Pandemonium

Pandemonium Lauren Oliver

Resenhas - Pandemonium

natacha 12/05/2023

Tou com preguiça de fazer toda uma resenha mas recomendo esta série (até agora) para pessoas entre os 13-15 anos

?If you?re smart, you care. And if you care, you love.?

Cams 05/01/2023

Que melhora absurda em relação ao primeiro!
A história, os personagens (principalmente a Lena) e o mais importante a escrita da autora, que foi oq me matou no outro livro.

Adorei os capítulos intercalados, assim ficou mais difícil ainda parar de ler ele pq sempre tinha algo acontecendo. E a pobi da Lena precisa de férias pra ontem, n tem sossego no livro INTEIRO.

E esse final????????????? MEU SANTO DEUSINHO. O grito q eu dei.

Cris.Gallo 06/05/2021

Nova vida , novo amor.
Lena entra para a resistência e se apaixona novamente mais será que este amor durará?
Que livro emocionante, não conseguia parar ler.
Adorei!! Que venha o próximo.

Lauraa Machado 23/07/2017

É por livros como este que eu amo ler!
Eu acabei de ler faz uns cinco minutos e ainda estou tremendo aqui. Acho que vou precisar de mais uma hora para voltar a respirar direito e me livrar desse frio na barriga que o livro me deu desde o começo. Que livro tenso, meu deus. Que livro incrível!

Sabe aquele tipo de livro que você não segura, agarra, que você nem se deixa respirar quando passa as páginas, que fica se contorcendo de apreensão enquanto os acontecimentos - tensos, que parecem só dar errado, mesmo quando dão certo, - se desenrolam? Pandemonium é assim!

Eu tenho uma regra para ler: toda vez que começo um livro novo, leio pelo menos cem páginas, para estar dentro da história já. As primeiras cem páginas desse livro são mais calmas, mas não menos interessantes. Mas, a partir daí, é um deus nos acuda completo! Cenas incríveis, interessantes e tensas, completamente tensas! Esse livro define a palavra 'tensão' e eu o amo por isso!

Sobre os personagens: amei os novos, amei ver a construção da Lena, que está diferente, mas ainda coerente, que cresceu, mas ainda mantém sua essência! Acho super plausível e realista a evolução dela, o clímax e o que mudou profundamente nela (vocês vão entender quando lerem). Vou avisar uma coisa: tem um triângulo amoroso nesse livro, apesar de eu achar que nem deveria se chamar triângulo amoroso aqui, e ele super funciona! Eu não gosto muito de triângulos, apesar de eles não me incomodarem tanto assim. É só que, para mim, nunca tem dúvida de quem é o OTP mesmo, de quem deveria ficar com a protagonista. Mas eu tenho uma dúvida absurda depois desse livro! Me senti traindo o carinha do primeiro, de verdade, mas depois aceitando e abraçando a situação! Haha, que, lembrando, não acho que possa ser chamada de triângulo amoroso nesse livro.

Eu amei o jeito que a história foi contada, se dividindo entre "tempos", cheia de ação desde o começo, com personagens novos interessantes e uma visão melhor também do mundo que está fora do que ela sempre achou que era o mundo real. Só tiveram algumas cenas durante o livro que eu achei que a autora fez a Lena se safar fácil demais. Tá, não foi fácil, mas só de se safar dessas cenas já é milagre! E aconteceram umas três vezes, o que foi um pouco improvável.

Não que isso tenha atrapalhado a leitura! Eu ainda estou tentando decidir se gostei mais desse ou do primeiro! Normalmente, quando gosto muito de uma trilogia, escolho só meu livro preferido dela e coloco na lista de favoritos. Mas já sei que não vou conseguir fazer isso com Delirium e Pandemonium. Os dois vão para os favoritos, fato.
Fico tão, mas tão feliz de já ter o próximo livro! Vi que ele é dividido em pontos de vistas diferentes e estou me coçando aqui de ansiedade para começar! Vou lá agora!

Só um aviso: As últimas noventa páginas (arrendondando aqui) são as mais tensas e incríveis - é melhor só ler quando você souber que não precisa parar antes de acabar o livro!

Carissinha 13/12/2013

"Grief is like sinking, like being buried. I am in water the tawny color of kicked-up dirt. Every breath is full of choking. There is nothing to hold on to, no sides, no way to claw myself up. There is nothing to do but let go."

Li este livro como parte do desafio que estou participando, onde tenho que ler um livro em inglês por mês. Escolhi Pandemonium porque estava louca para continuar a série e o livro ainda não tinha saído no Brasil e estava cansada de esperar. Curiosamente a Intrínseca acabou de lançar a versão brasileira.

