As Leis da Simplicidade

As Leis da Simplicidade John Maeda

Resenhas - As Leis da Simplicidade

Icaro 29/10/2023

Simplicidade
Indicação de livro bem interessante que ouvi em uma palestra semana passada.

O autor faz uma análise interessante sobre como tornar tecnologia, design e negócios mais simples e efetivo.

Publicado pela Editora Novo Conceito.

Nota 8,5/10 ???

eglair 11/05/2011

Simplicidade: Subtrair o óbvio e acrescentar o significativo
Esse livro de John Maeda é uma leitura super leve e gostosa sobre conceitos relativos à simplicidade vs. complexidade voltados aos negócios, tecnologia e design de produto.

Ele é bem sucinto e coerente ao tema, pois aborda de forma simples, em suas 10 leis, sugestões de como apresentar propostas criativas levando em consideração as necesidades do mercado na busca por produtos que sejam fáceis de usar e o mesmo tempo que não percam suas características “complexas” que já estamos acostumados a encontrar e usufruir.

Pode-se dizer que o livro funciona como uma conversa com Maeda que conta um pouco de sua experiência como aluno, professor e pesquisador do M.I.T. Além de seus encontros com pessoas famosas, como mestre de tipografia suiço Wolfgang Weingart e o design gráfico japonês Ikko Tanaka. Ele fala sobre muitos assuntos interessantes, como quem inventou o primeiro emoticon e o designer da garrafa original da coca-cola, o que torna o livro uma ótima opção de leitura.

Sobre as leis propriamente ditas, temos os conceitos: Reduzir (encolher, ocultar e agregar), Organizar (selecionar, rotular, integrar e priorizar), Tempo, Aprender (básico, repetição, abstensão e inspiração), Diferenças, Contexto, Emoção, Confiança e Fracasso. A décima lei, que segundo ele pode ser considerada a única, caso você esteja com pressa e se utilize da lei do tempo, mostra três soluções: Distanciamento, Abertura e Energia.

Eu gostei bastante do livro e decidi ir grifando algumas frases chaves enquanto eu lia, para que depois elas funcionem como ativadores da memória.

Outra coisa legal é que você pode continuar lendo sobre o assunto em seu site Laws Of Simplicity.

Para finalizar uma ótima frase da décima lei: “A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo”.
;)

Rafael 23/04/2010

As Leis da Simplicidade - John Maeda
John Maeda é professor de Media Arts & Sciences do MIT, fundador do Simplicity Consortium no Laboratório de Mídia do próprio MIT e designer premiado mundialmente, além de conselheiro de empresas como a Philips. Pelo tom espiritualizado de seu texto e pelos pontos de vista que expõe, Maeda é mais artista do que designer, o que acrescenta um ponto de vista poético ao seu pensamento sobre simplicidade. O autor mantém o blog Laws of Simplicity, onde aprimorou as 10 Leis, que originalmente seriam 16, mas foram resumidas e agrupados pelo processo SLIP.

SLIP é um acrônimo de Sort, Label, Integrate, Prioritize (Selecionar, Rotular, Integrar e Priorizar), que é como Maeda categoriza e organiza informações, tarefas e qualquer atividade classificável. No livro, ele demonstra com seus post-its como usa o processo.

Maeda gosta de enxergar palavras umas dentro das outras e letras em comum no estilo “caça-palavras”. Por exemplo, ele cita as letras MIT dentro da palavra Simplicity. Por causa disso, o livro abusa destes recursos mnemônicos para educar o leitor sobre como projetar e promover a simplicidade. Outros dois acrônimos bastante explorados por Maeda são:

ELA (do inglês SHE): Shrink, Hide, Embody (Encolher, Ocultar e Agregar)

BRAIN: Basics, Repeat, Avoid, Inspire, Never (Básico é o início de tudo, Repita-se com frequência, Abstenha-se de se desesperar, Inpire-se com exemplos, Nunca deixe de se repetir).

Antes de abordar a simplicidade em si, o autor explica sua linha de pesquisa e o processo de criação do livro. Ao invés de recorrer a regras e fórmulas, Maeda convida o leitor a refletir sobre casos como o do iPod da Apple para demonstrar como e porquê a simplicidade tem se tornado um assunto tão em evidência. Ao abordar o assunto em forma de Leis, evita o simplismo mas mantém o assunto sob controle dentro de uma ótica explícita e compreensível. Em muitos aspectos, o raciocínio de Maeda se assemelha ao pensamento de Richard Saul Wurman em Ansiedade da Informação 2, que li recentemente e comentei aqui.

De fato, não são 10 leis, mas 10 reflexões sobre o que é a simplicidade. Como o blog do livro cita as Leis na íntegra, não vou ser preso por reproduzí-las aqui:

As 10 leis da simplicidade

1 Reduzir – A maneira mais simples de alcançar a simplicidade é por meio de uma redução conscienciosa.

2 Organizar – A organização faz com que um sistema de muitos pareça de poucos.

3 Tempo – Economia de tempo transmite simplicidade.

4 Aprender – O conhecimento torna tudo mais simples.

5 Diferenças – Simplicidade e complexidade necessitam uma da outra.

6 Contexto – O que reside na periferia da simplicidade é definitivamente não periférico.

7 Emoção – Mais emoções é melhor que menos.

8 Confiança – Na simplicidade nós confiamos.

9 Fracasso – Algumas coisas nunca podem ser simples.

10 A única – A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo.

As três soluções propostas por Maeda:

1 Distanciamento – Mais parece menos simplesmente afastando-se para bem longe.

2 Abertura – Abertura significa simplicidade.

3 Energia – Use menos, ganhe mais.