muito perspicaz em tudo o que se propõe, e com esse livro não poderia ser diferente.
Foi satisfatório demais perceber que todas as famílias possuem conflitos, sofrimentos, complicações e muita solidão individualista. Os personagens eram mesmo como seres humanos, embora isso talvez pareça estranho. Eles tinham toda a complexidade profundidade de pessoas comuns e normais, nas quais há sentimentos, traumas, devaneios, solidão, cumplicidade etc. Esse é um livro do qual eu não gostaria de visitar o universo caso fosse possível, porque é demaisiado real e a realidade é tão tão real que assusta, que acorrenta, mas ainda sim, confesso que após ler me senti liberta. Não somente de pensamentos que habitavam minha mente dizendo não serem normais os problemas que aconteciam cotidianamente com pessoas do meu samgue e eu, mas também da idéia ridícula de que os indivíduos agem sempre perfeitamente e fazem escolhas perfeitamente certeiras, e que a aparência aparenta o que há dentro de si, porque não, não aparenta.

Gabj 09/12/2022

Máscaras
Vivemos de cordialidades e máscaras. Chegamos ao um ponto onde nem se quer sabemos porque continuamos com essa performance. A maior parte das famílias é assim. Talvez tememos que se um segredo for descoberto, todo o ambiente familiar (geralmente inexistente) irá sumir. O livro aborda isso bem, também incluiria a forma que trata o ciclo da violência. Recomendo a todos!

Anna 09/09/2022

09.09.22
Simplesmente odeio todos os personagens desse livro. Não tem UM q salva (ok a Berta é a exceção).

Não sei se acho o livro genial ou ridículo.

Eduardo 19/07/2022

Certamente o pior livro
O pior livro que já li na minha vida. Não existe um único bom motivo para que os livros de Lya Luft sejam considerados razoáveis. Os escritos de Luft me faz refletir que não necessita de talento, basta ter dinheiro para conseguir sucesso literário.

alasca. 17/05/2022

Eu li esse livro como tarefa da escola, mas foi uma leitura relativamente boa, fluiu bem e é bem curtinha. A história é bem agressiva e direta, linguagem fácil de entender (eu confundi os dialogos com pensamento algumas vezes, mas não afetou em nada).
O final, que particularmente é a minha parte favorita dos livros, eu não gostei, esperava algo mais impactante eu diria.
O que marcou esse livro pra mim é que ele é muito estranho, definitivamente o livro mais estranho que eu já li

Maciel 15/01/2022

Reunião de Família, terceiro romance de Lya Luft, compõe, com As Parceiras e A Asa Esquerda do Anjo, o que alguns críticos consideram a "trilogia da família". Neles são dissecados alguns dos valores que dão sustentáculo a nossa sociedade e são destruídas as falsas aparências que, em detrimento de todos os impulsos de vida e autenticidade, se constroem a partir de uma opressão mutiladora. Criados de forma severa por um pai repressor e violento, Alice, Evelyn e Renato cresceram marcados pela insegurança, submissão, desconfiança, desunião e, acima de tudo, pela falta de amor. Quando o filho de Evelyn morre em um trágicoacidente e ela passa a se comportar de forma estranha, acreditando que o menino ainda está vivo, a família decide se reunir para ajudar a irmã caçula. Mas nada acontece como esperado: o fim de semana que deveria servir para unir transforma-se numa catarse de culpas e segredos, um terrível jogo da verdade no qual os papéis de vítima e algoz se invertem. Neste livro, o leitor encontrará, em uma linguagem sóbria e refinada, os conflitos familiares dramáticos diante de situações extremas que tanto fascinam a autora: incomunicabilidade e amor, solidão, morte, mistério e busca de sentido