Quem me acompanha sabe que sou fã da Lauren Oliver e amo a série Delirium. Tenho lido até os contos que ela faz através da perspectiva de personagens secundários. Se no primeiro livro da série encontramos uma história sobre uma garota que se apaixona em um mundo onde o amor é considerado uma doença, e o livro é todo focado no amor; neste segundo volume as coisas são um pouco diferentes.

Pandemonium é um livro onde o foco está na sociedade e na resistência. Temos um olhar muito mais aprofundado nos jogos de poder, nas maquinações. Tudo sempre através do ponto de vista da Lena. Quem reclamou de Delirium por falar demais sobre amor, e pouco destrinchar a distopia, agora vai encontrar um enfoque enorme na realidade que as pessoas que vivem naquele mundo são obrigadas a enfrentar.

"When you're completely free, you're also completely on your own."

Acredito que muita gente que adorou o primeiro livro pode vir a não gostar do segundo. Na verdade, ele divide opiniões entre os fãs. Apesar da Lena ainda narrar a história e nós termos a visão dela de tudo, o excesso de romance que existia antes, não existe mais. Pandemonium é um livro mais agressivo, menos sentimental. E existem alguns acontecimento durante a história que podem incomodar alguns e agradar muito outros. Depende do ponto de vista. E ainda temos um terceiro livro pra ver aonde isso tudo vai levar.

A forma de escrever da Oliver continua poética, profunda e cheia de detalhes. Continuo encantada pela maneira como ela consegue fazer o leitor mergulhar naquele mundo. Adoro os personagens que ela cria, adoro a história. Fiquei desesperada enquanto lia o livro para saber o que ia acontecer em seguida. Sempre. E estou querendo demais ler o último livro. Independente do que aconteça, duvido que a Lauren consiga me decepcionar.

Se não deu pra entender eu gostei demais de Pandemonium, recomendo pra qualquer um. Por favor, leiam!

site: www.carissavieira.com

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Oh, Lauren Oliver, o que você fez?

Preciso começar essa review contando pra vocês que eu estava morrendo pra ler Pandemonium desde o minuto que, aos prantos e soluços, terminei de ler Delirium. Eu mal pude esperar pra conseguir o segundo livro, e demorou pra caramba. No entanto, não tenho tanta certeza se a espera valeu a pena. Tem mais de um mês que eu li e ainda não consegui superar o livro.

Começamos Pandemonium com Lena na Selva, quase morta. Ela foi afetada pelo amor deliria nervosa e quase não sobrevive à sua fuga, mas ela tem certeza que Alex não sobreviveu. Por sua sorte, ela é resgatada por um grupo de Inválidos comandado por uma garota chamada Raven. Logo Lena aprende como o grupo vive e começa a trabalhar para ajudá-los. Ela se apega a essas pessoas que a ajudaram quando ela mais precisou.

Os capítulos são alternados entre 2 tempos diferentes: a época em que Lena estava na Selva com o grupo de Raven e um período futuro, no qual Lena está em New York, infiltrada no Deliria Free America (DFA). A DFA é uma organização que defende que a amor deliria nervosa é uma doença perigosa e as pessoas deveriam passar pela intervenção antes do que são, que a doença é nojenta e te consumirá. É durante um dos encontros da DFA que Lena fica sabendo da história de Julian Fineman, filho de Thomas Fineman, o cabeça por trás da organização. Julian lutou contra câncer no cérebro e por causa de todas as cirurgias às quais ele foi submetido os médicos não recomendam que ele passe pela intervenção. No entanto, ele diz que prefere morrer durante a intervenção a viver com a deliria.

Quando terminei de ler Delirium eu tive receio que a Oliver colocaria 2 clichês nessa história que arruinariam tudo, no meu ponto de vista. Não vou contar pra vocês o que esses 2 clichês são porque, infelizmente, ela fez os dois, então não vou contar spoilers por aqui. No entanto, eu posso dizer que adorei ver a Lena na Selva, sempre fiquei curiosa pra ver como a vida lá era realmente—e quem consegue não se apaixonar pela pequena Blue? Eu não desidratei de tanto chorar como fiz em Delirium, mas li de uma vez só, como no primeiro livro. Essa série é um conto tocante sobre amor e como superar tudo o que o amor traz com ele, as consequências de nossos atos e como temos que seguir em frente.

Eu tenho um sentimento meio controverso com essa série agora. Não estou ansiosa para Requiem, mas ao mesmo tempo eu tenho esperanças de que a Lauren vai me surpreender—pro bem, dessa vez!