O ponto cego

O ponto cego Lya Luft

Resenhas - O ponto cego

Elizabeth 26/02/2023

Escolhas
Faz pensar eu quero ser o ponto cego ou quero ser escondido pelo ponto cego. Temos que fazer nossas escolhas...

Arthur 20/07/2017

Vieses oblíquos de "O ponto cego"
O universo ficcional luftiano corresponde a um emaranhado de tessituras memorialísticas. Entrelaçando fios memoriais, a autora borda suas tramas, que recompõem as vivências de suas personagens de forma fragmentária, lacunar e não linear.

Com um rol de personagens femininas pertencentes a uma "legião de perdedoras", que por meio da introspecção buscam a autoidentidade, excepcionalmente no romance "O ponto cego" a autora gaúcha apresenta como protagonista um menino de 8 anos. Não nominalizado, o Menino é o narrador da história (cujos personagens, assim como o Menino, não sou nomeados, sendo denominados de acordo com sua relação com o Menino-narrador: Pai, Mãe, Tias).

Por meio da voz do Menino, Lya Luft põe em questão a relação entre memória e fantasia, mantendo a narrativa sobre a linha tênue que as separa. O Menino assume o papel de um narrador que apresenta duas faces: a de organizador dos acontecimentos presenciados e a de um criador de tramas fantasiadas. Ele emaranha fios memoriais e fantasísticos de modo tal que eles se uniformizam e a distinção entre uns e outros se perde. Ao mesmo tempo que relembra momentos passados, também cria novos, que passam a existir a partir do instante em que ele, na posição de narrador, os elabora e enuncia. Assim, a autora transfere para o personagem-protagonista o seu atributo de arquiteta de universos ficcionais.

Diã 04/01/2024

Reflexiva
Sigo pensando sobre esse livro...particularmente, gosto muito dessa autora, mas esse livro me deixou confusa em diversas partes e sem dúvida, o final foi o que mais me inquieta...

BHGimenis 12/05/2021

Lya Luft
Sou suspeita para falar de qualquer livro da Lya luft pois ela é minha escritora favorita

isaaka 13/11/2023

Indescritívelmente incrível.
Lya luft me faz pensar em meu passado e meus erros cometidos ao longo da vida.

Este livro foi o primeiro que eu li da autora, e concerteza meu favorito. Tenho um grande carinho pelo menino da história, pois eu me vejo muito nele.

Minha família não é o exemplo de família feliz, e lendo esta obra me pegou muito, pois muitos dos problemas citados no livro, eu ja presenciei em minha família, e isso me fez ter uma grande dependência na obra.

A escrita, o desenvolvimento e os problemas familiares, tudo! Faz ter uma leitura inesquecível dessa obra. O jeito melancólico que as palavras são colocadas e afundam ainda mais a atenção do leitor, os acontecimentos intrigantes dos personagens da obra, que uma hora você quer chorar e outra você quer se infiltrar em meio a história e fazer algo.

É, com certeza umas das obras mais incríveis e bem escritas que eu já li. Lya luft me dá o gostinho de um livro bem desenvolvido e com assuntos pesados bem descritos.